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Mensagem por Rafael Factor 1/11/2010, 22:12

OBS bpmw diz: Nos modelos 2011 no lugar do TPS e da Selenoide tem um parafuso tampando os buracos...(informativo).

1. CONCEITOS
1.1-Mistura rica/pobre

Para os que não conhecem o termo: A mistura é fluido composto por gasolina vaporizada e ar atmosférico que entra na câmara do motor para a queima. Uma mistura rica é aquela com muito combustível e pouco ar. A pobre é a com excesso de ar e carência de combustível. Tanto uma mistura muito rica como uma muito pobre são prejudiciais tanto para a moto. O ideal é a mistura ideal: Aquela que não é nem rica, nem pobre.

1.2-Sintomas de mistura rica ou pobre

Pobre: Dá falta na subida de giro (como se o combustível estivesse acabando). Dispara na arrancada. Motor dificil de partida. Giro alto demais em marchas curtas. Consumo muito abaixo do normal. Vela esbranquiçada ou seca. Em alguns casos pipocos no escapamento ao reduzir, e a já conhecida perda de força nas marchas maiores indicam mistura pobre, que pode até causar superaquecimento.

Rica: Embrulhadas na subida de giro. Faz a moto apagar em marcha lenta. Fumaça no escapamento e cheiro de combustivel nas acelerações. Consumo muito alto. Perda constante de torque em marchas curtas.

1.3-Dicas de regulagem de carburador

O ideal é que a moto saia no movimento meio "gorda", e mantenha sua força em todas as marchas, sem precisar enrolar demais o cabo do acelerador.Isso se consegue com um carburador em boas condições, limpo e bem regulado conforme o manual de serviço da moto, ou o mais proximo disso. As quatro regulagens fundamentais:

1- Regulagem da marcha lenta - Ajuste o parafuso que retém a válvula de aceleração. (apenas o parafuso de ar (regula o ar) e o parafuso da marcha lenta (regula a gas.) fazem diferença quando a moto está na marcha lenta).
2- Regulagem de baixa média aceleração - Ajuste o parafuso de ar, ou troque a válvula de aceleração (pistonete).
3- Regulagem em média alta aceleração - Regule a posição do clips da agulha.
4- Regulagem em alta aceleração - Troque o giclê de alta ou principal.



1.4-Compressão da câmara e sistema de escapamento

A mistura queima na câmara, e lá ela é comprimida. Esse é um conceito dos motores a explosão que temos nas motos. Sobre o sistema de escapamento, muita gente acha que a função do escapamento é apenas silenciar o som da explosão, o que não é verdade.

Em baixas rotações, visto que pouca mistura é injetada na câmara, os resíduos da explosão anterior presentes ainda na câmara ajudam na compressão da mesma. Já em situações de aceleração/rotação máxima, o ideal é que toda a mistura anterior seja expulsa, para dar lugar à nova mistura que é injetada para a próxima queima a seguir.


OBS:postei no lugar certo?
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Mensagem por Allex 2/11/2010, 11:55

Ótimo Rafael palmas
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Mensagem por Rafael Factor 2/11/2010, 12:24

Obrigado Xann
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Mensagem por Tiag0 4/11/2010, 23:51

Estou na aula de CSS, mas em casa lerei tudo,

Mas pela "bizoiada" que dei, o tópico é muito útil!! :D
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Mensagem por Rafael Factor 5/11/2010, 00:07

valeu assim que der dou mais uma pitadas nele 8)
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Mensagem por leandro16 5/11/2010, 02:29

sim gostei rafael mais me tire uma duvida tem como eu regular o meu carburador manualmente ou vou ter que ir na cc mesmo ??? por que o meu escapament ta dando muitos pipocos ai eu axo que deve ser a mistura que n estar na medida certa igual vc citou acima!! as misturas |!!
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Mensagem por Rafael Factor 5/11/2010, 15:56

leandro eu vo dar uma pesqueisada de noite eu te respondo agora estou indo trabalhar
Se alguem ai tiver a resposta fique a vontade em nos ajudar
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Mensagem por Tiag0 5/11/2010, 21:26

Cara, seu escapamento papa-léguas pipoca muito mesmo, é só acelerar e rolar o cabo que ele pipoca pra *** hehe

O meu Fortuna da umas pipocada sinistras, as vezes assusto até, mas eu gosto... ^_^
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Mensagem por Rafael Factor 5/11/2010, 22:43

aee Leandro dei uma olhada aki mesmo no forum e vi esses post's

Dá uma olhada foi o que eu consegui com palavaras de membros do forum
espero que ajude Abraço
Ahh as explicações estão mais pro final da pagina la em baixo do max..
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Mensagem por leandro16 12/11/2010, 03:20

valeu rafaelFactor obrigado ai pela preocupaçõ em axar uma resposta pra min eu vou ver se eu mesmo consigo regular se n ! lvo pra quem sabe melhor do que eu !!! mais se n for perdir de mais alguem poderia postar alguam foto mostrando onde é que fik esse bendito parafuso que regula o ar por que a minha dar uns pipoocos muito fort que por sinal axo ate que tem vezes que sai lasca de fogo !! obrigado galera!!!
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Mensagem por Allex 12/11/2010, 11:02

Tá aí Leandro! Valew

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Mensagem por Rafael Factor 12/11/2010, 15:00

muito obrigado Xann e lenadro estamos aki pra ajudar um ao outro sempre que precisar pode pedir
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Mensagem por Allex 12/11/2010, 15:20

Õpa, é nóis! Valew
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Mensagem por @BPMW20 12/11/2010, 16:20

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Xann, a minha anda consumindo bastante (não estou enrrolando o cabo), praticamente, 10R$ a cada 5dias (aff).
250cc??
KKKKK...
Como empobreso a mistura? Para que lado roda esse bendito.
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Mensagem por Allex 12/11/2010, 16:25

Renato, a marcha lenta dela tá normal? Se sim deixa o motor ligado e é só folgar o parafuso, sentido direita > esquerda, que vc vai estar liberando mais ar e empobrecendo a mistura, se a marcha lenta ficar irregular vc volta ele pro lugar. Mas esse parafuso aí é mistura somente da marcha lenta, pra recalibrar a mistura em alta aí é só mexendo na altura da agulha que tem no centro do carburador dentro, só abrindo mesmo, ou então mexendo no tamanho do giclê, diminuindo ele. Valew
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Mensagem por Tiag0 12/11/2010, 20:54

Ae XAN tu manja bonito hein...

off
A minha também esta bebendo que é uma beleza e não esta andando como antes.. o que será o problema ?? A corrente esta meio froxa ao meu ver... preciso por graxa nela..qual graxa vocês indicam ?? como por?? como esticar a corrente ??
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Mensagem por Léo Factor 12/11/2010, 21:49

Legla Xann, gostei do lance de regular a marcha lenta, acredito que a minha esteje boa, nao estou tendo problemas com ela. Consumo esta beleza.

Queria ver como esta meu carburador pois, como nao vou fazer a revisao dos 6000 km, nao vou me importar de abrir pra ver e limpar se necessário.

TEm como errar se abrir, é facil a limpeza. O manual da dicas muito vagas.. porc.aria.
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Mensagem por Convidad 12/11/2010, 23:24

parabens viu
vou observar a minha moto
...
da falta na saida as vezes tipo enguiadas so quando esta fria

para eu abrir a mistura deixar ela bem gordinhaaa para que lado eu giro?

apertando>
folgando<

Abraço ae!
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Mensagem por leandro16 12/11/2010, 23:44

é isso que eu tbm quero saber tou igual o cupim eu ja suspeitava desci parafuso ai so que n tinha certeza xann valeu mesmo vc ta cendo meu consultor particula rsrsrs valeu parceiro vc e muitos ai que anda me ajudando voltando !!!
eu girei um pouco no sentido anti horario ta certo ?? ate que eu percebir qui os pipoucos parou 80% o que vc axa !! devo rodar o parafuso mais no sentido ante horario ?? falow ai!!!
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Mensagem por Convidad 12/11/2010, 23:56

ante horario no caso abre a mistura...
ela fica rica ao invez de pobre!
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Mensagem por Léo Factor 13/11/2010, 02:24

Rica significa mais queima e mais gasto?

E pobre o inverso?


Leandro, vc girou com que chave? abraços geral
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Mensagem por leandro16 13/11/2010, 03:17

Leomontt olha taki a foto que o xann me mandou !!! eu rodei com com a xave de fenda do kit da factor mesmo!!! agora n sei se o lado que eu rodei deixou mais rica ou pobre sei que diminuio muito os pipoucos !!!Carburador modelos 2011 Parafuso
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Mensagem por Allex 13/11/2010, 15:13

Esse parafuso aí é da mistura da lenta, vc aperta a mistura fica mais rica, com mais gasolina que ar, vc afrouxa a mistura fica pobre, mais ar e menas gasolina.

O ideal é deixar ela mais gordinha que fica melhor de arrancada, só que mais gordinha de forma que não prejudique a marcha lenta.

Quando o carburador tá sujo um dos primeiros sintomas é a perda de marcha lenta, e isso é devido a sujeira nessa entrada de ar aí, aí o cara vai aumentando a marcha lenta no parafusão do lado direito e a moto vai ficando uma bosta.

Com 6.000 o carburador nem tá sujo ainda, deixa pra mexer quando começar a não querer dar mais marcha lenta Valew
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Mensagem por Convidad 13/11/2010, 18:11

é qnt xann seguindo seus passos ae...

Roxinha tem 9 mil ta enguiando a lenta as vezes quando se vai saindo sabe...
ta parada ligou vai saindo ela da uma perdidas... vou melhorar (apertar) a mistura quero dordinha de magro ja basta eu...

Um dia comentei de mexer em motor me chamaram de loko...

tem uma 2 ou 3 motinha ae mexida!

uma yzinha 2006 do cadu
uma yzinha factor do alex
mexidas as 2 140cc!

Voltando ao topic...
vou mexer nela quero mas gordinha quero andar melhor... esse negocio de arrancar fraco ta xato... vou melhorar a baixa para ela andar mas na alta...

vou trocar a gicle de alta da bixinha para ela andar +... ou se não pego a furadeira i broca i abro tudo... kkkkkkkkkkk!

Abraço!

Factor num tem valvula de ar não? so ando vendo a de gazolina...
queria saber se ela não é igual a outros carburadores...
tipo ar gazolina cada um com sua valvula... sakas? entrada de ar regula i gasolina tbm...
tipo 150cc honda! i YBR !
Ou a factor regula sozinha pelos sensores MAP i borboleta? se ela regular desse jeito so precisa regular a gazolina o ar so entra de uma jeito que o CDI regula ne xann? deu para entender minha duvida?!
Abraço!
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Mensagem por Allex 14/11/2010, 11:09

Fala Mulambuh firmeza!

Então, em todas as motos Honda que eu tive(CB400, Strada, CGs) e agora a YBR, o carburador só tem a regulagem de AR por fora, regulando a entrada do ar vc vai estar aumentando ou diminuindo a quantidade de combustível saca?

Explicando melhor, o motor tá sugando o carburador o tempo todo, então se vc abre o parafuso da mistura de lenta o motor vai sugar mais ar que gasosa(mistura pobre), e vc fechando o parafuso da entrada de Ar aí o motor vai sugar mais gasolina saca(mistura rica).

Se a marcha lenta da sua moto tá ok, vc aperta um pouco o parafuso da mistura até a marcha lenta começar a ficar ruim, aí pronto, sua mistura já vai estar mais gordinha, nesse momento a moto vai responder melhor ao acelerador quando estiver na lenta, não vai ter tanto o lance dela tá em lenta e vc puxar o acelerador duma vez e ela engasgar.

Já a Yamaha RD350 do meu irmão, esse parafuso já regula a entrada de gasolina saca, mas no fim a finalidade é a mesma.

Esse sensor que tem no nosso carburador serve apenas pra tá verificando se não há falhas na alimentação da moto, já o outro, a solenoide, fecha e abre a entrada de gasosa pro motor. Eu ainda não sei bem como este ultimo trabalha pois ainda não abrí o carburador da minha Factor, mas no dia que eu o fizer eu descubro pra que ele serve realmente e tiro um monte de fotos e posto aqui pra todo mundo ver. Mas segundo eu lí, ele fecha toda a alimentação para o motor quando vc solta o acelerador, pra evitar afogamentos ou algo assim.

8)
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Mensagem por Tiag0 14/11/2010, 13:03

Preciso ler esse tópico inteiro pra entender melhor sobre isso, mas agora estou meio ocupado.. ^_^
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Mensagem por Allex 14/11/2010, 13:49

Qualquer dúvida é só postar Tiago Valew
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Mensagem por Tiag0 14/11/2010, 13:55

Bom pelo pouco que li, acho melhor deixa a minha moto como está..

Ela só é lenta de arrancada na minha opinião..

E o pipoco no escapamento eu não posso reclamar porque meu escapamento é esportivo..hehe

Mas quando estiver com algum desses problemas concerteza irei mexer nessa mistura

Abraços e Carburador modelos 2011 585731
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Mensagem por Convidad 14/11/2010, 19:52

entendei tudinho querido xann... perfeito... a solenoide tem uma função loka ali... se desligar ela a moto fica loka kkk dando falta!...
ja mexi em tudo desliguei i vi os problemas causados. kkkk...
Abraço xann posta aee quero entender melhor minha roxa!
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Mensagem por Allex 15/11/2010, 12:46

Hehe, pode crer Mulambuh, não desmontei ainda pq o bichinho tá zerado ainda, limpinho, mas no dia que der na telha eu meto as ferramenteas pra cima rss. Tbm quero
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