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DICAS DE PILOTAGEM

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Mensagem por Diogo 12/7/2011, 00:26



ANDANDO NA CIDADE
Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil,
mas também perigoso. Veja algumas coisas que você pode fazer para
tornar seu passeio mais seguro:
SEMÁFORO: ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a
linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado. Deixe
sempre a pista para os carros. Alguém pode não vê-lo e bater na sua traseira.
Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás
pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.
COM OUTRAS MOTOS:
Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a
mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de
desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço.
Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse. Ele
pode ter visto algo que você não viu, então pare também.

ULTRAPASSAGEM: quando estiver no trânsito da cidade
NUNCA ultrapasse pela direita. Lembre que
muitos não sinalizam quando vão dobrar à direita e não esperam que
venha alguém pela direita. Ultrapasse sempre pela esquerda e procure
ficar dentro do campo de visão do retrovisor externo do veículo a ser
ultrapassado. Um bom macete é ficar de olho na roda dianteira dos
automóveis: no caso de uma fechada, a primeira coisa que vai se deslocar
na sua direção é a roda dianteira. Se achar complicado, procure
observar o movimento de braços no volante para antever a intenção do
motorista de mudar bruscamente de direção. Se você começar a reagir
somente depois que perceber o veículo entrando na sua frente, pode ser
tarde demais.
ESTACIONAMENTO:
Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos
específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora
de sair podem derrubar sua moto!
Estacione sempre com a moto de frente para rua
(traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais
seguro;
COSTURAR NO TRÂNSITO: apesar da moto se prestar a andar
entre os carros evite fazer isso especialmente em vias de maior
velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja
passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem
sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! Deixe para ultrapassar os veículos
quando estiverem lentos ou parados, porém tome cuidado com a
possibilidade de alguém abrir repentinamente uma porta. Procure pilotar
com dois dedos (o indicador e o médio) sobre o freio dianteiro e o pé
direito sobre o freio traseiro, sem pressionar. Esse procedimento diminui
o tempo de reação no caso de uma frenagem de emergência.
FAROL ACESO: além de ser uma exigência do novo código
de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os
outros veículos lhe percebem mais facilmente. O custo de uma lâmpada é
bem menor que um acidente. Procure pilotar com o farol alto durante o dia.
Além de ficar mais visível, você vai equilibrar o desgaste da lâmpada,
já que durante a noite você usa muito mais o farol baixo.

ANDANDO NA CHUVA
Se você puder evite andar na chuva especialmente na
estrada pois sua visibilidade é menor e a dos outros veículos também,
mas caso seja inevitável, tenha sempre uma roupa de chuva pois o
desconforto ou o frio ajudam você a perder a concentração o que pode
tornar-se um risco desnecessário.Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença
em termos de segurança, vejamos alguns desses tópicos:
NA CIDADE: evite o canto interno das curvas pois é
lá que se junta toda a sujeira que a chuva varre. É onde passam os
veículos pesados que geralmente vazam óleo diesel que é um verdadeiro sabão especialmente quando
molhado.
AS POÇAS D'ÁGUA: evite-as pois geralmente elas escondem
buracos que podem provocar quedas ou aquaplane (perda de aderência do
pneu por ação de uma camada de água entre o pneu e a pista);
NA PISTA DE ROLAGEM: tanto na cidade quanto na estrada ande
sempre atrás das rodas do veículo a sua frente (prefira veículos
pequenos), pois ele sempre irá desviar as rodas de buracos e obstáculos a
frente e se você estiver nesta trilha da roda terá menos água
nos pneus, ajudando a evitar o perigoso aquaplane. Isto também vale para
pista seca.
CALIBRAGEM DE PNEUS: andar na chuva requer mais aderência
que andar no seco, se você quiser aumentar sua segurança na chuva
diminua a pressão dos pneus, quanto mais superfície de contato na pista
mais seguro, diminua até oito
libras, mas lembre de voltar a calibrar quando parar a chuva.
FREIANDO NA CHUVA: a pressão que se exerce na manete do
freio quando está seco deve ser o mesmo nas condições molhadas, mas
atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você
for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais
para causar a frenagem, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco
molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele
seca rapidamente e pode bloquear a roda e nesse caso
é chão na certa. Freie com cuidado e calma mesmo nas condições
mais adversas.

VIAJANDO SOZINHO
Procure manter uma velocidade compatível com
as condições da estrada, o mais próximo da máxima permitida. Lembre-se
de que quanto mais rápido você andar, o número de veículos que vão te
ultrapassar será menor e cada ultrapassagem é um risco adicional.
Mantenha os faróis acesos mesmo de dia.
Nunca demonstre aos motoristas que você tem pouca
experiência. Muitas vezes o que mantém o respeito dos motoristas com
relação à uma moto é o medo de uma represália no caso de algum
conflito. Transmita segurança na condução de sua moto e tenha
personalidade. Respeite os motoristas da mesma forma que você deseja ser
respeitado.
Ocupe sempre o meio de sua faixa de rolamento. Não fique
no canto direito da pista para não ser "prensado" por um outro
veículo contra o acostamento. Se estiver trafegando em pista de mão
dupla e um veículo for te ultrapassar, desloque-se um pouco para a direita
e sinalize com a mão esquerda discretamente para que o motorista perceba
que você tem a intenção de facilitar a ultrapassagem. Não saia da
pista para o acostamento. Isso além de ser perigoso e ilegal, transmite
para o motorista uma grande insegurança de sua parte e a certeza de que
ele é mais importante do que você.

VIAJANDO EM GRUPO
Antes de sair, o grupo deverá nomear o líder de percurso,
o ferrolho e combinar o caminho, as paradas, etc.
Procure usar luvas inteiras (abolir as meio dedos), botas,
jaquetas e calças sempre em couro. Evite andar com pulseiras, braceletes,
facas, anéis e botons cortantes ou perfurantes. Em uma queda eles podem
ferir mais que o tombo.
LÍDER DE PERCURSO:
É o motociclista que irá à frente do grupo nos seus
deslocamentos. O líder deve ser aquele que conhecer melhor o trajeto a
ser percorrido e deve ser bastante experiente. As atribuições do líder
são manter a velocidade previamente acertada;
sinalizar ao grupo eventuais obstáculos; definir o momento para as
ultrapassagens; alertar sobre as paradas
combinadas.
FERROLHO:
É o motociclista que irá na última posição do grupo nos seus
deslocamentos.
O ferrolho deve ser escolhido entre os que possuírem moto dentre as de
melhor desempenho no
grupo e ser experiente. As atribuições do Ferrolho são zelar pela
unidade do grupo, procurando evitar que ocorra espaçamento acentuado
entre as
motos do grupo; avançar de sua posição até o líder de percurso,
caso haja necessidade de avisá-lo acerca de
eventuais emergências ou situações que venham a alterar qualquer
procedimento anteriormente acordado; orientar o grupo quanto ao seu
correto
posicionamento na faixa de rolamento.
NA ESTRADA:
Posicionamento:
Duas ou mais motos não devem dividir a mesma faixa da
estrada (andar lado a lado). Se o grupo rodar em fila, deve-se
manter uma
distância mínima entre as motos, proporcional à velocidade. A
formação do grupo deverá ser em duas filas indianas, paralelas e
intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos. Todos os
participantes do grupo devem estar sempre visualizando a
motocicleta da frente e de trás. Desse modo, evitar-se-á uma
dispersão.
Mantenha uma distância segura da moto da frente, nunca se distancie demais das
motos da frente, lembre-se que o líder tem que ter a visão de todos pelos
retrovisores. À noite, proceda da forma acima, porém redobre a atenção com a
moto da frente e a de trás. Lembre-se que de noite o líder não tem a visão
do grupo como um todo. Caso tenha observado alguma anomalia ligue a seta intercalando
direita e esquerda a fim de ser notado pelo ferrolho ou pelo líder.
Freiando:
Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando
você vai freiar até ver sua luz de freio acender, portanto facilite,
sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de freiar. Isso poderá evitar um acidente.
Quando estiverem duas ou mais motos, a moto da frente deverá estar sempre
na esquerda da pista, pois ela estará em breve preparando uma
ultrapassagem e sua visão será melhor na esquerda, se você vem logo atrás,
não ultrapasse a da frente próximo de uma ultrapassagem de veículo
porque a atenção do piloto estará no trânsito de sentido oposto e é
bem provável que ele não perceba você entrando pela esquerda dele.
Ultrapassagens: NUNCA
ULTRAPASSE PELA DIREITA
Nas ultrapassagens, o líder vai determinar qual a melhor hora ou se o movimento
e a estrada forem críticas, qual será a sua melhor hora. Assim, todos seguirão
da mesma forma, mas com segurança. Quando o líder sair para ultrapassar, não
significa que todos têm que fazê-lo naquele momento
. Aguarde, ultrapasse
com segurança e reúna-se ao grupo.
Use os retrovisores. Nunca deixe um carro colar na sua traseira, mesmo que todos
da sua frente estejam na mesma faixa de estrada, assim se você abrir para o
carro passar todos irão fazer o mesmo com segurança. Não somos os donos das
estradas, alguns motoristas pensam que são e podem acabar com a nossa viagem.
Se você não é o líder e nem os ferrolhos, evite ultrapassar a moto à sua
frente. Caso ela não esteja acompanhando o ritmo, sinalize para que acelere. Se
não der certo, na parada seguinte leve o caso ao líder.
Líder de percurso não deverá ser ultrapassado. No entanto, havendo a
intenção de um ou mais membros de "dar uma esticada", deverão
sinalizar tal procedimento ao líder mediante uma buzinada ou aceno
característico, devendo
retornar a sua posição no grupo ou parar no próximo ponto
previamente combinado.
Ao líder não é permitido "dar uma esticada", já que é
ele o responsável pela manutenção da velocidade combinada. Qualquer membro
poderá se deslocar até o líder ou ao ferrolho para comunicar a necessidade de
parada não programada.



PILOTAGEM

Vários são as tópicos que podemos discutir neste item, mas escolhemos alguns que consideramos mais
importantes:
FRENAGEM: freiar deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado
não importa se você está lento ou rápido.
O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou
inclinada) podem influenciar muito no resultado da frenagem.
Freiar um moto
não é igual a freiar uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre
em mente
que as leis da física estão presentes e que não adianta você
lembrar dos
seus tempos de criança quando lhe ensinaram a freiar a bicicleta
com a roda de
trás. A moto é diferente, todo peso se desloca para frente impulsionando
a moto
a permanecer em movimento (inércia dos corpos), portanto você deve
freiar 70%
com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para
não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e
continuo até a
moto parar. Freie sempre em pé, evite freiar em curva com a moto
inclinada a
chance de escorregar com a dianteira é grande, se pensar na
traseira, esqueça! o resultado é pior! a moto atravessará e chicoteará a
traseira
impulsionando você para cima e o tombo é certo. Reduza se possível
pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente,
qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira
sempre
freiar antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o
dianteiro!
SINALIZAR FREIADA: tenha sempre em mente que quem vem atrás
nunca sabe quando você vai freiar até ver sua luz de freio acender, portanto
facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de freiar
propriamente, isso poderá evitar um acidente!

FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA:
esta faixa que divide as pistas é sempre
em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela
as vezes
desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando
estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta
faixa deve ser
muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com
microesferas
de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA
TRACIONE a moto
sobre estas faixas de marcação de pista, é possível que a moto
dispare a
rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente
escorregará
demais, causando uma queda!

FAROL NO ESPELHO:
quando você estiver por ultrapassar um veículo,
sempre que
possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para
facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê,
dá uma
"chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for
assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe
ultrapassará.

MANCHAS NO ASFALTO:
tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes
é óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a
pista, em ambos os casos evite pois a chance de escorregar é sempre grande.
Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o
diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar
vazando
ou ter tombado na pista.
CABECEIRAS DE PONTES: sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou
sair dela, levante do banco. É normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da
moto. Se você estiver em pé nas pedaleiras, o
impacto será menor e isso irá aliviar a sua coluna. O impacto que
a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais
exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!

BURACOS:
como enfrentá-los? Primeiro evite-os! quando não for
possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! a roda
dianteira poderá
trancar e catapultá-lo. Levante do banco e passe-o. Muitos buracos
entortam
o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente.
ESTERÇAR: também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o
guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura?! Mas não é! Faça um teste:
quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente
o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que
a moto irá para a esquerda, mas não! ela irá para a direita! Este resultado
deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e
superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópico"
(surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade,
trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que
tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade).
Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! a moto faz a curva com
mais suavidade e leveza sem escapar de
frente comum às motos pesadas. Obs: quanto mais rápido você
estiver, maior será o deslocamento, por isso faça
com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao
começá-la
torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o
corpo,
normalmente como você sempre fez, verá que a moto inclinará mais
facilmente
para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto
você poderá
regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos. Se
você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta
diminuir
o esterço para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! sua
pilotagem
vai mudar radicalmente e para melhor

fonte:
http://www.mamutesdapedra.org/dicasdepilotagem.htm
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Mensagem por tiagosantos79 12/7/2011, 01:04

Excelente post Parabens!!! DICAS DE PILOTAGEM 723190
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Mensagem por rrs4321 12/7/2011, 01:13

otimo post muito obrigado DICAS DE PILOTAGEM 555218
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Mensagem por Diogo 12/7/2011, 13:17

valeu garela o lance e si concientisar que uma moto uma ou mais vidas!!!
respeitar o transito e os limites de cada um!!
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Mensagem por ROMEU 12/7/2011, 16:05

Ótimo post Diogo DICAS DE PILOTAGEM 585731

A informação nunca é de mais!!!

Mais 1 para vc!!


valeu Valew
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Mensagem por val andrade 12/7/2011, 20:34

DICAS DE PILOTAGEM 723190 parabens diogo otimo post

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Mensagem por Junior_Factor 13/7/2011, 00:56

otimo post
parabens e obrigado pelas dicas
sempre tenho coisas a aprender aqui no forum, quanto mais conhecimento melhor
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Mensagem por EULLEN 13/7/2011, 03:31

DICAS DE PILOTAGEM 585731
Parabeens Diogão ..
Ótimas informações ..
Muito boas dicas ..

Abração ..

Valew
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Mensagem por cassio007 13/7/2011, 04:05

Poww !!! sei la galera, nao entendi o lance de vc entra na curva.... dai se a curva é pa direita vc deita a moto para o lado da curva [direita] e esterça o guidon para a esquerda com suavidade??? Uai DICAS DE PILOTAGEM 991360 .. alguem do forum faz issu??? como é nao entendi ??? parece suicidio???? DICAS DE PILOTAGEM 768869 .. Explica ai ? sera qui tem video???
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Mensagem por JADER 13/7/2011, 05:33

Ótima insformaçoes, achei legak aquele lançe la de andar em grupo e tals, esses tempo fui fazer uma viagenzinha com o motoclube aqui da cidade e ai eu sai meio q na frente, acho que o 3º ou 4º e ai todos iam me passando até aque ficou o cara com uma R1 atras de min, aquela edição limitada do Valentino Rossi, a Azul e tals e eu olhava ele pelo espelho e quase chegava ao meu lado e ficava ali e eu nao passava dos 120 na reta e os cara da frente se distanciando, tdo com CB 500, Hornet, Fazer 600, CB 300, Twister, Tornado, era uma galera kkkk devia ter mais uns 2 ou 3 mas nao lembro, noss, pense em chato mano, os cara la brincando de andar e vc lacrado a 120 e a moto nao ia mais opaskaposka ai depois de uns 4 min eu cheguei no local e todos ja estavam esperando, eu e o cara da R1 atras de min, agr eu intendi o pq disso lendo la, ele seria o FERROLHO

DICAS DE PILOTAGEM 585731
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Mensagem por edvaldo 13/7/2011, 09:40

otimo post, mas JADER ai é judiar mesmo em, só motão DICAS DE PILOTAGEM 585731
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Mensagem por ricaardoverdao 24/7/2011, 17:53

Aê Diogo ótimo o seu post, parabéns pelas informações.
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Mensagem por JADER 24/7/2011, 23:30

É Edvaldo, as vezes me dava até vergonha kkk
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Mensagem por GILBERTO JR 30/7/2011, 15:16

A quem interessar, esse canal é muito bom, vale a pena assistir aos videos:

https://www.youtube.com/user/DicasdePilotagem
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Mensagem por phillippe 21/10/2011, 02:50

otimas dicas , valeu ;D
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Mensagem por Costela 21/10/2011, 11:31

Parabéns Diogo, +1 pra vc, excelente post. Galera que puder, acessa aí http://motoseguranca.com.br/. Lá tem dicas animadas sobre pilotagem, entre outras coisas.DICAS DE PILOTAGEM 324562
Costela
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Mensagem por The Lucky 22/10/2011, 22:13

muito bom broww!! valeu mesmo, aliás ja aconteceu de um carro bater na traseira da minha moto num semáforo qndo tinha uma cgzinha. Graças a Deus q nn me empurrou contra o carro da frente. Abçs.
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Mensagem por alessandra 5/11/2011, 12:03

ótimas dicas,valeu mesmo,comecei agora no mundo das duas rodas,estou adorando mais tendo muita dificuldade ainda,é a minha primeira moto,tem só dois meses que comprei, me dá um frio na barriga toda vez que vou sair com ela rsrsrrsrrs
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Mensagem por AntoniioDantas 13/5/2012, 17:20

Isso é um post de Excelência, parabéns. Valew
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