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Diagnóstico das Velas
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CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Oficina do Clube :: Motor
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Diagnóstico das Velas
Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir darei algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
1 - Ignição atrasada.
2 - Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3 - Filtro de ar obstruído.
4 - Deficiência de energia para ignição.
5 - Uso excessivo do afogador.
6 - Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7 - Vela de ignição muito fria.
Soluções
Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual da sua moto ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO
Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
1 - Ponto de ignição adiantado.
2 - Mistura ar/combustível muito pobre.
3 - Deficiência no resfriamento do motor.
4 - Aperto insuficiente de vela.
5 - Combustível com baixa octanagem.
6 - Vela de ignição muito quente.
Soluções
Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
ISOLADOR QUEBRADO
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga na moto e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
1 - Ignição excessivamente adiantada.
2 - Deficiência no resfriamento do motor.
3 - Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4 - Vela de ignição muito quente.
Soluções
Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL
Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir darei algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.
RESÍDUOS DE IMPUREZAS
Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.
Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.
Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.
Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.
RESÍDUOS DE CARVÃO
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.
Causas
1 - Ignição atrasada.
2 - Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3 - Filtro de ar obstruído.
4 - Deficiência de energia para ignição.
5 - Uso excessivo do afogador.
6 - Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7 - Vela de ignição muito fria.
Soluções
Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.
Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual da sua moto ou em uma tabela de velas atualizada).
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA
Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.
Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.
Causas
Anéis do pistão ou cilindro desgastados.
Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.
Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.
Soluções
Substituir os anéis ou retificar os cilindros.
Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.
Corrigir a proporção óleo/combustível.
ENCHARCAMENTO
Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.
Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.
Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.
Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.
SUPERAQUECIMENTO
Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.
Causas
1 - Ponto de ignição adiantado.
2 - Mistura ar/combustível muito pobre.
3 - Deficiência no resfriamento do motor.
4 - Aperto insuficiente de vela.
5 - Combustível com baixa octanagem.
6 - Vela de ignição muito quente.
Soluções
Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.
Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.
Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.
ISOLADOR QUEBRADO
Problema - Falha e baixo desempenho do motor.
Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.
Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.
Soluções - Evitar sobrecarga na moto e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.
PRÉ-IGNIÇÃO
Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.
Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.
Causas
1 - Ignição excessivamente adiantada.
2 - Deficiência no resfriamento do motor.
3 - Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.
4 - Vela de ignição muito quente.
Soluções
Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.
Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.
Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES
Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.
Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.
Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.
FIM DA VIDA ÚTIL
Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.
Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.
Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.
Solução - Coloque velas novas.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Você tem o numero que te passei num tem?
Eu sei que na sua cidade tem essas lojas aqui:
Moto Shop , Rua Miguel Couto, 83 3321-2529
Atacadão das Peças, Rua presidente Epitácio Pessoa, 83 3342-9090
Novo Rumo Motores e Peças, Av. João Suassuna, 83 2101-3300
M C Moto, Rua João Suassuna, 83 3341-3165
Pepe Moto Peças, Av. João Suassuna, 83 3321-9294
Rally Motos, Rua Vigário Calixto, 83 3182-2000
Central Motos Distr. e Imp. de peças, Rua presidente Epitácio Pessoa, 83 3321-6468
MD Motos, Av. João Suassuna, 83 3341-2272
E em João Pessoa tem essas:
João Pessoa MOTO CENTRO RUA PADRE AZEVEDO 407, 83 3221-1952
João Pessoa CAPITAL MOTOS BICICLETAS RUA PADRE AZEVEDO 385, 83 3241-6986
João Pessoa RISOLENE BRANDAO AV JOSEFA TAVEIRA 673, 83 3238-5566
João Pessoa PARAIBA MOTOS Rua Padre Azevedo 449, 83 3221-5971
João Pessoa BARATAO MOTO PECAS Rua Padre Azevedo 395, 83 3221-0081
João Pessoa J & L MOTO PECAS Rua Josefa Taveira 168, 83 3221-0081
Espero que ajude!
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Eu sei que na sua cidade tem essas lojas aqui:
Moto Shop , Rua Miguel Couto, 83 3321-2529
Atacadão das Peças, Rua presidente Epitácio Pessoa, 83 3342-9090
Novo Rumo Motores e Peças, Av. João Suassuna, 83 2101-3300
M C Moto, Rua João Suassuna, 83 3341-3165
Pepe Moto Peças, Av. João Suassuna, 83 3321-9294
Rally Motos, Rua Vigário Calixto, 83 3182-2000
Central Motos Distr. e Imp. de peças, Rua presidente Epitácio Pessoa, 83 3321-6468
MD Motos, Av. João Suassuna, 83 3341-2272
E em João Pessoa tem essas:
João Pessoa MOTO CENTRO RUA PADRE AZEVEDO 407, 83 3221-1952
João Pessoa CAPITAL MOTOS BICICLETAS RUA PADRE AZEVEDO 385, 83 3241-6986
João Pessoa RISOLENE BRANDAO AV JOSEFA TAVEIRA 673, 83 3238-5566
João Pessoa PARAIBA MOTOS Rua Padre Azevedo 449, 83 3221-5971
João Pessoa BARATAO MOTO PECAS Rua Padre Azevedo 395, 83 3221-0081
João Pessoa J & L MOTO PECAS Rua Josefa Taveira 168, 83 3221-0081
Espero que ajude!
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Esse André... VALEWWWWWWWWWW...
Algumas dessas lojá eu já fui e eles dizem q esta em falta!
So falta eu ir saber destas outras: Moto Shop, Pepe Moto Peças e Central Motos Distr. e Imp. de peças.
:-)
Algumas dessas lojá eu já fui e eles dizem q esta em falta!
So falta eu ir saber destas outras: Moto Shop, Pepe Moto Peças e Central Motos Distr. e Imp. de peças.
:-)
Re: Diagnóstico das Velas
Vai tentando ai, creio eu que num vai ser tão dificil não!
Eu encontrei em Vitória, capital do ES.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Eu encontrei em Vitória, capital do ES.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
É pra isso que serve o forum, trazer informações que muitas das vezes os mecanicos e a CC não dão, só sabem falar que tem que trocar, mas não dizem o porque de trocar!
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Òtimo tópico Costalonga, muito bem explicativo esse material, bem mais completo que o que tenho aqui.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
Valeu Xann, já deu uma lida no Vela Iridium?
Dá uma lida lá, interessante, tu vai gostar.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Dá uma lida lá, interessante, tu vai gostar.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Ôpa, vou ver agora
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
se n for essa vela iriduim qual a outra marca do marca melhor e mais confiavel pra se coloka na factor??
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Diagnóstico das Velas
Leandro, vc colocando a NGK, que é a que veio em nossas motos já tá de boa
8)
8)
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
hum n sei se a minha ta na hora de trocar n por que a minha moto so tem 11 vai fazer 12 meses ser que ja esta na hora??? por que a minh vela ta tipo essa
RESÍDUOS DE CARVÃO
sera que ja ta na hora tenho 18 mil e uns kebrados de km ???
n ta taum que nem essa mais ta kuase !! eu depois vo tira uma foto ai galera pra vcs dar uma olhada melhor pra eu ter uma noção de como ela ta valeu
RESÍDUOS DE CARVÃO
sera que ja ta na hora tenho 18 mil e uns kebrados de km ???
n ta taum que nem essa mais ta kuase !! eu depois vo tira uma foto ai galera pra vcs dar uma olhada melhor pra eu ter uma noção de como ela ta valeu
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Diagnóstico das Velas
Sim leandro, como aqui mesmo eu já li sobre o assunto, vc pode retirar a vela e colocala em agua vervente, ate consegui um melhor especto da vela, e a seca antes de por novamente na moto.
Leia algo mas sobre vela aqui. A boa dicas!
Leia algo mas sobre vela aqui. A boa dicas!
Re: Diagnóstico das Velas
valeu BPMW 20 eu tbm vi isso em algum lugas mais mesmo assim fikei com medo de fazer isso e perder avela mais se vc falou e precisa colokar alguma coisa na agua??
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Diagnóstico das Velas
Leandro16, é só deixar ferver mesmo, se quiser coloca um pouco de bicabornato de sódio, mas bem pouco, ai ferve, depois ferva denovo em uma agua limpa pra tirar o bicabornato que venha a ficar grudado na vela, e deixe secar bem, se poder jogar um jato de ar pra ajudar a tirar a agua é bom também.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
bom eu sempre aprendi que se a vela ta suja de oleo e so pegar um esqueiro e quimar ela um pouco para quimar o oleo e se a vela estiver oxidada i melor e subistituila!
mas nao sei ate que ponto isso e verdade!
mas nao sei ate que ponto isso e verdade!
Diogo- VIP
- Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2010
Localização : belo horizonte
Mensagens : 1055
Re: Diagnóstico das Velas
Vela suja, preta, basta passar a lixa entre os contatos dela e meter pra dentro de novo, só se tiver soltando cascas, aí sim é bom limpar bem, pois essas cascas podem riscar o cilindro ou provocar outros problemas como impedir que a valvula de escapamento se feche totalmente.
Agora por falar em vela, ontem eu sorri bastante sozinho, fui tirar a vela da minha Factor pela primeira vez pra regular as valvulas e dei de cara com uma MINI-VELA kkkkkkk, é miudinha que nem a vela da Biz, fiquei de cara hehe! :[kikikiki]:
Agora por falar em vela, ontem eu sorri bastante sozinho, fui tirar a vela da minha Factor pela primeira vez pra regular as valvulas e dei de cara com uma MINI-VELA kkkkkkk, é miudinha que nem a vela da Biz, fiquei de cara hehe! :[kikikiki]:
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
Tipo vela de Wake Machine?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Cara nunca ví a vela de Walkmachine, mas que é pequenina é kkkkk
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Mais ou menos isso?
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Mais ou menos isso?
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Essa aí é curtinha né rssss, a da Factor é compridinha mas bem fininha rssss. Queria uma dessas aí que vc postou pra colocar num cordão e usar no pescoço hehe!
Última edição por Xann em 13/11/2010, 16:10, editado 1 vez(es)
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É baratim, R$9,00 só.
É bem pequena mesmo.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
É baratim, R$9,00 só.
É bem pequena mesmo.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Fala André firmeza!
Cara tirei a vela hoje novamente pra fazer uma nova regulagem nas válvulas, não gostei da ultima, e aproveitei e tirei uma fotinha pra vc ver. Veja a vela da Factor junto á uma da CG hehe!
Cara tirei a vela hoje novamente pra fazer uma nova regulagem nas válvulas, não gostei da ultima, e aproveitei e tirei uma fotinha pra vc ver. Veja a vela da Factor junto á uma da CG hehe!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
Onde a vela fica no bloco é bem fino então, olha a diferença de rosca, sinal que a Factor tem uma refrigeração melhor e que não tem como colocar pra 180cc!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Diagnóstico das Velas
Eu já achava a vela da CG/Strada/Kansas que é a mesma, pequena, quando ví a da Factor fiquei de cara hehe!
E sobre meter 180cc numa YBR eu nunca ví ninguém que tenha feito, pra se ter idéia, no meu trabalho um camarada tem uma CG150, com as duas lado á lado eu fico olhando o tanto que o motor da Factor é menor, cilindro fininho e tals, imagina arrancar 180cc desse motor, acho que é roça hehe!
E sobre meter 180cc numa YBR eu nunca ví ninguém que tenha feito, pra se ter idéia, no meu trabalho um camarada tem uma CG150, com as duas lado á lado eu fico olhando o tanto que o motor da Factor é menor, cilindro fininho e tals, imagina arrancar 180cc desse motor, acho que é roça hehe!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Mensagens : 5037
Re: Diagnóstico das Velas
é xann minha vela ta igualzinha a sua com essa partizinha meio preta !! iai isso é normal ?? a minha eu ja trokei rsrs axei que tava ruin :hihi:
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
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Mensagens : 272
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