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Em busca de Economia
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Em busca de Economia
Muito se ouve dizer sobre calibrar pneu com Nitrogênio, mas até então não se sabe ao certo se isso ajuda mesmo ou é só um jeito de andar mais tranquilo?
O uso de nitrogênio nos pneus produz algum resultado? Qual?
O nitrogênio é um gás inerte, não inflamável, ou seja, ar seco sem oxigênio. Calibrar o pneu com nitrogênio é uma ótima alternativa. Esse gás mantém a pressão do pneu constante em todas as temperaturas e se ocorrer alguma alteração na pressão, ela será bem pequena. A grande vantagem do nitrogênio em relação ao ar comprimido é que ele não se dilata, o que ocorre bastante com o ar comprimido, uma vez que em sua composição a umidade é elevada, ou seja, quando aquecido ocorre evaporação e, em conseqüência, o aumento da pressão. Já o nitrogênio mantém a calibragem por mais tempo, facilitando a vida do motorista que vai precisar verificar a pressão menos vezes, se comparado ao uso do ar comprimido. O resultado disso é que o pneu pode sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante. O grande problema do ar comprimido é que com as alterações de pressão o pneu sofre deformações, indo da falta de ar ao excesso em um curto espaço de tempo. Essas constantes transformações causam desgaste prematuro. O uso do nitrogênio é muito empregado em competições, em que a performance exige precisão de segundos. Mas vale ressaltar que a manutenção do pneu é que garante sua longevidade, ou seja, mesmo com nitrogênio a inspeção da pressão é necessária, embora em tempos mais espaçados
Vantagens da Calibragem dos Pneus com Nitrogênio:
-Maior durabilidade.
-Maior segurança ao usuario.
-A incidência de estouro reduz em 75%, proporcionando maior segurança para o motorista.
-Suas moléculas são maiores, o que faz com que a perda de ar dos pneus seja mais lenta(não perde calibragem);
-É livre de umidade e oxigênio(não oxida a malha de aço do pneu e roda,não ataca a borracha do pneu e válvula).
-Não ocorre combustão em presença de nitrogênio, por isso é muito utilizado em veículos que trafegam por ambientes onde há risco de incêndio, como minas-subterrâneas , Fórmula 1 e Fórmula Indy e aviões no mundo inteiro.
-Um pneu com 15% a menos de pressão consome 25% da vida útil do mesmo, com 30% a menos consome 50% a mais do pneu, e também combustível.
A principal vantagem do Nitrogênio é sua estabilidade quando submetido a variações de temperatura, o que não ocorre com o ar comprimido. Considere que quando rodamos com uma moto no asfalto os pneus tendem a se aquecer pelo atrito com o piso e o calor da estrada. O Nitrogênio, por ser um gás frio, mantém a pressão interna do pneu estável, e se a pressão não varia tanto durante um trajeto o desgaste da banda de rodagem será mais uniforme, aumentando a vida útil do pneu.
Mais esse resultado apenas é obtido quando o pneu é cheio completamente com o gás. Para tanto, no primeiro enchimento é preciso esvaziar completamente o pneu para em seguida encher com o Nitrogênio.
Pelo custo, torna-se mais viável para quem roda muito diariamente ou trafega por estragas. Por isso é muito usado por pequenos e grandes frotistas, com o objetivo de para aumentar a vida útil dos pneus e reduzir os custos com manutenção. Quando utilizado corretamente, os benefícios são a redução em até 20% do desgaste dos pneus além de proporcionar menor consumo de combustível por quilometro rodado.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
O uso de nitrogênio nos pneus produz algum resultado? Qual?
O nitrogênio é um gás inerte, não inflamável, ou seja, ar seco sem oxigênio. Calibrar o pneu com nitrogênio é uma ótima alternativa. Esse gás mantém a pressão do pneu constante em todas as temperaturas e se ocorrer alguma alteração na pressão, ela será bem pequena. A grande vantagem do nitrogênio em relação ao ar comprimido é que ele não se dilata, o que ocorre bastante com o ar comprimido, uma vez que em sua composição a umidade é elevada, ou seja, quando aquecido ocorre evaporação e, em conseqüência, o aumento da pressão. Já o nitrogênio mantém a calibragem por mais tempo, facilitando a vida do motorista que vai precisar verificar a pressão menos vezes, se comparado ao uso do ar comprimido. O resultado disso é que o pneu pode sofrer menos desgaste, já que a pressão se manterá dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante. O grande problema do ar comprimido é que com as alterações de pressão o pneu sofre deformações, indo da falta de ar ao excesso em um curto espaço de tempo. Essas constantes transformações causam desgaste prematuro. O uso do nitrogênio é muito empregado em competições, em que a performance exige precisão de segundos. Mas vale ressaltar que a manutenção do pneu é que garante sua longevidade, ou seja, mesmo com nitrogênio a inspeção da pressão é necessária, embora em tempos mais espaçados
Vantagens da Calibragem dos Pneus com Nitrogênio:
-Maior durabilidade.
-Maior segurança ao usuario.
-A incidência de estouro reduz em 75%, proporcionando maior segurança para o motorista.
-Suas moléculas são maiores, o que faz com que a perda de ar dos pneus seja mais lenta(não perde calibragem);
-É livre de umidade e oxigênio(não oxida a malha de aço do pneu e roda,não ataca a borracha do pneu e válvula).
-Não ocorre combustão em presença de nitrogênio, por isso é muito utilizado em veículos que trafegam por ambientes onde há risco de incêndio, como minas-subterrâneas , Fórmula 1 e Fórmula Indy e aviões no mundo inteiro.
-Um pneu com 15% a menos de pressão consome 25% da vida útil do mesmo, com 30% a menos consome 50% a mais do pneu, e também combustível.
A principal vantagem do Nitrogênio é sua estabilidade quando submetido a variações de temperatura, o que não ocorre com o ar comprimido. Considere que quando rodamos com uma moto no asfalto os pneus tendem a se aquecer pelo atrito com o piso e o calor da estrada. O Nitrogênio, por ser um gás frio, mantém a pressão interna do pneu estável, e se a pressão não varia tanto durante um trajeto o desgaste da banda de rodagem será mais uniforme, aumentando a vida útil do pneu.
Mais esse resultado apenas é obtido quando o pneu é cheio completamente com o gás. Para tanto, no primeiro enchimento é preciso esvaziar completamente o pneu para em seguida encher com o Nitrogênio.
Pelo custo, torna-se mais viável para quem roda muito diariamente ou trafega por estragas. Por isso é muito usado por pequenos e grandes frotistas, com o objetivo de para aumentar a vida útil dos pneus e reduzir os custos com manutenção. Quando utilizado corretamente, os benefícios são a redução em até 20% do desgaste dos pneus além de proporcionar menor consumo de combustível por quilometro rodado.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Em busca de Economia
BPMW 20 escreveu:Mais uma vez, esta de parabens pelos topicos.
Obrigado, sempre que posso gosto de trazer um pouco de informação que vale a pena ao fórum.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Em busca de Economia
eu calibro meus pneu toda semana!
se eu passar a calibrar com nitrogênio não vai ter tanta vantagem(ou vai) a não ser um período maior entre uma calibragem e outra! (?)
se eu passar a calibrar com nitrogênio não vai ter tanta vantagem(ou vai) a não ser um período maior entre uma calibragem e outra! (?)
Re: Em busca de Economia
giliard_drailig escreveu:eu calibro meus pneu toda semana!
se eu passar a calibrar com nitrogênio não vai ter tanta vantagem(ou vai) a não ser um período maior entre uma calibragem e outra! (?)
"A principal vantagem do Nitrogênio é sua estabilidade quando submetido a variações de temperatura, o que não ocorre com o ar comprimido. Considere que quando rodamos com uma moto no asfalto os pneus tendem a se aquecer pelo atrito com o piso e o calor da estrada. O Nitrogênio, por ser um gás frio, mantém a pressão interna do pneu estável, e se a pressão não varia tanto durante um trajeto o desgaste da banda de rodagem será mais uniforme, aumentando a vida útil do pneu."
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Em busca de Economia
Costalonga escreveu:giliard_drailig escreveu:eu calibro meus pneu toda semana!
se eu passar a calibrar com nitrogênio não vai ter tanta vantagem(ou vai) a não ser um período maior entre uma calibragem e outra! (?)
"A principal vantagem do Nitrogênio é sua estabilidade quando submetido a variações de temperatura, o que não ocorre com o ar comprimido. Considere que quando rodamos com uma moto no asfalto os pneus tendem a se aquecer pelo atrito com o piso e o calor da estrada. O Nitrogênio, por ser um gás frio, mantém a pressão interna do pneu estável, e se a pressão não varia tanto durante um trajeto o desgaste da banda de rodagem será mais uniforme, aumentando a vida útil do pneu."
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
ahm... saquei!!! :D
Re: Em busca de Economia
giliard_drailig escreveu:
ahm... saquei!!! :D
Você já chegou a ver uma pistola de temperatura que muitas oficinas usam?
Pois então, é uma pistola que por intermédio de um laser mede a temperatura de qualquer peça, pessoa, motor e etc.
Ai eu calibrei um lado de um carro com Nitrogênio, e o outro calibrei com ar comprimido, e rodei bem, andei na cidade, fui em uma BR perto e acelerei bem e depois fui a oficina medir a temperatura, de um lado para outro deu uma diferença de 6°C, pouco?
Pra um pneu isso é muito, ainda mais que ele vai manter essa temperatura sempre, não oscilando nem pra mais nem pra menos, dando uma uniformidade ao pneu.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Em busca de Economia
E tbm, quanto mas quente a borracha do pneu, o consulmo do mesmo tbm será maior. Estou certo André?
Re: Em busca de Economia
BPMW 20 escreveu:E tbm, quanto mas quente a borracha do pneu, o consulmo do mesmo tbm será maior. Estou certo André?
Uhum, quanto mais quente, maior será o seu desgaste.
Quando mais quente que o necessário a borracha tende a grudar mais no asfalto, que por sua vez já está quente e ai o pneu vai se deteriorando no asfalto, claro que num dá pra ver, mas com o passar do tempo o desgaste é maior.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
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