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Doze manhas para economizar combustível
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CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Dicas
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Doze manhas para economizar combustível
1 – Não aqueça o motor com o veículo/moto parado. Isso é necessário para carros/motos a carburador. Com a injeção eletrônica toma conta para que isso não aconteça. Quando você deixa o carro “esquentando” parado, o motor demora mais para chega à temperatura ideal. Logo, a emissão de poluentes e o consumo de combustível são maiores. O melhor é partir levemente, evitando regimes de rotação elevados.
2 – Evite acelerações quando o carro/moto estiver parado. Aquela história de dar uma cutucada no acelerador antes de virar a chave é coisa para lá de velha. Isso é uma prática inventada por motoristas que amam ouvir o último ronco do propulsor. Hábito fora de moda... Só ajuda a aumentar o consumo, sem benefícios para o motor.
3 – Não tenha preguiça de trocar a marcha. Aquelas tiazinhas que andam em segunda marcha durante 50 km, assim como aqueles meninões que esticam o motor até o talo, estão errados. A troca da velocidade influencia muito no consumo. Andar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e fere a média de consumo. O ideal é efetuar as trocas no tempo certo. Se houver dúvidas, cada automóvel faz a indicação da mudança correta de acordo com a velocidade no manual do proprietário.
4 – Se não precisar, não corra. O consumo do combustível aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve. Em uma retomada de 90 km/h a 120 km/h o incremento de consumo é de aproximadamente 30%.
5 – Direção defensiva. Mantenha uma velocidade uniforme e uma distância de cerca de 2 m do veículo/moto da frente, ou uma distância maior se a situação exigir, para evitar freadas bruscas e uso excessivo dos freios.
6 – Não tenha medo das ladeiras. Não freie antes. O correto é acelerar antes, para que o carro não perca o ritmo no meio do caminho. Ter de pisar fundo durante a subida para o embalo não acabar é mortal para o tanque.
7 – Não tenha medo das descidas. Com o sistema de injeção eletrônica, a forma ideal é manter o automóvel engrenado. Nessa situação, sem carga no acelerador, não há injeção de combustível. No ponto-morto, a injeção continua a funcionar. Além de ser mais econômica, essa maneira é a mais segura.
8 – Não viaje com o vidro aberto. A resistência do ar é maior quando as janelas do automóvel estão abertas. Isso faz com que o carro exerça uma força maior para se deslocar. O ideal é deixar uma fresta aberta ou utilizar os recursos de ventilação do modelo.
9 – Use farol alto e sinalizadores só quando for necessário. A corrente elétrica também gasta mais petróleo. Utilize os dispositivos somente pelo tempo necessário. A exigência dos componentes pede maior consumo de combustível para recarregar a bateria.
10 – Escapamento original: Andar com o carro/moto fazendo ronco excessivo pode gerar multas e secar o tanque. O sistema de emissão original foi projetado para trabalhar com os silenciosos e catalisador. Por isso, economizar na hora da troca dos componentes ou optar por uma peça não-original pode ser um grande prejuízo em longo prazo.
11 – Evite trajetos muito curtos. Ligar o carro/moto com o motor frio, rodar um pouco, e desligá-lo novamente acarreta um consumo 30% maior. Isso acontece toda vez que o motor se esforça para atingir a temperatura ideal de funcionamento.
12 – Não rode com excesso de carga. Todo carro/moto indica a sua capacidade máxima de carga. Qualquer volume desnecessário aumentará o consumo.
OBS: Claro que alguns casos não servem para nossas factor pois não sao I.E! mas alguns vale a pena ressaltar.!
2 – Evite acelerações quando o carro/moto estiver parado. Aquela história de dar uma cutucada no acelerador antes de virar a chave é coisa para lá de velha. Isso é uma prática inventada por motoristas que amam ouvir o último ronco do propulsor. Hábito fora de moda... Só ajuda a aumentar o consumo, sem benefícios para o motor.
3 – Não tenha preguiça de trocar a marcha. Aquelas tiazinhas que andam em segunda marcha durante 50 km, assim como aqueles meninões que esticam o motor até o talo, estão errados. A troca da velocidade influencia muito no consumo. Andar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e fere a média de consumo. O ideal é efetuar as trocas no tempo certo. Se houver dúvidas, cada automóvel faz a indicação da mudança correta de acordo com a velocidade no manual do proprietário.
4 – Se não precisar, não corra. O consumo do combustível aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve. Em uma retomada de 90 km/h a 120 km/h o incremento de consumo é de aproximadamente 30%.
5 – Direção defensiva. Mantenha uma velocidade uniforme e uma distância de cerca de 2 m do veículo/moto da frente, ou uma distância maior se a situação exigir, para evitar freadas bruscas e uso excessivo dos freios.
6 – Não tenha medo das ladeiras. Não freie antes. O correto é acelerar antes, para que o carro não perca o ritmo no meio do caminho. Ter de pisar fundo durante a subida para o embalo não acabar é mortal para o tanque.
7 – Não tenha medo das descidas. Com o sistema de injeção eletrônica, a forma ideal é manter o automóvel engrenado. Nessa situação, sem carga no acelerador, não há injeção de combustível. No ponto-morto, a injeção continua a funcionar. Além de ser mais econômica, essa maneira é a mais segura.
8 – Não viaje com o vidro aberto. A resistência do ar é maior quando as janelas do automóvel estão abertas. Isso faz com que o carro exerça uma força maior para se deslocar. O ideal é deixar uma fresta aberta ou utilizar os recursos de ventilação do modelo.
9 – Use farol alto e sinalizadores só quando for necessário. A corrente elétrica também gasta mais petróleo. Utilize os dispositivos somente pelo tempo necessário. A exigência dos componentes pede maior consumo de combustível para recarregar a bateria.
10 – Escapamento original: Andar com o carro/moto fazendo ronco excessivo pode gerar multas e secar o tanque. O sistema de emissão original foi projetado para trabalhar com os silenciosos e catalisador. Por isso, economizar na hora da troca dos componentes ou optar por uma peça não-original pode ser um grande prejuízo em longo prazo.
11 – Evite trajetos muito curtos. Ligar o carro/moto com o motor frio, rodar um pouco, e desligá-lo novamente acarreta um consumo 30% maior. Isso acontece toda vez que o motor se esforça para atingir a temperatura ideal de funcionamento.
12 – Não rode com excesso de carga. Todo carro/moto indica a sua capacidade máxima de carga. Qualquer volume desnecessário aumentará o consumo.
OBS: Claro que alguns casos não servem para nossas factor pois não sao I.E! mas alguns vale a pena ressaltar.!
Última edição por MatheusOtt em 3/12/2010, 13:25, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Doze manhas para economizar combustível
Boas dicas.
Como a Factor não tem I.E. eu aqueço ela parada mesmo pois andando de "levinho" ela fica fraca até chegar na temperatura ideal.
Carburador a Vácuo não é I.E. rsrsrsrs
Como a Factor não tem I.E. eu aqueço ela parada mesmo pois andando de "levinho" ela fica fraca até chegar na temperatura ideal.
Carburador a Vácuo não é I.E. rsrsrsrs
Mat- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 31/01/2010
Localização : Duque de Caxias - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagens : 306
Re: Doze manhas para economizar combustível
Sim isso eu sei, essas dicas eu encontrei em um site.. claro que não são todas que são uteis, mas algumas agente pode adotar..
no caso pra aquecer tem que puxar o afogador mesmo rsrs...
flw
no caso pra aquecer tem que puxar o afogador mesmo rsrs...
flw
Convidad- Convidado
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Doze manhas para economizar combustível
Cara, acho que todas essas dicas servem sim para a Factor, a diferença é somente na primeira, quanto a esquentar o motor.
O ruim é que em dias frios, temos que manter a Factor com o giro um pouco mais alto, então, ao invés de usar o afogador ou então deixar esquentando, eu simplesmente não solto o acelerador todo, enquanto estou parado, deixo ele um pouco aberto, na mão mesmo, pra mante-la com o giro um pouco acima.
De restante, todas são válidas, até a da descida.
O ruim é que em dias frios, temos que manter a Factor com o giro um pouco mais alto, então, ao invés de usar o afogador ou então deixar esquentando, eu simplesmente não solto o acelerador todo, enquanto estou parado, deixo ele um pouco aberto, na mão mesmo, pra mante-la com o giro um pouco acima.
De restante, todas são válidas, até a da descida.
Re: Doze manhas para economizar combustível
Quando retirar algo de um site, pode colocar a fonte no final!
otimas dicas, belo post.
otimas dicas, belo post.
Re: Doze manhas para economizar combustível
Muzkur, faço exatamente isso.
Eu só uso o afogador quando a moto não pega de primeira de jeito nenhum(ela fica a semana toda parada), fora isso deixo o acelerador um pouco aberto até perceber que "firmou" o motor e deixo ela esquentando sozinha.
Eu só uso o afogador quando a moto não pega de primeira de jeito nenhum(ela fica a semana toda parada), fora isso deixo o acelerador um pouco aberto até perceber que "firmou" o motor e deixo ela esquentando sozinha.
Mat- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 31/01/2010
Localização : Duque de Caxias - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagens : 306
Re: Doze manhas para economizar combustível
Eu mesmo! rsrsrsrs
É lá e cá!! hauhau
É lá e cá!! hauhau
Mat- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 31/01/2010
Localização : Duque de Caxias - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagens : 306
Re: Doze manhas para economizar combustível
pelo post valeu pelas dicas
Rafael Factor- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414
Re: Doze manhas para economizar combustível
o negocio para economiza gasolina é prend a sogra na corrente e manda puxa na subida e nas retas na descida ela tem que acompanha o ritmo correndo atraz kkkk...
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: Doze manhas para economizar combustível
valeu pelas dicas a minha tah fazendo uns 37km/l
com isso devo conseguir dah uma economizada
valeu
bmx- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : joão monlevade / Mg
Mensagens : 182
Re: Doze manhas para economizar combustível
ola pessoal! sou novo no forum e tbm como motociclista. gostaria de fazer uam pergunta a vcs, acabei de compra uma ybr factor 2011, pretendo fazer uma viagem com ela. ai vem a pergunta ela tem resistencia para fazer uma viagem de 600klm?
estou adorando andar dentro da cidade ela é bastante confotavel e economica mais ainda não peguei a estrada. por isso faço esa pergunta se alguem já fez viagens longas e como ela se comportou. abraço. tarcisio felix
estou adorando andar dentro da cidade ela é bastante confotavel e economica mais ainda não peguei a estrada. por isso faço esa pergunta se alguem já fez viagens longas e como ela se comportou. abraço. tarcisio felix
Convidad- Convidado
Re: Doze manhas para economizar combustível
Nossa a minha é um poço sem fundo!!
Sempre esquento c o afogador,qndo saio...saio rasgando pq sempre toh perdendo hora,as vezes tenho preguiça até de apertar a embreagem..vai no tempo do motor mesmo(podem xingar eu sei q não se deve fazer.... ) quem dirá de trocar a marcha na hora certa...rsrsrs...calma não sou assim sempre, é só de vez em quando!!!
Rsrsrs...até que dura bastante meu combustível...
Sempre esquento c o afogador,qndo saio...saio rasgando pq sempre toh perdendo hora,as vezes tenho preguiça até de apertar a embreagem..vai no tempo do motor mesmo(podem xingar eu sei q não se deve fazer.... ) quem dirá de trocar a marcha na hora certa...rsrsrs...calma não sou assim sempre, é só de vez em quando!!!
Rsrsrs...até que dura bastante meu combustível...
Convidad- Convidado
Re: Doze manhas para economizar combustível
Brother, dê uma olhadinha em algum dos tópicos do link abaixo, se ainda tiver alguma dúvida faça lá suas perguntas. Seja bem vindo ao Forum e pra desfrutar melhor de nosso espaço leia as Regras e Orientações que se encontram no tôpo da página inicial.
http://www.clubeybrfactor.com/search.forum?mode=searchbox&search_keywords=viagem&show_results=topics
http://www.clubeybrfactor.com/search.forum?mode=searchbox&search_keywords=viagem&show_results=topics
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Doze manhas para economizar combustível
Lana escreveu:Nossa a minha é um poço sem fundo!!
Sempre esquento c o afogador,qndo saio...saio rasgando pq sempre toh perdendo hora,as vezes tenho preguiça até de apertar a embreagem..vai no tempo do motor mesmo(podem xingar eu sei q não se deve fazer.... ) quem dirá de trocar a marcha na hora certa...rsrsrs...calma não sou assim sempre, é só de vez em quando!!!
Rsrsrs...até que dura bastante meu combustível...
kposkePOEKPOSKPOSkp
Manja mais que eu Lana..=pP
Re: Doze manhas para economizar combustível
Hahaha...que nada...aprendi na 300 a trocar sem embreagem(tempo do motor) pq se fosse p ferrar ferrava ela e não a minha Factor!!! -----BIXA MÁ-----
será q estraga muito?!?
será q estraga muito?!?
Última edição por giliard_drailig em 14/12/2010, 12:47, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : uso de quote desnecessario)
Convidad- Convidado
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Dicas para Economia de Gasolina
Fala galera.Encontrei um site, onde você pode achar postos de combustível na sua região e ainda pesquisar os preços em cada posto. Achei interessante , e abaixo deixo a descrição do site e o endereço.
“Meu Combustível é uma ferramenta de auxílio para decisão na escolha dos melhores preços antes de abastecer o seu veículo. Com o uso de filtros é possível escolher por bandeiras de sua preferência, e até mesmo utilizar um raio de busca, para analisar os preços praticados próximo da sua localização atual."
O sistema é simples, eficiente e fácil de usar: basta digitar o endereço, e o tipo de combustível (gasolina, etanol etc.), que o site mostrará um mapa com os postos mais pertos, e os respectivos preços. É possível ainda ativar o raio de busca, a fim de tornar as buscas mais precisas, bem como selecionar as bandeiras desejadas.
http://www.meucombustivel.com.br/
“Meu Combustível é uma ferramenta de auxílio para decisão na escolha dos melhores preços antes de abastecer o seu veículo. Com o uso de filtros é possível escolher por bandeiras de sua preferência, e até mesmo utilizar um raio de busca, para analisar os preços praticados próximo da sua localização atual."
O sistema é simples, eficiente e fácil de usar: basta digitar o endereço, e o tipo de combustível (gasolina, etanol etc.), que o site mostrará um mapa com os postos mais pertos, e os respectivos preços. É possível ainda ativar o raio de busca, a fim de tornar as buscas mais precisas, bem como selecionar as bandeiras desejadas.
http://www.meucombustivel.com.br/
Douglas- Novato
- Idade : 44
Data de inscrição : 12/01/2011
Localização : Mogi das Cruzes - SP
Mensagens : 2
Re: Doze manhas para economizar combustível
vai douglas mas aqui como a cit é pequena nao apareceu os seus postos rsrs
mas muito bom isso ai
mas muito bom isso ai
Re: Doze manhas para economizar combustível
Truques para abastecer a motoka, que por sinal são verdaderas e pode fazer o teste!
1º Dica: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de
combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a
terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa
durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem
a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um
solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento
de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz
respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito
(cisterna) do caminhão seja exato.
2º Dica: Quando for
pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao
frentista no caso de ser ervido). Segundo a pressão que se exerça sobre a
pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente,
cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se
num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível
devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a
pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já
contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao
depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar
parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse
recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque
pagando mais dinheiro.
3º Dica: Encher o tanque antes que este
baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no tanque,
conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora
mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço do
tanque. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos
flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o
objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
4º Dica: Não encher o
tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem
imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto
nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado
dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos
mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando
em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer
seu tanque com combustível sujo.
Bom depois de ler essas dicas vai ver que será na real...
1º Dica: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A
temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todos os postos de
combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a
terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa
durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem
a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde
ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um
solo têm um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento
de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz
respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito
(cisterna) do caminhão seja exato.
2º Dica: Quando for
pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao
frentista no caso de ser ervido). Segundo a pressão que se exerça sobre a
pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o
modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente,
cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se
num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível
devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a
pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no
tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já
contabilizado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao
depósito da estação. Isso faz com que, os postos consigam recuperar
parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse
recebido a real quantidade contabilizada, menos combustível no tanque
pagando mais dinheiro.
3º Dica: Encher o tanque antes que este
baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no tanque,
conseqüentemente menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora
mais rapidamente do que você pensa, principalmente com o balanço do
tanque. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos
flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o
objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
4º Dica: Não encher o
tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem
imediatamente depois. Se chegares ao posto de combustíveis e vê um
caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo,
ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto
nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado
dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos
mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando
em suspensão por um tempo. Assim sendo você corre o risco de abastecer
seu tanque com combustível sujo.
Bom depois de ler essas dicas vai ver que será na real...
Re: Doze manhas para economizar combustível
Não sei se sigo isso a risca, mas do preço que a gasosa ta vale a pena seguir, caro demais a gasosa aki custa R$ 2,98 /L
abcdario- User
- Idade : 38
Data de inscrição : 09/07/2010
Mensagens : 253
Re: Doze manhas para economizar combustível
abcdario
Eu coloco gasolina aqui em natal de 2,64 /L
Assim, seguir a risca vai de cada um...vc pode usar uma ou duas,mas isso depende de vc...
valeu
Eu coloco gasolina aqui em natal de 2,64 /L
Assim, seguir a risca vai de cada um...vc pode usar uma ou duas,mas isso depende de vc...
valeu
Última edição por romeu_souza em 18/2/2011, 15:52, editado 1 vez(es)
Re: Doze manhas para economizar combustível
romeu_souza tu abastece ondi mano? eu abasteco no BR alí do Atacadão... R$2,66/L
TONY- ADM
- Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: Doze manhas para economizar combustível
k0ring4
Eu coloco lá no posto do Carrefour do NorteShopping...
Eu coloco lá no posto do Carrefour do NorteShopping...
Re: Doze manhas para economizar combustível
mais aí é o preço de comum... num abasteço nem fudendo naquele posto com comum...
depois que abasteci lá tive que abrir o bura pra limpar... ruim d+ aquele posto..
depois que abasteci lá tive que abrir o bura pra limpar... ruim d+ aquele posto..
TONY- ADM
- Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671
Re: Doze manhas para economizar combustível
Noh, eu soh ando de punho virado e minha moto fez 32KM/L a ultima vez que completei o tanque!
To nem ligando pra economizar, 32KM/L ta ótimo ja!
To nem ligando pra economizar, 32KM/L ta ótimo ja!
WestElement- User
- Idade : 35
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 351
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