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Manual do bom garupa
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Manual do bom garupa
Apesar de não ser nenhuma Dica de Pilotagem, encontrei esse texto na net e resolvi compartilhar.
Confesso a vocês que pretendo imprimir e dar pra "D. Maria" ler, estudar, decorar e praticar. rs
--
MANUAL DO BOM GARUPA
“Escreve-se muito sobre Motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a garupa.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do garupa é pouca :
O GARUPA (masculino) É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.
1. Nunca subir ou descer da Moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito Motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no condutor.
11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, (mulheres,rs) juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros Motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o Capacete, os óculos ou o penteado.
Extraído da revista Tech Force
--
:geek:
Confesso a vocês que pretendo imprimir e dar pra "D. Maria" ler, estudar, decorar e praticar. rs
--
MANUAL DO BOM GARUPA
“Escreve-se muito sobre Motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a garupa.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do garupa é pouca :
O GARUPA (masculino) É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.
1. Nunca subir ou descer da Moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito Motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no condutor.
11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, (mulheres,rs) juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros Motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o Capacete, os óculos ou o penteado.
Extraído da revista Tech Force
--
:geek:
Re: Manual do bom garupa
Boa Garoto !! hehe
LucasbRes- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Curitiba-PR
Mensagens : 89
Re: Manual do bom garupa
A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
riquilos kkkkkk
riquilos kkkkkk
ajdelima- User
- Idade : 35
Data de inscrição : 22/11/2009
Localização : cuiaba mt
Mensagens : 319
Re: Manual do bom garupa
Gostaria apenas de acrescentar nesse "Manual", principalmente pra minha "D. Maria" que os pés do garupa se apóiam apenas nas pedaleiras, e não no protetor do escape. :x
O meu já esta todo arranhado e ela ainda diz q não foi ela, sendo que não carrego mais ninguém além dela e minha filha de 5 anos que nem alcança as pedaleiras ainda, e eu não costumo usar as pedaleiras de tras...
Será que mais alguém passa por isso? :pale:
O meu já esta todo arranhado e ela ainda diz q não foi ela, sendo que não carrego mais ninguém além dela e minha filha de 5 anos que nem alcança as pedaleiras ainda, e eu não costumo usar as pedaleiras de tras...
Será que mais alguém passa por isso? :pale:
Re: Manual do bom garupa
cfm
Eu não precisei avisar minha namorada sobre não por o pé no protetor do escape, a primera vez q andei com ela na vermeinha, ela boto o pé la eu so olhei pra tras bem serio pra ela e fiquei calado...
Depois disso nunca + aconteceu de ela por o pé la tanto q num tem 1 arranhãozinho c quer no protetor =D
Eu não precisei avisar minha namorada sobre não por o pé no protetor do escape, a primera vez q andei com ela na vermeinha, ela boto o pé la eu so olhei pra tras bem serio pra ela e fiquei calado...
Depois disso nunca + aconteceu de ela por o pé la tanto q num tem 1 arranhãozinho c quer no protetor =D
Convidad- Convidado
Re: Manual do bom garupa
Hehe, o detalhe é esse Flint, no meu caso, como ela já foi promovida de namorada pra esposa, acaba ficando abusada...rsrsrs
Essas olhadinhas já não funcionam mais.....
Essas olhadinhas já não funcionam mais.....
Re: Manual do bom garupa
cfm.junior escreveu:Hehe, o detalhe é esse Flint, no meu caso, como ela já foi promovida de namorada pra esposa, acaba ficando abusada...rsrsrs
Essas olhadinhas já não funcionam mais.....
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
E ae num tem jeito, nesse caso e rezar pra ela num ta brava com vc e num pisar la :D
Convidad- Convidado
Re: Manual do bom garupa
O bom agora é "os garupas" veem este artigo.
- Regras 6º e 7º aconteci mt comigo. Fico puto
- A 14º, minha mulher faz sempre :)
- Regras 6º e 7º aconteci mt comigo. Fico puto
- A 14º, minha mulher faz sempre :)
Re: Manual do bom garupa
rapaz as pirigueti ja e tudo experiente munta na moto gruda na gente fica e file pra pilotar ! huahauhauhauahuahuahuha ja meu pai parece um saco de batata aliaz ele e pior e triste ele ver os carro fica jogando o peso de lado de lado e falando o carro ae moss com coisa q eu naum esteja vendo ! nas curva fica todo durão eu vo pro lado ele joga o peso pro outro so fauta a gente passa reto na curva ! fora o chigueiro la atras eu indo devagar ele gritando toda hora devagar eu naum posso passar de 50 q cumeça a gritaria agumas vezes os cara de bike ultrapassa a gente ! nos semaforo eu paro a moto puco encjinadinha ele bota o peso pro outro lado fico bem desequilibrado nunca vi garupa pior ! huahuahauhauhauhauhuahua
-maxdrago8-- FIEL
- Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729
Re: Manual do bom garupa
-maxdrago8- escreveu:rapaz as pirigueti ja e tudo experiente munta na moto gruda na gente fica e file pra pilotar ! huahauhauhauahuahuahuha ja meu pai parece um saco de batata aliaz ele e pior e triste ele ver os carro fica jogando o peso de lado de lado e falando o carro ae moss com coisa q eu naum esteja vendo ! nas curva fica todo durão eu vo pro lado ele joga o peso pro outro so fauta a gente passa reto na curva ! fora o chigueiro la atras eu indo devagar ele gritando toda hora devagar eu naum posso passar de 50 q cumeça a gritaria agumas vezes os cara de bike ultrapassa a gente ! nos semaforo eu paro a moto puco encjinadinha ele bota o peso pro outro lado fico bem desequilibrado nunca vi garupa pior ! huahuahauhauhauhauhuahua
kkkk já o meu Pai sempre desce da moto antes de parar completamente.. acontece sempre. Sobre a velocidade, ele num reclama não (na hora não, só depois). Acontece tbm qdo estamos de carro, qdo paro no meio da rua pra estacionar (baliza) ele abre a porta e desce (com o carro em movimento) e olha q nem fecha a porta....
Convidad- Convidado
Re: Manual do bom garupa
Quando eu andava na Tornado ou na Biz sempre levava um soco na custela, a minha namorada adorava fazer isso comigo, até hoje que não tenho moto a peste continua fazendo isso!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mas eu sempre descontava nela, quando ela ia pilota num tinha santo que fazia ela troca as marchas, ai eu era o tempo dela, sando soco na costela! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tanto pra passar como pra reduzir, mulé parece que num tem ouvido não, a moto tá berrando e a peste num passa a marcha, quando passa a moto dá um quique que parece que tá pulando um quebra mola.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mas eu sempre descontava nela, quando ela ia pilota num tinha santo que fazia ela troca as marchas, ai eu era o tempo dela, sando soco na costela! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tanto pra passar como pra reduzir, mulé parece que num tem ouvido não, a moto tá berrando e a peste num passa a marcha, quando passa a moto dá um quique que parece que tá pulando um quebra mola.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Manual do bom garupa
Ainda bem que eu sempre fui um garupa bem quietinho, rsrsrsrsrs
Agora quero nem papo com garupa naum, negocio e só pilotar. kkkkkkk
Agora quero nem papo com garupa naum, negocio e só pilotar. kkkkkkk
FACTOR_PVH- FIEL
- Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634
Re: Manual do bom garupa
Tem dias que dá vontade de mandar fazer uma camisa estampada essas regras nas costas.
Re: Manual do bom garupa
III galera esqueçam o que eu disse ai em cima, kkkkkkFACTOR-PVH escreveu:Ainda bem que eu sempre fui um garupa bem quietinho, rsrsrsrsrs
Agora quero nem papo com garupa naum, negocio e só pilotar. kkkkkkk
Agora to ensinando minha mulher a andar de moto, e fico na garupa agora, pense num medo dela derrubar a moto kkkkkkkkk. Ainda bem que ela naum ta tão ruim assim, ela só se enrrola um pouco nas redusidas, da cada lapada na moto. :pale:
FACTOR_PVH- FIEL
- Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634
Re: Manual do bom garupa
Acabei de passar o link dessa pagina pra minha namorada, amanha vou dar o primeiro rolé com ela! kkkk
Re: Manual do bom garupa
Gente...
Eu sempre durmo na garupa, mas pelo menos não me escoro... hahahaha... tanto que o meu namo desce da moto e me deixa sentadinha roncando... hauhauahuahua...
Mas queria acrescentar uma coisa que vejo, e muito, em volta e acho erradíssimo... quem vê as motos por aí, parece que o piloto tem duas cabeças... que mania que o povo tem de ficar querendo olhar pra frente a estrada.... fica reto atrás junto com o piloto!!!!
bjo
Eu sempre durmo na garupa, mas pelo menos não me escoro... hahahaha... tanto que o meu namo desce da moto e me deixa sentadinha roncando... hauhauahuahua...
Mas queria acrescentar uma coisa que vejo, e muito, em volta e acho erradíssimo... quem vê as motos por aí, parece que o piloto tem duas cabeças... que mania que o povo tem de ficar querendo olhar pra frente a estrada.... fica reto atrás junto com o piloto!!!!
bjo
Stela- User
- Idade : 37
Data de inscrição : 11/11/2010
Localização : Rio Grande do Sul
Mensagens : 67
Re: Manual do bom garupa
Falou tudo Stela... Minhas cunhadinhas e a muler, sempre fazem isso! Pelomenos na cidade, pois nunca pequei estrada com garupa.
Fica ai as dica pra geral.
Fica ai as dica pra geral.
Re: Manual do bom garupa
Verdade Stela, e geralmente qdo fazem assim, ainda ficam dando palpite na pilotagem....
Ninguém merece.....
:/
Ninguém merece.....
:/
Re: Manual do bom garupa
Pois é...
Acredito que daí o piloto tem que ficar fazendo força pro lado contrário por causa do equilíbrio da moto... dirigi com garupa uma única vez e ficou retinho pra me ajudar, daí não sei como fica pilotando com duas cabeças! hahahahaha...
Eu fico retinha com o olhar na diagonal... o selo do INMETRO do capacete da frente eu decorei... hahahahaha...
bjo :hihi:
Acredito que daí o piloto tem que ficar fazendo força pro lado contrário por causa do equilíbrio da moto... dirigi com garupa uma única vez e ficou retinho pra me ajudar, daí não sei como fica pilotando com duas cabeças! hahahahaha...
Eu fico retinha com o olhar na diagonal... o selo do INMETRO do capacete da frente eu decorei... hahahahaha...
bjo :hihi:
Stela- User
- Idade : 37
Data de inscrição : 11/11/2010
Localização : Rio Grande do Sul
Mensagens : 67
Re: Manual do bom garupa
Morro de medo de ser garupa....quando sou na cg da minha prima passo medão...até empinar a fdm(filha da mãe) empina comigo...
Eu sou o tipo de garupa q fika olhando velocímetro e se pudesse amarrava minha calça na barra de segurança...
Afff se não sou eu fazendo as loukuras eu tenhu medooo, não confio...rsrsrsrs
Que ve eu passar medo é por de garupa...
Odeio não ter controle sobre as coisas rsrsrsrrsrssrssr
Nuss a Stela até dorme na garupa!!!!!
Enquanto eu infarto ela dorme rsrsrsrs.....((Eba amiguinha nova no fórum-BRUNA-bem vinda!!))
Haha tamo dominando....
Eu sou o tipo de garupa q fika olhando velocímetro e se pudesse amarrava minha calça na barra de segurança...
Afff se não sou eu fazendo as loukuras eu tenhu medooo, não confio...rsrsrsrs
Que ve eu passar medo é por de garupa...
Odeio não ter controle sobre as coisas rsrsrsrrsrssrssr
Nuss a Stela até dorme na garupa!!!!!
Enquanto eu infarto ela dorme rsrsrsrs.....((Eba amiguinha nova no fórum-BRUNA-bem vinda!!))
Haha tamo dominando....
Convidad- Convidado
Re: Manual do bom garupa
VcS 2 kkkk
Eu copiei colei no paint e coloquei no orkut osksokso
Eu copiei colei no paint e coloquei no orkut osksokso
Rafael Factor- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414
Re: Manual do bom garupa
Hehehe, ótimo tópico
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Manual do bom garupa
Outro caso que lembrei...
Nas curvas as vezes o garupa deita mais que o piloto, forçando assim o piloto a puxar a moto pro lado contrário... eu faço isso as vezes... hahahaha, mas é só ÀS VEZES... é a emoção da curva que é mais forte do que eu!
Nas curvas as vezes o garupa deita mais que o piloto, forçando assim o piloto a puxar a moto pro lado contrário... eu faço isso as vezes... hahahaha, mas é só ÀS VEZES... é a emoção da curva que é mais forte do que eu!
Stela- User
- Idade : 37
Data de inscrição : 11/11/2010
Localização : Rio Grande do Sul
Mensagens : 67
Re: Manual do bom garupa
no tem uns garupas q é fod* vai fazer curva e fika tentando conserta o corpo, parece q tah dançando atras da moto
é fod*
rsrsrsrs
minha namorada q o diga
é fod*
rsrsrsrs
minha namorada q o diga
bmx- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 29/10/2010
Localização : joão monlevade / Mg
Mensagens : 182
Re: Manual do bom garupa
Eu tenho um amigo que toda vez que ele vai de garupa não preciso fazer as curvas.. pq ele joga muitooo..
Ele so não joga quando ele dorme na garupa..
kkkkk..
Complicado, minha mãe balança muito na garupa.. corredor com ela é complicado..
Agora to feliz mesmo com minha namorada.. ela é magrinha, levinha e cola bem comigo nem noto que tem garupa.. (não é so por queé minha namorada.. ;P)
Ele so não joga quando ele dorme na garupa..
kkkkk..
Complicado, minha mãe balança muito na garupa.. corredor com ela é complicado..
Agora to feliz mesmo com minha namorada.. ela é magrinha, levinha e cola bem comigo nem noto que tem garupa.. (não é so por queé minha namorada.. ;P)
Convidad- Convidado
Re: Manual do bom garupa
Hehe, Vergara é até perigoso andar com um cara assim, uma hora qualquer ele dorme pesado e cai, vai dar problemas pra vc.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Manual do bom garupa
Bom poste!
Eu sempre fui um garupa "bom", no maximo eu fala um pouco, olhava o velocimetro toda hora, ficar alinhado com o piloto? Nem pensar! Como eu vou ver a estrada?, hehehehe
Eu sempre fui um garupa "bom", no maximo eu fala um pouco, olhava o velocimetro toda hora, ficar alinhado com o piloto? Nem pensar! Como eu vou ver a estrada?, hehehehe
Re: Manual do bom garupa
uahsuahsuahs
ri muito com as histórias de vcs e comigo nao é diferente, pois as histórias sao as mesmas...
tbm tenho um amigo q é um pouco mais novo q eu e ele gosta de andar comigo, pois eu loqueio e tals, como eu moro meio no inteior eu ando rapido nas estradas e ai ele gosta de ir comigo e tals e eu ja to evitando de carregar ele pelo fato de ele ficar se jogando pro lado, pense em da medo de faze uma curva no interior em uns 60km e ele se joga mais q vc na curva ou na hr q termina a curva e i demais pro otro lado e faze a moto se pende auhsuahs e na subida é triste tbm, ele tem q i la tras, q sobre uma mao da distancia dele e do piloto e ia nas subidas a moto meio q impina e vai indo pros lados uahsuas tenso
prefiro carrgar meu primo de 1,90 de altura e uns 90kg q fica qeto e só conversa bastante doq um pia de 1,60 e uns 60kg q fica dançando em cima da moto uhasuahsuas
ri muito com as histórias de vcs e comigo nao é diferente, pois as histórias sao as mesmas...
tbm tenho um amigo q é um pouco mais novo q eu e ele gosta de andar comigo, pois eu loqueio e tals, como eu moro meio no inteior eu ando rapido nas estradas e ai ele gosta de ir comigo e tals e eu ja to evitando de carregar ele pelo fato de ele ficar se jogando pro lado, pense em da medo de faze uma curva no interior em uns 60km e ele se joga mais q vc na curva ou na hr q termina a curva e i demais pro otro lado e faze a moto se pende auhsuahs e na subida é triste tbm, ele tem q i la tras, q sobre uma mao da distancia dele e do piloto e ia nas subidas a moto meio q impina e vai indo pros lados uahsuas tenso
prefiro carrgar meu primo de 1,90 de altura e uns 90kg q fica qeto e só conversa bastante doq um pia de 1,60 e uns 60kg q fica dançando em cima da moto uhasuahsuas
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