CLUBE YBR FACTOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Grupo Online
Como funciona o tanque reserva das motos Facebookclube
Anúncios
Como funciona o tanque reserva das motos Moldedo
Últimos assuntos
» de qq adianta ter
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime16/3/2024, 20:05 por JAILS0N

» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime31/12/2021, 12:57 por @BPMW20

» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime13/7/2019, 01:18 por Joab

» Bate e Volta de 500km - SC
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime19/12/2018, 18:14 por EULLEN

» Painel Da YBR
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime15/8/2018, 16:46 por clidio

» Ajuda para reconectar os fios do farol
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves

» Luz traseira só acende na frenagem
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Como funciona o tanque reserva das motos I_icon_minitime26/11/2016, 23:55 por sperim

Quem está conectado?
20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37

Como funciona o tanque reserva das motos

+15
bugvip
rodrigonaval
lucasdamata90
ricaardoverdao
Allex
Costela
LuizFernando
GILIARD
val andrade
@BPMW20
ROMEU
ANDERSON
Criztian
JADER
cfm.junior
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por cfm.junior 29/3/2011, 21:22

Tenho percebido que muita gente não entende bem o funcionamento da reserva de gasolina das Motos. A maioria das motos possui tanques de combustível com reserva, sendo raros os modelos que não possuem tal função. Aprenda abaixo um pouco sobre o tanque de gasolina da sua Moto e sobre como a reserva de combustível funciona.

A reserva é uma pequena quantidade de combustível que fica “guardada” dentro do tanque de gasolina, e que serve para que você tenha um pouco de combustível para poder chegar ao posto de gasolina mais próximo para abastecer. É extremamente útil, pois de outra forma, quando a gasolina acaba, a moto simplesmente para e te deixa na rua.

De todas as motos CARBURADAS que eu conheço, a Honda Falcon é a única que NÃO possui este recurso. Eu acredito que devam existir outros modelos também, mas eu particularmente só conheço a Falcon. Todas as outras motos que andei e prestei um mínimo de atenção eram dotadas de reserva de combustível, mas afinal, como funciona?

Muita gente acredita que o tanque de gasolina da moto é dividido em dois: Um normal e um de reserva. Isso, de um certo modo, não deixa de ser verdade, porém, não é tão simples assim. Algumas pessoas chegam a acreditar que devem abastecer a moto duas vezes! Uma com a torneira na posição “Reserva” e outra com a torneira na posição “On”, pois acreditam que ao abastecer, apenas o tanque “ativo” é abastecido.

Eis um desenho simples que fiz para ilustrar como é o tanque internamente.
Como funciona o tanque reserva das motos 473

Pelo desenho, fica mais fácil entender. Na verdade, o tanque É UM SÓ. A gasolina da reserva e a normal na verdade são a mesma gasolina. O que acontece é o seguinte: A torneira de combustivel possui 3 posições: On, Off e Res. Na posição On, a gasolina é sugada a partir da ponta deste canudo, que fica em uma parte alta do tanque… Ou seja, se o tanque está cheio, a ponta do canudo está submersa na gasolina, e então a gasolina vai para o carburador. Quando o tanque esvazia até o ponto em que a ponta do canudo já não fica mais submersa, então o carburador passa a não receber mais gasolina. Porém, ainda há gasolina no tanque!

Neste momento, você percebe que a sua gasolina está para acabar (restam apenas os 2 ou 3 litros da reserva, dependendo do modelo da moto). Então, já que você está sabendo que a gasolina está acabando, basta virar a torneira para a posição RESERVA e a gasolina começará a ser retirada da parte mais baixa do tanque, da base do canudo, que ainda está submersa com gasolina.

Viu como é simples? Quando você encher o tanque de novo, tanto a reserva quanto o restante do tanque serão preenchidos com gasolina, e você poderá voltar a posição da torneira para ON. Se você esquecer a torneira na posição RES, a gasolina será sempre retirada da parte inferior do tanque, e quando ela estiver acabando, você não saberá, pois você já está consumindo a gasolina da reserva sem perceber. Portanto, sempre que for abastecer, lembre-se de voltar a torneira para a posição ON.

Motos com Injeção Eletrônica geralmente não tem a torneira de combustível. No lugar dela, existe uma bomba de combustível que possui uma boia dentro do tanque, e que avisa quando a nível de combustível chega a um valor pré-estabelecido. Assim, uma luz no painel se acenderá e um novo hodômetro será iniciado, para que você saiba quanto já consumiu da reserva e quanto ainda resta.

Espero ter ajudado!

---

Créditos: http://www.motosblog.com.br
Valew


Última edição por cfm.junior em 29/3/2011, 23:44, editado 1 vez(es)
cfm.junior
cfm.junior
FIEL
FIEL

Idade : 48
Data de inscrição : 20/01/2010
Localização : Patrocínio/MG.
Mensagens : 664

http://www.clubeybrfactor.com/nossas-motos-f48/factor-ed-azul-by

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por JADER 29/3/2011, 22:06

+1 pra vc cfm, mas a imagem aqui nao apareceu, eu sabia +/- como que funcionava mas nao sabia extamente, a minha nunca chegou na reserva rsrs, ja fui 1 vez pro posto com a moto falhando kkkkk e na hr nao me lembrei da reserva, mas consegui chegar la hehe
JADER
JADER
Representante
Representante

Idade : 29
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : Seberi - RS
Mensagens : 1354

http://jader-ls-mods.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Criztian 29/3/2011, 22:50

Bacana cfm, +1 pra vc ae! Eu não sabia bem como funcionava a reserva das nossas motos nao. Mas agora to com uma duvida, acho q minha moto anda só no ON, e quando ta com o ponteiro meio baixo, ela começa a ficar mais enjoada pra pegar e precisa esquentar um poko pra andar, pode ser por isso. Vou começar a deixar em RES diretao.
Criztian
Criztian
FIEL
FIEL

Idade : 32
Data de inscrição : 03/08/2010
Localização : Não-Me-Toque-RS
Mensagens : 597

http://yamahentos.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por cfm.junior 29/3/2011, 23:40

Criztian, acho q deixar na reserva direto nao rola nao. Pq senão se vc der mole ela acaba tudo de vez e vc fica sem reserva. Eu pelo menos nao deixo chegar na reserva pois no fundo do tanque costuma acumular umas sujeiras q podem entupir a agulha.

Jader, editei e troquei a url da imagem.

Vlws...
cfm.junior
cfm.junior
FIEL
FIEL

Idade : 48
Data de inscrição : 20/01/2010
Localização : Patrocínio/MG.
Mensagens : 664

http://www.clubeybrfactor.com/nossas-motos-f48/factor-ed-azul-by

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por ANDERSON 30/3/2011, 00:53

gostei do desenho bem explicado
ANDERSON
ANDERSON
Representante
Representante

Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por ROMEU 30/3/2011, 19:08

Pow, muito bom Como funciona o tanque reserva das motos 585731 ...Eu tinha essa dúvida. Muito bom mesmo Como funciona o tanque reserva das motos 324562

valeu
ROMEU
ROMEU
Representante
Representante

Idade : 40
Data de inscrição : 17/02/2011
Localização : Natal - RN
Mensagens : 297

http://www.twitter.com/romeusouza

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por @BPMW20 30/3/2011, 19:29

@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por val andrade 31/3/2011, 14:30

muito bom

valeu cfm acho q vc tiro a duvida de muita gente

Como funciona o tanque reserva das motos 585731
val andrade
val andrade
User
User

Idade : 36
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Maracás-BA
Mensagens : 267

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por GILIARD 31/3/2011, 18:25

inclusive a minha Como funciona o tanque reserva das motos 12343

+1 Como funciona o tanque reserva das motos 585731
GILIARD
GILIARD
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 29/04/2010
Localização : mossoró/RN
Mensagens : 4598

http://www.clubeybrfactor.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por LuizFernando 15/10/2011, 14:11

intendi agora! valeu
LuizFernando
LuizFernando
Novato
Novato

Idade : 33
Data de inscrição : 14/10/2011
Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 7

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1649718642693176593

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Convidad 18/10/2011, 03:46

parabens +1 pra você^^
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Costela 18/10/2011, 15:35

Como funciona o tanque reserva das motos 723190 Ótima explicação, cfm.junior
. Ontem à noite a minha entrou na reserva, na esquina de casa, chegando do trampo. Virei a torneira para a posição RES, aí hoje fui pro curso e saindo dele passei no posto e completei. Tipo, rodei uns 32 km na reserva, mas ainda dava bem mais.
Costela
Costela
User
User

Idade : 37
Data de inscrição : 31/08/2011
Localização : Itaquaquecetuba/SP
Mensagens : 380

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Allex 18/10/2011, 16:06

A reserva da Factor se não me engano é de 2 litros, como nossas motocas fazem 40km/l(a minha por exemplo), daria pra vc rodar aí aproximadamente 80km Como funciona o tanque reserva das motos 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por ricaardoverdao 18/10/2011, 23:43

Ae cfm, muito bom, eu sabia deste detalhe pq uma vez tirei o registro de uma RD135/98 que eu tive e vi como funciona o sistema, muito útil ainda mais na RD que tanto anda como bebe.

Xann, a reserva da nossa moto segundo o manual é de 2,6 litros ou seja, fazendo 40km/l, dá pra rodar uns 104 km, e olha que sei o que tô falando, já me arrisquei indo pro Rio de Janeiro, ela pediu reserva antes da descida da Serra dos Órgãos em Teresópolis que antes de descer tem várias subidas, e eu fui até a Freguesia em Jacarepaguá onde mora minha mãe, quem conhece lá sabe a distância que é mas como confio na moto fui andando de boa, ela deu média de quase 42km/l com carona e bagagem e só fui abastecer no outro dia.
ricaardoverdao
ricaardoverdao
User
User

Idade : 51
Data de inscrição : 23/07/2011
Localização : Santana de Cataguases/MG
Mensagens : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Allex 19/10/2011, 12:45

Ôpa, boa ricaardoverdao Como funciona o tanque reserva das motos 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por lucasdamata90 14/11/2011, 17:15

valeu!!!! muito bom, tinha mta duvida nisso...mas ja eram! t+
lucasdamata90
lucasdamata90
Novato
Novato

Idade : 33
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : Poços de Caldas - MG
Mensagens : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por rodrigonaval 15/11/2011, 13:16

Agora dúvidas zeradas palmas
rodrigonaval
rodrigonaval
User
User

Idade : 40
Data de inscrição : 15/08/2011
Localização : rio grande rs
Mensagens : 268

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por cfm.junior 16/11/2011, 10:45

Vlws a todos!!!

Abrassss.....
cfm.junior
cfm.junior
FIEL
FIEL

Idade : 48
Data de inscrição : 20/01/2010
Localização : Patrocínio/MG.
Mensagens : 664

http://www.clubeybrfactor.com/nossas-motos-f48/factor-ed-azul-by

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por bugvip 29/3/2012, 14:01

Rapaz, agora eu saquei, eu achava que quando eu tinha que colocar gasolina, eu tinha que deixar a Reserva ligada , para ir gasolina pra reserva tambem
pq senão eu ia ficar sem gazoza na reserva

valeu ai '-'
bugvip
bugvip
User
User

Idade : 31
Data de inscrição : 17/07/2011
Localização : Goiânia
Mensagens : 52

https://www.youtube.com/bugvip

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por PAULO 3/6/2012, 00:10

Galera vcs sabem me dizer se a capacidade do tanque da nossa factor é 13l incluindo a reserva ou sem a reserva

?
PAULO
PAULO
Representante
Representante

Idade : 33
Data de inscrição : 22/03/2012
Localização : Recife - PE
Mensagens : 164

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por JAILS0N 3/6/2012, 01:15

O tanqua da Factor tem capacidade de 13 Litros e sua reserva é 2,6 Litros...13 Litros incluindo a reserva Como funciona o tanque reserva das motos 3759351089
JAILS0N
JAILS0N
ADM
ADM

Idade : 39
Data de inscrição : 10/08/2011
Localização : J. Pessoa-PB
Mensagens : 1955

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Alex-Factor 17/8/2012, 03:27

Galera boa noite .. tenho uma duvida .. estou entrando agora nesse mundo de moto e gostaria de saber como funciona a reserva .. qnd eu sei q entrou na reserva? acende alguma luz? a moto morre? e pra q q serve e como funciona aquele dispositivo da reserva que fica no lado esquero da moto .. q tem "on" "off" "res" .. a principio eu ando com ela no "on"
Alex-Factor
Alex-Factor
Novato
Novato

Data de inscrição : 14/08/2012
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por maylonpf 17/8/2012, 03:46

quando a moto entra na reserva, se vc estiver em alta rotação a moto vai começar a falhar
ai é só vc colocar em RES que ela utiliza o combustivel da reserva.
maylonpf
maylonpf
User
User

Data de inscrição : 16/03/2012
Localização : Passo Fundo - RS
Mensagens : 76

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Alex-Factor 17/8/2012, 03:52

eu posso deixar sempre na "res"? isso pode prejudicar a moto .. interfere em algo? ou só coloco msm qnd precisar usar a reserva? mais uma duvida .. eu tenho q deixar a moto ligada uns 5 ou 10 min pra esquentar ela pelo fato de ser carburada ou nao precisa?
Alex-Factor
Alex-Factor
Novato
Novato

Data de inscrição : 14/08/2012
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por maylonpf 17/8/2012, 03:54

se vc deixar na reserva sempre, corre o risco de nao saber quando a moto esta ficando
sem combustivel, deixe sempre em on, que é mais garantido
eu nao costumo deixar a minha esquentando todo esse tempo, apesar
de nao ser uma factor, mas se vc ligar e ja sair, saia na manha, nao aumente muito a rotação
do motor, esquente a moto andando, ela vai falhar um pouco
mas se vc preferir pode ligar ela uns 5 min antes de sair, qe nao tem problema nenhum.
maylonpf
maylonpf
User
User

Data de inscrição : 16/03/2012
Localização : Passo Fundo - RS
Mensagens : 76

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Alex-Factor 17/8/2012, 04:21

maylonpf .. aproveitando pra mais uma pergunta .. eu comprei minha factor ed zero .. tempo pouco tempo .. enchi o tanque .. quer dizer .. deu 25 reais até estalar a pistola de combustivel do posto .. nao cheguei a reparar qnts litros deu mas acredito q deva ter enchido .. enfim .. minha gasosa está quase no fim .. quase na reserva e eu até agora rodei 250 km .. vc acha q eu deveria ligar pra concessionária pra ver se ela está bebendo muito .. ou vc acha q pelo fato de ser nova .. ainda nao amassiado o motor ela deva beber msm?

desde já grato pelos esclarecimentos
Alex-Factor
Alex-Factor
Novato
Novato

Data de inscrição : 14/08/2012
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por maylonpf 17/8/2012, 04:24

cara, quanto a isso, nao se preocupe que é normal ela gastar assim no começo
temos um amigo nosso aqui do forum, que a moto dele no começo fazia 300km com um tanque, depois de amaciado o motor, ela esta fazendo uma alta km
isso é normal pelo fato de a moto ser nova, ela vai fazer uns 320km com um tanque,
até amaciar o motor beeeem amaciado.
maylonpf
maylonpf
User
User

Data de inscrição : 16/03/2012
Localização : Passo Fundo - RS
Mensagens : 76

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Alex-Factor 17/8/2012, 04:30

maylonpf .. brigadão pelos esclarecimentos .. tava muito preocupado com isso .. po comprei zero e ja estava achando q ela bebia mtoo .. espero q apos amassiar ela rode bastante .. vo nessa .. boa noite pra ti .. amanha venho com novas duvidas pois estou entrando nesse meio de moto agora .. rsrsrsr .. abç
Alex-Factor
Alex-Factor
Novato
Novato

Data de inscrição : 14/08/2012
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por maylonpf 17/8/2012, 04:43

faça os calculos ai, pra vc mesmo tirar as duvidas, espere ela entrar na reserva, e dai faça os calculos e veja quanto ela fez por litro
maylonpf
maylonpf
User
User

Data de inscrição : 16/03/2012
Localização : Passo Fundo - RS
Mensagens : 76

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por PAULO 22/8/2012, 22:29

Galera se eu chegar na reserva com a moto em alta velocidade ela morre de vez? Acontece oq? Toda vez t to chegando perto fico com medo e giro a torneira '-'
PAULO
PAULO
Representante
Representante

Idade : 33
Data de inscrição : 22/03/2012
Localização : Recife - PE
Mensagens : 164

Ir para o topo Ir para baixo

Como funciona o tanque reserva das motos Empty Re: Como funciona o tanque reserva das motos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos