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Problema no carburador ou bateria?
4 participantes
Página 1 de 1
Problema no carburador ou bateria?
Pessoal,
Tenho usado pouco a minha moto, portanto fico sem abastecer durante um bom tempo. Fiquei quase 2 semanas sem sair com a moto e agora ela não pega. A parte elétrica está funcionado, mas sinto que ela não dá partida. Quando aperto a partida elétrica ela parece uma campainha. Na primeira tentativa o motor chegou a dar sinal de vida, mas depois morreu.
Acredito que tenha que limpar o carburador. Como faço isso? Alguém tem um vídeo ou tutorial? Minha partida é elétrica, há alguma diferença?
Grato,
Cláudio Onix
Tenho usado pouco a minha moto, portanto fico sem abastecer durante um bom tempo. Fiquei quase 2 semanas sem sair com a moto e agora ela não pega. A parte elétrica está funcionado, mas sinto que ela não dá partida. Quando aperto a partida elétrica ela parece uma campainha. Na primeira tentativa o motor chegou a dar sinal de vida, mas depois morreu.
Acredito que tenha que limpar o carburador. Como faço isso? Alguém tem um vídeo ou tutorial? Minha partida é elétrica, há alguma diferença?
Grato,
Cláudio Onix
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
claudio_onix faça o seguinte, verifique primeiramente a carga da bateria, 2 semanas nao é suficiente pra gasolina ficar velha, mais se vc quiser se desfazer da gasolina que está na cuba, do lado direito da moto (lado do acelerador) vá no carburador e vera que tem uma mangueirinha conectada a ele na parte de baixo, ali tambem tem um parafuso afroxe eli e vera que começaram a vazar gasolina pela mangueira deixei escorrer um pouco e em seguida feche o parafuso e pronto...
TONY- ADM
- Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: Problema no carburador ou bateria?
Hum, sua bateria foi pro saco amigo. Não se preocupe com a gasolina, são necessários 6 meses pra ela vencer.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
Minha moto é de 2010, nunca limpei o carburador dela. Na primeira partida o motor dá ignição, mas logo depois morre. Mesmos sem funcionar o motor a parte elétrica como buzina, seta e luz traseira funcionam bem.
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
Mas vc disse que quando dá partida faz um barulho tipo campainha, isso acontece quando a bateria não ta mais dando conta de dar partida. Sobre a sua moto ser 2010, a minha também é 2010, tá com 45.000km rodados e eu abri o carburador esses dias e nem tava sujo. De resto dê uma lida no tópico do link abaixo e realize os procedimentos pra ver se melhora, se pelo menos segura a marcha lenta
https://ybrfactor.forumeiros.com/t2514-regulando-mistura-da-marcha-lenta?highlight=regular+msitura+da+marcha+lenta
https://ybrfactor.forumeiros.com/t2514-regulando-mistura-da-marcha-lenta?highlight=regular+msitura+da+marcha+lenta
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
XANN,
Se for mesmo a bateria que não estiver dando conta da partida, quais são minhas opções? Dar uma carga na bateria ou comprar uma nova?
Vou fazer o seguinte:
Se for mesmo a bateria que não estiver dando conta da partida, quais são minhas opções? Dar uma carga na bateria ou comprar uma nova?
Vou fazer o seguinte:
- Fazer a regulagem conforme o link que o XANN mandou;
- Limpar o filtro de ar;
- Limpar o carburador;
- Se nada der certo... e ver mesmo a bateria
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
Então, se quando vc aperta o botão de partida vc só ouvir aquele "Ziííííííííí...", com certeza é a bateria que está descarregada, vc pode começar verificando a água da bateria, se tiver baixa vc a complete com solução própria vendida em oficinas de moto ou com água fervida ou filtrada ou destilada. Ande na moto e veja se vai carregar, se mesmo assim não tiver jeito aí só outra mesmo, ficar dando cargas não resolve, nossa moto já fornece a carga suficiente pra bateria sem precisar ficar dando cargas externas entende? Mas antes de trocar a bateria seria uma boa vc pedir pra alguém medir com um Multímetro se sua moto está gerando carga, se não tiver aí o problema já é mais sério
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
O barulho que ela faz é igual a uma descarga elétrica ou uma campainha de cigarra. O som é como se fosse um descarga elétrica.
O som é quase idêntico ao segundo som do link(DoorBuzzer1) abaixo:
http://soundjax.com/buzzer_sounds-1.html
Fiz a regulagem e deu em nada.
O som é quase idêntico ao segundo som do link(DoorBuzzer1) abaixo:
http://soundjax.com/buzzer_sounds-1.html
Fiz a regulagem e deu em nada.
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
Então, é bateria mesmo. No tranco ela pega direitinho?
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
A moto esta numa garagem, no segundo andar, não há espaço para fazer ela pegar no tranco. Vou dar uma olhada no nível da bateria. Mas se não me engano a minha bateria é toda escura, não dá para ver o nível.
Eu moro em ladeira, se ela não pegar...vou ter que subir com ela no braço.
Eu moro em ladeira, se ela não pegar...vou ter que subir com ela no braço.
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
Hum, complicado então hein brother, o jeito então vai ser vc pegar uma bateria de carro emprestado com qualquer brother seu ou vizinho e fazer uma "chupeta" e dar partida na moto.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
claudio_onix voce pode fazer o teste da seguinte forma tambem, como nao tem espaço pra dar tranco, coloque ela no central engate a segunda... peça pra alguem lhe supervisionar gire a roda colocando um pouquinho de força... qndo a moto pegar peça para o supervisor que estiver com vc segurar a embreagem e acelerar a moto pra nao morrer...
TONY- ADM
- Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: Problema no carburador ou bateria?
Valeu TONY, mas veja se eu entedi:
Com a moto no cavalete central, coloco ela em segunda;
Começo a girar a roda traseira;
Uma outra pessoa, com a chave no "ON" da ignição, dá a partida e solta a embreagem;
Se ela pegar e só segurar a embreagem e dar umas aceleradas para carregar
SOBRA A MINHA BATERIA: é uma XTZ6L, 12V - 5Ah, livre manutenção.
PQP, se eu tivesse tempo e dinheiro faria logo um curso prático de mecânica de motocicleta. A falta de experiência faz a gente perder muito tempo. Mas não aprendemos qualquer coisa de uma hora para outra.
Com a moto no cavalete central, coloco ela em segunda;
Começo a girar a roda traseira;
Uma outra pessoa, com a chave no "ON" da ignição, dá a partida e solta a embreagem;
Se ela pegar e só segurar a embreagem e dar umas aceleradas para carregar
SOBRA A MINHA BATERIA: é uma XTZ6L, 12V - 5Ah, livre manutenção.
Essa bateria de carro dever ser de 12v, correto? E quanto tempo eu devo deixar na chupeta?Hum, complicado então hein brother, o jeito então vai ser vc pegar uma bateria de carro emprestado com qualquer brother seu ou vizinho e fazer uma "chupeta" e dar partida na moto.
PQP, se eu tivesse tempo e dinheiro faria logo um curso prático de mecânica de motocicleta. A falta de experiência faz a gente perder muito tempo. Mas não aprendemos qualquer coisa de uma hora para outra.
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
Claudio, como o TONY disse, eu já fiz algumas vezes, mas fiz de 3º marcha, a roda fica mais leve pra girar, mas só funciona se a moto tiver boa pra pegar se não, não funnfa. É o seguinte, deixe a moto engatada de 2º ou 3º como vc preferir, com a chave em ON gire a roda traseira e pronto. Ela é bem pesada pra girar, tome cuidado que já ví gente quebrando o braço dessa forma. Se vc ver que ela pegou é só apertar a embreagem.
Sobre a chupeta, a bateria de carro é 12V sim e não precisar deixar ela conectada não, somente pra dar a partida, conecta ela, positivo com positivo e negativo com negativo e rapidamente dê partida, a moto pegou vc pode soltar os cabos.
Sobre a chupeta, a bateria de carro é 12V sim e não precisar deixar ela conectada não, somente pra dar a partida, conecta ela, positivo com positivo e negativo com negativo e rapidamente dê partida, a moto pegou vc pode soltar os cabos.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
Peço aos moderadores que troquem este pots para pasta de elétrica ou bateria, se houver.
O problema é bateria mesmo. Coloquei a moto na rampa do prédio e fiz ela pegar no tranco. Funcionou. Depois de alguns minutos liguei e desliguei a moto para testar: tudo normal. Acho que rodei com ela 10min apenas.
Mas hoje, quando fui sair com a motocicleta, o problema voltou. Pergunto, quanto tempo ou quantos quilômetros devo deixar a moto rodando para poder dar uma carga que segure até o dia seguinte?
Pesquisei em pela internet casos iguais e achei este diálogo:
Citação:
Minha dúvida agora é essa: quanto eu tenho que andar com a moto para carregá-la bem e ter certeza que bateria está segurando a carga.
O problema é bateria mesmo. Coloquei a moto na rampa do prédio e fiz ela pegar no tranco. Funcionou. Depois de alguns minutos liguei e desliguei a moto para testar: tudo normal. Acho que rodei com ela 10min apenas.
Mas hoje, quando fui sair com a motocicleta, o problema voltou. Pergunto, quanto tempo ou quantos quilômetros devo deixar a moto rodando para poder dar uma carga que segure até o dia seguinte?
Pesquisei em pela internet casos iguais e achei este diálogo:
Citação:
- Moto num tem alternador? Se tiver a bateria foi pro saco, já q vc conseguiu ligar ela e no outro dia parou de funcionar novo.
- Tem sim, mas por ser pequeno, pra ela carrega no ritmo de um carro por exemplo, a moto tem que andar muito (segundo o técnico da concessionária).
Minha dúvida agora é essa: quanto eu tenho que andar com a moto para carregá-la bem e ter certeza que bateria está segurando a carga.
Última edição por claudio_onix em 14/4/2012, 14:41, editado 2 vez(es)
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
Já mudei o título.
Sobre a carga da bateria, se vc andar uns 40 minutos com a moto a carga tem que segurar por semanas ou até meses, mas da forma que está a sua não adianta que não vai segurar. Se ela carregou pelo menos um pouco é sinal que sua moto está gerando carga normalmente, então seu problema é apenas na bateria mesmo. O correto mesmo será vc substituí-la assim que possível
Sobre a carga da bateria, se vc andar uns 40 minutos com a moto a carga tem que segurar por semanas ou até meses, mas da forma que está a sua não adianta que não vai segurar. Se ela carregou pelo menos um pouco é sinal que sua moto está gerando carga normalmente, então seu problema é apenas na bateria mesmo. O correto mesmo será vc substituí-la assim que possível
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
Minha bateria carregou depois de colocar ela no tranco e rodar 53km. Como o alternador da moto é menor que a de um carro, leva mais tempo para recarregar a bateria.
claudio_onix- User
- Data de inscrição : 13/11/2010
Mensagens : 31
Re: Problema no carburador ou bateria?
Hum, se ficou tudo certo então é só alegria
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
Se sua bateria for do tipo selada e aconteceu dela descarregar depois de um certo tempo de uso, entao ela vai ficar viva por um tempo e ir pro sacao de vez.
Se ela nao quiser pegar e fizer o barulhod e maquina de costura, é o rele que nao tem força suficiente pra armar o motor de arranque por causa da bateria, mesmo assim ainda ha uma solucao.
Coloque a moto no cavalete central, deixe no neutro e tire a tampa lateral, retire as capinhas do relé de partida e ligue um fio grosso nas duas porcas onde pegam os fios grossos azul e preto, de modo que a energia passe direto sem usar o rele nao precisa apertar o botao start, so é deixar a chave de contato na posição ON.
O mais certo é substituir a bateria o mais rapido possivel.
Se ela nao quiser pegar e fizer o barulhod e maquina de costura, é o rele que nao tem força suficiente pra armar o motor de arranque por causa da bateria, mesmo assim ainda ha uma solucao.
Coloque a moto no cavalete central, deixe no neutro e tire a tampa lateral, retire as capinhas do relé de partida e ligue um fio grosso nas duas porcas onde pegam os fios grossos azul e preto, de modo que a energia passe direto sem usar o rele nao precisa apertar o botao start, so é deixar a chave de contato na posição ON.
O mais certo é substituir a bateria o mais rapido possivel.
pedromartins- User
- Idade : 46
Data de inscrição : 20/04/2012
Mensagens : 94
Re: Problema no carburador ou bateria?
Como que é? Se a bateria tiver descarregada ao ponto de não conseguir mais nem armar o relé do motor de partida, é só ligar ela diretamente no motor de partida que ele vai grar o motor da moto?
Então quer dizer que o relé de partida necessita de mais energia pra se armar do que o próprio motor de partida com toda a força que ele faz pra girar o motor da moto?
Então quer dizer que o relé de partida necessita de mais energia pra se armar do que o próprio motor de partida com toda a força que ele faz pra girar o motor da moto?
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Problema no carburador ou bateria?
Desmonta um relé de partida que voce vai ver a força da mola que tem dentro dele e o tamanho da solenoide que voce tera uma ideia do quanto de energia ele precisa pra funcionar.
O solenoide do rele so arma se a bateria estiver 100%, ja o motor de arranque arma com 10v.
Ja fiz a minha pegar varias vezes quando as duas baterias que estragaram nela usando esse metodo.
O solenoide do rele so arma se a bateria estiver 100%, ja o motor de arranque arma com 10v.
Ja fiz a minha pegar varias vezes quando as duas baterias que estragaram nela usando esse metodo.
pedromartins- User
- Idade : 46
Data de inscrição : 20/04/2012
Mensagens : 94
Re: Problema no carburador ou bateria?
Hum, bom saber, quando acontecer com a minha vou fazer isso
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
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