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Tipo de Óleo para o motor da factor
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Tipo de Óleo para o motor da factor
Pessoal, qual óleo vocês utilizam ? o recomendado pela empresa, YAMALUBE ou algum outro ? se sim, qual é ?
bom, eu acho que esse negócio de recomendação da empresa, é só porque o óleo, claro, é fabricado na mesma, então é claro que eles vão recomendar o próprio.
é que na minha cidade não encontro dele, só na cidade vizinha cerca de 120 km daqui.
pensei em colocar o Castrol sintético, o que acham ?
bom, eu acho que esse negócio de recomendação da empresa, é só porque o óleo, claro, é fabricado na mesma, então é claro que eles vão recomendar o próprio.
é que na minha cidade não encontro dele, só na cidade vizinha cerca de 120 km daqui.
pensei em colocar o Castrol sintético, o que acham ?
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Veiw, pra YBR ou quaquer outra moto eu recomendo o YAMALUBE. É o melhor do mercado, até os dias de hj.
Vou criar um topico mostrando o porque.
:-)
Vou criar um topico mostrando o porque.
:-)
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Coloquei Motul e muito bom tb, mas prefiro Yamalube!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Yamalube afinal a factor foi desenvolvida e testada com ele!!
Diogo- VIP
- Idade : 38
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Mensagens : 1055
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Mano....será que dá zica na moto? estou rodando 2000KM com o mesmo óleo, e num vo trocá não...será que vai demora muito pra dar problema? ou tem que trocar a cada 1000KM?
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Diz o mecânico da cc q o Yamalub roda 3000, mas eu troco antes. Outros óleos recomendo trocar a cada 1000.
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
"Murilol" escreveu:Mano....será que dá zica na moto? estou rodando 2000KM com o mesmo óleo, e num vo trocá não...será que vai demora muito pra dar problema? ou tem que trocar a cada 1000KM?
CARAMBA, eu uso YAMALUBE e troco de 1.000 em 1.000km.
Acredito q isso é valido para todas as motos e oleo(tirando os oleos sinteticos).
Última edição por BPMW 20 em 18/5/2010, 17:16, editado 1 vez(es)
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
CARACA (ou alguma coisa assim) não é a capital da NICARÁGUA???
AUHSUAHSUAHS Valeu mano!
AUHSUAHSUAHS Valeu mano!
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Ressucitando o tópico, pois talvez alguém precise:
Qual a hora certa para a troca de óleo?
Arthur Caldeira
“Eu troco o óleo toda semana”. “Não deixo passar dos 1.000 km”. “O ideal é trocar na metade do recomendado pelo fabricante”. Esses são apenas alguns dos mitos que existem sobre a troca de óleo nas motos. Perdido no meio dessa confusão toda, o motociclista, que se preocupa com a manutenção do seu veículo, fica sem saber qual a hora certa de troca o óleo de sua moto.
A dúvida não deveria nem existir, afinal em todo “Manual do Proprietário” que acompanha as motocicletas há as recomendações dos fabricantes sobre o óleo correto e o intervalo entre cada troca de óleo. Mas o que fazer quando até mesmo na própria concessionária autorizada o mecânico recomenda substituir o fluido antes do recomendado?
“Realmente, 90% dos mecânicos que recebem treinamento trocam na metade do intervalo recomendado”, admite Alexandre Hernandes, Instrutor Técnico da Yamaha Motor. Responsável por capacitar os mecânicos das oficinas autorizadas, Alexandre afirma que isso acontece porque os mecânicos acreditam que dessa forma o motor dura mais. “Essa idéia vem da década de 80 quando os óleos duravam menos. Agora a tecnologia dos óleos evoluiu muito e o fluido dura mais”, explica.
Ao longo dos anos, assim como as motos, os óleos evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute). “Antes os óleos atendiam normas mais antigas da API, agora o Yamalube, óleo recomendado pela Yamaha para suas motos, atende à norma SL, quer dizer uma especificação mais moderna, o que permite um maior intervalo na hora de trocar o óleo”, ressalta o Instrutor da Yamaha.
Nas motos de baixa cilindrada da marca, como por exemplo, a YBR 125 Factor, a fábrica recomenda a troca de óleo a cada 3.000 km – exceto na primeira troca que deve ser feita aos 1.000 km junto com a revisão. Porém, uma rápida visita aos fóruns na internet ou uma conversa com motociclistas mostra que a maioria faz a substituição a cada 1.000 km, inclusive com recomendação da concessionária. “Os concessionários recomendam isso porque sabem que a maioria dos clientes não verifica o nível do óleo entre as trocas. Então para evitar problemas recomendam que se troque o óleo na metade do tempo”, justifica Alexandre.
Alexandre aproveita para alertar os motociclistas: “mesmo que a troca seja recomendada a cada 3000 km o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário for, completar com o mesmo óleo utilizado”. Se o motociclista utilizar um óleo diferente, o fluido pode perder suas características, alerta ele.
O engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, faz coro e admite que a troca do óleo antes mesmo que o recomendado pela montadora também acontece em concessionárias da marca. “O consumidor é resistente a mudanças. Antes, quando o óleo tinha especificação inferior, a troca devia ser feita aos 1500 km. Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
A validade do óleo também é outro fator a ser levado em conta. Após sair da embalagem o óleo dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. “Mas trocar o óleo toda semana ou a cada 1000 km, além de jogar dinheiro fora, o motociclista vai gerar resíduos desnecessários para o meio ambiente”, relembra o engenheiro que há 14 anos trabalha na Honda.
O óleo certo
Alfredo Guedes também alerta para o uso do óleo correto, ou seja, aquele recomendado pela montadora. “O consumidor deve sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante. Pois já fizemos exaustivos testes em bancadas, ou rodando em condições severas. Muitos proprietários de motos maiores, como a CBR 600RR, por exemplo, querem usar óleo de base sintética, porque acham que é melhor. Não recomendamos”, avisa o engenheiro.
Segundo ele, os óleos de base sintética podem formar uma película nos discos de embreagem e reduzir o atrito. Com isso a embreagem pode começar a patinar. “Alguns fabricantes de óleo sintéticos afirmam que isso não acontece mais, porém a Honda ainda não testou esses óleos e o motociclista não deve utilizá-lo em nossas motocicletas. Exceto alguns modelos de competição que têm embreagem a seco”, reforça ele.
A maioria das motos de rua tem discos de embreagem banhados a óleo. Enquanto nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motos com motores quatro tempos à venda no Brasil o mesmo óleo que lubrifica cilindros e pistões, lubrifica também a caixa de marchas e a embreagem. “Por isso nunca se deve usar óleo de carro em motocicletas”, conclui Alexandre Hernandes, instrutor da Yamaha.
Conclusão
Para saber qual a hora certa de trocar o óleo de sua moto a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o “Manual do Proprietário”. Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas. Com isso, segundo o Instrutor da Yamaha, o motociclista tem a garantia de estar cuidando bem da lubrificação de sua moto. “Seguindo o Manual não tem erro, não tem xabu”, reforça Alfredo da Honda.
5 dicas sobre troca de óleo:
1) Nunca use óleo de carros em motocicletas
2) O óleo certo para cada modelo de moto é o recomendado pelo fabricante
3) Verifique o nível do óleo semanalmente
4) Na troca de óleo, verifique a necessidade de substituir os filtros de óleo e ar da motocicleta
5) Caso sua moto não rode muito, troque o óleo a cada seis meses
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Qual a hora certa para a troca de óleo?
Arthur Caldeira
“Eu troco o óleo toda semana”. “Não deixo passar dos 1.000 km”. “O ideal é trocar na metade do recomendado pelo fabricante”. Esses são apenas alguns dos mitos que existem sobre a troca de óleo nas motos. Perdido no meio dessa confusão toda, o motociclista, que se preocupa com a manutenção do seu veículo, fica sem saber qual a hora certa de troca o óleo de sua moto.
A dúvida não deveria nem existir, afinal em todo “Manual do Proprietário” que acompanha as motocicletas há as recomendações dos fabricantes sobre o óleo correto e o intervalo entre cada troca de óleo. Mas o que fazer quando até mesmo na própria concessionária autorizada o mecânico recomenda substituir o fluido antes do recomendado?
“Realmente, 90% dos mecânicos que recebem treinamento trocam na metade do intervalo recomendado”, admite Alexandre Hernandes, Instrutor Técnico da Yamaha Motor. Responsável por capacitar os mecânicos das oficinas autorizadas, Alexandre afirma que isso acontece porque os mecânicos acreditam que dessa forma o motor dura mais. “Essa idéia vem da década de 80 quando os óleos duravam menos. Agora a tecnologia dos óleos evoluiu muito e o fluido dura mais”, explica.
Ao longo dos anos, assim como as motos, os óleos evoluíram. Tanto na viscosidade como nas especificações da API (American Petroleum Institute). “Antes os óleos atendiam normas mais antigas da API, agora o Yamalube, óleo recomendado pela Yamaha para suas motos, atende à norma SL, quer dizer uma especificação mais moderna, o que permite um maior intervalo na hora de trocar o óleo”, ressalta o Instrutor da Yamaha.
Nas motos de baixa cilindrada da marca, como por exemplo, a YBR 125 Factor, a fábrica recomenda a troca de óleo a cada 3.000 km – exceto na primeira troca que deve ser feita aos 1.000 km junto com a revisão. Porém, uma rápida visita aos fóruns na internet ou uma conversa com motociclistas mostra que a maioria faz a substituição a cada 1.000 km, inclusive com recomendação da concessionária. “Os concessionários recomendam isso porque sabem que a maioria dos clientes não verifica o nível do óleo entre as trocas. Então para evitar problemas recomendam que se troque o óleo na metade do tempo”, justifica Alexandre.
Alexandre aproveita para alertar os motociclistas: “mesmo que a troca seja recomendada a cada 3000 km o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário for, completar com o mesmo óleo utilizado”. Se o motociclista utilizar um óleo diferente, o fluido pode perder suas características, alerta ele.
O engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, faz coro e admite que a troca do óleo antes mesmo que o recomendado pela montadora também acontece em concessionárias da marca. “O consumidor é resistente a mudanças. Antes, quando o óleo tinha especificação inferior, a troca devia ser feita aos 1500 km. Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
A validade do óleo também é outro fator a ser levado em conta. Após sair da embalagem o óleo dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. “Mas trocar o óleo toda semana ou a cada 1000 km, além de jogar dinheiro fora, o motociclista vai gerar resíduos desnecessários para o meio ambiente”, relembra o engenheiro que há 14 anos trabalha na Honda.
O óleo certo
Alfredo Guedes também alerta para o uso do óleo correto, ou seja, aquele recomendado pela montadora. “O consumidor deve sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante. Pois já fizemos exaustivos testes em bancadas, ou rodando em condições severas. Muitos proprietários de motos maiores, como a CBR 600RR, por exemplo, querem usar óleo de base sintética, porque acham que é melhor. Não recomendamos”, avisa o engenheiro.
Segundo ele, os óleos de base sintética podem formar uma película nos discos de embreagem e reduzir o atrito. Com isso a embreagem pode começar a patinar. “Alguns fabricantes de óleo sintéticos afirmam que isso não acontece mais, porém a Honda ainda não testou esses óleos e o motociclista não deve utilizá-lo em nossas motocicletas. Exceto alguns modelos de competição que têm embreagem a seco”, reforça ele.
A maioria das motos de rua tem discos de embreagem banhados a óleo. Enquanto nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motos com motores quatro tempos à venda no Brasil o mesmo óleo que lubrifica cilindros e pistões, lubrifica também a caixa de marchas e a embreagem. “Por isso nunca se deve usar óleo de carro em motocicletas”, conclui Alexandre Hernandes, instrutor da Yamaha.
Conclusão
Para saber qual a hora certa de trocar o óleo de sua moto a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o “Manual do Proprietário”. Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas. Com isso, segundo o Instrutor da Yamaha, o motociclista tem a garantia de estar cuidando bem da lubrificação de sua moto. “Seguindo o Manual não tem erro, não tem xabu”, reforça Alfredo da Honda.
5 dicas sobre troca de óleo:
1) Nunca use óleo de carros em motocicletas
2) O óleo certo para cada modelo de moto é o recomendado pelo fabricante
3) Verifique o nível do óleo semanalmente
4) Na troca de óleo, verifique a necessidade de substituir os filtros de óleo e ar da motocicleta
5) Caso sua moto não rode muito, troque o óleo a cada seis meses
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Opa, vou replicar uma mensagem que escrevi há algum tempo:
O Yamalube é um ótimo óleo sim, aliás um dos melhores óleos hoje no mercado.
A Yamaha recomenda a troca depois dos primeiros 1000Km (devido ao amaciamento e começo de vida útil do motor o óleo fica sujo demais), aos 3000 (ou seja rodou mais 2mil), e depois disso ela diz que pode ser trocado de 3000 em 3000 (coincidindo com as revisões). Isso seria o limite, mas nada impede que seja trocado de 1000 em mil ou de 2000 em 2 mil como o proprietário prefira.
Já o óleo recomendado pela Honda, é de uma especificação mais antiga, e o próprio fabricante do óleo recomenda trocar de mil em mil (além da análise técnica, pode-se levar em consideração que trocando antes vende-se mais).
Veja abaixo as especificações de alguns óleos 4T:
Yamalube / Texaco Premium = API SL e JASO MA
Móbil = API SF/CC e JASO MA
ACTEVO GP 4T = API SF e JASO MA
ACTEVO EXTRA 4T = API SG e JASO MA
O Yamalube é um ótimo óleo sim, aliás um dos melhores óleos hoje no mercado.
A Yamaha recomenda a troca depois dos primeiros 1000Km (devido ao amaciamento e começo de vida útil do motor o óleo fica sujo demais), aos 3000 (ou seja rodou mais 2mil), e depois disso ela diz que pode ser trocado de 3000 em 3000 (coincidindo com as revisões). Isso seria o limite, mas nada impede que seja trocado de 1000 em mil ou de 2000 em 2 mil como o proprietário prefira.
Já o óleo recomendado pela Honda, é de uma especificação mais antiga, e o próprio fabricante do óleo recomenda trocar de mil em mil (além da análise técnica, pode-se levar em consideração que trocando antes vende-se mais).
Veja abaixo as especificações de alguns óleos 4T:
Yamalube / Texaco Premium = API SL e JASO MA
Móbil = API SF/CC e JASO MA
ACTEVO GP 4T = API SF e JASO MA
ACTEVO EXTRA 4T = API SG e JASO MA
Cassio- User
- Data de inscrição : 11/01/2010
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Mensagens : 122
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Ah, e teve outra também, só esclarecendo que quem fabrica o Yamalube não é a Yamaha:
Opa
Quem fabrica e fornece o yamalube para Yamaha é a texaco. É exatamente o mesmo óleo que o "Havoline Premium Motorcycle Oil 4T SAE 20W-50".
Qualquer semelhança por exemplo no formato do frasco e especificação não é mera coincidência rs.
Infelizmente depois que os postos texaco viraram ipiranga, esses óleos da texaco estão sumindo das prateleiras nos postos.
O fornecimento do Yamalube deve continuar normalmente, e quando se fizer necessário serão substituídos por outro "à altura".
Opa
Quem fabrica e fornece o yamalube para Yamaha é a texaco. É exatamente o mesmo óleo que o "Havoline Premium Motorcycle Oil 4T SAE 20W-50".
Qualquer semelhança por exemplo no formato do frasco e especificação não é mera coincidência rs.
Infelizmente depois que os postos texaco viraram ipiranga, esses óleos da texaco estão sumindo das prateleiras nos postos.
O fornecimento do Yamalube deve continuar normalmente, e quando se fizer necessário serão substituídos por outro "à altura".
Cassio- User
- Data de inscrição : 11/01/2010
Localização : SJCampos-SP
Mensagens : 122
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Esse óleo Havoline só pode ser usado se o mesmo conter o JASO MA, especificação exclusiva para motos. O problema é que não se acha ele facilmente.
Na minha opnião, não vejo o por que de se trocar a cada 1000 km. Além se ser mais óleo gasto na natureza, tem o custo e a preocupação. A questão é sempre olhar o nível e o hodômetro para não fazer bobagem.
Na minha opnião, não vejo o por que de se trocar a cada 1000 km. Além se ser mais óleo gasto na natureza, tem o custo e a preocupação. A questão é sempre olhar o nível e o hodômetro para não fazer bobagem.
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
singilo escreveu:Esse óleo Havoline só pode ser usado se o mesmo conter o JASO MA, especificação exclusiva para motos. O problema é que não se acha ele facilmente.
Na minha opnião, não vejo o por que de se trocar a cada 1000 km. Além se ser mais óleo gasto na natureza, tem o custo e a preocupação. A questão é sempre olhar o nível e o hodômetro para não fazer bobagem.
Eu acredito a apois esse tempo de uso(1.000km/rodados) o atrito dentro do motor, deixe ezidos metalicos, mas claro q microcopicos. Mas mesmo assim, quando mas oleo novo circulando dentro do motor, melhor funcionamento, concorda?
Quanto mas fino o oleo(apois os 1.000k) mas rapida sera a passagem dele no motor, e menor a lubrificação de engrenagens internas.
Isso é o tenho em mentir, apos 3 anos, lendo e vivendo experienciar com minha moto!
:-)
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
singilo escreveu:Esse óleo Havoline só pode ser usado se o mesmo conter o JASO MA, especificação exclusiva para motos. O problema é que não se acha ele facilmente.
Na minha opnião, não vejo o por que de se trocar a cada 1000 km. Além se ser mais óleo gasto na natureza, tem o custo e a preocupação. A questão é sempre olhar o nível e o hodômetro para não fazer bobagem.
É... o havoline "Havoline Premium Motorcycle Oil 4T SAE 20W-50" é para motos e atende exatamente as mesmas normas que o Yamalube.
Cassio- User
- Data de inscrição : 11/01/2010
Localização : SJCampos-SP
Mensagens : 122
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Cassio escreveu:singilo escreveu:Esse óleo Havoline só pode ser usado se o mesmo conter o JASO MA, especificação exclusiva para motos. O problema é que não se acha ele facilmente.
Na minha opnião, não vejo o por que de se trocar a cada 1000 km. Além se ser mais óleo gasto na natureza, tem o custo e a preocupação. A questão é sempre olhar o nível e o hodômetro para não fazer bobagem.
É... o havoline "Havoline Premium Motorcycle Oil 4T SAE 20W-50" é para motos e atende exatamente as mesmas normas que o Yamalube.
Esse sim é igual. Pois tem a JASO MA.
Só que tinha gente colocando o Havoline Super Motor Oil SAE 20W-40, que é apenas para carro.
...
BPMW20
Concerteza, tendo a possibilidade e condição pra se trocar a cada 1000 Km será mto melhor pra motoka.
O que acontece com o óleo com o decorrer do uso é que quanto mais rodado mais grosso, pois vai retendo parte da carbonização da explosão do motor (vai ficando escuro), sem falar que perde suas propriedades viscoças. Tem caso de que tão grosso às vezes o óleo nem consegue circular, vira borra pura. Já ví inclusive dono de carro importado que perdeu o motor por conta de óleo. Virou borra, o motor não lubrificou e travou tudo. Tanto que biela furou o bloco! rs
...
Galera, quanto vocês estão pagando no yamalube na região de vocês?
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Brother, vc intende do assunto.
OBS: COm a perca da "propriedade viscoças" o oleo nao fica mas fino? Eu sempre percebo mas fino!
*Por aki, estou pagando 17R$
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OBS: COm a perca da "propriedade viscoças" o oleo nao fica mas fino? Eu sempre percebo mas fino!
*Por aki, estou pagando 17R$
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Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Com questão a óleo de carro:
Na verdade fica mais grosso. Porque todas as sujeiras que soltam do motor são acrescidas ao oNleo e a carbonização também. Tanto que se você nunca trocasse, o óleo ia se tornar uma borra preta grossa:
Mas de moto não conheço como é o óleo usado. Talvez, pelo fato dele ser diferente e dedicado para motor de moto que trabalha com alta rotação, ele fique diferente.
Aé sua experiência vale mais.
...
Kra um yamalube por 17,00 acho barato. Vale a pena, por ser o recomendado e pelo tipo de oleo que é.
Na verdade fica mais grosso. Porque todas as sujeiras que soltam do motor são acrescidas ao oNleo e a carbonização também. Tanto que se você nunca trocasse, o óleo ia se tornar uma borra preta grossa:
Mas de moto não conheço como é o óleo usado. Talvez, pelo fato dele ser diferente e dedicado para motor de moto que trabalha com alta rotação, ele fique diferente.
Aé sua experiência vale mais.
...
Kra um yamalube por 17,00 acho barato. Vale a pena, por ser o recomendado e pelo tipo de oleo que é.
Convidad- Convidado
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
cara sempre troquei de 1000 em 1000 km mas lendo este topico e conversando com mecanicos experientes e principalmente meu pai que saca tudo destas coisas vou passar a trocar de 1500 em 1500 km rodados! afinal assim nao arisco e nem gasto dinheiro atoa pra mim ja ta bom !!!
Ha ja ia me esquesendo YAMALUBE!!!!!
Ha ja ia me esquesendo YAMALUBE!!!!!
Diogo- VIP
- Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2010
Localização : belo horizonte
Mensagens : 1055
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Só uso o yamalube aqui tá 14,50.
Mandrade- User
- Idade : 42
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Mensagens : 186
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Concerteza, o oleo de carro tem um compoZição diferente, pois percorre o caminho mas longo e diferente(q desconheço).
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
ma minha tambem só uso yamalube, e troco a cada 1500km que é o recomendado ou não!!!!
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
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Mensagens : 1204
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
Localização : araras sp
Mensagens : 1204
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Bem, prefiro seguir o manual e continuarei com o Yamalube apesar deste custar "apenas" R$25,00 por aqui! :cyclops:
Mat- User
- Idade : 36
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Localização : Duque de Caxias - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagens : 306
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Pow mat, o yamalube ai na sua city ta caro demais em cara ta lokooo.
Aki custa 16 reais e até agora continuo com ele mesmo.
Pelo que pesquisei e bem melhor do que mobil.
Então não mexo em time que esta ganhando.
Aki custa 16 reais e até agora continuo com ele mesmo.
Pelo que pesquisei e bem melhor do que mobil.
Então não mexo em time que esta ganhando.
FACTOR_PVH- FIEL
- Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
aqui eu pago R$15,00 o litro, por falar nisso ja esta na hora de trocar denovo,esta na hora não ,já venceu os km rodados hehehehehehe!!!
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
Localização : araras sp
Mensagens : 1204
Re: Tipo de Óleo para o motor da factor
Mat escreveu:Bem, prefiro seguir o manual e continuarei com o Yamalube apesar deste custar "apenas" R$25,00 por aqui! :cyclops:
ta loouco! rsrsrs...
aqui eu pago 18 reais... acho um absurdo! rsrs...
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