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Escapamento esportivo - pode ou não?
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Escapamento esportivo - pode ou não?
Recomendo também, mas lembrando aos amigos que vão colocar escapamentos esportivos, que coloquem modelos de procedência, pois, do contrário vão perder potência e ainda corre o risco de pegar uma blitz com guardas dotados de decibelímetro(algo raro) e apreender a moto, procurem escapamentos que estejam de acordo com o CONTRAN e CONAMA porque vão possuir catalizador, vão melhorar a estética da moto e melhoram o desempenho da moto desde que bem ajustadas...
informação interessante:
O argumento utilizado pelos policiais ou agentes de trânsito é o Artigo 230 parágrafo XI do Código Nacional de Trânsito, que se refere aos escapamentos e silenciadores defeituosos ou inoperantes (furados, quebrados, com as câmaras internas desgastadas) e modelos “livres” (que não possuem miolo interno metálico ou com lã de vidro), o que não é o caso dos escapes esportivos da ..., os escapes esportivosdevem ser confeccionados dentro dos mesmos padrões que os modelos importados (Yoshimura, Vances & Hines, Cobra, etc) com lã de vidro, manta de aço e miolo perfurado, que abafa e mantém a compressão do motor, portanto não sendo “diretos” ou “livres”, emitindo níveis de decibéis (ruído) dentro do permitido e estipulado pelo CONAMA, órgão este, responsável pela emissão de ruído e poluição.
Segundo a Resolução CONAMA nº. 252 Artigo 1 - Parágrafos 1º e 3º, de 01/02/99, que estabelece, para os veículos rodoviários automotores, inclusive veículos encarroçados, complementados e modificados, nacionais ou importados, limites máximos de ruído nas proximidades do escapamento, para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso:
§ 1o Para veículos nacionais ou importados, do ciclo Otto, que atendam aos limites máximos de ruído em aceleração estabelecidos nas Resoluções no 002/93 e 008/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, o limite máximo de ruído para fins de inspeção obrigatória e fiscalização é o ruído emitido por veículos automotores na condição parado, declarado pelo fabricante ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, conforme art. 20, § 6o da Resolução CONAMA no 008/93 ou art. 1o, § 6o da Resolução CONAMA no 002/93, dependendo da categoria de veículo.
§ 3o Para os modelos de veículos do ciclo Otto, que não atendam aos limites máximos de ruído em aceleração estabelecidos nas Resoluções CONAMA no 002 e 008, de 1993 e para os modelos de veículos do ciclo Diesel produzidos até 31 de dezembro de 1998, são estabelecidos os limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parado, conforme TABELA 1:
TABELA 1: Limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parado para fins de inspeção e fiscalização de veículos automotores em uso, relativos aos modelos de veículos do ciclo Otto que não atendam aos limites máximos de ruídos emitidos por veículos automotores em aceleração estabelecidos nas Resoluções CONAMA no 002 e 008, de 1993, e aos modelos de veículos do ciclo Diesel produzidos até 31 de dezembro de 1998.
obs.: não colocarei toda a tabela, será somente o que nos diz respeito enquanto motociclistas.
CATEGORIA
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas
com motor auxiliar e veículos assemelhados
POSIÇÃO DO MOTOR
Todas
NÍVEL DE RUÍDO dB(A)
99
informação interessante:
O argumento utilizado pelos policiais ou agentes de trânsito é o Artigo 230 parágrafo XI do Código Nacional de Trânsito, que se refere aos escapamentos e silenciadores defeituosos ou inoperantes (furados, quebrados, com as câmaras internas desgastadas) e modelos “livres” (que não possuem miolo interno metálico ou com lã de vidro), o que não é o caso dos escapes esportivos da ..., os escapes esportivosdevem ser confeccionados dentro dos mesmos padrões que os modelos importados (Yoshimura, Vances & Hines, Cobra, etc) com lã de vidro, manta de aço e miolo perfurado, que abafa e mantém a compressão do motor, portanto não sendo “diretos” ou “livres”, emitindo níveis de decibéis (ruído) dentro do permitido e estipulado pelo CONAMA, órgão este, responsável pela emissão de ruído e poluição.
Segundo a Resolução CONAMA nº. 252 Artigo 1 - Parágrafos 1º e 3º, de 01/02/99, que estabelece, para os veículos rodoviários automotores, inclusive veículos encarroçados, complementados e modificados, nacionais ou importados, limites máximos de ruído nas proximidades do escapamento, para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso:
§ 1o Para veículos nacionais ou importados, do ciclo Otto, que atendam aos limites máximos de ruído em aceleração estabelecidos nas Resoluções no 002/93 e 008/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, o limite máximo de ruído para fins de inspeção obrigatória e fiscalização é o ruído emitido por veículos automotores na condição parado, declarado pelo fabricante ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, conforme art. 20, § 6o da Resolução CONAMA no 008/93 ou art. 1o, § 6o da Resolução CONAMA no 002/93, dependendo da categoria de veículo.
§ 3o Para os modelos de veículos do ciclo Otto, que não atendam aos limites máximos de ruído em aceleração estabelecidos nas Resoluções CONAMA no 002 e 008, de 1993 e para os modelos de veículos do ciclo Diesel produzidos até 31 de dezembro de 1998, são estabelecidos os limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parado, conforme TABELA 1:
TABELA 1: Limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parado para fins de inspeção e fiscalização de veículos automotores em uso, relativos aos modelos de veículos do ciclo Otto que não atendam aos limites máximos de ruídos emitidos por veículos automotores em aceleração estabelecidos nas Resoluções CONAMA no 002 e 008, de 1993, e aos modelos de veículos do ciclo Diesel produzidos até 31 de dezembro de 1998.
obs.: não colocarei toda a tabela, será somente o que nos diz respeito enquanto motociclistas.
CATEGORIA
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas
com motor auxiliar e veículos assemelhados
POSIÇÃO DO MOTOR
Todas
NÍVEL DE RUÍDO dB(A)
99
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
bela materia chegado...
coloquei esses dias um aluminiun boca 8...
Sera que isso da multa? ou ta suave... vou mandar repor a lã de vidro dentro meu mecanico vai colocar lã de aço i pronto achu que não vai me dar strrees o aluminiun vejo geral com ele... kkk abraço querido
Bela materia!
coloquei esses dias um aluminiun boca 8...
Sera que isso da multa? ou ta suave... vou mandar repor a lã de vidro dentro meu mecanico vai colocar lã de aço i pronto achu que não vai me dar strrees o aluminiun vejo geral com ele... kkk abraço querido
Bela materia!
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
poh cara otima materia !!!
mas sera q mudar o escapamento nao pode rodar também como aduteraçao d veiculo nao?
mas sera q mudar o escapamento nao pode rodar também como aduteraçao d veiculo nao?
bmx- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : joão monlevade / Mg
Mensagens : 182
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
não bmx, pois, no nosso caso, não estamos alterando a característica, estamos somente substituindo um modelo de escapamento por outro que possui as mesmas características, porém com um som digamos "mais agradável" aos nossos ouvidos... agora, se estiver fora do que foi citado acima, ai sim estará em desacordo com autoridades de trânsito. No meu caso, uso um roncar modelo coyote trs, que já vem com catalizador e o fabricante envia um laudo comprovando qual é o nível de ruído máximo emitido pelo escapamento para o meu tipo de motocicleta(factor), que é de 88dB. Por isso recomendo na hora da compra, verificar se o escapamento está dentro das normas de circulação.
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
valeu pelo esclarecimento
pois pensava q a mudansa do escapamento jah contava como alteraçao das caracteristicas do veiculo e poderia ser multado
valeu ai fds_teco
pois pensava q a mudansa do escapamento jah contava como alteraçao das caracteristicas do veiculo e poderia ser multado
valeu ai fds_teco
bmx- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : joão monlevade / Mg
Mensagens : 182
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
tranquilo parceiro, qualquer coisa, é um ajudando ao outro...
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Fala Fernando Teco, ótima iniciativa a sua
8)
8)
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Esse assunto é velho, mas ainda deixa muitas pessoas(motoqueiros) com duvidas. E eu posso afirma com toda certeza, apois ter a minha primeira moto(factor 2009, até hj) que todo e qualquer escapamento vendido no comercio já estão em conforme com a lei CTB.
Um guardinha qualquer, só podera lhe multar se estiver com um Decibelimetro e no mesmo for comprovado o exeço 99db(decibés).
Uso o meu coyote a mas de 2 anos, e nunca nem reclamaram do escapamento esportivo. Agora claro que existe aqueles, que destriem o escapamento por dentro, sai por ai fazendo mó zuada, ao fica essa lenda, que escapamento esportivo é proibido, desde que esta todo original, é liberado sim.
Um guardinha qualquer, só podera lhe multar se estiver com um Decibelimetro e no mesmo for comprovado o exeço 99db(decibés).
Uso o meu coyote a mas de 2 anos, e nunca nem reclamaram do escapamento esportivo. Agora claro que existe aqueles, que destriem o escapamento por dentro, sai por ai fazendo mó zuada, ao fica essa lenda, que escapamento esportivo é proibido, desde que esta todo original, é liberado sim.
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
isso mesmo BPMW20, e pra verificar se está acima, ele não poderá fazer isso na rua pelo fato de o som emitido por outros veículos e demais aparelhos sonoros pr perto influenciarem diretamente no resultado...
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Guardinhas ... kkkk
!
Eu tou usando o aluminiun rs boca 8 rapaz o som é muito bom talvez ate melhor doque o mini-pipe... kkkkkk i outra valeu mesmo eu tava preocupado... agora vou passar uns dias sem UP. IPVA 2011 aee... depois que pagar vamos que vamos brincar (L) ;)
valeu por tirar minha Duvida! BP + Teco!
Guardinhas ... kkkk
!
Eu tou usando o aluminiun rs boca 8 rapaz o som é muito bom talvez ate melhor doque o mini-pipe... kkkkkk i outra valeu mesmo eu tava preocupado... agora vou passar uns dias sem UP. IPVA 2011 aee... depois que pagar vamos que vamos brincar (L) ;)
valeu por tirar minha Duvida! BP + Teco!
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Isso mesmo teco, essa medição é feita a 6 ou 7m de disntancia. Pelo o que me lembre.
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Quando andava com meu Aluminium SS Redondo levava junto aquele documento da Roncar mostrando o ruído do escapamento e que ele estava dentro da LEI.
Mas se o guarda quiser te multar, ele VAI te multar... depois recorre.
Mas se o guarda quiser te multar, ele VAI te multar... depois recorre.
Mat- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 31/01/2010
Localização : Duque de Caxias - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagens : 306
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Isso mesmo Mat, e esse documente não servira de nada! AO recorrer, vc deverar entrar com contato com o fornecedor (roncar.com). Pois a empresa, ja tem mt processos contra os estados, que andam implicando com os usuarios dos produtos.
Por isso que nem em todos os estados, os guardinhas implicam tanto, as vezes nem notam.
Por isso que nem em todos os estados, os guardinhas implicam tanto, as vezes nem notam.
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
A descaracterização de veículo é quando que ele estiver sem algum item na moto, por exemplo:
sem retrovisor
sem painel
sem farol
sem lanterna
todos esses são classificados como descaracterização de veículo, a lei diz que podemos substituir um item original por um similar, que é o caso dos escapamentos esportivos.
sem retrovisor
sem painel
sem farol
sem lanterna
todos esses são classificados como descaracterização de veículo, a lei diz que podemos substituir um item original por um similar, que é o caso dos escapamentos esportivos.
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
boa materia Teco
também tinha duvidas valeu!
também tinha duvidas valeu!
Rafael Factor- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
isso mesmo giliard, quem tiver alguma dúvida, procura no CTB a RESOLUÇÃO Nº 25, DE 21 DE MAIO DE 1998 que dispõe sobre modificações de veículos e dá outras providências, previstas nos arts. 98 e 106 do Código de Trânsito Brasileiro.
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
galerinha será q usar o 788 devil tem grilo?
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Desde que ele esteja totalemente original internamente, nao tem grilo algum.
vem guardinha falar agua (escapamentos esportivos) regras!
manda os guardinhas falarem agora...
1. É permitido utilizar escapamentos esportivos?
Não há nenhuma lei que proíba a utilização ou regulamente a utilização de escapamentos esportivos por isso ocorrem divergências na interpretação da lei, que diz que o veículo não pode ter suas características alteradas. Porém, se tomarmos em consideração que um escapamento esportivo cumpre as mesmas funções que um original, ou seja, levar os gases do motor para fora do motor de maneira segura e contínua, mantendo a compressão do motor e controlando a emissão de ruídos, temos que,o que está havendo é um simples equívoco por parte dos agentes de trânsito no ato da fiscalização.
Assim, de acordo com a resolução CONAMA nº 252/1999, artigo 5º:
“§ 1o Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na TABELA 1.”
2. O que diferencia um escapamento esportivo de um escapamento original ?
O escapamento esportivo é mais leve e geralmente usa materiais mais nobres, excetuando-se os modelos mais básicos. Tem design diferenciado e mais moderno ou menos comum e são desenvolvidos para melhorar a performance da motocicleta, além de produzir um ronco mais esportivo.
3. A que normas estão sujeitos os fabricantes de escapamentos, mais precisamente normas que regulam o nível de ruídos emitidos por eles ?
Atualmente, temos:
*Resolução CONAMA nº 256 de 30 de Junho de 1999 do CONAMA que em suma, regulariza a vistoria de veículos automotores quanto a poluição do ar e emissão de ruídos;
*Resolução CONAMA nº 252 de 01 de Fevereiro 1999, que estabelece a tabela de emissão de ruídos para veículos automotores, bem como a forma que os testes devem ser executados;
*Código Brasileiro de Trânsito- artigo 280 e parágrafo 2º. que estipula que em ação de fiscalização, o agente de trânsito deve realizar testes que comprovem a adequação do escapamento para as normas estabelecidas na resolução 252 de 01 de Fevereiro de 1999;
*NBR9714/2000 é a norma que estabelece os processos e métodos para as medições dos níveis de ruídos para os escapamentos.
4. Os escapes esportivos atendem às normas de ruído?
Evidente que seria impossível generalizar essa resposta, porém, fica claro que as empresas sérias do ramo de reposição de moto peças tem essa preocupação e disponibilizam produtos que atendam as especificações exigidas por lei.
5. Existe algum laudo de emissão de ruídos ?
Não existe laudo de ruídos que tenha algum valor jurídico para escapamentos do mercado paralelo, pois a legislação não estabelece uma norma específica para esses produtos. Os laudos existentes são apenas Certificados de Responsabilidade Técnica (CRT) assinados por engenheiros que se responsabilizam pelas informações ali contidas,
porém não é reconhecido juridicamente.
6. Existe algum certificado ou até mesmo algum símbolo que é colocado no escapamento como prova de que o mesmo foi submetido aos testes de verificação de emissão de ruídos ?
Apenas as montadoras são obrigadas a ter o certificado para conseguir a liberação (homologação) de venda das motos. Os testes são feitos por empresas privadas e homologadas pelos órgãos competentes, mas não há símbolos, marcas, adesivos ou identificações obrigatórias nos escapamentos.
7. Existe algum selo do INMETRO?
Não existe, pois o INMETRO não é o órgão responsável pela certificação dos escapamentos esportivos. Não existe ainda uma regulamentação específica para este segmento.
8. Quais são os órgãos responsáveis pelo controle de emissão de ruídos?
*IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e
*CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
*CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente.
9. O escapamento antes de ser colocado no mercado para venda, têm que passar anteriormente por testes para constatar se cumprem requisitos legais ?
Não há nenhuma exigência ou regulamentação para isso, no entanto, durante o processo de desenvolvimento e dimensionamento, os nossos produtos são testados e passam por testes estruturais por questão de segurança e qualidade.
10. Terei problemas com a Lei se utilizar escapamentos esportivos?
A empresa fabricante de escapamentos esportivos não pode se responsabilizar por erros cometidos pelos agentes fiscalizadores. Apenas garantimos que nossos produtos, quando saem de fábrica, são testados e atendem as exigências das normas de ruído:
99 dB para motos fabricadas até 31/12/98;
A partir de 1/1/99 – máx. 3 dB acima do descrito no manual original do fabricante.
11. Fui multado por excesso de ruído, o que devo fazer?
Após o recebimento da notificação e da multa, você deve entrar com recurso com base no enquadramento legal dentro das especificações de ruído.
Se o pedido for indeferido em 1ª. Instância, entrar com defesa para 2ª Instância.
É muito importante observar se o agente utilizou algum aparelho para medição, bem como todos os procedimentos exigidos por lei, conforme segue:
* Norma NBR 9714/2000 e o artigo 280 do Código Brasileiro de Trânsito que diz: “Seção I Da Autuação, § 2º - A infração deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN”.
* Resolução CONAMA nº 252/1999, Art 1º § 4o - Para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso, os ensaios para medição dos níveis de ruído deverão ser feitos de acordo com a norma brasileira NBR 9714 - Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado - Método de Ensaio, no que se refere à medição de ruído nas proximidades do escapamento, utilizando-se equipamento previamente calibrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO ou laboratórios pertencentes à Rede Brasileira de Calibração-RBC, observada a seguinte alteração no tocante à velocidade angular do motor, que deverá ser estabilizada nos seguintes valores, onde N é a máxima velocidade angular de potência máxima do motor, sendo admitida uma variação máxima de ± 100 rpm.
O que claramente significa que o agente não pode simplesmente submeter a motocicleta a uma alta aceleração e de “ouvido” realizar um teste de emissão de ruídos.
12. O que significa descarga livre ou aberta ?
O corre quando o escapamento encontra-se sem o sistema de redução de ruídos (abafador ou miolo), o qual geralmente se localiza na ponteira - parte final do escapamento.
13. O que significa dizer que um silenciador de motor à explosão está defeituoso, deficiente ou inoperante ?
Ocorre quando o escapamento não funciona corretamente ou não realiza a ação para a qual foi concebido.
As causas para essas falhas podem ser diversas, são elas:
* Desgaste pelo tempo ou fim da vida útil;
* Colisão;
* Vibração excessiva;
* Má utilização;
* Má instalação;
* Falta de manutenção e limpeza do sistema de exaustão;
14. Legislação para consulta e embasamento:
*CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB), Art. 230, 280;
*RESOLUÇÃO CONAMA Nº 252 DE 1/2/1999;
*RESOLUÇÃO CONAMA Nº 256 DE 30/6/1999;
*CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN);
*ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9714/2000.
Emissão de Ruidos |
Não há nenhuma lei que proíba a utilização ou regulamente a utilização de escapamentos esportivos por isso ocorrem divergências na interpretação da lei, que diz que o veículo não pode ter suas características alteradas. Porém, se tomarmos em consideração que um escapamento esportivo cumpre as mesmas funções que um original, ou seja, levar os gases do motor para fora do motor de maneira segura e contínua, mantendo a compressão do motor e controlando a emissão de ruídos, temos que,o que está havendo é um simples equívoco por parte dos agentes de trânsito no ato da fiscalização.
Assim, de acordo com a resolução CONAMA nº 252/1999, artigo 5º:
“§ 1o Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA nos 1, 2, e 8, de 1993, e os estabelecidos na TABELA 1.”
2. O que diferencia um escapamento esportivo de um escapamento original ?
O escapamento esportivo é mais leve e geralmente usa materiais mais nobres, excetuando-se os modelos mais básicos. Tem design diferenciado e mais moderno ou menos comum e são desenvolvidos para melhorar a performance da motocicleta, além de produzir um ronco mais esportivo.
3. A que normas estão sujeitos os fabricantes de escapamentos, mais precisamente normas que regulam o nível de ruídos emitidos por eles ?
Atualmente, temos:
*Resolução CONAMA nº 256 de 30 de Junho de 1999 do CONAMA que em suma, regulariza a vistoria de veículos automotores quanto a poluição do ar e emissão de ruídos;
*Resolução CONAMA nº 252 de 01 de Fevereiro 1999, que estabelece a tabela de emissão de ruídos para veículos automotores, bem como a forma que os testes devem ser executados;
*Código Brasileiro de Trânsito- artigo 280 e parágrafo 2º. que estipula que em ação de fiscalização, o agente de trânsito deve realizar testes que comprovem a adequação do escapamento para as normas estabelecidas na resolução 252 de 01 de Fevereiro de 1999;
*NBR9714/2000 é a norma que estabelece os processos e métodos para as medições dos níveis de ruídos para os escapamentos.
4. Os escapes esportivos atendem às normas de ruído?
Evidente que seria impossível generalizar essa resposta, porém, fica claro que as empresas sérias do ramo de reposição de moto peças tem essa preocupação e disponibilizam produtos que atendam as especificações exigidas por lei.
5. Existe algum laudo de emissão de ruídos ?
Não existe laudo de ruídos que tenha algum valor jurídico para escapamentos do mercado paralelo, pois a legislação não estabelece uma norma específica para esses produtos. Os laudos existentes são apenas Certificados de Responsabilidade Técnica (CRT) assinados por engenheiros que se responsabilizam pelas informações ali contidas,
porém não é reconhecido juridicamente.
6. Existe algum certificado ou até mesmo algum símbolo que é colocado no escapamento como prova de que o mesmo foi submetido aos testes de verificação de emissão de ruídos ?
Apenas as montadoras são obrigadas a ter o certificado para conseguir a liberação (homologação) de venda das motos. Os testes são feitos por empresas privadas e homologadas pelos órgãos competentes, mas não há símbolos, marcas, adesivos ou identificações obrigatórias nos escapamentos.
7. Existe algum selo do INMETRO?
Não existe, pois o INMETRO não é o órgão responsável pela certificação dos escapamentos esportivos. Não existe ainda uma regulamentação específica para este segmento.
8. Quais são os órgãos responsáveis pelo controle de emissão de ruídos?
*IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e
*CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.
*CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente.
9. O escapamento antes de ser colocado no mercado para venda, têm que passar anteriormente por testes para constatar se cumprem requisitos legais ?
Não há nenhuma exigência ou regulamentação para isso, no entanto, durante o processo de desenvolvimento e dimensionamento, os nossos produtos são testados e passam por testes estruturais por questão de segurança e qualidade.
10. Terei problemas com a Lei se utilizar escapamentos esportivos?
A empresa fabricante de escapamentos esportivos não pode se responsabilizar por erros cometidos pelos agentes fiscalizadores. Apenas garantimos que nossos produtos, quando saem de fábrica, são testados e atendem as exigências das normas de ruído:
99 dB para motos fabricadas até 31/12/98;
A partir de 1/1/99 – máx. 3 dB acima do descrito no manual original do fabricante.
11. Fui multado por excesso de ruído, o que devo fazer?
Após o recebimento da notificação e da multa, você deve entrar com recurso com base no enquadramento legal dentro das especificações de ruído.
Se o pedido for indeferido em 1ª. Instância, entrar com defesa para 2ª Instância.
É muito importante observar se o agente utilizou algum aparelho para medição, bem como todos os procedimentos exigidos por lei, conforme segue:
* Norma NBR 9714/2000 e o artigo 280 do Código Brasileiro de Trânsito que diz: “Seção I Da Autuação, § 2º - A infração deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN”.
* Resolução CONAMA nº 252/1999, Art 1º § 4o - Para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso, os ensaios para medição dos níveis de ruído deverão ser feitos de acordo com a norma brasileira NBR 9714 - Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado - Método de Ensaio, no que se refere à medição de ruído nas proximidades do escapamento, utilizando-se equipamento previamente calibrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO ou laboratórios pertencentes à Rede Brasileira de Calibração-RBC, observada a seguinte alteração no tocante à velocidade angular do motor, que deverá ser estabilizada nos seguintes valores, onde N é a máxima velocidade angular de potência máxima do motor, sendo admitida uma variação máxima de ± 100 rpm.
O que claramente significa que o agente não pode simplesmente submeter a motocicleta a uma alta aceleração e de “ouvido” realizar um teste de emissão de ruídos.
12. O que significa descarga livre ou aberta ?
O corre quando o escapamento encontra-se sem o sistema de redução de ruídos (abafador ou miolo), o qual geralmente se localiza na ponteira - parte final do escapamento.
13. O que significa dizer que um silenciador de motor à explosão está defeituoso, deficiente ou inoperante ?
Ocorre quando o escapamento não funciona corretamente ou não realiza a ação para a qual foi concebido.
As causas para essas falhas podem ser diversas, são elas:
* Desgaste pelo tempo ou fim da vida útil;
* Colisão;
* Vibração excessiva;
* Má utilização;
* Má instalação;
* Falta de manutenção e limpeza do sistema de exaustão;
14. Legislação para consulta e embasamento:
*CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB), Art. 230, 280;
*RESOLUÇÃO CONAMA Nº 252 DE 1/2/1999;
*RESOLUÇÃO CONAMA Nº 256 DE 30/6/1999;
*CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN);
*ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9714/2000.
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Meu escapamento tem um papel que mostra que ele tem menos de 80db.. =pP
Aí se os guardinhas me pararem eu vou ser bem educado e vou mostrar pra eles, quem sabe eles aliviam..=DD
Aí se os guardinhas me pararem eu vou ser bem educado e vou mostrar pra eles, quem sabe eles aliviam..=DD
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
eaii gente esses dia fui multado pela policia militar ele falo q meu escapamento era ilegal o meu escapamento é um boca 8 da roncar fiquei muito nervoso com esses policiais.
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Xiiii, que zica hein Dc
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
agora to na duvida se pode andar com turbal ou não?
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Mas não tem nenhum documento do DETRAN que demonstra que você pode usá-lo pois ele não ultrapassa o limite de 85 dB (a) ???
O meu fortuna de R$160,00 tem.. o seu é pra ter também..rsrs
O meu fortuna de R$160,00 tem.. o seu é pra ter também..rsrs
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
o escapamento tem esse comprovante q mostra q naum passa da altura permitida, mas sabe como q é policial hoje em dia não q nem sabe e ainda eu estava
parado com a moto nem em cima dela eu tava rsrsrs...
parado com a moto nem em cima dela eu tava rsrsrs...
Convidad- Convidado
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
Dc nao pague a multa, recorra e concerteza vc irá ganhar a causa... elis nao poderia ter feito isso com vc, muito menos sem provar que eli passa realmente do permitido por lei...
teria que tar dotados do aparelho que mede os DB's e ainda com um contador de giros, pois teria que realizar o teste em baixo giro, médio e alto e tirar a média das 3 medidas para poder aplicar a tal multa...
teria que tar dotados do aparelho que mede os DB's e ainda com um contador de giros, pois teria que realizar o teste em baixo giro, médio e alto e tirar a média das 3 medidas para poder aplicar a tal multa...
TONY- ADM
- Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
DC, tem lugar que e complicado brother, tem uma cidade onde uns parentes meu moram aqui perto que escapamento esportivo nao pode de forma alguma. A leis sao as mesmas em todo o pais mas infelizmente em cada regiao funciona de uma maneira diferente.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Escapamento esportivo - pode ou não?
*** que m*** hein DC
Não abaixa a bola não fala que você está pela lei pow....
Que mancada desses maluco
Sorte minha que aqui na minha cidade de 10mil habitantes, meu sobrenome Rigueto é forte..rsrs
Eu cresço pra cima desses c****
Não abaixa a bola não fala que você está pela lei pow....
Que mancada desses maluco
Sorte minha que aqui na minha cidade de 10mil habitantes, meu sobrenome Rigueto é forte..rsrs
Eu cresço pra cima desses c****
Última edição por giliard_drailig em 22/12/2010, 01:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : palavra inapropriada)
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