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Manutenção preventiva da Liga leve
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Manutenção preventiva da Liga leve
Galera abaixo segue um mini-tutor criado por min para uma manutenção preventiva na sua roda a ser realizada de 15 em 15 mil km, nessa manutenção vc irá verificar os seguintes itens:
1 - Bujões
2 - Coroa
3 - Corrente
4 - Borrachas retenção da coroa com o eixo central da roda
5 - Lona de freio
6 - Tambor do freio
Para essa opção de manutenção nada melhor que trabalhar com a roda solta da suspenção, assim sendo solte os parafusos da suspensão traseira que segura na rabeta e também desregular o freio para ficar bem frouxo no parafuso de regulagem proximo da ponta do escapamento abaixo.
Em seguida retire o eixo central que sustenta a roda que passa no meio da roda, nessa ira sair , cair mesmo, dois bujões.
Aqui os dois bujões que se soltarão
Verifique e os mesmos estão em formato cilindrico e sem rachaduras ou desgaste prematuro ou pontos de ferrugem. Em caso de sim, é melhor troca-lo pois o acidente pode ser fatal com a roda traseira rebolando, pois eles tem a função de centralizar a roda no centro da moto (é claro aff), para isso ambos possuem tamanhos milimetricamente fabricados, o maior fica do lado esquerdo da roda e o menor rente a corrente.
Em seguida tente com jeito retirar a lona da tampa que segura o freio para ficar assim.
Note que no chão sai um pó preto correspondente a lona do freio que essa está agarrada a tampa conforme a imagem acima.
Retire a lona e faça uma boa limpeza.
Assim que terminar a sua limpeza, verifique o nivel da superficie que entra em atrito com a lona se esta muito gasta, se marcar 1 cm de largura, ta na hora, o meu está com 2,5, então ta bão por enquanto.
No fundo dessa foto no chao vc nota o eixo central da roda mais seus 2 bujãozinhos.
Depois dessa etapa é bão dar uma limpadinha na coroa e ver se ela está com desgaste no seu centro onde passa o eixo que segura a roda e tambem se as 4 ates que segura a coroa nas borrachas retentoras estão boas, grossas. O meu está bom, tipo assim:
E dar uma olhada nos dentes se não estão pontudos, se tiver, ta na hora de trocar a coroa, compre de preferencia a relação completa RIFELL.
O meu está bom assim:
Vamos agora para a roda mesmo, na roda no seu centro onde vc encaixa a coroa existem 4 borrachas que "seguram a coroa e evita atrito dela com o seu centro. Essas borrachas tendem a demorar a desgastar, porém, eu notei um cheiro de queimado a tempos na minha moto e como a roda esquenta é bom verificar se elas não estão derretidas. Essas 4 borrachas ficam aqui:
No meu caso as 4 foram pra o saco, apenas 2 dao pra ir usando ainda, até arranquei pedacinhos deles preso no centro que acabaram derretendo e nessa uma delas está até rompida, esse é um sinal que vc deve trocar todas quatros, como no exemplo abaixo:
O preço delas é baratinho, nem 10 reais vc deve gastar para trocar as 4 borrachinhas.
Bom depois dessa etapa é hora de limparmos o tambor que está super cheio de pó preto, eu limpei com pano e agua, e depois sequei com um pano seco.
Depois disso é hora de colocar as duas lonas de freio que não tem como errar, pois ela tem uma posição unica para se encaixar:
Depois de encaixar a lona na tampa, é só encaixar a coroa no pneu, lubrifique bem o eixo dela, eu usei bastante braxa branca antioxidante no centro, menos aonde vai as borrachas que seguram as 4 astes que prende a coroa no aro.
antes de colocar o eixo central, lubrifique ele tambem bem e depois segure o marcador de regulagem da corrente e depois segure o bujaozinho menor e encaixe o eixo e depois penetre a coroa e do outro lado vc segura o bujao maior e depois segure e penetre o regulador da corrente do lado direito e depois parafuse. Depois disso pede pra alguem te ajudar, na falta use uma pedra grande quadrada, para apoiar a roda enquanto vc levanta a roda para encaixar o amortecedor esquerdo depois o direito fica mais facil, e PELO AMOR DE DEUS NÃO ESQUECA DE REGULAR DE VOLTA O FREIO TRASEIRO HEIN,
Não tem como errar, é bom fazer sempre uma boa revisão na roda traseira pois pra quem vive correndo é bom estarmos em dia.
Entao, não esqueça, sentiu cheiro de queimado e vc sente que vem de tras da roda, é as borrachas retentoras da coroa que sofreuu um derretimento.
Um forte abraço...
P.S: Gostou, contribua com seu voto positivo 8) , duvida vai postando.
1 - Bujões
2 - Coroa
3 - Corrente
4 - Borrachas retenção da coroa com o eixo central da roda
5 - Lona de freio
6 - Tambor do freio
Para essa opção de manutenção nada melhor que trabalhar com a roda solta da suspenção, assim sendo solte os parafusos da suspensão traseira que segura na rabeta e também desregular o freio para ficar bem frouxo no parafuso de regulagem proximo da ponta do escapamento abaixo.
Em seguida retire o eixo central que sustenta a roda que passa no meio da roda, nessa ira sair , cair mesmo, dois bujões.
Aqui os dois bujões que se soltarão
Verifique e os mesmos estão em formato cilindrico e sem rachaduras ou desgaste prematuro ou pontos de ferrugem. Em caso de sim, é melhor troca-lo pois o acidente pode ser fatal com a roda traseira rebolando, pois eles tem a função de centralizar a roda no centro da moto (é claro aff), para isso ambos possuem tamanhos milimetricamente fabricados, o maior fica do lado esquerdo da roda e o menor rente a corrente.
Em seguida tente com jeito retirar a lona da tampa que segura o freio para ficar assim.
Note que no chão sai um pó preto correspondente a lona do freio que essa está agarrada a tampa conforme a imagem acima.
Retire a lona e faça uma boa limpeza.
Assim que terminar a sua limpeza, verifique o nivel da superficie que entra em atrito com a lona se esta muito gasta, se marcar 1 cm de largura, ta na hora, o meu está com 2,5, então ta bão por enquanto.
No fundo dessa foto no chao vc nota o eixo central da roda mais seus 2 bujãozinhos.
Depois dessa etapa é bão dar uma limpadinha na coroa e ver se ela está com desgaste no seu centro onde passa o eixo que segura a roda e tambem se as 4 ates que segura a coroa nas borrachas retentoras estão boas, grossas. O meu está bom, tipo assim:
E dar uma olhada nos dentes se não estão pontudos, se tiver, ta na hora de trocar a coroa, compre de preferencia a relação completa RIFELL.
O meu está bom assim:
Vamos agora para a roda mesmo, na roda no seu centro onde vc encaixa a coroa existem 4 borrachas que "seguram a coroa e evita atrito dela com o seu centro. Essas borrachas tendem a demorar a desgastar, porém, eu notei um cheiro de queimado a tempos na minha moto e como a roda esquenta é bom verificar se elas não estão derretidas. Essas 4 borrachas ficam aqui:
No meu caso as 4 foram pra o saco, apenas 2 dao pra ir usando ainda, até arranquei pedacinhos deles preso no centro que acabaram derretendo e nessa uma delas está até rompida, esse é um sinal que vc deve trocar todas quatros, como no exemplo abaixo:
O preço delas é baratinho, nem 10 reais vc deve gastar para trocar as 4 borrachinhas.
Bom depois dessa etapa é hora de limparmos o tambor que está super cheio de pó preto, eu limpei com pano e agua, e depois sequei com um pano seco.
Depois disso é hora de colocar as duas lonas de freio que não tem como errar, pois ela tem uma posição unica para se encaixar:
Depois de encaixar a lona na tampa, é só encaixar a coroa no pneu, lubrifique bem o eixo dela, eu usei bastante braxa branca antioxidante no centro, menos aonde vai as borrachas que seguram as 4 astes que prende a coroa no aro.
antes de colocar o eixo central, lubrifique ele tambem bem e depois segure o marcador de regulagem da corrente e depois segure o bujaozinho menor e encaixe o eixo e depois penetre a coroa e do outro lado vc segura o bujao maior e depois segure e penetre o regulador da corrente do lado direito e depois parafuse. Depois disso pede pra alguem te ajudar, na falta use uma pedra grande quadrada, para apoiar a roda enquanto vc levanta a roda para encaixar o amortecedor esquerdo depois o direito fica mais facil, e PELO AMOR DE DEUS NÃO ESQUECA DE REGULAR DE VOLTA O FREIO TRASEIRO HEIN,
Não tem como errar, é bom fazer sempre uma boa revisão na roda traseira pois pra quem vive correndo é bom estarmos em dia.
Entao, não esqueça, sentiu cheiro de queimado e vc sente que vem de tras da roda, é as borrachas retentoras da coroa que sofreuu um derretimento.
Um forte abraço...
P.S: Gostou, contribua com seu voto positivo 8) , duvida vai postando.
Última edição por Léo Factor em 3/2/2011, 04:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionado informação referente a colocação da suspensão.)
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Poxa Leo, fiquei até emocionado agora , quem te viu quem te vê
Mais 1 ponto pelo empenho
Mais 1 ponto pelo empenho
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Parabéns Leo. Muito bom. +1 pra vc com louvor.
Só achei q poderia ter aproveitado e tirado a tampa do pinhão e corrente pra limpar tbm.
Só achei q poderia ter aproveitado e tirado a tampa do pinhão e corrente pra limpar tbm.
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Ah, só uma pergunta Leo, vc sempre solta os amortecedores pra tirar a roda traseira?
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
muito bom mesmo parebens !
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
muito bom cra, em breve farei isso
+1
quando troquei o pneu da moto nao vi os cras aqu da oficina tirarem os amortecedores mas td bem, cada um do seu jeito...
+1
quando troquei o pneu da moto nao vi os cras aqu da oficina tirarem os amortecedores mas td bem, cada um do seu jeito...
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
ain queria ter coragem pra fazer essas coisas....rsrsrs...
prefiro vender mesmo ao invés de desmontar motos....heheeeee
sz factor sz parabéns Léooooo sdd de ti mulekeee bjo na Sil e no neném! sz
prefiro vender mesmo ao invés de desmontar motos....heheeeee
sz factor sz parabéns Léooooo sdd de ti mulekeee bjo na Sil e no neném! sz
Lana- User
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/01/2011
Localização : Cerquilho-SP
Mensagens : 113
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
valeu ai leo.. belo tutorial.. fiz na minha factor apartir do seu tutorial muito bom parabens..
felipe_augustofks- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 28/04/2011
Localização : Recife-pe
Mensagens : 49
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
valeu pelo tuto ja ganhou +1
adriano_ satelli- User
- Idade : 38
Data de inscrição : 12/01/2011
Localização : Tapurah MT
Mensagens : 115
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
léo tenho uma duvida. ve so cara eu acho que eu fiz algo de errado.. meu freio ta deslizando e ta fazendo uma zuada da poxa quando para, as lonas estao novas.. então nao faço ideia do que seja..
felipe_augustofks- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 28/04/2011
Localização : Recife-pe
Mensagens : 49
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
deslisando sem freiando bem pouco? Será se vc não deixou cair óleo ou graxa dentro do cubo?
A "zuada" na maioria das vezes é por causa daquele pó que fica dentro do cubo, no caso vc retirou esse pó né?
A "zuada" na maioria das vezes é por causa daquele pó que fica dentro do cubo, no caso vc retirou esse pó né?
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
O titulo do tópico é Manutenção da liga leve...
Alguem aqui já ouviu falar em fazer alinhamento das liga leve?!?! Nas motos raiadas esse processos é feito a partir do aperto ou folga dos raios, mas e no caso das liga leve?! Tem como??? Um amigo meu disse q assim como se faz alinhamento em carro se faz em moto, mas nunca ouvi falar isso... E ai...
Alguem aqui já ouviu falar em fazer alinhamento das liga leve?!?! Nas motos raiadas esse processos é feito a partir do aperto ou folga dos raios, mas e no caso das liga leve?! Tem como??? Um amigo meu disse q assim como se faz alinhamento em carro se faz em moto, mas nunca ouvi falar isso... E ai...
Última edição por Edward Rott em 2/5/2011, 01:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Eu e meus erros ortográficos...)
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Edward, o único alinhamento que da pra fazer na liga leve da moto é aquele que se faz no traseiro, hora de colocar o eixo. Até onde eu saiba não se faz balanceamento em roda de moto e alinhamento, no caso dos carros é fazer com que as duas rodas dianteiras fiquem o mais paralelas possível pra nao comer pneu, de resto é só fazendo balanceamento, isso no carro, no caso de moto, se intortar a liga leve, tem que ou mandar desentortar, o que nao eh recomendavel, pois eles esquentam a roda pra fazer isso e isso tira a têmpera da liga deixando a roda mais fraca, ou então colocar uma roda nova. Espero ter solucionado sua dúvida.
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Ohhh, com certeza Criztian!!! valeu ai!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
E aquelas paradinhas q tem na roda de liga, parecendo uma tampinha de tanque só q pequena na haste das estrela da roda.
Vou ver se consigo uma foto pra explicar melhor.
Mas eu achei q era pra balancear a roda, tipo aqueles chumbinhos q se coloca em rodas de liga de carros.
Vou ver se consigo uma foto pra explicar melhor.
Mas eu achei q era pra balancear a roda, tipo aqueles chumbinhos q se coloca em rodas de liga de carros.
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
GILIARD.. eu tirei o pó sim, mais me lembro que deixei cair óleo dentro do cubo
o que e que eu faço agora??
o que e que eu faço agora??
felipe_augustofks- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 28/04/2011
Localização : Recife-pe
Mensagens : 49
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
felipe_augustofks oleo lubrificante? ou oleo diesel?, se foi diesel ja era... podi trocar as lonas por uma nova e passar uma lixa fina no cubo... agora se foi só oleo lubrificante, se nao faz muito tempo basta lixar os dois que o problema estará resolvido
TONY- ADM
- Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
vixx foi oleo diesel...
felipe_augustofks- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 28/04/2011
Localização : Recife-pe
Mensagens : 49
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
existe alinhamento que é feito na roda de traz e na da frante quando colocamos o pneu depois de uma troca ou dele furar, tem que fazer o alinhamento correto, e tb existe balanceamento sim de rodas de motos, na autorizada mesmo eles fazem, aminha mesmo veio com 2 pesos de balanceamento preso na roda, do mesmo jeito que eles fazem com roda de carro
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Edward Rott escreveu:O titulo do tópico é Manutenção da liga leve...
Alguem aqui já ouviu falar em fazer alinhamento das liga leve?!?! Nas motos raiadas esse processos é feito a partir do aperto ou folga dos raios, mas e no caso das liga leve?! Tem como??? Um amigo meu disse q assim como se faz alinhamento em carro se faz em moto, mas nunca ouvi falar isso... E ai...
Ôpss, acho que os amigos se confundiram na pergunta do Edward, acho que ele está falando de desempeno da roda, pois rodas raiadas se desempena apertando e afrouxando os raios, é isso Edward?
Bom, rodas de liga leve da pra desempenar sim, o processo que é bem diferente e é feito por um TORNEIRO, o mesmo que mexe com rodas de carro, e o desempeno é feito através de PORRADAS, isso mesmo, galera, porrada, o cara bate de um lado, bate de outro e vai conferindo no torno, depois disso ele dá uma passada no mesmo torno nas bordas da roda só pra finalizar o processo, e depois disso é altamente recomendável fazer o Balanceamento(colocar aqueles chumbinhos de peso), pois dependendo do tamanho do empeno ou amassado, um pouco de material será perdido na roda na hora da "finalização".
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Opa!!! É isso ae Xann! Foi exatamente isso q meu amigo falou!!! Quer dizer então q em locais q fazem balanceamento de rodas de carro é capaz fazer nas motos tbm?! Só deve custar uma porrada tbm né?!?!?! :hihi: Sua resposta foi sensacional Xann!!! Cara, vocêé um dos caras q mais me orgulha de fazer parte dessa familia! +1 pra vc!!!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Ôpa, valeu Edward, assim eu fico ate sem graça
Mas em fim, é isso mesmo, por aqui onde se mexe com rodas de carro mexe com rodas de moto tb, e não chega a ser caro não, pelo menos há uns dois anos atrás quando meu irmão mandou desempenar a roda traseira da moto dele cobraram R$25.00, hoje se aumentou muito deve tá beirando uns R$40.00. Mas vale é pena
Mas em fim, é isso mesmo, por aqui onde se mexe com rodas de carro mexe com rodas de moto tb, e não chega a ser caro não, pelo menos há uns dois anos atrás quando meu irmão mandou desempenar a roda traseira da moto dele cobraram R$25.00, hoje se aumentou muito deve tá beirando uns R$40.00. Mas vale é pena
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Puts, falei besteira pro nosso amigo então. Até onde eu "sabia", num dava pra fazer isso em roda de moto nao, até por que nunca vi moto com pesinho na roda. Quanto ao desempenar a roda, o processo é esse mesmo que o Xann falou, mas como eu disse antes, no caso de uma moto eu não acho muito aconselhavel fazer o desempeno, na hora de desempenar eles esquentam a roda pra ela ficar mais fácil de trabalhar e pra liga não quebrar ou trincar. Com essa coisa de esquentar a roda, ela perde um pouco a tempera da liga, ou digamos assim, o metal, naquela parte onde foi aquecido vai ficar menos resistente, ai no caso de vc pegar uma "panela" ou algum outro obstaculo e que de o acaso de pegar justamente naquela parte do aro, o risco é grande de vc ir pro chão e qm sabe pro céu. Meu ex-chefe pegou uma panela com a BMW dele e entortou a roda dianteira, mandou desentortar ela numa oficina especializada nisso na cidade vizinha, os caras fizeram um serviço bom, desempenaram a roda certinho, lixaram toda a roda e pintaram de novo, ficou 10, mas depois de uns 3 meses ele pegou outro buraco com a mesma roda e começou a aparecer um trinco no aro, teve que trocar pra nao correr riscos.
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Fala Renatão! Cara graças á Deus que cada um tem um gosto não é mesmo, imagina se todos tivéssemos o mesmo gosto como seriam nossos veículos, todos Factor preta etc, etc auhauhauhauh
Edward Rott diz: Acho q o Xann postou no tópico errado!!! E essa resposta deveria ser para oq o BP fala sobre escap!
Edward Rott diz: Acho q o Xann postou no tópico errado!!! E essa resposta deveria ser para oq o BP fala sobre escap!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
Alguem já mandou desempenar roda de liga leve da factor e ficou bom? como é o processo de desmpeno?
brpaivaa- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 21/10/2010
Localização : Juazeiro
Mensagens : 101
Re: Manutenção preventiva da Liga leve
brpaivaa nao sei si alguem aqui ja desempeno, mais eu já ví como funciona nada mais é doque uma prensa a roda é esquentada e o cara "torneiro" vai apertando colocando ela pro lugar novamente, é o mesmo metodo usado para rodas de carro...
TONY- ADM
- Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
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