|
Embreagem, o coração do motor.
5
5
3
| | Embreagem, o coração do motor. | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
Costαlongα VIP

Idade: 24 Data de inscrição: 02/07/2010 Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES Mensagens: 957
 | Assunto: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 10:36 | |
| Muito se fala sobre a embreagem, mas será que sabemos ao certo como é o funcionamento correto dela? Sabemos como reduzir o desgaste dela, e assim ajudar o motor? É pra esse tipo de questão, que estou fazendo essa matéria sobre Embreagem, pois pra quem não conhece, a Embreagem é o coração do motor. Você já contou quantas vezes o manete da embreagem é acionado? Nem precisa contar para saber que o número é alto, afinal a embreagem é usada para dosar a carga do motor nas mudanças de marchas, paradas e arrancadas seja em uma simples volta pelo quarteirão, uma viagem ou uma competição. Presente na maioria das motos, as embreagens que utilizam discos de fricção datam da invenção da própria motocicleta. Tanta longevidade na utilização está ligada ao pequeno porte, durabilidade e custo baixo quando comparado a outros sistemas.  Quem já usou a moto trocando marchas no tempo (aguardando a rotação certa e aliviando o acelerador no momento da troca) sabe como é desconfortável e arriscado. Além dos trancos, existe a possibilidade de perder o controle da moto na hora de parar ou nas saídas. Fora isso toda a transmissão (câmbio, corrente ou eixo-cardâ) é sobrecarregado. Nessa hora a embreagem mostra sua utlidade. O sistema "separa" o motor da transmissão nas trocas de marchas e depois reestabelece a ligação progressivamente, assim permite o controle "da força" do motor. Tudo graças aos discos dotados de superfícies de tração e fricção – material sinterizado como das pastilhas e lonas de freio - ligados ao motor e a transmissão. Poderosas molas expandidas forçam os discos um contra o outro. Quando se aperta o manete da embreagem um cabo de aço movimenta uma alavanca pressionando a placa que por sua vez comprime as molas da embreagem. Quando a alavanca comprime as molas, os volantes são desacoplados. Eles patinam e deslizam entre si até se separarem totalmente quando se diz que o motor está "embreado" ou livre. O piloto é capaz de influenciar na durabilidade usando a embreagem de forma correta e evitando os vícios que diminuem a vida útil do sistema. Mas quais vícios diminuem a vida útil da embreagem? Queimar embreagem: Esse é o pior "castigo" especialmente quando o piloto a faz deslizar ou patinar de forma bruta para vencer uma rampa muito íngreme, desatolar a roda traseira ou para iniciar um "zerinho" por exemplo. Nesses casos os discos superaquecem emitindo um cheiro característico causado pela fricção excessiva. Essa prática pode acabar com a embreagem em minutos... No caso de motos atoladas prefira sua retirada manual. Embreagem acionada nas paradas: Evite parar muito tempo com a moto engatada e embreagem acionada. Componentes de acionamento e da embreagem estarão sendo esforçados sem necessidade. Use o ponto morto para aliviar o sistema. Segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios. Embrear sem tirar a mão do acelerador: Trocar de marchas sem desacelerar sobrecarrega a embreagem forçando deslizamentos à rotações muito mais altas do que seria normal reduzindo sua vida útil drasticamente. Evite a prática a menos que você esteja participando de uma competição quando realmente isso permite uma troca de marcha mais rápida. Arrancadas bruscas: Soltar o manete de uma vez submete o sistema de embreagem a grandes esforços comprometendo sua durabilidade. O ideal é soltar devagar e acelerar progressivamente. Evitando esses vícios você pode reduzir (e muito) o desgaste da embreagem de sua moto. Utilizando corretamente a embreagem você pode economizar combustível, aumentar o rendimento da moto, evitar oscilações do motor em questão de giro e também, evitar quebra de relação por conta de trancos na embreagem. Um grande abraço a todos, e espero que a matéria seja de bom proveito para todos. Atenciosamente, André Costalonga. |
|  | | Denes User

Idade: 22 Data de inscrição: 14/10/2010 Localização: Planaltina DF Mensagens: 40
 | Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 10:41 | |
| Muito bom +1 , nao tinha conhecimento de algumas coisas , otimo topico 8) |
|  | | @BPMW20 ADM

Idade: 21 Data de inscrição: 31/03/2010 Localização: PB Mensagens: 4225
 | Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 10:51 | |
| Confeço, eu sou um viciado... Mas depois dessa materia, vou acabar com isso. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- _ Renato Administrador |
|  | | Costαlongα VIP

Idade: 24 Data de inscrição: 02/07/2010 Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES Mensagens: 957
 | Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 10:54 | |
| KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Outra coisa que ajuda acabar muito com a embreagem, é o sujeito ficar descansando a mão na manete, assim a manete fica meio acionada, enforcando a embreagem, e logo logo ela acaba.
Abração.
Atenciosamente, André Costalonga. |
|  | | Denes User

Idade: 22 Data de inscrição: 14/10/2010 Localização: Planaltina DF Mensagens: 40
 | Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 10:56 | |
| è isso ae , Por curiosidade qual a média de vida de uma embreagem ? usando-a corretamente ? |
|  | | Costαlongα VIP

| Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:00 | |
| A embreagem de moto dura em média 70.000/80.000 KK, média, podendo durar mais ou menos.
Abração.
|  | | @BPMW20 ADM

| Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:03 | |
| Opa, então mesmo sendo viciado, ainda estou na media. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- _ Renato Administrador |
|  | | Costαlongα VIP

| Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:09 | |
| KKKKKKKKKKKKKKKK
Um ponto a seu favor BPMW, é a sua troca de óleo em menos tempo, isso ajuda a embreagem a trabalhar sempre em boas condições, oleo limpo, oleo novo, e sempre limpa.
Abração.
|  | | @BPMW20 ADM

| Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:14 | |
| Desta forma, espero ter que trocar a embreagem quando chegar aos 100mil km/rodados. Oleo de mil em mil (eu recomendo). Yamalube, sempre! -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- _ Renato Administrador |
|  | | Bruno User

Idade: 21 Data de inscrição: 16/10/2009 Localização: Espirito Santo do Pinhal -SP Mensagens: 270
 | Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:29 | |
| NOSSA, depois de ler tudo isso, acho que eu "fod1" com a minha embreagem! koaPSKAS
quando eu to em algum morro com garupa, se eu saiu normal sem queimar a embreagem, parece que vai "quebrar" a transmissão, é estranho!
"""Segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios. """
Isso ai seria o FREIO MOTOR? eu uso de vez em quando... |
|  | | GILIARD ADM

Idade: 22 Data de inscrição: 29/04/2010 Localização: mossoró/RN Mensagens: 4133
 | Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:31 | |
| tambem sou viciado em algumas questões... kkkkkk ótimo topico, parabens! +1 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
|  | | Costαlongα VIP

| Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:32 | |
| Brn_YFactorED é como se você fosse usar o freio de mão em um carro na ladeira, entende?
Segure o freio traseiro ou dianteiro, e vá soltando a embreagem, quando a moto assentar você arranca e pronto, não queima a embreagem e a moto sai sem voltar.
Abração.
|  | | Bruno User

Idade: 21 Data de inscrição: 16/10/2009 Localização: Espirito Santo do Pinhal -SP Mensagens: 270
 | Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:36 | |
| aa entendi Costalonga...
é que eu aprendi a andar de moto e carro sem usar os freios parar sair, sempre controlando na embreagem...
vou ver se eu consigo! kAOPSKA
valeu cara, abraço
|
|  | | Costαlongα VIP

| Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:38 | |
| Eu também, nunca gostei, mas tem lugares que você fica obrigado a recorrer, já teve dia de catingar embreagem por conta de não usar o freio, e outra, eu faço 200 manobras, mas não fico passando em lugar que eu sei que vai forçar a embreagem.
Já deixei de comprar apartamento por conta da saida da garagem ser uma rampa, ai pra você sair pra rua tem que fica forçando o carro todo dia.
Abração.
|  | | Bruno User

| Assunto: Re: Embreagem, o coração do motor. 27/10/2010, 11:50 | |
| rss oloco heim, deixou de comprar AP pra não forçar a embreagem rsss
Eu moro em uma "subidA" e muitas vezes invez de ir por cima, eu vou por baixo pra não forçar nada, ainda mais com a moto fria rsssss
abraço |
|  | | | | Embreagem, o coração do motor. | |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |