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Vela Iridium
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Vela Iridium
Acho que todo mundo já ouviu falar sobre a Vela Iridium, uma vela que melhora a combustão e gera economia, porém tem gente que diz que não notou diferença ao colocar a vela na moto, ai que vem a questão, vale a pena, ou nao?
No meu caso vale, e vou explicar por que.
Como trabalho no ramo de mineração, utilizo um equipamento chamado Martelete de Perfuração, o que vem a ser isso, uma ferramenta, que trabalha com um motor 135cc, 2 Tempos a Gasolina, refrigerado a ar, que produz ar comprimido e faz girar uma broca de aço que varia de 80cm a 2,10Mt de comprimento, então dá pra se ter uma noção da força que é necessária para furar rochas né, e também soprar o ar comprimido até o final da broca de 2,10Mt. Para o Martelete furar é preciso estar acelerado, na lenta ele até fura mas acaba morrendo, e quando original de fábrica, a sua lenta é muito dificil de ser regulada, e muita das vezes não tem como deixar em lenta, até então tudo bem, mas o que a tal da Vela Iridium tem a ver nisso tudo?
Procurei bastante, e por fim consegui comprar a bendita vela para colocar no Martelete. Até então nem eu mesmo acreditava muito na possibilidade de haver alguma mudança, puro engano!
Coloquei a vela e fui trabalhar, regulei o Martelete, e começei a furar, pro meu espanto, até em lenta o bendito do Martelete furo, não tinha nada de fica engasgando mais, a lenta mantia, o funcionamento era sereno uma beleza, o consumo eu não sei dizer se mudou, mas tudo no Martelete mudou, como é um motor 2T ao passar do uso, agente tem que abrir o motor e trocar anel, casquilho, e muita das vezes, mandar brunir a camisa.
Um dia de folga comprei as peças e abri o Martelete para fazer as trocas das peças necessárias, pra minha felicidade não precisei brunir a camisa, não precisei trocar casquilho, só troquei os anéis por desencargo de consciencia, pois nem os anéis estavam gastos além do normal, não tinha depósitos de carvão dentro do motor, descarga estava seca, pois com a outra vela a descarga sempre fica úmida por conta da queima irregular. Ai vem a pergunta, a vela fez isso tudo?
Sim, fez!
Pois quando coloquei a vela, tinha acabado de trocar essas peças, que com tantas horas de uso são trocadas, e depois do uso da Vela Iridium com a mesma quantidade de horas não precisei trocá-las.
A explicação disso tudo é muito simples, se essa vela tem a queima melhor e muito mais uniforme, a centelha é mais constante, a propagação dela é melhor, o desgaste com certeza vai ser menor, uma coisa puxa a outra. Se ela fizer com que a queima seja feita em toda a extensão do cilindro, com certeza a pancada na cabeça do pistão vai ser menor, e com isso o casquilho dura mais, a camisa ovaliza menos, há menos depósitos de carvão, as valvulas vão trabalhar melhor, os anéis não vão prender tanto por causa do carvão que fica depositado na cavidade do pistão e tudo no motor funciona melhor.
Eu testei e aprovei a Vela Iridium, mas também usei um critério rigoroso pra usá-la, usei o martelete da mesma maneira que usava quando tinha a outra vela, não mudei o uso em nada, as regulagens foram as mesmas, o combustivel o mesmo, o oleo o mesmo, tudo igual, e ela se mostrou melhor, agora eu quero que vocês que usam ela, ou têm a intenção de usar, façam o mesmo critério de uso com uma e com outra, vamo supor, coloquem a Iridium, pega uma reta e acelera, ve a retomada, aceleração, velocidade, lenta etc, e façam isso com a outra, é tão simples a troca de uma vela, é fácil fazer um teste, e é testando que agente aprende!
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
No meu caso vale, e vou explicar por que.
Como trabalho no ramo de mineração, utilizo um equipamento chamado Martelete de Perfuração, o que vem a ser isso, uma ferramenta, que trabalha com um motor 135cc, 2 Tempos a Gasolina, refrigerado a ar, que produz ar comprimido e faz girar uma broca de aço que varia de 80cm a 2,10Mt de comprimento, então dá pra se ter uma noção da força que é necessária para furar rochas né, e também soprar o ar comprimido até o final da broca de 2,10Mt. Para o Martelete furar é preciso estar acelerado, na lenta ele até fura mas acaba morrendo, e quando original de fábrica, a sua lenta é muito dificil de ser regulada, e muita das vezes não tem como deixar em lenta, até então tudo bem, mas o que a tal da Vela Iridium tem a ver nisso tudo?
Procurei bastante, e por fim consegui comprar a bendita vela para colocar no Martelete. Até então nem eu mesmo acreditava muito na possibilidade de haver alguma mudança, puro engano!
Coloquei a vela e fui trabalhar, regulei o Martelete, e começei a furar, pro meu espanto, até em lenta o bendito do Martelete furo, não tinha nada de fica engasgando mais, a lenta mantia, o funcionamento era sereno uma beleza, o consumo eu não sei dizer se mudou, mas tudo no Martelete mudou, como é um motor 2T ao passar do uso, agente tem que abrir o motor e trocar anel, casquilho, e muita das vezes, mandar brunir a camisa.
Um dia de folga comprei as peças e abri o Martelete para fazer as trocas das peças necessárias, pra minha felicidade não precisei brunir a camisa, não precisei trocar casquilho, só troquei os anéis por desencargo de consciencia, pois nem os anéis estavam gastos além do normal, não tinha depósitos de carvão dentro do motor, descarga estava seca, pois com a outra vela a descarga sempre fica úmida por conta da queima irregular. Ai vem a pergunta, a vela fez isso tudo?
Sim, fez!
Pois quando coloquei a vela, tinha acabado de trocar essas peças, que com tantas horas de uso são trocadas, e depois do uso da Vela Iridium com a mesma quantidade de horas não precisei trocá-las.
A explicação disso tudo é muito simples, se essa vela tem a queima melhor e muito mais uniforme, a centelha é mais constante, a propagação dela é melhor, o desgaste com certeza vai ser menor, uma coisa puxa a outra. Se ela fizer com que a queima seja feita em toda a extensão do cilindro, com certeza a pancada na cabeça do pistão vai ser menor, e com isso o casquilho dura mais, a camisa ovaliza menos, há menos depósitos de carvão, as valvulas vão trabalhar melhor, os anéis não vão prender tanto por causa do carvão que fica depositado na cavidade do pistão e tudo no motor funciona melhor.
Eu testei e aprovei a Vela Iridium, mas também usei um critério rigoroso pra usá-la, usei o martelete da mesma maneira que usava quando tinha a outra vela, não mudei o uso em nada, as regulagens foram as mesmas, o combustivel o mesmo, o oleo o mesmo, tudo igual, e ela se mostrou melhor, agora eu quero que vocês que usam ela, ou têm a intenção de usar, façam o mesmo critério de uso com uma e com outra, vamo supor, coloquem a Iridium, pega uma reta e acelera, ve a retomada, aceleração, velocidade, lenta etc, e façam isso com a outra, é tão simples a troca de uma vela, é fácil fazer um teste, e é testando que agente aprende!
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
Intereçante, só ñ intendi o termo 'brunir'.
:-)
Vou procurar por essa vela aki na city e passo o resultado aqui, pra vc e a galera.
:-)
Vou procurar por essa vela aki na city e passo o resultado aqui, pra vc e a galera.
Re: Vela Iridium
BPMW 20 escreveu:Intereçante, só ñ intendi o termo 'brunir'.
:-)
Vou procurar por essa vela aki na city e passo o resultado aqui, pra vc e a galera.
Brunir é um processo feito na camisa a fim de acertar as ovalizações que existirem na camisa e também de fazer ranhuras em forma de espiral, para que os anéis passem na camisa fazendo a compressão correta dentro do cilindro.
O brunimento é feito por uma máquina usada em retificas de motores, quando se faz um motor, ou quando só vai trocar anéis e pistões do motor também costuma-se fazer o brunimento da camisa.
Achei um video no You Tube que vai explicar melhor o que é esse processo.
https://www.youtube.com/watch?v=XIb44G7e650&feature=related
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
Rsrsrsrsrs, retificas eu sei o que é.Costalonga escreveu:BPMW 20 escreveu:Intereçante, só ñ intendi o termo 'brunir'.
:-)
Vou procurar por essa vela aki na city e passo o resultado aqui, pra vc e a galera.
Brunir é um processo feito na camisa a fim de acertar as ovalizações que existirem na camisa e também de fazer ranhuras em forma de espiral, para que os anéis passem na camisa fazendo a compressão correta dentro do cilindro.
O brunimento é feito por uma máquina usada em retificas de motores, quando se faz um motor, ou quando só vai trocar anéis e pistões do motor também costuma-se fazer o brunimento da camisa.
Achei um video no You Tube que vai explicar melhor o que é esse processo.
https://www.youtube.com/watch?v=XIb44G7e650&feature=related
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Vlw.
+1 pra ti.
Re: Vela Iridium
Encontrei um vídeo interessante mostrando o funcionamento de um motor 125cc.
https://www.youtube.com/watch?v=nKKlEjLxwKk&feature=related
Notem como a explosão é feita dentro do cilindro, essa explosão depende muito da vela, se a vela espalhar demais a centelha, ou não der toda vez uma centelha uniforme o funcionamento do motor fica prejudicado, por isso a vela Iridium é utilizada nas motos e carros de competição, pois o seu uso tras uma queima uniforme dentro do cilindro.
Se pra moto de competição ela é boa, pra uma moto de uso urbano, em que o uso é constante e a preservação e economia é fundamental a vela Iridium ajuda e muito.
BPMW 20, note como o pistão puxa o ar para dentro do motor, e depois ele faz a compressão para a queima do combustível, por isso o "brunimento" é essencial para o bom funcionamento do motor, e o uso do aditivo ajuda a manter esse brunido e também a total vedação dos anéis a camisa.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
https://www.youtube.com/watch?v=nKKlEjLxwKk&feature=related
Notem como a explosão é feita dentro do cilindro, essa explosão depende muito da vela, se a vela espalhar demais a centelha, ou não der toda vez uma centelha uniforme o funcionamento do motor fica prejudicado, por isso a vela Iridium é utilizada nas motos e carros de competição, pois o seu uso tras uma queima uniforme dentro do cilindro.
Se pra moto de competição ela é boa, pra uma moto de uso urbano, em que o uso é constante e a preservação e economia é fundamental a vela Iridium ajuda e muito.
BPMW 20, note como o pistão puxa o ar para dentro do motor, e depois ele faz a compressão para a queima do combustível, por isso o "brunimento" é essencial para o bom funcionamento do motor, e o uso do aditivo ajuda a manter esse brunido e também a total vedação dos anéis a camisa.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
costalonga, e quanto custa essa vela Iridium? ela vende nas CC ?
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
Re: Vela Iridium
Brn_YFactorED escreveu:costalonga, e quanto custa essa vela Iridium? ela vende nas CC ?
O preço Varia de R$35,00 a R$50,00.
No ML tem alguns vendedores, mas ai o preço fica meio alto por conta do frete né.
O número da vela é NGK CR7HIX.
OBS: o número original da vela usada na Factor é NGK CR7HSA.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
Opa, compressão e combustão maior! Assim meu Coyote vai roncar que nem 250ccCostalonga escreveu:Encontrei um vídeo interessante mostrando o funcionamento de um motor 125cc.
https://www.youtube.com/watch?v=nKKlEjLxwKk&feature=related
Notem como a explosão é feita dentro do cilindro, essa explosão depende muito da vela, se a vela espalhar demais a centelha, ou não der toda vez uma centelha uniforme o funcionamento do motor fica prejudicado, por isso a vela Iridium é utilizada nas motos e carros de competição, pois o seu uso tras uma queima uniforme dentro do cilindro.
Se pra moto de competição ela é boa, pra uma moto de uso urbano, em que o uso é constante e a preservação e economia é fundamental a vela Iridium ajuda e muito.
BPMW 20, note como o pistão puxa o ar para dentro do motor, e depois ele faz a compressão para a queima do combustível, por isso o "brunimento" é essencial para o bom funcionamento do motor, e o uso do aditivo ajuda a manter esse brunido e também a total vedação dos anéis a camisa.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Gostei.
:-)
Re: Vela Iridium
nossa veioo, apaxonei nessa vela aii ksopdqas
assim que eu tiver grana eu vo compra uma dessa aeee !!! uhuhu
abraço!! vlww a informação aee costalonga!!!
assim que eu tiver grana eu vo compra uma dessa aeee !!! uhuhu
abraço!! vlww a informação aee costalonga!!!
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
Re: Vela Iridium
BPMW 20 escreveu:Opa, compressão e combustão maior! Assim meu Coyote vai roncar que nem 250ccCostalonga escreveu:Encontrei um vídeo interessante mostrando o funcionamento de um motor 125cc.
https://www.youtube.com/watch?v=nKKlEjLxwKk&feature=related
Notem como a explosão é feita dentro do cilindro, essa explosão depende muito da vela, se a vela espalhar demais a centelha, ou não der toda vez uma centelha uniforme o funcionamento do motor fica prejudicado, por isso a vela Iridium é utilizada nas motos e carros de competição, pois o seu uso tras uma queima uniforme dentro do cilindro.
Se pra moto de competição ela é boa, pra uma moto de uso urbano, em que o uso é constante e a preservação e economia é fundamental a vela Iridium ajuda e muito.
BPMW 20, note como o pistão puxa o ar para dentro do motor, e depois ele faz a compressão para a queima do combustível, por isso o "brunimento" é essencial para o bom funcionamento do motor, e o uso do aditivo ajuda a manter esse brunido e também a total vedação dos anéis a camisa.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Gostei.
:-)
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A combustão vai ser a mesma, porém com nenhuma perca por conta da ótima vedação.
Agora, essa vela Iridium é uma coisa de outro mundo, se você ver o eletrodo onde joga a centelha, você nem acredita, é muito fino em relação as velas comuns.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
Falando talvez não demonstre a diferença de centelha, então vamos ver esse vídeo que encontrei (adoro um vídeo num é? KKKKKKKKKKKK), o vídeo tá em Japa, mas o que importa é a comparação entre as duas velas, uma Comum, e uma Iridium, a Iridium é a da direita.
Depois me digam o que acharam, ok?!
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Depois me digam o que acharam, ok?!
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Última edição por Costalonga em 18/7/2010, 23:25, editado 2 vez(es)
Re: Vela Iridium
Brn_YFactorED escreveu:nossa veioo, apaxonei nessa vela aii ksopdqas
assim que eu tiver grana eu vo compra uma dessa aeee !!! uhuhu
abraço!! vlww a informação aee costalonga!!!
Esqueci de te falar rapaiz, uma vela comum em moto dura em média 10000Km, a Iridium dura só 50000Km KKKKKKKKKKKKKK, 5x mais só.
Uma dica boa pra você, quando for colocar a vela Iridium, compre uma vela comum nova, você deve tá se perguntando, porque comprar uma vela nova?
Pra testar e comprovar o funcionamento da vela Iridium, coloque a vela comum nova e teste a lenta da moto, a aceleração, as retomadas e por ai vai, deixe a moto esfriar, e depois coloque a vela Iridium, e faça o mesmo teste. Se você não notar diferença no consumo, não fica triste não, o consumo é coisa pouca em relação ao que você vai ganhar dentro do motor da moto.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
A 'vela' utilizada na minha, ainda é a original, estou com mas de 30.000km/rodados.
COm essa Iridium, vou ficar com ela até os 150.000km
kkkkkkkkk...
COm essa Iridium, vou ficar com ela até os 150.000km
kkkkkkkkk...
Re: Vela Iridium
BPMW 20 escreveu:A 'vela' utilizada na minha, ainda é a original, estou com mas de 30.000km/rodados.
COm essa Iridium, vou ficar com ela até os 150.000km
kkkkkkkkk...
Tô vendo que você vai tirar essa vela da sua moto e ainda vai usar ela pra colocar em algum bolo de festa. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sério agora, essa vela sua deve tá bem suja, quando o eletrodo tá bom, e ela fica suja, eu custumo ferver ela em agua quente, ela fica novinha denovo.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
Vlw, vou retira-la hj a noite, e vejo se esta suja(sera?)kkkkkkkkkkkkk...Costalonga escreveu:BPMW 20 escreveu:A 'vela' utilizada na minha, ainda é a original, estou com mas de 30.000km/rodados.
COm essa Iridium, vou ficar com ela até os 150.000km
kkkkkkkkk...
Tô vendo que você vai tirar essa vela da sua moto e ainda vai usar ela pra colocar em algum bolo de festa. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sério agora, essa vela sua deve tá bem suja, quando o eletrodo tá bom, e ela fica suja, eu custumo ferver ela em agua quente, ela fica novinha denovo.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
BPMW 20 escreveu:Vlw, vou retira-la hj a noite, e vejo se esta suja(sera?)kkkkkkkkkkkkk...Costalonga escreveu:BPMW 20 escreveu:A 'vela' utilizada na minha, ainda é a original, estou com mas de 30.000km/rodados.
COm essa Iridium, vou ficar com ela até os 150.000km
kkkkkkkkk...
Tô vendo que você vai tirar essa vela da sua moto e ainda vai usar ela pra colocar em algum bolo de festa. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sério agora, essa vela sua deve tá bem suja, quando o eletrodo tá bom, e ela fica suja, eu custumo ferver ela em agua quente, ela fica novinha denovo.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Isso ai, é sempre bom olhar a vela, afinal ela é fundamental no funcionamento correto do motor.
Cuidado na hora de apertar a vela hein, enrosque a vela por completo, quando chegar no final da rosca, aperte só 30° a 45°, não mais que isso, se não a vela parte.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
cara essa vela faz tudo isso mas tu nao falou que ela esquenta mais o motor podendo ocasionar um belo furo no pistao.essa vela cara nao foi projetada para motos de rua e sim de copetiçao que no motor sao materiais mais nobres
Convidad- Convidado
Re: Vela Iridium
daniel escreveu:cara essa vela faz tudo isso mas tu nao falou que ela esquenta mais o motor podendo ocasionar um belo furo no pistao.essa vela cara nao foi projetada para motos de rua e sim de copetiçao que no motor sao materiais mais nobres
Como ela vai esquentar mais sendo que o débito de combustível no motor é o mesmo?
A vela Iridium é pra uma melhor queima, não aumentado-a e sim a fazendo constante e de forma que nunca falhe e que a centelha fique sempre no mesmo lugar, evitando as formações de carvão por queima errada.
Se ela esquentasse mais imagine como teria ficado meu Martelete, sendo que venho trabalhando com ele a bastante tempo usando a vela e ele continua perfeito, o pistão então, nem sujeira tem, nenhum desgaste nele.
Outra coisa, motor carburado não tem como dar furo na cabeça do pistão, tem como tranca anel se o motor esquentar demais, dar furo NUNCA!
Só motores com bico injetor tem como furar pistão por causa da injeção direta de combustivel em cima da cabeça do pistão.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
se essa vela fosse tao boa as motos de cilindrada mais alta ja vinha com uma em cada cilindro
Convidad- Convidado
Re: Vela Iridium
daniel escreveu:se essa vela fosse tao boa as motos de cilindrada mais alta ja vinha com uma em cada cilindro
Pois é, tanta coisa boa falta em moto.
Dá uma olhada na tua moto e ve se ela tem filtro de combustível, mesmo assim é nas motos de alta cilindrada não vem o filtro que deveria vir pra evitar danificar a injeção.
A vela Iridium é cara e de baixa manutenção, a montadora não vai ficar colocando peça muito cara nas motos, se colocar irá aumentar o seu preço, e as CC vivem de revisões, e essas velas Iridium só são trocadas a cada 50.000 ou 60.000 KM, quando a moto já não tem garantia e o dono não vai a CC mais.
Você já viu uma palheta de parabrisa chama Aero Twin da Bosch?
É a melhor palheta que existe no mercado, mas nem todos os carros vem, se você quiser coloca-la em seu carro tem que comprar e colocar, mesmo caso da vela, é opcional, a moto funciona bem com a vela que vem, mas melhora muito com a vela Iridium, isso eu posso te dar toda a certeza.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
um cara colocou aqui numa factor ele dava uma volta no quarteirao quando ia ver a moto tava com motor pegando fogo como se tivesse feito uma viagem de 60 km
Convidad- Convidado
Re: Vela Iridium
daniel escreveu:um cara colocou aqui numa factor ele dava uma volta no quarteirao quando ia ver a moto tava com motor pegando fogo como se tivesse feito uma viagem de 60 km
Manda ele colocar a original então, e dá uma volta do mesmo jeito, ai depois você me fala.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
Ja pensou o cra troca essa vela e vai faser uma viagem longa, no meio do caminho o motor pega fogo, se uma vouta no quarteirao ja deixou o motor quente assim imagina em uma viagem.kkkkkkkkkkk
FACTOR_PVH- FIEL
- Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634
Re: Vela Iridium
FACTOR-PVH escreveu:Ja pensou o cra troca essa vela e vai faser uma viagem longa, no meio do caminho o motor pega fogo, se uma vouta no quarteirao ja deixou o motor quente assim imagina em uma viagem.kkkkkkkkkkk
O cara que falo que o motor esquenta por causa da vela num sabe o que tá dizendo, não intende nada sobre motor.
Qual situação você acha mais fácil um motor esquentar, acelerar 5 min em alto giro ela parada, ou acelerar ela 5 min em alto giro a 130 Km/h?
Só um detalhe, a moto é refrigerada a ar, o aquecimento do motor dela é quase que imediato, um minuto e meio já é o bastante pra esquentar o motor dela.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
Pra quem nunca viu um martelo e não sabe como é o funcionamento dele, vo explicar um pouco como funciona.
1- "Bloco" do motor, é nessa parte onde fica localizado o eixo virabrequim, biela, tanque de gasolina, carburador e a parte de ignição do motor;
2 - Cilindro (camara) do compressor de ar do martelete;
3 - Pistão do compressor e do motor;
4 - Cilindro de combustão do motor;
5 - Pistão cabeçote do motor;
6 - Guia do pistão caboçete;
7 - "Bucha" de perfuração;
8 - Camara de perfuração, onde fica todas as peças que fazem a parte de perfuração do martelete.
No detalhe 1 é a entrada de combustível para o motor, onde fica localizado o carburador, como o motor é 2T a passasem de combustível é feita por dentro do virabrequim para sua lubrificação.
No detalhe 2 é justamente onde fica o virabrequim e a biela, esse espaço aberto é para a coolocação da cilindro do compressor de ar.
1 - Cilindro do motor, onde é feita a combustão para o funcionamento do mesmo;
2 - Cilindro do compressor de ar;
3 - Os dois cilindros montados, formando uma só camara.
Detalhe para onde é feita a passagem de combustível e ar para o funcionamento do motor.
1 - Pistão do motor de combustão e do compressor de ar;
2 - Pistão cabeçote, ele tem duas funções bater a broca do martelete e ser um cabeçote móvel ao motor, fazendo o mesmo trajeto de um pistão comum;
3 - Guia do pistão cabeçote, faz com que o pistão cabeçote trabalhe sem oscilar.
Detalhe para a carbonização dos pistões.
1 - Camara do compressor de ar;
2 - Saída do escapamento;
3 - Lugar onde se localiza a vela;
4 - Onde fica o pistão cabeçote e sua guia.
Detalhe para onde fica as valvulas de entrada e saída de ar para o compressor de ar.
1 - Carburador (Detalhe para onde fica a agulha, dando total liberdade para regulagens dependo do uso e do tipo de pedra a ser perfurada);
2 - Carburador (Detalhe para onde é feito a vedação do mesmo, essa peça que veda e libera o combustível de acordo com que o motor pede).
1 - Camara de perfuração;
2 - Bucha de perfuração;
3 - Bucha de perfuração com um aço sextavado dentro.
Detalhe para onde a bucha entra na camara de perfuração.
Essa parte é especialmente para o BPMW 20 que adora um escapamento esportivo! KKKKKKKKKKKK
Detalhe para o escape do Martelete.
Martelete já montado a parte do motor e perfuração, faltando a parte de refrigeração, tanque de combustivel e ignição.
Por fim, o bixo funcionando né! KKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Última edição por Costalonga em 2/8/2010, 14:23, editado 1 vez(es)
Re: Vela Iridium
Se o BPMW tivesse um desse ai ele tinha botado um ""fortuna boca 8"". kkkkkkkkkk
FACTOR_PVH- FIEL
- Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634
Re: Vela Iridium
FACTOR-PVH escreveu:Se o BPMW tivesse um desse ai ele tinha botado um ""fortuna boca 8"". kkkkkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Verdade.
Gostou da explicação?
Se em um bixo desse a Vela Iridium funciona e num dá problema nenhum, na Factor que num vai dá.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Vela Iridium
mas o motor desse "bixo" é igual da YBR mesmo ? simples assim ? :scratch:
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
Re: Vela Iridium
FACTOR-PVH escreveu:Se o BPMW tivesse um desse ai ele tinha botado um ""fortuna boca 8"". kkkkkkkkkk
rsrsrsrs... essa foi perfeita!!! rsrsrsrs... rsrsrsrs...
Re: Vela Iridium
Brn_YFactorED escreveu:mas o motor desse "bixo" é igual da YBR mesmo ? simples assim ? :scratch:
Se você acha isso tudo simples, é sim! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Esse Martelete ai é de 1967, na minha cidade acha bastante desses, o ruim é que não tem mais peças pra ele, ai agente tem que fazer anel, mandar encamizar, modificar a ignição, gata um cadim, e muito tempo, mas depois fica filé demais, já cheguei a vender um desses por R$5.200,00, pois um novo o Pionjar vale cerca de R$13.000,00.
E sobre o que tavam falando da vela fazer a cabeça do pistão furar ou do motor esquenta é pura babozeira, esse Martelete é refrigado ar com todo mundo pode perceber, e essa refrigeração é feita por uma ventoinha (esqueci de tirar foto dela) que é tocada pelo mesmo eixo do virabrequim, e ele sempre esquenta bastante, mas com a vela Iridium fico na mesma temperatura e funcionando melhor.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
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