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veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
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veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
http://www.revistaduasrodas.com.br/tecnicas/detalhes.aspx?id=262
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Boa Anderson, gostei do trecho:
Na
Yamaha YBR 125 ED, por exemplo, a coroa original tem 43 dentes e o
pinhão 14, uma relação de 43/14 ou 3,071:1 (dividindo 43 por 14). Isso
significa que, para cada volta da coroa, o pinhão gira um pouco mais de
três voltas completas – 3,071. Tudo calculado pelo fabricante de maneira
a "casar" com as relações da caixa de câmbio do motor e obter o melhor
rendimento da moto.
Mas
é possível mudar essa relação trocando a coroa, o pinhão ou ambos, por
componentes com número de dentes diferentes. Quanto maior o valor da
relação, mais "reduzida" fica a moto em termos de velocidade em cada
marcha: o motor trabalha mais cheio, facilitando as subidas íngremes e
acelerações em arrancadas ou saídas de curva (veja box). E quanto mais
longa fica a moto, maior a velocidade em cada marcha em menores
rotações, porém até o limite do motor. Ou seja, numa moto pequena,
dificilmente se consegue velocidade máxima maior em pista plana.
Galera, mas sobre esse conteudo no link acima.
Na
Yamaha YBR 125 ED, por exemplo, a coroa original tem 43 dentes e o
pinhão 14, uma relação de 43/14 ou 3,071:1 (dividindo 43 por 14). Isso
significa que, para cada volta da coroa, o pinhão gira um pouco mais de
três voltas completas – 3,071. Tudo calculado pelo fabricante de maneira
a "casar" com as relações da caixa de câmbio do motor e obter o melhor
rendimento da moto.
Mas
é possível mudar essa relação trocando a coroa, o pinhão ou ambos, por
componentes com número de dentes diferentes. Quanto maior o valor da
relação, mais "reduzida" fica a moto em termos de velocidade em cada
marcha: o motor trabalha mais cheio, facilitando as subidas íngremes e
acelerações em arrancadas ou saídas de curva (veja box). E quanto mais
longa fica a moto, maior a velocidade em cada marcha em menores
rotações, porém até o limite do motor. Ou seja, numa moto pequena,
dificilmente se consegue velocidade máxima maior em pista plana.
Galera, mas sobre esse conteudo no link acima.
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
muito boa a reportagem! valeu Anderson pela postagem!!!
Troquei o Pião original 14 por um de 15 dentes, resultado.......
Pra mim funcionou bem, senti perda de potência em 1ª marcha quando arranca em uma subida principalmente com um garupa, nas demais muita pouca diferença em perímetro urbano. Mas na estrada ficou excelente, vamos lá.....
Mantendo velocidade constante (100, 110), o motor fica bem mais "relaxado" sem ficar "frouxo", gostoso de pilotar.
Andando com cabo enrolado ficou assim.....
Descendo, máximas em 130 a 145 Km/h, na hora de subir, vai caindo lentamente até os 110 Km/h momento esse de "baixar" a 4ª e manter o cabo enrolado terminando de subir a ladeira a 100 Km/h. Na foto ao lado eu estava com o 15 no vácuo de um caminhão descendo a toda rsrsrsrs 0.0
Com o Original, eu descia a 120Km/h e subia a 75, 80 Km/h tudo em 5ª.
Veredito: Para mim que as vezes preciso andar muito rápido, compensa. Pra andar mais sossegado, compensa tb. Andei já 10.000 Km com ele.
Espero que minha experiência contribua para o Clube.
Abraços.
Troquei o Pião original 14 por um de 15 dentes, resultado.......
Pra mim funcionou bem, senti perda de potência em 1ª marcha quando arranca em uma subida principalmente com um garupa, nas demais muita pouca diferença em perímetro urbano. Mas na estrada ficou excelente, vamos lá.....
Mantendo velocidade constante (100, 110), o motor fica bem mais "relaxado" sem ficar "frouxo", gostoso de pilotar.
Andando com cabo enrolado ficou assim.....
Descendo, máximas em 130 a 145 Km/h, na hora de subir, vai caindo lentamente até os 110 Km/h momento esse de "baixar" a 4ª e manter o cabo enrolado terminando de subir a ladeira a 100 Km/h. Na foto ao lado eu estava com o 15 no vácuo de um caminhão descendo a toda rsrsrsrs 0.0
Com o Original, eu descia a 120Km/h e subia a 75, 80 Km/h tudo em 5ª.
Veredito: Para mim que as vezes preciso andar muito rápido, compensa. Pra andar mais sossegado, compensa tb. Andei já 10.000 Km com ele.
Espero que minha experiência contribua para o Clube.
Abraços.
Convidad- Convidado
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Erico Frank uma perguntinha em Off-Topic... de qual moto vc comprou piao de 15?
TONY- ADM
- Idade : 32
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Tá doido Erico Frank no vácuo do caminhão... Se esse doido freia!!!
valeu pelos toques em... Vou ler e relar a reportagens e escolhar um boa relação pra minha Y, já que tbm vou meter um pneuzão 130/80.
valeu pelos toques em... Vou ler e relar a reportagens e escolhar um boa relação pra minha Y, já que tbm vou meter um pneuzão 130/80.
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
pe isso ai vamos tirar duvidas para melhorar nossas motocas há erico frank mais a minha original ja bateu ai nos 145 rssrss...
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
k0ring4 escreveu:Erico Frank uma perguntinha em Off-Topic... de qual moto vc comprou piao de 15?
Korig4
Se eu afirmar pra vc eu vo ta mentindo cara, tb não sei se este pião vem de fábrica em algum modelo. Eu falei que queria mais velocidade e meu mecânico falou: "Vou instalar um presentinho pra vc, se gostar vc fica", só sei te afirmar que a marca dele é Riffle (marca original que vem na Y :-] ). Mas vou perguntar pra ele se vem algum modelo de série. Paguei aqui $ 12,00.
Convidad- Convidado
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
tambem coloquei na minha um pinhão desse 15 ,é o mesmo da ybr antiga.
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
Localização : araras sp
Mensagens : 1204
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Muito bom Anderson!
Brother já que as MPs estão destivadas, vou falar por aqui mesmo, bom, estou vendo que vc usa um Pró tork, será que vc poderia fazer um favor pra mim, é que to pra comprar um Pró Tork V3 mas gostaria antes de ver como ele é por dentro, pra saber quais as possibilidades de eu mudar o barulho dele, e como o seu é quase o mesmo escapamento, será que teria como vc tirar uma foto do seu escapamento com flash por dentro pra mim?
Desde já lhe agradeço
Brother já que as MPs estão destivadas, vou falar por aqui mesmo, bom, estou vendo que vc usa um Pró tork, será que vc poderia fazer um favor pra mim, é que to pra comprar um Pró Tork V3 mas gostaria antes de ver como ele é por dentro, pra saber quais as possibilidades de eu mudar o barulho dele, e como o seu é quase o mesmo escapamento, será que teria como vc tirar uma foto do seu escapamento com flash por dentro pra mim?
Desde já lhe agradeço
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
é galera eu ja falei desse tipo de alteração a alguns tempo atraz!
com os calculos!
no meu momento falei com versão (K)
por usar uma delas!
hoje tou precisando trocar a relação ja ta dando pancadas!
ae vou usar um brincadeira!
15/43(coroa original da ybr 2000 a 2003)
pronto!
muito bem ae viu!
perfeita!
com os calculos!
no meu momento falei com versão (K)
por usar uma delas!
hoje tou precisando trocar a relação ja ta dando pancadas!
ae vou usar um brincadeira!
15/43(coroa original da ybr 2000 a 2003)
pronto!
muito bem ae viu!
perfeita!
Convidad- Convidado
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
o cara é louco de fazer isso no vacuo de um caminhao se ele freia nao da tempo nem de pensar
tambem to pensando em colocar um desse 15 pra ter mais seguranca nas ultrapassagens pois jogo 4ª e enrolo o cabo depois que passar mando 5ª so pra manter
pelomenos nao terei mais susto como tive
sai pra ultrapassar um bi trem e como medida de segurança sempre dou uma checada no retrovisor tava limpo quando to na cabine do bicho olho no retrovisor e vejo so a frente dum onibus dando sinal e de frente vindo um caminhao eu tinha espaço pra voltar mas ele nao entao joguei no acostamento e ele jogos do meu lado nunca tinha passado susto igual
tambem to pensando em colocar um desse 15 pra ter mais seguranca nas ultrapassagens pois jogo 4ª e enrolo o cabo depois que passar mando 5ª so pra manter
pelomenos nao terei mais susto como tive
sai pra ultrapassar um bi trem e como medida de segurança sempre dou uma checada no retrovisor tava limpo quando to na cabine do bicho olho no retrovisor e vejo so a frente dum onibus dando sinal e de frente vindo um caminhao eu tinha espaço pra voltar mas ele nao entao joguei no acostamento e ele jogos do meu lado nunca tinha passado susto igual
adriano_ satelli- User
- Idade : 38
Data de inscrição : 12/01/2011
Localização : Tapurah MT
Mensagens : 115
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
opa xann descupa a demora para respondr mais eu tiro sim aqui https://2img.net/r/ihimizer/i/dentrodoescape.jpg/
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Boa materia, se for pra eu mudar quero arrancada pra isso teria que diminuir a coroa, e outra que to procurando mais nao acho uma corrente com uma parada do lado que reforça a corrente e auxilia o giro na relação.
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Léo Factor nao é que reforça a corrente, assim é umas borrachinhas que auxilian... fazendo com que ela dure+... procure por corrente com retentor
TONY- ADM
- Idade : 32
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Opa Valew koringa, é essa mesmo que quero pra minha proxima relação, sera que sai caro?
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Agora que estou andando qse 100km por dia e pego BR rola demais de eu por coroa de 15, pena que vou perder arranque e adoro vira o punho sem doh e bota as fanzin e titanzinha pra tras! aSKOskpoasksapoks
Vou pensar um bucado neste assunto!
Otima materia!
Vou pensar um bucado neste assunto!
Otima materia!
WestElement- User
- Idade : 35
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 351
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Qual seria o jogo de relação mais apropriado pra mim que quero mais velocidade final...fazendo com que o motor mantenha uma velocidade elevada e nao precise de mtas trocas de marchas???
Última edição por k0ring4 em 3/3/2011, 17:25, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : eliminando caixa alta)
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Rafhael ideal seria... Pião 15 Coroa 43, porem vc vai ter que acostumar com ela em baixa... pois irá ficar mais pesada...
PS: é expressamente proibido o uso de caixa alta constante.
PS: é expressamente proibido o uso de caixa alta constante.
TONY- ADM
- Idade : 32
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Galera, meu kit relação está indo p/ saco e chega a hora de trocá-lo....quero trocar por um que me gere um ganho na velocidade final, pq ando muito em rodovia e a veloc. final da minha moto fica na casa dos 105km/h.
Preciso de um pouco mais de velocidade para fazer ultrapassagens mais seguras! Lembrando que utilizo um pneu maior na traseira (120/90) e um 90/90 na dianteira, por isso a veloc. final caiu bastante comparada ao pneu original...
Uma relação 14x43 seria a ideal?
Preciso de um pouco mais de velocidade para fazer ultrapassagens mais seguras! Lembrando que utilizo um pneu maior na traseira (120/90) e um 90/90 na dianteira, por isso a veloc. final caiu bastante comparada ao pneu original...
Uma relação 14x43 seria a ideal?
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Cara eu pego bastante anhanguera... e basicamente subida e descida o tempo todo ! será que compensa colocar um pinhão de 15/43 ?? ou ja troca a relação e poem um 39/15 ? =x
Renato Oliveira- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 31/05/2011
Localização : Ribeirão Preto - SP
Mensagens : 50
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
olha na minha factor. mudei a relaçao inumeras vezes a adivinha qual a melhor???? a original!!!! nas outras opçoes vc vai perder velocidade.. a moto pode andar mais solta mas no meu caso que viajo sempre com a mulher e saio muito no dia a dia com ela nao tem como!!!! opiniao!!! se vc anda com garupa fique com a original!!!!
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Morfeus, a maneira de ganhar em velocidade final mexendo na relaçao, seria colocando pinhao um pouco maior ou coroa um pouco menor, mas so que nosso motor ja nao vai ter força para empurrar essa relaçao mais longa, entao na pratica vc vai perder velocidade final, e nas rodovias entao ainda mais se for com garupa vc vai andar quase que o tempo todo de 4º marcha.
Pra vc ter ideia, ao colocar um pneu maior atras como vc fez, teoricamente vc ja ganharia uns KMs a mais, mas ao contrario da teoria vc perdeu justamente pq nosso motor nao tem força para empurrar uma relaçao mais elastica. Entao o conselho pode ser esse, mantenha a relaçao original, ou se de repente vc quiser ganhar um pouco mais de força e tal vez uma velocidade final acima dessa de 105km/h, experimente colocar o pinhao 1 dente menor pra compensar o tamanho do pneu maior que vc colocou atras.
Pra vc ter ideia, ao colocar um pneu maior atras como vc fez, teoricamente vc ja ganharia uns KMs a mais, mas ao contrario da teoria vc perdeu justamente pq nosso motor nao tem força para empurrar uma relaçao mais elastica. Entao o conselho pode ser esse, mantenha a relaçao original, ou se de repente vc quiser ganhar um pouco mais de força e tal vez uma velocidade final acima dessa de 105km/h, experimente colocar o pinhao 1 dente menor pra compensar o tamanho do pneu maior que vc colocou atras.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Ai galera to querendo colocar um pinhão de 15 dentes na minha factor, mas não to achando esse pinhão em lugar nenhum. O pinhão da XT 225 é de 15 dentes e sei que ele daria certo, porem não encontrei em lugar algum. Alguem sabe me dizer se tem outro de alguma moto que sirva sem ter que fazer adaptações?
JC- User
- Data de inscrição : 19/02/2011
Localização : Belo Horizonte, MG
Mensagens : 63
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
JC, por se tratar de Yamaha, o local mas possivel de vc encontrar essa relação é na cc! Se nem lá mesmo vc encontrar, é complicado!
Xann, explica ae melhor, 1 dente a menos no pinhão proporciona mais força, Ok?! Esse aumento na força contribuiria pra um aumento na velocidade tbm?!?! E oq vc diz de colocar a relação das antigas YBR (14x43) na Factor?!
Xann, explica ae melhor, 1 dente a menos no pinhão proporciona mais força, Ok?! Esse aumento na força contribuiria pra um aumento na velocidade tbm?!?! E oq vc diz de colocar a relação das antigas YBR (14x43) na Factor?!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
então, eu to usando a relação da ybr antiga, 15x43 é ruim hein, a moto perdeu vf. antes ela dava 135 sussegadaem decidas agr 130km/h chorando, engarupado tbm ficou uma osta, melhor coisa msm é usar original. lembrando que isso não vai proporcionar potencia.
Leeh- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 03/04/2011
Localização : foz do iguaçu-pr
Mensagens : 225
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Qual pneu vc usa Leandro? Original?!?!
Com essa relação, a moto deveria, pelo menos teoricamente render mais vf!
Com essa relação, a moto deveria, pelo menos teoricamente render mais vf!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Então Edward, vc colocando um pinhão menor tecnicamente vc vai ganhar mais força e perder um pouco de velocidade final , mas como vc colocou um pneu maior atras, consequentemente sua motoca ficou um pouco mais pesada e perdeu velocidade final por falta de torque, entao vc colocando um pinhão com um dente a menos vc tira essa diferença do pneu e a velocidade final tende a ficar como era antes
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
Valeu pela dica Edward mas nem mesmo na cc eu consegui achar esse pinhão... e eu olhei em quatro cc diferentes. Ai Leandro, esse kit que vc ta usando não e da ybr antiga não, o da ybr antiga e 14x43 e não 15x43. Desse jeito sua relação ta muito longa, por isso vc ta achando ela tão ruim. Eu estou querendo um pinhão 15 para usar com coroa 45, assim a relação fica um pouco mais curta que a sua. Me responda uma pergunta Leandro, onde vc conseguiu o pinhão de 15 dentes?
JC- User
- Data de inscrição : 19/02/2011
Localização : Belo Horizonte, MG
Mensagens : 63
Re: veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
A relação 15x43 é a mesma das FAN se não me engano, só q as coroas delas não dá nas factor's! Realmente uma relação dessa, muito curta, nossas motos ficariam chochas mesmo, sem força! Na materia (primeiro link do primeiro post da pagina anterior) o cara cita varios tamanhos de pinhão e coroa p YBR, como é uma moto a mais tempo no mercado tvz seja menos complicado achar um pinhão 15 q dê nelas, e dando nas YBR's dá nas Factor's! :lol!:
Opa, valeu ae Xann.
Opa, valeu ae Xann.
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
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