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De olho nas estradas...
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jl_pr
Criztian
ANDERSON
Allex
@BPMW20
YBR Factor
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Página 1 de 1
De olho nas estradas...
Palavra do presidente
<blockquote align="JUSTIFY">De olho nas estradas...
Algumas não foram feitas para motos
18/02/2011 - É provável que você já tenha
escutado que as nossas vias não são apropriadas para motocicletas, mas você sabe
por quê?
Nos idos de 1960 foi elaborada a norma internacional ASTM, norma Americana
que norteia a construção de vias em todo o mundo. Ocorre que na época, o número
de motocicletas existente era incipiente, por conta disso não foram elaborados
estudos técnicos sobre o comportamento da motocicleta na via, mas eles fizeram
estudos técnicos sobre o comportamento dos veículos leves e pesados, esses
estudos foram importantes para a elaboração da referida norma.
Diferente dos automóveis que possuem equilíbrio estático, a motocicleta
possui equilíbrio dinâmico, ou seja, equilibra-se em movimento. Além do mais, a
motocicleta acelera rápido, mas desacelera, ou freia, devagar. Circulando a 60
km/h percorre-se 16 metros por segundo e gasta-se 30 metros para efetuar a
frenagem total. Outros fatores compõem a especificidade da motocicleta, como por
exemplo, a força centrifuga.
Acontece que até hoje, mesmo com a frota mundial de motocicleta atingindo
algo em torno de 250 milhões de veículo, sendo no Brasil algo em torno de 15% da
frota circulante, ainda não houve alteração da norma. O que é um verdadeiro
absurdo.
É muito fácil para certas empresas dizer que se preocupam com a segurança do
motociclista, mas quando deparamos com este e outros fatos, percebemos que é
tudo falácia.
É certo que através da ABRAM, Associação Brasileira de Motociclistas, estamos
nos preparando para mudar esta triste realidade, e isso começa com a divulgação
deste fato.
É por essas e outras razões que estou sempre alertando que precisamos nos
unir, precisamos nos mobilizar, pois estamos sendo colocados de lado.
Com raríssima exceção, os fabricantes só se preocupam com vender a
motocicleta, a partir daí o problema é nosso.
De um modo geral o poder público preocupa-se muito em arrecadar, é IPVA, é
DPVAT, é pedágio, é COFINS, e SIDE e outras cobranças que nos são impostas. Eles
vasculham o CTB a fim de preparar seus agentes para nos aplicar as penalidades
descritas, uma vez cometidas.
Entretanto na maioria das vezes esquece-se de levar em conta a determinação
do CTB de que “Os órgãos de trânsito respondem objetivamente pelos danos
causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e
manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito
do trânsito seguro.”
Podem estar certos de que estamos atentos aos absurdos cometidos contra a
nação motociclista, no entanto é preciso fazer isso ecoar, precisamos estar
prontos para “brigar pelos nossos direitos”, afinal como sempre digo, juntos
certamente construiremos um motociclismo melhor.
Pensemos sobre isso.
Lucas Pimentel , 42 anos, é presidente da ABRAM - Associação
Brasileira de Motociclistas,
membro do CONTRAN.
Tel. (11) 3338-2872
E-mail:
pimentel@abrambrasil.org.br
www.abrambrasil.org.br </blockquote>
<blockquote align="JUSTIFY">De olho nas estradas...
Algumas não foram feitas para motos
18/02/2011 - É provável que você já tenha
escutado que as nossas vias não são apropriadas para motocicletas, mas você sabe
por quê?
Nos idos de 1960 foi elaborada a norma internacional ASTM, norma Americana
que norteia a construção de vias em todo o mundo. Ocorre que na época, o número
de motocicletas existente era incipiente, por conta disso não foram elaborados
estudos técnicos sobre o comportamento da motocicleta na via, mas eles fizeram
estudos técnicos sobre o comportamento dos veículos leves e pesados, esses
estudos foram importantes para a elaboração da referida norma.
Diferente dos automóveis que possuem equilíbrio estático, a motocicleta
possui equilíbrio dinâmico, ou seja, equilibra-se em movimento. Além do mais, a
motocicleta acelera rápido, mas desacelera, ou freia, devagar. Circulando a 60
km/h percorre-se 16 metros por segundo e gasta-se 30 metros para efetuar a
frenagem total. Outros fatores compõem a especificidade da motocicleta, como por
exemplo, a força centrifuga.
Acontece que até hoje, mesmo com a frota mundial de motocicleta atingindo
algo em torno de 250 milhões de veículo, sendo no Brasil algo em torno de 15% da
frota circulante, ainda não houve alteração da norma. O que é um verdadeiro
absurdo.
É muito fácil para certas empresas dizer que se preocupam com a segurança do
motociclista, mas quando deparamos com este e outros fatos, percebemos que é
tudo falácia.
É certo que através da ABRAM, Associação Brasileira de Motociclistas, estamos
nos preparando para mudar esta triste realidade, e isso começa com a divulgação
deste fato.
É por essas e outras razões que estou sempre alertando que precisamos nos
unir, precisamos nos mobilizar, pois estamos sendo colocados de lado.
Com raríssima exceção, os fabricantes só se preocupam com vender a
motocicleta, a partir daí o problema é nosso.
De um modo geral o poder público preocupa-se muito em arrecadar, é IPVA, é
DPVAT, é pedágio, é COFINS, e SIDE e outras cobranças que nos são impostas. Eles
vasculham o CTB a fim de preparar seus agentes para nos aplicar as penalidades
descritas, uma vez cometidas.
Entretanto na maioria das vezes esquece-se de levar em conta a determinação
do CTB de que “Os órgãos de trânsito respondem objetivamente pelos danos
causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e
manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito
do trânsito seguro.”
Podem estar certos de que estamos atentos aos absurdos cometidos contra a
nação motociclista, no entanto é preciso fazer isso ecoar, precisamos estar
prontos para “brigar pelos nossos direitos”, afinal como sempre digo, juntos
certamente construiremos um motociclismo melhor.
Pensemos sobre isso.
Lucas Pimentel , 42 anos, é presidente da ABRAM - Associação
Brasileira de Motociclistas,
membro do CONTRAN.
Tel. (11) 3338-2872
E-mail:
pimentel@abrambrasil.org.br
www.abrambrasil.org.br </blockquote>
Re: De olho nas estradas...
“Os órgãos de trânsito respondem objetivamente pelos danos
causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e
manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito
do trânsito seguro.”
Vou me lembrar disso durante um bom tempo, e toda vez que ver um blitz querendo "imbaçar" comigo.
causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e
manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito
do trânsito seguro.”
Vou me lembrar disso durante um bom tempo, e toda vez que ver um blitz querendo "imbaçar" comigo.
Re: De olho nas estradas...
Boa Marcão
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: De olho nas estradas...
ae qie beleza de post muito bom
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: De olho nas estradas...
Parabéns Marcão. Ótimo post velho! Nunca tinha parado pra pensar neste caso, da preparação e desenvolvimento de vias para motocicletas. Nossa segurança está em jogo. Aliás, não só a nossa. Muitas outras pessoas podem se ferir ou prejudicar-se com a má preparação das rodovias. Infelizmente, acho que se em quase 50 anos da implantação da norma base, que guia o desenvolvimento das rodovias, não será agora que mudarão as coisas. São milhares de quilometros para serem revisados e alterados. Imagina o trabalho para os engenheiros? Teriam de redimensionar vias, seria preciso alterar curvas, nivelamentos, muitas coisas. Pode ser que se houver uma mudança nas normas de desenvolvimento de vias, as novas vias desenvolvidas, do zero, sejam feitas de uma maneira que abranja a paixão dos motociclistas com segurança. Fora isso, só por um milagre!
Re: De olho nas estradas...
muito bom o post
e realmente é fo.d. andar nessas estradas brasileiras de moto e ainda mais com as motos pequenas, como tem alguns caminhoes que passam dos 120km e as vezes andam mais que nossas motos eles querem passar por cima da gente
e realmente é fo.d. andar nessas estradas brasileiras de moto e ainda mais com as motos pequenas, como tem alguns caminhoes que passam dos 120km e as vezes andam mais que nossas motos eles querem passar por cima da gente
Re: De olho nas estradas...
Sem querer diminuir a importância de vias apropriadas para o transito de motos, ressalto q apesar de todos os impostos pagos e citados no post inicial do tópico e pedagios, nem sequer estradas decentes nós temos! São milhares de quilometros de asfalsto esburacado ou cheio de remendos q dificultam mais ainda a condução de nossos veículos e acabam nos colocando em situações de risco! É realmente de causar indignação...
Olho nas estradas tbm nesses períodos festivos, onde uns e outros enchem a cara e tomam posse do volante de veiculos ocasionando acidente e pondo fim a vida de pessoas inocentes! Aqui nas proximidades, de ontem pra cá, 3 pessoas morreram em acidentes de colisão entre moto e carro, nos dois casos os motoristas fugiram...
Pra quem ainda for pegar a estrada: Atenção Redobrada!
Olho nas estradas tbm nesses períodos festivos, onde uns e outros enchem a cara e tomam posse do volante de veiculos ocasionando acidente e pondo fim a vida de pessoas inocentes! Aqui nas proximidades, de ontem pra cá, 3 pessoas morreram em acidentes de colisão entre moto e carro, nos dois casos os motoristas fugiram...
Pra quem ainda for pegar a estrada: Atenção Redobrada!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: De olho nas estradas...
com certeza Edward!!
é importante tambem, nessa epoca de carnaval, evitar pegar estradas com motos, se puder ir de carro, vá! é mais seguro...
é importante tambem, nessa epoca de carnaval, evitar pegar estradas com motos, se puder ir de carro, vá! é mais seguro...
Re: De olho nas estradas...
Verdade Giliard, bom lembrar disso! Mas tem casos q infelismente não tem outra alternativa e tem q se utilizar das motos! Assim como deve-se manter o cuidado redobrado tbm mesmo estando de carro, o risco é praticamente o mesmo!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: De olho nas estradas...
sim o risco é o mesmo, mais as chances de se escapar de acidente de moto são bem menores do que de carro.
mais se não poder evitar, como ja foi dito, tome muuito cuidado e que Deus esteja com nois motociclistas...
mais se não poder evitar, como ja foi dito, tome muuito cuidado e que Deus esteja com nois motociclistas...
Re: De olho nas estradas...
É isso ae! Orar a Deus antes de sair e manter todo cuidado e atenção possível amigos!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
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