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A bateria e seu recarregamento.

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A bateria e seu recarregamento. Empty A bateria e seu recarregamento.

Mensagem por @BPMW20 9/11/2010, 19:43

Verdade ou mentira?

A bateria somente é recarregada pelo sistema eletrico se o farol estiver aceso? E poque?

E se a lampada estiver queimada! O recarregamento acabara?
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Mensagem por @BPMW20 9/11/2010, 20:07

Já ouvi falar nisso, mas qual a explicação tecnica?
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Mensagem por @BPMW20 9/11/2010, 20:14

será?
intereçante...
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Mensagem por TONY 9/11/2010, 23:44

bem eu vou esclarecer entao, basicamente issu acontece devido ao seguinte, o refificador ele é monofásico eo estator tambem, entao eli precisa de uma certa amperagem para funcionamento perfeito e essa amperagem só si tem qndo a está com 1 poto de engnição, ou seja as lampadas que eli alimenta, o fio branco é responsavel pela carga eo amarelo pela alimentação do farol, painel e lanterna traiseira, logo funciona da seguinte maneira a lampada da lanterna como o proprio RW sitou é a ingnição mais tambem depende do restante, por isso na instalação do xenon eu citei em deixar a alimentação da halogenea na corrente original da moto e deixar pra qndo mudar pro alto desliga-la para assim vc nao desligar o restante da alimentação e manter o equilibrioooo.... sendo assim tudo fica filé...é isso


Última edição por k0ring4 em 9/11/2010, 23:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de texto..)
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Mensagem por Costαlongα 10/11/2010, 10:31

Em moto eu não posso afirmar com certeza, mas em carro, se você rodar com um farolete aceso, ou ar digital ligado a bateria dura mais, por conta que ela não receberá uma carga excessiva, antigamente alguns carros da Fiat só podiam ser ligados se o farolete estivesse na posição de ligado.

A Neo da Yamaha também só liga se o botão do farolete estiver ligado, ou seja tem algo a ver com a questão da carga da bateria sim.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Mensagem por Allex 10/11/2010, 10:58

Olá á todos! É MITO, nossas motos carregam a bateria normalmente com farol aceso ou desligado, não somente nossas motos mas como qualquer uma, não tem lógica alguma disso acontecer, até mesmo pq se fosse assim estaria descrito no manual do proprietário, ou então o farol nem teria botão de Liga/Desliga.
Antes que alguém levante a dúvida, nas HONDAS de baixa cilindrada onde não existe botão de Liga/Desliga tb não tem nada haver, não é por isso.

Até bem pouco tempo não existia essa lei que obriga os motoqueiros andarem durante o dia com farol aceso, se esse Mito fosse verdade, já pensou o tanto de motos com baterias pifadas durante o dia hehe! Então em hipótese alguma, ou em nenhuma moto que eu conheça isso acontece.

Nem no caso da Neo que o amigo citou, se ela só dá partida se o botão do farolete estiver na posição LIGADO, então qual a finalidade desse botão? Essa Neo devia estar com alguma gambí na parte elétrica hehe, uma ex-namorada minha tinha(não sei se ainda tem) uma Neo 2008 e não tinha nada disso, uma pena a Neo 2010 não vir mais com botão Liga/Desliga do farol.

Aqui no meu bairro eu nem ascendo o farol durante o dia, só quando pego a BR, e ando pra caramba aqui dentro, se fosse assim minha bateria já teria iso pra saco hehe!

Abraço!
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Mensagem por Costαlongα 10/11/2010, 11:10

Xann, pelo menos em carro isso funciona sim, eu rodei 6 anos com um carro, onde a bateria nunca foi mexida, por conta de andar com o farolete aceso, toda bateria precisa de algo que puxe sim um pouco de carga, não sei em motos se isso procede por conta de ser diferente a forma de carregar, mas em motos de 600cc pra cima, onde é igual carro, funciona e muito bem, um vizinho meu tem uma Bandit 600, tem tres anos, nunca mexeu com bateria, sempre anda com o farolete aceso.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Mensagem por Convidad 10/11/2010, 11:30

Uia eu achava que era frescura essa história do farol hehehe
Jurava q era algo extremamente sem nexo kkkkkkkk
Lei algo assim farol de dia kkkkkkkk
Uia!!!!! :hihi:
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Mensagem por Allex 10/11/2010, 12:27

Bom, quanto a duração da bateria se dura mais ou menos se o cara andar com uma fonte constante de consumo pra estabilizar a carga e não dar p** nela eu já não sei, aí já seria uma boa discussão pra um tópico do tipo, "Como Fazer sua Bateria Durar mais", mas a questão levantada aqui é que a moto carrega a bateria somente com o farol ligado, então isso não existe em moto e nem em carro e nem em nenhum outro veículo automotor que eu conheço.

As baterias das motos que tive costuma durar uns 3 anos se for de marca boa, as de marca ruim pouco mais de 1 ano, mas isso levando em conta que rodo cerca de 20.000KM ao ano, então pode ser que a bateria de quem roda menos dure bem mais que isso, as baterias dos meus carros costumam durar cerca de 1 ano, qualquer marca, mas no carro eu tenho o péssimo hábito de ouvir som até arriar a bateria. Mas sobre a bateria durar mais se andar com farolete ligado eu nunca ouví falar, e olha que participo de Forums Automobilístico há anos, (Clube do Vectra, Clube do Monza, Clube do Corsa, Clube do Omega, do Opala e por aí vai hehe), o regulador de voltagem dos carros já estão preparados pra mandarem somente e carga necessária pra bateria, nunca ví casos de sobrecarga á menos que o regulador(antiga caixa de voltagem) esteja ruim, mas vou dar uma pesquisada no pai GOOGLE pra ver se de repente consigo fazer as minhas durarem mais de 1 ano hehe!

Abraço!
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Mensagem por @BPMW20 10/11/2010, 12:39

Agora o Xann me deixou na duvida...

Continuo na mesma, mito ou verdade! O k0ring4 nos deu uma boa explicação Valew
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Mensagem por Allex 10/11/2010, 12:47

BPMW, é fácil descobrir, é só dirigir-se á uma oficina de moto mais próxima da sua residência no qual mexe com elétrica e fazer vc mesmo a pergunta hehe! Não esqueça de falar pra gente aqui o que eles lhe falaram. Valew

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Mensagem por TONY 10/11/2010, 19:15

Bem, na minha versão K, a informação procede, qndo estou em altas rotações com o botao posição ON, ela gera mais carga doque em posição de OFF... na sua versão Xann, podi ser diferente devido a parte elétrica diferente devido a partida... mais oque eu pude notar no multimetro foi isso... com ela na posição de ON ela gera mais em alta...
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Mensagem por @BPMW20 10/11/2010, 19:24

Opa, a minha é uma K...

No meu caso, tenho apenas uma lampada na luz baixa por conta do Xenon. Eu deixando a moto em luz alta retei o mesmo resultado de luz baixa (o recarregamento da bateria).
O xenon é outro assunto, uma hostória a parte!

k0ring4, qual o pico(em volts) no multimetro quando a moto esta com mais de 2 a 5mil rpm???
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Mensagem por TONY 10/11/2010, 22:39

BPMW BPMW os RPM eu nao sei ao certo, mais fica variando entre 12,9v e 13,4v com o acelerador puxado um pouco, agora com o acelerador aberto e vc andando bm tpw uns 80km/h ela crava em 14,6v se o xenon nao estiver ligado, se ligar o xenon e ficar na mesma faixa ela caí pra 12,5v...
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Mensagem por Costαlongα 10/11/2010, 22:47

Foi o que eu disse, quando tá ligado ela vai gerar um pouco mais e dar um carga melhor na bateria, sem exceder a quantidade de carga ideal para a bateria.

Xann, eu concordo contigo, que eles fazem o regulador de voltagem pra mandar a voltagem correta e tals, mas se você viaja direto, com um giro acima do normal de uso, ela vai receber uma carga maior sim, e quanto menor for a Amperagem da bateria menor será a vida útil dela, a bateria com uma amperagem maior mantém a carga melhor e também fica melhor na hora de virar o motor.

Um grande abraço.

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Mensagem por Cassio 11/11/2010, 11:03

Me parece estória. Mas quando eu tiver um tempinho vou estudar o assunto e volto a postar nesse tópico.
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Mensagem por Costαlongα 11/11/2010, 12:25

Boa Raphael, eu sem medir nem nada já sabia que a Yamaha e Honda não iam colocar o farol pra ficar aceso direto exclusivamente pra ajuda o piloto, mas sim pra ajudar no consumo de bateria e no carregamento da mesma.
Vocês acham que as fabricantes vão ficar ligando pra multa que os motoqueiros vão levar por não andar com o farol aceso?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Na teoria isso pode tá 100% errado, mas na pratica não, muitos já usaram bateria por mais de 5 anos por conta de deixar sempre algo tirando um pouco da carga da bateria.
Cada caso é um caso.

Um grande abraço.

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Mensagem por Allex 11/11/2010, 12:28

Mas a função do retificador é justamente essa, retificar/estabilizar, ou seja, se não tem nada ligado na moto ele manda "X" de corrente pra bateria, mas quando liga algo ele manda mais, que é pra continuar carregando a bateria e suprir o equipamento que está ligado. Se vcs fizerem o teste com a bateria desconetada vcs vão ver que o retificador vai ficar doidão, em marcha lenta ele vai mandar quase 12V, mas quando acelera a moto ele vai mandar 7, 6, e até 4V. Mas tá beleza, esse assunto é bem complexo, não vamos prolongar a discussão.

Já sobre as motos pequenas virem sem botão liga/desliga, é uma questão de economia para o fabricante, já que é lei e essas motos podem ficar com farol aceso direto mesmo na partida, pois esse farol é ligado direto na bobina de força, então nem tem o pq deles continuarem disponibilizando tal dispositivo nessas motos Valew
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Mensagem por Allex 11/11/2010, 15:50

Ôpa, de boa RW Valew

Só fazendo uma observação aqui á respeito do botão LIGA/DESLIGA, até 2003 ou 2004, não lembro ao certo, todas as motos, inclusive Mobilete vinham com esse botão, inclusive minha ex-CG125 2001 e a ex-CG125 2002 do meu irmão, ambas tiradas 0KM tinham esse botão. Como eu disse á cima, antes dessa lei os faróis de motos eram usados somente á noite assim como os carros, então nossas motos não são uma excessão, esse botão não é um inclemento ou charme pra atrair compradores, simplesmente a YAMAHA ainda não aboliu ele da YBR, assim como a nova Neo 2010 já não tem mais esse botão, a Neo 2008 da minha ex-namorada tinha o botão LIGA/DESLIGA do farol. Então não duvido nada que um novo modelo de YBR num futuro não distante já não venha mais com esse dispositivo, assim como na Neo.

E sim, a parte elétrica da Factor com partida é diferente do modelo K.

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Mensagem por Cassio 11/11/2010, 19:59

Rafael, na boa, minha intenção não foi de maneira alguma menosprezar as medições que vc fez com seu multímetro, e muito menos sua conclusão a partir delas. Muito pelo contrário, acho que foi o caminho que mais aproximou de obtermos uma resposta com algum fundamento para a questão.
Mas não consegui entender a análise e conclusão dos resultados das medições.


Vamos ao seu post anterior:

rwtsantana escreveu:Posito pessoal!

A informação é verdadeira mesmo!

Significa que a voltagem vem mais alta mesmo!

Por isso que com a lanterna e painel aceso meu xenon durou mais!
rsrsrsrsrsrs

Medi com o multimetro, estava chegando 13,6V com oscilações até 12,7

Liguei o xenon e teve uma queda na bateria até 8v e ficou oscilando entre 9v e 10 v

Ja com a lampada desligada! Nossa! Tive uma surpresa!
FIcou oscilando 11v até 12,6V (em torno disso!)


Quando liguei o xenon! a BATERIA foi até 7v, chegando a oscilar 6v

o.0

Bem, resolvido BP?

Att,

Raphael Santana



Após algum tempo tentando entender o que vc quis dizer, interpretei da seguinte forma:

Entre farol ligado/desligado:

1) 13,6V com oscilações até 12,7 = farol ligado
3) oscilando 11v até 12,6V = farol e xenon desligados

Tá faz sentido.. tensão maior “significa” que está carregando.

Mas faz sentido também que em marcha lenta, a “corrente de carregamento” seja muito baixa e não “dê conta do recado”. Uma vez que a carga seja a mesma, resulta na diminuição da tensão.
Além do que se considerarmos que o consumo do farol é considerável, a própria carga do farol consumindo corrente diretamente antes do retificador/bateria também contribuiria para essa diminuição na medição da tensão.

Por isso só ficaria convencido se é história ou estória quando analisar o esquema elétrico da moto, ou mesmo se entender o porquê do veredito.

Sobre a chave do farol o Xann disse tudo. A ausência dela pra mim na verdade é uma falta de respeito com a gente. Eu acho muito útil, gosto e gostaria de continuar podendo dar partida no motor com o farol apagado por exemplo.
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Mensagem por Alissom 8/12/2010, 11:03

bom pessoal, eu acho que esta teoria de carga na lenta e na alta tb procede, mas ai vai uma perguntinha... tenho uma YBR 2003 ED, estava acontecendo o seguinte, que na lenta sem o farol acesso ela ficava normal dae ao acender o farol pouco tempo depois ela morria, dae resolvi ligar o farol direto na bateria com a instalação de 2 relê auxiliares 1 para a luz alta e outra para luz baixa, ok ae sim a moto ñ morria mais com o farol acesso. maaas ae vem a pergunta, meu regulador de voltagem vai carregar o suficiente agora a bateria....??? pq o fio que alimentava o farol eu o isolei pelo fato de que ele ñ tinha força para ativar o relê, o relê ficava ligando e desligando ae então coloquei um pós chave para acionar o relê desde então percebi que a moto fica ocilando entre 10v a 11.3v mesmo com o farol ligado ou desligado, esta voltagem é o suficiente para manter a bateria em boas condições...??? ou tenho que ativar o fio que isolei que acendia o farol...?? obs.: esse fio acendia o farol normalmente, só o isolei pq a moto morria em lenta com farol acesso...

no aguardo.....
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Mensagem por Alissom 8/12/2010, 11:53

hum... então se o "alternado" da minha moto estiver carregando entre 10v e 11.5v esta bom para que minha bateria ñ esgote beleza... ok muito obrigado, vou fazer estas verificações de negatigo da moto e trocarei os negativos das lampadas, freios e faróis por precaução... muito obrigado....

mais uma perguntinha, caso eu queira colocar uma lampada 55/60 tem como eu de alguma maneira fazer com que ma moto gere mais energia para que a bateria ñ morra...??? tipow que ela gere uns 12v pra mais...
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Mensagem por val andrade 12/12/2010, 15:41

tenho uma ed a 9 meses e quando eu dou a partida a luz laranja acede achei estranho e fui no mercanico ele mi disse q era bateria descarregada e o motivo era pq eu rodo pouco depois q ele carregou a bat ficou boa por um tempo e depois voltou tem o mesmo poblema fiz uma viaje e rodei bastante e nada continuo o poblema (obs: sempre ando com a luz desligada) já q a luz ligada ajuda a carrega eu vou passa a andar com ela ligada e vou ver o resultado que sabe essa dica do farol ligado resolve meu poblema.
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Mensagem por Léo Factor 13/12/2010, 06:39

So sei qe seguindo essa teoria que a APACHE obrigatoriamente fica acesa o tempo todo o farol nao tem como desligar.... vc dar partida e ele fica aceso... eu vi com meus dois zóis pois tava quase comprando qnd desistir e peguei a factor.
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Mensagem por Alissom 13/12/2010, 11:03

ta mais como é que eu faço pra trocar o sistema de recarga da moto...?? pq se eu tirar o farol do sistema da moto e por direto na bateria com rele fico sem bateria rapidinho.... apenas 10v a 11v não é o suficiente para recarregar a bateria sendo que o farol mesmo de 35W consome mais doque a moto concegue carrega na bateria....
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Mensagem por Allex 13/12/2010, 11:36

Alissom, se vc tem um multimetro em casa faça o teste simples e rápido, teste direto na bateria com as lâmpadas que vc quer, se com qualquer delas a tensão da bateria marcar menos de 13 Volts, desista, pois assim sua bateria vai morrer com o tempo. Valew
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Mensagem por Alissom 13/12/2010, 11:41

com a lampada ela carrega acima de 12,5v e se eu tirar a lampada cai para 10v a 11v...
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Mensagem por Allex 13/12/2010, 12:58

Muito estranho, eu medí a minha ontem, com farol ligado ou desligado, com lampada ou sem lampada o multimetro oscilava entre 13.8 á 14.5 hein
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Mensagem por TONY 13/12/2010, 13:10

Alissom podi ter sido seu retificador que foi pro espaço, dá uma verificada na concessionária...
tambem podi ter sido o Estador... leva na CC que eles fazem o teste pra vc...
direpente podi ser somente a Solução da Bateria baixa ou direpente o TPS mal ajustado.

Verifique Valew
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A bateria e seu recarregamento. Empty Re: A bateria e seu recarregamento.

Mensagem por Alissom 13/12/2010, 16:40

bom vc diss isso pq mesmo fazendo o esquema de rele ligando o farol direto na bateria tirando ela do "alternador" da moto, a moto em si teria que geral uma carga acima de 12v ou o suficiente para que eu ñ ficasse sem bateria....???

Obs.: comprei faz 2 meses a bateria... 12v 5ah original ybr.... quando digo que tiro o farol do sistema da moto ñ apenas simplismente eu desligo o botão e sim tiro ela fora arranco a lampada do socket da moto....
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