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Carburador x Injeção Eletrônica...
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Zekyh Trilokos
WestElement
@BPMW20
GILIARD
Rafael Factor
Allex
10 participantes
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Dicas
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Carburador x Injeção Eletrônica...
Apesar do que o conhecimento comum nos diz, a injeção eletrônica já existe desde os anos 70, especialmente em motos européias, mas de fato nunca conseguiram ser mais eficientes em termos de potência, relativamente aos carburadores, até ao aparecimento dos microprocessadores.
Certo é que o carburador existe desde que existem os motores de combustão interna, e durante todo este tempo, têm de fato sofrido evoluções tecnológicas significativas, e só agora se pôs em questão o uso dos mesmos nas motos da nova geração. Mas ficam algumas vantagens e desvantagens de ambos os sistemas.
Os carburadores dependem basicamente da quantidade ar que nele entra e se mistura com o combustível que irá detonar na câmara de combustão através do auxílio da faísca gerada pela vela, e no caso da injeção eletrônica de combustível (vulgar EFI-electronic fuel injection), este é que determina a quantidade precisa de ar e combustível e calcula e otimiza a melhor mistura face a uma série de fatores(volume e pressão de ar nas câmaras injetoras, posição do acelerador, rotação do motor, velocidade engrenada - enfim, podem ser mais 50 valores, os fornecidos por sensores em toda a moto) e que debita através de um injetor ou de uma válvula eletrônica.
Por outras palavras, a EFI funciona como um carburador, mas com maior precisão e eficácia. E isto só é possível graças aos potentes microprocessadores (conhecidos por ECU - Electronic Control Unit) que processam 5 a 10 milhões de operações por segundo; com os quais funcionam, e que permitem fazer todos estes cálculos (com base nos tais fatores, combinados numa matriz definida pelo fabricante com o nome de Mapa ou Diagrama de injeção). Posto isto, coloca-se a questão: mas qual destes sistemas é o melhor?
Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens. As motos equipadas com EFI vencem em várias categorias. Conseguem calcular a mistura correta de acordo com a carga, as condições meteorológicas, altitude, velocidade da moto, etc, e otimizam o consumo e as emissões de gases, resultando numa combustão mais eficiente, econômica.
Há no entanto algumas desvantagens no que toca a alterações à moto. Por exemplo, motos equipadas com EFI não são desenhadas para outro tipo de peças que não as de origem, como o escapamento, ponteira ou outro filtro de ar. Quando isto acontece, o módulo na maioria das vezes deve ser reprogramado para os benefícios dessas novas peças possam ser postos em prática. E primeiro que tudo, nem toda a gente tem à mão o equipamento necessário para fazer o 'remapeamento' do módulo. É necessário um técnico especializado com o equipamento adequado para fazer este tipo de alterações. Só assim se consegue uma afinação que a moto e as peças funcionem em perfeita sintonia e com os melhores rendimentos.
Voltando ao carburador, apesar deste não se modificar para adaptar a melhor mistura em condições adversas (como a diferentes altitudes ou condições meteorológicas), é mais fácil de funcionar com outro tipo de peças que não as de origem. Conseqüentemente, o carburador permite maior liberdade para efetuar alterações à moto na própria garagem de cada um, sem ter de recorrer a técnicos especializados.
Atualmente, a maioria das motos vêm equipadas com injeção eletrônica pelo simples fato de fornecer a mistura precisa de combustível a qualquer altura, e tendo em conta que os fabricantes constroem motos para o mundo inteiro com as mesmas especificações, torna-se mais eficiente construir um modelo com as mesmas especificações para o todo o globo, e que se auto-ajustará às condições de cada país, sem que seja necessário recorrer a alterações, pela parte do importador.
...CARBURADOR ................................... INJEÇÃO ELETRONICA
Certo é que o carburador existe desde que existem os motores de combustão interna, e durante todo este tempo, têm de fato sofrido evoluções tecnológicas significativas, e só agora se pôs em questão o uso dos mesmos nas motos da nova geração. Mas ficam algumas vantagens e desvantagens de ambos os sistemas.
Os carburadores dependem basicamente da quantidade ar que nele entra e se mistura com o combustível que irá detonar na câmara de combustão através do auxílio da faísca gerada pela vela, e no caso da injeção eletrônica de combustível (vulgar EFI-electronic fuel injection), este é que determina a quantidade precisa de ar e combustível e calcula e otimiza a melhor mistura face a uma série de fatores(volume e pressão de ar nas câmaras injetoras, posição do acelerador, rotação do motor, velocidade engrenada - enfim, podem ser mais 50 valores, os fornecidos por sensores em toda a moto) e que debita através de um injetor ou de uma válvula eletrônica.
Por outras palavras, a EFI funciona como um carburador, mas com maior precisão e eficácia. E isto só é possível graças aos potentes microprocessadores (conhecidos por ECU - Electronic Control Unit) que processam 5 a 10 milhões de operações por segundo; com os quais funcionam, e que permitem fazer todos estes cálculos (com base nos tais fatores, combinados numa matriz definida pelo fabricante com o nome de Mapa ou Diagrama de injeção). Posto isto, coloca-se a questão: mas qual destes sistemas é o melhor?
Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens. As motos equipadas com EFI vencem em várias categorias. Conseguem calcular a mistura correta de acordo com a carga, as condições meteorológicas, altitude, velocidade da moto, etc, e otimizam o consumo e as emissões de gases, resultando numa combustão mais eficiente, econômica.
Há no entanto algumas desvantagens no que toca a alterações à moto. Por exemplo, motos equipadas com EFI não são desenhadas para outro tipo de peças que não as de origem, como o escapamento, ponteira ou outro filtro de ar. Quando isto acontece, o módulo na maioria das vezes deve ser reprogramado para os benefícios dessas novas peças possam ser postos em prática. E primeiro que tudo, nem toda a gente tem à mão o equipamento necessário para fazer o 'remapeamento' do módulo. É necessário um técnico especializado com o equipamento adequado para fazer este tipo de alterações. Só assim se consegue uma afinação que a moto e as peças funcionem em perfeita sintonia e com os melhores rendimentos.
Voltando ao carburador, apesar deste não se modificar para adaptar a melhor mistura em condições adversas (como a diferentes altitudes ou condições meteorológicas), é mais fácil de funcionar com outro tipo de peças que não as de origem. Conseqüentemente, o carburador permite maior liberdade para efetuar alterações à moto na própria garagem de cada um, sem ter de recorrer a técnicos especializados.
Atualmente, a maioria das motos vêm equipadas com injeção eletrônica pelo simples fato de fornecer a mistura precisa de combustível a qualquer altura, e tendo em conta que os fabricantes constroem motos para o mundo inteiro com as mesmas especificações, torna-se mais eficiente construir um modelo com as mesmas especificações para o todo o globo, e que se auto-ajustará às condições de cada país, sem que seja necessário recorrer a alterações, pela parte do importador.
...CARBURADOR ................................... INJEÇÃO ELETRONICA
Convidad- Convidado
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Aê Matheus, ótima matéria!
+1 ponto pra vc, como vc tinha 1 negativo por algum motivo, agora zerou hehe!
+1 ponto pra vc, como vc tinha 1 negativo por algum motivo, agora zerou hehe!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Rafael Factor- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Quero injeção na minha Factor
Sera possivel? Os gastos são grande?
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Revivendo o topico,
muito interessante e util as informacoes
muito obrigado!
muito interessante e util as informacoes
muito obrigado!
WestElement- User
- Idade : 35
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 351
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Parabens Otimo post
E ai galera Vi O Xan Falando Algo Dos Fiuzinhos q vão no Carbura da Factor e nao entendi direito Alguem ai Sabe pra q serven Qndo Tirei O Filtro De Ar Dela A bixinha Falho Pra c... um mecaico cohecido falo q ela regulava sozinha mas ele so mexe com honda então nao sei c e vdd alguem ai pode me explicar com mais detalhes ???
E ai galera Vi O Xan Falando Algo Dos Fiuzinhos q vão no Carbura da Factor e nao entendi direito Alguem ai Sabe pra q serven Qndo Tirei O Filtro De Ar Dela A bixinha Falho Pra c... um mecaico cohecido falo q ela regulava sozinha mas ele so mexe com honda então nao sei c e vdd alguem ai pode me explicar com mais detalhes ???
Zekyh Trilokos- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : Cascavel Pr
Mensagens : 27
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
O vontade de ter uma IE na minha factor, os buracos na aceleração me irritam
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Juliano se tá dando "buracos" na aceleração é pq tem algo errado aí.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Pois é cara isso acontece quando a moto ta fria, e sempre no inicio na 1ª marcha e 2ª, quando ta quente fica uma beleza!!!
o carburador foi limpo e tbm o mecânico disse que regulou o tps tbm, mas continuou será q é cronico desse bs25?
gasolina não é pois jah fiz vários testes, jah tive outra moto (uma POP) que não tinha esse problem!!
tristeza=(
o carburador foi limpo e tbm o mecânico disse que regulou o tps tbm, mas continuou será q é cronico desse bs25?
gasolina não é pois jah fiz vários testes, jah tive outra moto (uma POP) que não tinha esse problem!!
tristeza=(
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Ah tá, assim sim, mas quando fria não conta, vc não pode andar com o motor frio, isso acontece com todo veículo carburado, tem que deixar esquentar pelo menos uns 5 minutos e depois que sair de casa vc anda pelo menos 1km na maciota que é pro motor chegar ao ponto certo de temperatura, aí sim pode enrolar o acelerador.
Em veículos injetados isso não acontece, mas mesmo assim tem que deixar o motor esquentar e sair na macionta como eu disse acima.
Em veículos injetados isso não acontece, mas mesmo assim tem que deixar o motor esquentar e sair na macionta como eu disse acima.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Creio q não, tive uma pop e trabalho numa biz ambas carburadas, e não acontece isso de jeito nenhum, por isso q acho estranho!
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
carburador X injeção
o mal da injeção ainda e a manutenção absusda um colega meu deu problema na injeção da titan 2009 dele el agstou apenas 1300 conto pra arrumar... isso msm 1300,00R$ (mil e trezentos) se fosse uma caburada vc num gastaria os 300 conto e tava com carburador novo mão de obra e tudo...
Juliano intão manda v seu bura q deve ta com problema...
o mal da injeção ainda e a manutenção absusda um colega meu deu problema na injeção da titan 2009 dele el agstou apenas 1300 conto pra arrumar... isso msm 1300,00R$ (mil e trezentos) se fosse uma caburada vc num gastaria os 300 conto e tava com carburador novo mão de obra e tudo...
Juliano intão manda v seu bura q deve ta com problema...
TARCISIO- VIP
- Idade : 33
Data de inscrição : 03/06/2011
Localização : Vit da Conquista - BA
Mensagens : 1285
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
JulianoTJG escreveu:Creio q não, tive uma pop e trabalho numa biz ambas carburadas, e não acontece isso de jeito nenhum, por isso q acho estranho!
Sua moto precisa de afogador pra funcionar pela manhã?
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
a minha quando nova não tinha essa falha quando fria, as dpois de um tempo ficou assim tb, mas se vc pegar um titan injetada e ligar de manha e tiver com alcool tb falha, se quiser ligar e ja sair com o tempo frio ela fica ruim pacas, um amigo tem uma e no frio ela tb da umas falahadas, mas logo passa.
efaraujo- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Barueri / SP
Mensagens : 147
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Pois é cara, meu carro é Flex e quando tá só no álcool tb faz isso quando ta frio.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Não precisa de afogador, pega de 1ª
parece até brincadeira minha, mas a moto voltou ao normal agora consigo sair normal acelerando progressivamente sem nenhuma falha, do nada voltou, faz uns dois dias q ta normal, vai entende oq foi! e abasteci o tanque totalmente e de lá pra cá ta normal achei até estranho!
o problema tava de 4200km até agora 5000km! tomara q não volte
parece até brincadeira minha, mas a moto voltou ao normal agora consigo sair normal acelerando progressivamente sem nenhuma falha, do nada voltou, faz uns dois dias q ta normal, vai entende oq foi! e abasteci o tanque totalmente e de lá pra cá ta normal achei até estranho!
o problema tava de 4200km até agora 5000km! tomara q não volte
Re: Carburador x Injeção Eletrônica...
Cisco no gicleur! uma enroladinha no cabo de vez em quando ajuda a sugar algum cisquinho no sistema!
neutro- User
- Idade : 37
Data de inscrição : 31/08/2012
Localização : Várzea Paulista
Mensagens : 85
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