Olá caros amigos do clube ybr factor!
Venho por intermédio desse humilde tutorial para mostrar como se troca a pastilha de freio a disco de uma factor. Caso você não queiram dar de 10,00 a 15,00 reais a um mecânico (as vezes um curioso, rsrs...) para trocar, sendo que você mesmo pode trocar.
Primeiramente, podem ficar tranquilo quanto a segurança porque é só colocar as pastilhas no
lugar e pronto.
aqui é as pastilhas originais (110,00) e a importada (25,00):

Você só vai precisar trocar a pastilha quando ela estiver assim, como na foto abaixo, de preferencia antes um pouco, para que não corra o risco de encostar ferro com ferro.
Percebam que não ha quase espaço entre o ferro da pastilha e o disco.

Olhem aqui uma pastilha nova no disco, se não tiver esse material entre o disco e o ferro da pastilha tem que trocar:
http://img843.imageshack.us/img843/66/10006370.jpg
obs: aqui chamam de cilindro de freio a peça que faz as pastilhas pressioar o disco.
Vamos lá:
1º - Retirar os dois parafusos que fixam o cilindro de freio na bengala. As vezes fica difícil retirar porque ainda ta de fábrica, então é só pegar algo e dar umas batidas no parafuso, caso ainda fique difícil use a chave de roda junto com a chave 12 como se fosse uma “mão de força” que o parafuso sai, digo isso porque quase que o parafuso da minha moto não sai.

2º - Depois de retirar os dois parafusos é só desencaixar o cilindro de freio do disco.
3º - Quando você retirar vai perceber que as pastilhas vão ficar meio q solta, é assim mesmo. Essa peça redonda, oca que tem no meio do cilindro de freio, que você ver na imagem abaixo, é a “haste” do cilindro, comigo ela não tava querendo voltar pro lugar, mais eu fiz uma espécie de alavanca e com “muuuita” força ela voltou pro lugar. Então essa haste tem que voltar pro lugar pra poder as pastilhas se encaixar certinho.
Atenção: Antes de retirar as pastilhas velhas você pega uma chave de fenda grande e coloca a ponta entre as pastilhas e gira pra tentar fazer a "haste" do cilindro de freio voltar pro lugar é bem mais facil é que até então eu não sabia dessa forma.
nessa foto já ta sem as pastilhas. a haste ta bem pra fora:

nessa foto a baixo eu já tinha tirado a "pinça", só pra ver melhor, tem que ficar assim:

4º - Você vai ver um pino com dois grampos bem pequenos, retire os dois grampos e retire o pino (cuidado pra não perder os grampos).

5º - A pastilha menor vai ficar praticamente solta, caso não solte você retira facilmente.
6º - A pastilha maior é só girar ela para fora e retirar do “pino” da "pinça".
8º - Coloque as pastilhas no lugar, o pino e os grampos, encaixe entre o disco e parafuse na bengala.
quase no lugar, só falta alinhar e colocar o pino com os grampos:

9º - Faça testes antes sair pra usar o freio.
A primeira vez que se usa o freio ele não funciona.Pronto, simples assim... se tem alguma coisa mau explicada é só perguntar.
Espero que seja útil pra alguem.
Abraços a todos
Giliard - Moderador