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Diagnóstico das Velas

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Diagnóstico das Velas Empty Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 17/8/2010, 15:36

Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.

Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir darei algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.


Diagnóstico das Velas Image003
RESÍDUOS DE IMPUREZAS

Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.

Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.

Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.




Diagnóstico das Velas Image005
RESÍDUOS DE CARVÃO

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.

Causas
1 - Ignição atrasada.

2 - Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.

3 - Filtro de ar obstruído.

4 - Deficiência de energia para ignição.

5 - Uso excessivo do afogador.

6 - Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.

7 - Vela de ignição muito fria.

Soluções
Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.

Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual da sua moto ou em uma tabela de velas atualizada).




Diagnóstico das Velas Image007
CARBONIZAÇÃO ÚMIDA

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.

Causas
Anéis do pistão ou cilindro desgastados.

Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.

Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.

Soluções
Substituir os anéis ou retificar os cilindros.

Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.

Corrigir a proporção óleo/combustível.





Diagnóstico das Velas Image009
ENCHARCAMENTO

Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.

Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.

Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.

Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.





Diagnóstico das Velas Image011
SUPERAQUECIMENTO

Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.

Causas
1 - Ponto de ignição adiantado.

2 - Mistura ar/combustível muito pobre.

3 - Deficiência no resfriamento do motor.

4 - Aperto insuficiente de vela.

5 - Combustível com baixa octanagem.

6 - Vela de ignição muito quente.

Soluções
Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.

Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.

Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.





Diagnóstico das Velas Image015
ISOLADOR QUEBRADO

Problema - Falha e baixo desempenho do motor.

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.

Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.

Soluções - Evitar sobrecarga na moto e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.





Diagnóstico das Velas Image017
PRÉ-IGNIÇÃO

Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.

Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.

Causas
1 - Ignição excessivamente adiantada.

2 - Deficiência no resfriamento do motor.

3 - Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.

4 - Vela de ignição muito quente.

Soluções
Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.

Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.

Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.




Diagnóstico das Velas Image019
MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES

Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.

Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.

Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.





Diagnóstico das Velas Image021
FIM DA VIDA ÚTIL

Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.

Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.

Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.

Solução - Coloque velas novas.


Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por @BPMW20 17/8/2010, 15:47

Boa...
Já sei qual o meu novo Update ^^
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 17/8/2010, 15:58

Qual Update no caso?

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por @BPMW20 17/8/2010, 17:21

Uma Vela Iridium que nao encontro em loja alguma no centro.
:-(
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 17/8/2010, 17:44

Você tem o numero que te passei num tem?

Eu sei que na sua cidade tem essas lojas aqui:
Moto Shop , Rua Miguel Couto, 83 3321-2529
Atacadão das Peças, Rua presidente Epitácio Pessoa, 83 3342-9090
Novo Rumo Motores e Peças, Av. João Suassuna, 83 2101-3300
M C Moto, Rua João Suassuna, 83 3341-3165
Pepe Moto Peças, Av. João Suassuna, 83 3321-9294
Rally Motos, Rua Vigário Calixto, 83 3182-2000
Central Motos Distr. e Imp. de peças, Rua presidente Epitácio Pessoa, 83 3321-6468
MD Motos, Av. João Suassuna, 83 3341-2272


E em João Pessoa tem essas:
João Pessoa MOTO CENTRO RUA PADRE AZEVEDO 407, 83 3221-1952
João Pessoa CAPITAL MOTOS BICICLETAS RUA PADRE AZEVEDO 385, 83 3241-6986
João Pessoa RISOLENE BRANDAO AV JOSEFA TAVEIRA 673, 83 3238-5566
João Pessoa PARAIBA MOTOS Rua Padre Azevedo 449, 83 3221-5971
João Pessoa BARATAO MOTO PECAS Rua Padre Azevedo 395, 83 3221-0081
João Pessoa J & L MOTO PECAS Rua Josefa Taveira 168, 83 3221-0081


Espero que ajude!

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Mensagem por @BPMW20 17/8/2010, 18:22

Esse André... VALEWWWWWWWWWW...

Algumas dessas lojá eu já fui e eles dizem q esta em falta!
So falta eu ir saber destas outras: Moto Shop, Pepe Moto Peças e Central Motos Distr. e Imp. de peças.
:-)

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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 17/8/2010, 19:29

Vai tentando ai, creio eu que num vai ser tão dificil não!

Eu encontrei em Vitória, capital do ES.

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Mensagem por cfm.junior 17/8/2010, 21:11

Ótimo post, muito bom conteúdo.
Boa André.
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 17/8/2010, 21:42

É pra isso que serve o forum, trazer informações que muitas das vezes os mecanicos e a CC não dão, só sabem falar que tem que trocar, mas não dizem o porque de trocar!

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Mensagem por @BPMW20 18/8/2010, 12:52

Falou tudo agora André.
:-)
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Mensagem por Allex 9/10/2010, 17:45

Òtimo tópico Costalonga, muito bem explicativo esse material, bem mais completo que o que tenho aqui. palmas
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 10/10/2010, 13:46

Valeu Xann, já deu uma lida no Vela Iridium?

Dá uma lida lá, interessante, tu vai gostar.

Abração.

Atenciosamente,
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Mensagem por Allex 10/10/2010, 14:11

Ôpa, vou ver agora Diagnóstico das Velas 585731
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Mensagem por leandro16 8/11/2010, 02:46

se n for essa vela iriduim qual a outra marca do marca melhor e mais confiavel pra se coloka na factor??
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Allex 8/11/2010, 11:30

Leandro, vc colocando a NGK, que é a que veio em nossas motos já tá de boa Diagnóstico das Velas 585731

8)
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Mensagem por leandro16 12/11/2010, 19:33

hum n sei se a minha ta na hora de trocar n por que a minha moto so tem 11 vai fazer 12 meses ser que ja esta na hora??? por que a minh vela ta tipo essa
RESÍDUOS DE CARVÃO


sera que ja ta na hora tenho 18 mil e uns kebrados de km ???Diagnóstico das Velas Image005



n ta taum que nem essa mais ta kuase !! eu depois vo tira uma foto ai galera pra vcs dar uma olhada melhor pra eu ter uma noção de como ela ta valeu
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Mensagem por @BPMW20 12/11/2010, 19:39

Sim leandro, como aqui mesmo eu já li sobre o assunto, vc pode retirar a vela e colocala em agua vervente, ate consegui um melhor especto da vela, e a seca antes de por novamente na moto.

Leia algo mas sobre vela aqui. A boa dicas!
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Mensagem por leandro16 13/11/2010, 03:58

valeu BPMW 20 eu tbm vi isso em algum lugas mais mesmo assim fikei com medo de fazer isso e perder avela mais se vc falou e precisa colokar alguma coisa na agua??
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Mensagem por Costαlongα 13/11/2010, 12:31

Leandro16, é só deixar ferver mesmo, se quiser coloca um pouco de bicabornato de sódio, mas bem pouco, ai ferve, depois ferva denovo em uma agua limpa pra tirar o bicabornato que venha a ficar grudado na vela, e deixe secar bem, se poder jogar um jato de ar pra ajudar a tirar a agua é bom também.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
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Mensagem por Diogo 13/11/2010, 12:59

bom eu sempre aprendi que se a vela ta suja de oleo e so pegar um esqueiro e quimar ela um pouco para quimar o oleo e se a vela estiver oxidada i melor e subistituila!
mas nao sei ate que ponto isso e verdade!
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Mensagem por Allex 13/11/2010, 15:36

Vela suja, preta, basta passar a lixa entre os contatos dela e meter pra dentro de novo, só se tiver soltando cascas, aí sim é bom limpar bem, pois essas cascas podem riscar o cilindro ou provocar outros problemas como impedir que a valvula de escapamento se feche totalmente.

Agora por falar em vela, ontem eu sorri bastante sozinho, fui tirar a vela da minha Factor pela primeira vez pra regular as valvulas e dei de cara com uma MINI-VELA kkkkkkk, é miudinha que nem a vela da Biz, fiquei de cara hehe! :[kikikiki]:
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Mensagem por Costαlongα 13/11/2010, 15:38

Tipo vela de Wake Machine?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abração.

Atenciosamente,
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Mensagem por Allex 13/11/2010, 15:49

Cara nunca ví a vela de Walkmachine, mas que é pequenina é kkkkk Diagnóstico das Velas 895535
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Mensagem por Costαlongα 13/11/2010, 15:57

KKKKKKKKKKKKKKKKK

Diagnóstico das Velas Img?s=MLB&f=91965422_6922

Mais ou menos isso?

Abração.

Atenciosamente,
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Mensagem por Allex 13/11/2010, 16:05

Essa aí é curtinha né rssss, a da Factor é compridinha mas bem fininha rssss. Queria uma dessas aí que vc postou pra colocar num cordão e usar no pescoço hehe! Diagnóstico das Velas 895535 Diagnóstico das Velas 895535


Última edição por Xann em 13/11/2010, 16:10, editado 1 vez(es)
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 13/11/2010, 16:10

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

É baratim, R$9,00 só.

É bem pequena mesmo.

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Allex 20/11/2010, 12:59

Fala André firmeza!
Cara tirei a vela hoje novamente pra fazer uma nova regulagem nas válvulas, não gostei da ultima, e aproveitei e tirei uma fotinha pra vc ver. Veja a vela da Factor junto á uma da CG hehe!

Diagnóstico das Velas 1000611v

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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Costαlongα 20/11/2010, 13:53

Onde a vela fica no bloco é bem fino então, olha a diferença de rosca, sinal que a Factor tem uma refrigeração melhor e que não tem como colocar pra 180cc!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Um grande abraço.

Atenciosamente,
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Diagnóstico das Velas Empty Re: Diagnóstico das Velas

Mensagem por Allex 20/11/2010, 14:09

Eu já achava a vela da CG/Strada/Kansas que é a mesma, pequena, quando ví a da Factor fiquei de cara affraid hehe!
E sobre meter 180cc numa YBR eu nunca ví ninguém que tenha feito, pra se ter idéia, no meu trabalho um camarada tem uma CG150, com as duas lado á lado eu fico olhando o tanto que o motor da Factor é menor, cilindro fininho e tals, imagina arrancar 180cc desse motor, acho que é roça hehe! Diagnóstico das Velas 895535
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Mensagem por leandro16 29/11/2010, 03:32

é xann minha vela ta igualzinha a sua com essa partizinha meio preta !! iai isso é normal ?? a minha eu ja trokei rsrs axei que tava ruin :hihi: Diagnóstico das Velas 253802
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