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Teste Fazer Blueflex

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Mensagem por efaraujo 21/9/2012, 16:34

Fala galera,
vi esta matéria e achei interessante.

Teste Fazer Blueflex Adesivo1Fazer um novo teste da Yamaha YS 250 Fazer
não fazia muito sentido. Mas avaliar a versão bi-combustível
apresentada pela Yamaha com o nome de Blue Flex fez todo o sentido,
sobretudo no momento em que o etanol começa a fazer sentido novamente
nas contas dos brasileiros. A proposta é verificar o comportamento do
motor da moto quando se usa etanol como combustível ou suas múltiplas
misturas com a gasolina brasileira. E assim foi feito.

Teste Fazer Blueflex AbreVersão Blue Flex da Fazer: diferença só no sistema de injeção eletrônica

A Fazer, pioneira no Brasil a receber o sistema de injeção eletrônica
(dentre as motos “nacionais”), é novamente pioneira no segmento das 250
com essa versão bi-combustível. Do ponto de vista eminentemente
técnico, a moto sofreu poucas mudanças em relação à sua irmã a gasolina.
Na Blue Flex o sistema de injeção eletrônica recebeu alterações e
aceita qualquer proporção de mistura etanol e gasolina.

Teste Fazer Blueflex Tabela-FazerConsumo geral Yamaha Fazer Blue Flex: tendência de que o uso de etanol seja mais econômico para o bolso

No entanto, não se recomenda usar somente etanol puro, sobretudo em
dias mais frios. Percebemos uma certa dificuldade em partir o motor frio
com temperatura ambiente próxima de 15 graus. Isso poderá sacrificar um
pouco a bateria. Desta forma, a recomendação é manter um mínimo de 20%
de gasolina na mistura no tanque, sempre que decidir abastecer com
etanol.

Procuramos rodar bastante e com abastecimentos variados nas
proporções de etanol na mistura. Recebemos a moto com combustível,
rodamos um pouco e abastecemos com etanol. Rodamos 270 km e enchemos com
gasolina. Entraram 11,7 litros, ou seja, uma média urbana de 23,04
km/litro, com uma proporção de 35% de etanol no tanque. Como o tanque da
moto tem 19,5 litros, apontava quase reserva quando havia mais de 7
litros de combustível no tanque, 3 a mais do que a reserva especificada
(4,5). Cuide para a moto não parar porque por segurança ela corta o
motor ainda com combustível no tanque para não estragar a bomba. A média
realizada pode ser considerada muito boa, inclusive porque foi
totalmente urbana neste primeiro trecho.

Teste Fazer Blueflex ConsumoCálculo feito com preços médios dos combustíveis apurados na região central de São Paulo

De uma maneira geral, a média de consumo piora na mesma proporção que
se adiciona etanol na mistura, como era de se esperar e que está
mostrado na tabela. Contudo, isso não significa que se deva fugir do
etanol. Ao contrário, com preços dos combustíveis atualmente apurados na
cidade de São Paulo (13/9/2012), usar etanol é mais vantajoso para o
consumidor. Para este cálculo, tomamos por base as médias de consumo
verificadas na nossa avaliação: 18 km/l com etanol e 26 km/l com
gasolina percorrendo uma distância de 300 km. Fundamentalmente deve-se
levar em consideração a diferença entre o preço da gasolina e do etanol.
Se essa diferença estiver próxima de 40%, a vantagem para o consumidor
será usar etanol. No caso da Fazer Blue Flex, a diferença encontrada é
de 38%.

Teste Fazer Blueflex MotorOs
consumidores da Fazer destacam a mecânica robusta e confiável, mas
reclamam do preço de peças originais e do nível de atendimento e de
serviços nas concessionárias da marca

Uma pequena mudança foi feita no pedal de
câmbio – sem qualquer relação com o fato de a moto ser bi-combustível –
que não é mais ajustável com rosca. Agora segue o exemplo da CB300 e
Twister com uma vareta dobrada interligando a alavanca de câmbio com o
eixo acionador. Fora isso, as mudanças são mesmo imperceptíveis. As boas
qualidades da ciclística se apresentam, apesar da unidade avaliada ter
apresentado a frente muito mole e com ação prejudicada, nesta unidade.
Vale como menção ao consumidor que tira uma moto zero km. A suspensão
estava muito macia na frente (a traseira é regulável na pré-carga da
mola) e dava o retorno com velocidade excessiva ao absorver um impacto
maior, por causa da fraca ação de amortecimento do retorno.


A Fazer Blue Flex continua sendo uma moto que destaca-se por vestir
bem e oferecer muita segurança mesmo a pilotos menos experientes. Apesar
de monocilíndrica, o nível de vibração é mínimo, fruto de um trabalho
exemplar no dimensionamento e sincronização do eixo balanceiro. Seu peso
(137 kg) é minimizado pela boa ciclística e passa despercebido no meio
dos carros no trânsito urbano. Ela comporta-se como motocicleta pequena,
com a vantagem do pouco peso bem distribuído e do resultado de todo
acerto do motor, com o sistema de injeção eletrônica que oferece sempre a
força na medida exata, com suavidade nas manobras. A posição de
pilotagem é natural e permite visibilidade do painel e uso dos comandos
intuitivamente.

Teste Fazer Blueflex MovimentoComportamento uniforme: com etanol ou com gasolina, não há diferença de funcionamento e desempenho; só o consumo muda

Na Comunidade Motonline
a Yamaha Fazer é uma das campeãs de avaliações – 47 até 11 de setembro
de 2012. A moto tem nota média de 9,2 (na escala de 0 a 10) e de uma
maneira geral agrada bastante seus consumidores. As maiores críticas
feitas a ela são: falta da 6ª marcha; câmbio com engates duros e
imprecisos; a tampa de combustível “ridícula” feia e defasada; falta um
pouco de potência no motor; falta das alças para o garupa; barulho do
motor “esquisito” (mas normal). Além destas, há menções ao banco muito
duro e também à falta de um indicador de marcha engatada no painel.

Todas estas indagações negativas sobre a moto são perceptíveis na
Fazer Blue Flex 2012. Quando o fabricante determina o número de marchas
numa moto ele considera a curva de torque e potência máxima do motor
para determinar um escalonamento que proporcione boa aceleração. Para
ter seis marchas esse escalonamento deve ser mais próximo (caindo menos o
giro entre as marchas). Porém, no caso da Fazer e também da CB300 isso
não acontece. A aceleração é bastante linear, sem “buracos” entre as
marchas. Diferente da Kawasaki Ninja 250 que tem mais potência e uma
curva de torque mais “aguda”, favorecendo as altas rotações, por isso
ela aproveita bem as seis marchas. Na Fazer ou CB300 uma sexta marcha
poderia atuar como um “overdrive” deixando o motor em giro mais baixo e
com melhor consumo. Velocidade a mais seria apenas em situação
favorável, em descidas e com vento a favor, ou seja, “em queda livre”.

Teste Fazer Blueflex AdesivoNo tanque a explicação sobre a luz "Blue Flex"

Os engates continuam duros e demandam atenção para não se errar.
Normalmente essa “característica” melhora quando a moto atinge mais de
10 mil Km. As menções estéticas sobre a tampa do tanque de fato
procedem. Numa moto desta classe caberia facilmente uma tampa de tanque
com dobradiça, mais bonita e moderna, um marcador de marcha engatada no
painel e as necessárias alças traseiras, tanto para o garupa se sentir
mais seguro quanto para amarrar bagagens e pequenas cargas. Parece que a
Yamaha quer forçar a venda de acessórios.

Destaca-se na Fazer 250 Blue Flex 2012 o excelente farol com lâmpada
de 55/60 watts, garantia de luminosidade e segurança em pilotagem
noturna. Não ocorre diferença de torque e potência perceptíveis quando
se usa etanol ou gasolina. A Yamaha Fazer Blue Flex “esconde” bem
eventuais diferenças, se é que existem. Ela mantém o comportamento do
motor regular e a aceleração é firme e linear, com capacidade de manter
velocidade de cruzeiro nas estradas sem esforço. Claro, há que se
respeitar o limite de uma moto de 250 cc de cilindrada e 21 cv de
potência.

Teste Fazer Blueflex PainelNo painel, apenas a nova luz "Blue Flex"

Com vendas médias em torno de 2,5 mil unidades mensais em 2012, a
Yamaha Fazer YS250 nas duas versões (Blue Flex e Gasolina) tem preço
competitivo dentro da categoria e mantém nível de venda estável. A
concorrência nesta classe de motos é cada vez mais acirrada e a chegada
da versão Blue Flex da Yamaha parece ter feito a Honda se mexer, apesar
de não ser ainda oficial a chegada da CB 300 Flex. A outra concorrente,
Dafra Next, não demonstra movimentação neste sentido e ainda luta para
firmar-se no segmento. A Fazer, apesar de ter motor menos potente que
suas concorrentes, agrada pela facilidade de pilotar e na harmonia do
conjunto mecânico e ciclístico e agora com a versão Blue Flex pode
ampliar sua participação.


A Yamaha Fazer YS250 Blue Flex é apresentada nas cores prata e preta,
custa R$ 11.690,00 e tem um ano de garantia, sem limite de
quilometragem.



Se você tem uma Yamaha Fazer 250, opine sobre ela!
Acesse agora mesmo: Guia de Motos – Motonline

Teste Fazer Blueflex Ficha-t%C3%A9cnica


Fonte: http://www.motonline.com.br/yamaha-fazer-ys-250-blue-flex/
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Mensagem por leonardoleite 14/10/2012, 15:10

muito boa essa matéria, mostra que mesmo que essa fazer seja flex e traga alguns beneficios, ainda assim tras muitos problemas junto"!!!!!!!!!
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Mensagem por clerivan 14/10/2012, 15:22

eu ouvi falar que as fazer 2012 estavao vindo com vela de irridium de fabrica ,MASSSSS vai saber neh

EDITTT: otima materia so nao dou mais 1 pq nao vejo o ranking ainda heheh Teste Fazer Blueflex 585731
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