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Mensagem por Alissom 15/12/2010, 19:04

gostaria que os mais experientes no asunto poderiam dar uma boa olhada nesse pequeno Tutorialque achei na net de como proceder com a instação de um rele auxiliar num farol de moto.....

Tutorial
Componentes:
1-Farol
2-Relê 7A a 10A
2.1-Contatos Normalmente Abertos (NA ou NO) do Relê
2.2-Contatos de Alimentação do Relê (12V)
3-Fusível de 10A, com porta-fusível apropriado**
4-Ignição
5-Chave Liga/Desliga (5A)
6-Fusível de 0,5A, com porta-fusível apropriado
7-Bateria

Instação de um rele auxiliar no farol Circuito1
circuito 1

A corrente nominal do relê deve ser sempre superior a corrente nominal da carga que ele está alimentando. Ex.: Um farol 60Wde potência irá consumir uma corrente de 60(W)/12(V), que é igual a 4(A)(aprox) (Para encontrar o valor da corrente nominal do farol, basta dividir o valor da sua potência (W) pelo valor da tensão da bateria (V)). Assim, um relê de 10A pode acionar uma carga de até 100W (na verdade, fazendo as contas, é possível acionar uma carga de 120W, mas é sempre aconselhavel trabalhar com uma boa margem de segurança). Um relê de 10A pode acionar com tranquilidade um farol de 60W, ou de menor valor. Para grupos de farois, basta ir somando a potência individual de cada um (Ex.: dois farois de 60W cada têm uma potência conjunta de 120W), até encontrar a potência total do conjunto, para entâo determinar o valor da corrente a ser consumida.
**O valor do fusível não pode ser muito maior que a corrente nominal consumida pelo farol. Assim, um farol de 60W pode ser protegido por fusíveis na faixa de 4A (mínimo) a 7A (máximo).
A bitola do contutor usado para alimentar os farois deve ser compatível com corrente consumida. De uma forma geral, pode-se usar os valores:

Corrente Nominal Bitola (Diâmetro) do Condutor
5A 1mm2
10A 1,5mm2
20A 2,5mm2
30A 4mm2
50A 6mm2

O condutor deve ser de boa qualidade, com dupla isolação e a alma (os fios internos) não pode ser maciça (um único fio). Condutores de alma maciça são pouco flexíveis, o que torna o trabalho de instalação mais complicado. Todas as emendas devem ser soldadas e não somente unidas, principalmente as emendas que vão ficar expostas. Dica: depois de feita a emenda, com solda, e passada a fita isolante, cubra tudo com uma camada de borracha de silicone; evite sujar as emendas com graxa ou pó antes de passar a fita isolante e a borracha de silicone. Não use produtos que deixam resíduos para limpar as emendas (sabão, gasolina, etc).
O relê automotivo costuma ter dois tipos de contatos, um "normalmente fechado" (NF ou NC) e outro "normalmente aberto" (NA ou NO) na seguinte disposição:
Instação de um rele auxiliar no farol Circuito2j
circuito 2

É necessário que estes contatos estejam corretamente identificados pelo fabricante ou pelo vendedor. Além deles, o relê irá apresentar outros dois contatos (ou um, se a carcaça dele for aterrada). São os contatos de alimentação do relê. Quando forem ligados na tensão da bateria (12V), o contato normalmente fechado (NF) do relê se abrirá e o contato normalmente aberto (NA) se fechará. Nesta montagem, são usados os contatos NA (e o comum) e alimentação. Use conectores apropriados para os contatos do relê.
_________________________________________________________________________

farei este sistema ainda esta semana e postarei o resultado...


Última edição por BPMW 20 em 15/12/2010, 19:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Topico altorizado.)
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Mensagem por @BPMW20 15/12/2010, 19:13

Quem poderia responder tranquilamente e com toda certeza seria o K0ring e RWsantana.
Os manos, manjam do assunto.
:Aguarde:
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Mensagem por Convidad 15/12/2010, 19:17

é mesmo
Jaja u Rw ta porae...
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Mensagem por Tiag0 15/12/2010, 19:19

Compra um relê e o farol e leva numa mecânica que ta resolvido o problema..rsrs
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Mensagem por Allex 16/12/2010, 10:57

Me parece aceitável o esquema, mas esperemos os peritos em parte elétrica pra lhe dar as dicas certas Valew
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Mensagem por GILIARD 16/12/2010, 13:15

rsrs... é verdade vamos aguardar!

mais Tiago, não é em qualquer oficina que os caras fazem uma instalação dessas, muitos sabem apenas trocar lampada e trocar peça quebrada, isso qualquer um faz!! KKKKK...
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Mensagem por Alissom 17/12/2010, 10:18

bom pessoal fiz ontem este esquema que esta ae em cima na minha moto o resultado foi que para mim ñ deu certo pelo fato que meu "alternador" ñ esta mais em boas condições, fazendo esta ligação a moto para de gerar acima dos 12v e cai para 11v ocilando entre 11v e 11,7v ao reativar a lampada no sistema original a moto volta a gerar 12v ocilando entre 12v e 12,8v.... bom vou consultar a CC para a troca do meu conjunto que esta com o "alternador"....
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Mensagem por Allex 17/12/2010, 10:30

Melhor fazer isso Alissom antes que vc perca a sua bateria, aí o prejuízo é maior Valew
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Mensagem por Thiago Cebriam 17/12/2010, 11:19

olá meus amigos.

Preciso da ajuda de vcs, sou novo neste forum, e como vi só tem fera aki, preciso saber se colocando um rele auxiliar no farol ele vai ficar mais forte? minha lampada é uma philips crystal vision 35w e outra coisa se eu ligar direto da bateria tbm fica mais forte?

Agradeço desde já
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Mensagem por Allex 17/12/2010, 11:28

Thiago, o sistema da sua moto já é feito para lâmpadas de 35W, então a sua já tá perfeita como está, um relê auxiliar não irá fazer com que ela fique mais forte. Eu já usei lâmpada de 55W, mas a bateria foi para o brejo em alguns meses, a de 55W tb não precisou de relé auxiliar, já mais forte que isso com certeza vai precisar. Valew
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Mensagem por Thiago Cebriam 17/12/2010, 11:37

obrigado xann só mais uma pergunta e se eu ligar direto da bateria fica melhor?
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Mensagem por Allex 17/12/2010, 11:41

Thiago, já ví gente falar que se ligar direto na bateria vai prejudicar o carregamento da mesma, as motos em que o farol é ligado direto na bateria tipo da Strada pra cima, o sistema é bem diferente, a bateria já é bem maior. Mas vamos esperar os Experts em elétrica aparecerem para darem suas opiniões Valew
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Mensagem por Costαlongα 17/12/2010, 11:45

Thiago, é só uma dica, se tu quer uma iluminação melhor, compre a MotoVision da Philips, a estetica dela não é igual a uma Crystal Vision mas posso te garantir que a iluminação é bem maior, e sem dizer que você vai gastar pouco e não precisa mexer na moto.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Mensagem por Thiago Cebriam 17/12/2010, 11:51

obrigado meus amigos, uma vez eu colokei uma de 55w mas quando ligava o alto a luz do painel ficava praticamente apagada, ai levei na oficina para colocar um rele o mecanico colocou mas disse q a bateria nao estava aguentando gerar energia e não ativava o rele ai eu irei e voltei para de 35w. Mas se eu ligar direto da bateria e colocar um rele vai prejudicar o carregamento?
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Mensagem por Allex 17/12/2010, 11:54

Então, a de 55W com certeza vai atrapalhar, como o mecanico mesmo disse, e mesmo ligando direto na bateria.
A motoca foi toda projetada pra esse tipo de sistema que ela usa, mudar algo vai prejudicar em outro lugar, no caso aí a bateria.
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Mensagem por Thiago Cebriam 17/12/2010, 11:59

quando eu for trocar minha bateria posso colocar uma de fazer que é 7a? ai poderei colocar o rele com a lampada ligada direto na bateria?
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Mensagem por Costαlongα 17/12/2010, 12:00

Provavelmente, mas o problema é ver se a bateria cabe na caixa da Factor.

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Mensagem por Allex 17/12/2010, 12:01

Pode trocar a bateria, mas vai dar na mesma pois o gerador vai continuar o mesmo da Factor. Tem casa de elétrica de motos que refazem as bobinas de energia para que elas carreguem mais que o original, mas pensa bem, vc vai trocar bateria e mandar refazer boa parte da elétrica da motoca pra somente colocar uma lâmpada mais forte, tem que ver se realmente compensa Valew
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Mensagem por Thiago Cebriam 17/12/2010, 12:49

e seu eu colocar uma bateria de fazer 7A vou poder colocar lampada de 55w com rele auxiliar?
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Mensagem por Alissom 17/12/2010, 12:59

Thiago eu fiz a mesma coisa que vc ta tentando fazer e digo o seguinte... sabe mexer com Multimetro..?? se souber é simples vc fazer os testes para verificar se a sua moto vai aguentar a lampada de 55W, no meu caso ñ adiantou muita coisa se vc ver o que disse da ultima vez no meu post... coloque direto na bateria com rele auxiliar e com a lampada de 55W ligue a moto e va acompanhando com o multimetro a voltagem da bateria e veja se a tua moto vai continuar gerando 12v pra cima se ela cair de 12v significa que ñ vai aguentar nem 1 dia a sua bateria ou seja tera que deixar a lampada direto no sistema da moto sem rele auxiliar... e como o Xann disse ñ compensa mexer em toda a elétrica da moto por causa de 1 lampada... nesse momento eu estou usando uma lampada super branca Philips de 55W/60W direto no sistema da moto sem rele, original apenas troquei a lampada ja estou a 2 semanas com ela assim e ñ me prejudicou em nada... continua carregando acima de 12v entre 12v a 12,8v....
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Mensagem por TONY 17/12/2010, 16:21

Bem demorei mais cheguei, amigo se a intensão é obter um farol de maior dimensão na hora da iluminação, oque eu recomendo é o uso do xenon, sei que muitos vao falar ahh mais o xenon é isso, é aquilo...
bem é o seguinte, o esquema apresentado com relê, é funcional na teoria, mais na pratica nossas motos nao suporta tal esquema, primeiro que um relê eli só é pra si ter um abertura ou fechamento de circuitos elétricos para o qual vc deseja alterar a pontencia em Watts para segurança do condutor... no caso para que o veiculo nao venha a pegar fogo...
mais bem fora isso nao tem o pq de uso do relê...
mais tambem o aumento do consumo em Watts compromete todo o funcionamento da motoca, se querem realmente ter uma melhor iluminação... nao aumentem a potencia da lampada... siga o metodo de instalação apresentado aqui no forum e instale o xenon certo?


Instalar XENON numa 125cc
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Mensagem por @BPMW20 17/12/2010, 16:52

Sabe tudo esse meu amigo K0ring4... Sega ele, ele sabe o que diz!
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Mensagem por Alissom 17/12/2010, 17:16

é tb to pensando em fazer o que o Koringa falo mais tem que ter o cuidado em dobro se ñ tb fica sem bateria...
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Mensagem por TONY 17/12/2010, 17:46

nao fica não amigo, é simples quando vc tiver voltando para casa durante a noite com o xenon ligado... si piscar a luz do xenon vc utiliza a outra luz alimentada pelo estator e segue viagem tranquilamente e repondo a energia da bateria, podi fazer que o metodo tá aprovado Valew
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Mensagem por Tiag0 17/12/2010, 19:52

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Meu irmão colocou essa motovision, segundo ele não mudou nada a iluminação, apenas, a cor da luz, que de amarela passou a ser "branca"
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Mensagem por Costαlongα 17/12/2010, 20:10

Rapaiz, tem algo errado, talvez porque ele num tenha reparado direito, mas faz um teste em uma rua escura a noite, coloca uma, depois outra, tu vai ver.

Eu notei quando coloquei na Fazer do meu primo!


"Jovem quando faz 18 anos, só pensa em tirar a CNH, eu com 18 anos só pensava em perder a virgindade...Então eu tirei a CNH"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Gostei da tua frase, é aquela historia do Karate, Karate carro, karate dinheiro....
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abração.

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Mensagem por Tiag0 17/12/2010, 20:31

Hehehe, pois é, acordei num dia inspirado e pensei nisso, ri muito sozinho, resolvi compartilhar..rsrs

Então, sei lá, meu irmão é meio crítico, ele talvez achou que é uma perca de dinheiro por essa lâmpada da motovision...Ele colocou sem relê, e 35w

Acho que é a potência original da factor..só iria mudar a cor mesmo....
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Mensagem por Thiago Cebriam 17/12/2010, 21:32

bom pessoal eu não kero por uma lampada de 55w eu só quero ligar a minha de 35 w crystal vision direto na bateria, isso ira descaregar a bateria?
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Mensagem por TONY 17/12/2010, 22:10

Thiago Cebriam irá descarregar sim, vc teria que dividir as fazes da lampada, tpw no farol baixo ser alimentada pelo estator e farol alto pela bateria, mais para isso precisa de 1 botão auxiliar, mais tambem a iluminação nao vai mudar em nada eu aconselho a instalação do xenon utilizando o mesmo metodo! att,

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Mensagem por Thiago Cebriam 17/12/2010, 22:16

se eu fosse colocar xenon poderia ser o de 35w ? fica bom tbm ou teria que colocar o xenon 55W?
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