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Em amaciamento
5 participantes
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Oficina do Clube :: Motor
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Em amaciamento
Ola amigos do Forum,
Tenho uma Factor 125 E , ela esta em período de amaciamento com 300 km rodados, até agora consegui imprimir 115 km/h nela . Sera que é devido ao periodo de amaciamento do motor? Sera que ela chegara a uma velocidade um pouco maior ?
Obrigado a todos que derem suas opiniões !
Tenho uma Factor 125 E , ela esta em período de amaciamento com 300 km rodados, até agora consegui imprimir 115 km/h nela . Sera que é devido ao periodo de amaciamento do motor? Sera que ela chegara a uma velocidade um pouco maior ?
Obrigado a todos que derem suas opiniões !
Sosabowsky125- Novato
- Data de inscrição : 11/02/2013
Mensagens : 7
Re: Em amaciamento
sim Sosabowsky125
com o tempo a moto anda mais
vc esta amaciando ela ainda
concelho:
1# ande normal ate os 1000
2# aos poucos vá esticando as machas d vagar
3# oleo conserva o motor troque direitinho!
e assim o motor fica saradinho! e vai andar bem!
com o tempo a moto anda mais
vc esta amaciando ela ainda
concelho:
1# ande normal ate os 1000
2# aos poucos vá esticando as machas d vagar
3# oleo conserva o motor troque direitinho!
e assim o motor fica saradinho! e vai andar bem!
VINICIUZ- PARCEIRO MASTER
- Idade : 32
Data de inscrição : 15/02/2012
Localização : Recife PE
Mensagens : 258
Re: Em amaciamento
E ai Sosa, blz??
Com o passar do tempo, vc vai perceber que o motor ficara um pouco mais livre, possibilitando uma aceleração maior, com isso a velocidade da moto aumentará mais rapidamente, mas isso pode ser que não represente um real aumento significativo na velocidade final!!
Por que??
Em alta velocidade (geralmente acima dos 100 km/h), as perdas mecanicas causadas pelo excesso de atrito entre as partes moveis do motor e cambio quase não influenciam na velocidade maxima da moto, sendo a resistencia do "ar" a principal barreira a ser vencida.
exemplificando:
segundo dados de testes em revistas, a velocidade maxima obtida quase sempre fica na casa dos 110 - 115 km/h reais, se incluir a margem de erro no painel na proporção de 10%, teremos 121 - 126,5 km/h
modelo matematico simplificado que justifica a velocidade maxima
P = Potencia necessaria (usaremos a do motor original 11,2 Cv = 8243 W)
V= Velocidade desejada = ?
A = area frontal da moto incluindo o piloto (em media 0,5 m^2 para motos pequenas)
C= Coeficiente aerodinamico da moto (0,7 *dado generico para motos)
D= Densidade do ar (1,225 kg/m^3 ao nivel do mar e temperatura em torno de 25 graus C
Formula ajustada para acharmos a velocidade maxima
V=Raiz Cubica de (P/(0,5 x D x A x C)) > V = Raiz Cubica de (8243/(0,5 x 1,225 x 0,5 x 0,7))
resultado:
V= Raiz Cubica de (8243/0,2144) > V = 33,75 m/s ou 121,5 Km/h. Se considerarmos uma perda de 5% pelo atrito do pneu contra o solo gerado por uma pessoa leve, chegamos no resultado de 115,4 km/h.
Att.
Cristiano
Com o passar do tempo, vc vai perceber que o motor ficara um pouco mais livre, possibilitando uma aceleração maior, com isso a velocidade da moto aumentará mais rapidamente, mas isso pode ser que não represente um real aumento significativo na velocidade final!!
Por que??
Em alta velocidade (geralmente acima dos 100 km/h), as perdas mecanicas causadas pelo excesso de atrito entre as partes moveis do motor e cambio quase não influenciam na velocidade maxima da moto, sendo a resistencia do "ar" a principal barreira a ser vencida.
exemplificando:
segundo dados de testes em revistas, a velocidade maxima obtida quase sempre fica na casa dos 110 - 115 km/h reais, se incluir a margem de erro no painel na proporção de 10%, teremos 121 - 126,5 km/h
modelo matematico simplificado que justifica a velocidade maxima
P = Potencia necessaria (usaremos a do motor original 11,2 Cv = 8243 W)
V= Velocidade desejada = ?
A = area frontal da moto incluindo o piloto (em media 0,5 m^2 para motos pequenas)
C= Coeficiente aerodinamico da moto (0,7 *dado generico para motos)
D= Densidade do ar (1,225 kg/m^3 ao nivel do mar e temperatura em torno de 25 graus C
Formula ajustada para acharmos a velocidade maxima
V=Raiz Cubica de (P/(0,5 x D x A x C)) > V = Raiz Cubica de (8243/(0,5 x 1,225 x 0,5 x 0,7))
resultado:
V= Raiz Cubica de (8243/0,2144) > V = 33,75 m/s ou 121,5 Km/h. Se considerarmos uma perda de 5% pelo atrito do pneu contra o solo gerado por uma pessoa leve, chegamos no resultado de 115,4 km/h.
Att.
Cristiano
Sosabowsky125 escreveu:Ola amigos do Forum,
Tenho uma Factor 125 E , ela esta em período de amaciamento com 300 km rodados, até agora consegui imprimir 115 km/h nela . Sera que é devido ao periodo de amaciamento do motor? Sera que ela chegara a uma velocidade um pouco maior ?
Obrigado a todos que derem suas opiniões !
cd_viana- User
- Data de inscrição : 21/02/2013
Mensagens : 21
Re: Em amaciamento
Mano, show de bola a explicação e o cálculo. +1
PAULO- Representante
- Idade : 33
Data de inscrição : 22/03/2012
Localização : Recife - PE
Mensagens : 164
Re: Em amaciamento
Valeu Galera ,
Ao Viniciuz e ao Cd Viana ,
Aliás cara você é o rei dos cálculos !!!! Valeu pelas explicações técnicas ! Foram extremamente esclarecedoras .
Só pra constar essa semana ela chegou a 125 km .
Mais uma vez obrigado a todos
Ao Viniciuz e ao Cd Viana ,
Aliás cara você é o rei dos cálculos !!!! Valeu pelas explicações técnicas ! Foram extremamente esclarecedoras .
Só pra constar essa semana ela chegou a 125 km .
Mais uma vez obrigado a todos
Sosabowsky125- Novato
- Data de inscrição : 11/02/2013
Mensagens : 7
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