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Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
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escapamento Esportivo Aumenta a Velocidade Final?
Escapamento esportivo, bem dimensionado, aumenta a potência e o torque
da moto, além de deixar aquele ronco gostoso, que da até vontade de
gravar e ir dormir ouvindo.
No entanto, existem algumas considerações em relação a velocidade final.
A maioria dos motociclistas imagina que aumento de potência no motor
significa que a velocidade final também irá aumentar, porém isso não
ocorre exatamente dessa forma.
O que acontece é que em uma moto original, às vezes, o motor não
consegue atingir o limite de rotação, por vários motivos, entre eles, a
restrição do escapamento original em altos regimes, assim fazendo com que a
moto não atinga a velocidade total, em função dessa diferença entre o
que o motor realmente alcança e o máximo que ele pode atingir (descrito
no contagiros).
Dessa forma, quando é colocado um escapamento esportivo, que confere mais
potência, o motor trabalha melhor em altos regimes, atingindo a faixa de
rotação máxima, que antes com o escapamento original não atingia, aumentando
um pouco a velocidade da moto.
Parece meio confuso não é? Vou explicar de uma forma mais prática.
Vamos imaginar duas situações com a mesma moto, que, para exemplificar, será uma Honda CB 600F Hornet.
- A primeira original;
- A segunda com um escapamento esportivo.
Agora, vamos fazer algumas considerações:
- O pico de rotação da Hornet é em 13.000 rpm, conforme descrito no contagiros;
- A relação coroa-pinhão, nas duas situações acima, é a original;
- Não foi alterado o perímetro do pneu original;
- O câmbio continua original, nas duas motos;
- Não houve ajuste de carburação em nenhuma das motos.
Neste contexto, com a moto original, a velocidade real na roda traseira,
medida em dinamômetro, é de 261,84 Km/h, isso a 13.000 rpm, que é o
limite de rotação do motor, porém, a partir de 12.000 rpm, a potência
começa a diminuir e cai para 79,8 HPs.
Com a moto com ponteira esportiva, a potência vai para 84,2 HPs, no
entanto, a velocidade, a 13.000 rpm, é de 261,84 Km/h, ou seja, a mesma
da original, porém não há a perda de potência a partir dos 12.000 rpm
até os 13.000 rpm, garantindo um desempenho mais uniforme.
Por que isso acontece? Por três motivos: A relação coroa-pinhão que
determina a velocidade da moto é a mesma, o perímetro dos pneus são os
mesmos e a rotação final do motor atingida nos dois exemplos é a mesma.
Mas qual seria a vantagem de um escapamento esportivo se a velocidade final é
a mesma? A velocidade final, nesse caso, é a mesma, só que o tempo
gasto para chegar nessa velocidade é diferente.
No caso da moto com o escapamento original são necessários 13,55s para se
atingir a velocidade máxima, já a moto com o escapamento esportivo leva
apenas 11,35s, além do ganho de força e rapidez nas retomadas, graças ao
aumento de potência e torque do motor.
Como algumas motos granham velocidade apenas com o escapamento esportivo?
Porque, se com o escapamento original, o motor não consegue atingir os 13.000
rpm, por exemplo, atingindo, no máximo, 11.500 rpm, com o escapamento
esportivo será possível atingir estes 13.000 rpm, fazendo com que a moto
tenha uma maior velocidade final.
Autor: Fernando Rios é Coordenador Comercial e Engenheiro de Desenvolvimento da
Sarachú Escapes Esportivos e Engenheiro Mecatrônico e Tecnólogo em
Mecânica de Precisão. Possui vários cursos na área de projetos,
desenvolvimento tecnológico, injeção eletrônica, simulações assistidas
por computador e projetos de sistemas de exaustão.
Site : Esse aqui!
Abraços espere que ajude!
da moto, além de deixar aquele ronco gostoso, que da até vontade de
gravar e ir dormir ouvindo.
No entanto, existem algumas considerações em relação a velocidade final.
A maioria dos motociclistas imagina que aumento de potência no motor
significa que a velocidade final também irá aumentar, porém isso não
ocorre exatamente dessa forma.
O que acontece é que em uma moto original, às vezes, o motor não
consegue atingir o limite de rotação, por vários motivos, entre eles, a
restrição do escapamento original em altos regimes, assim fazendo com que a
moto não atinga a velocidade total, em função dessa diferença entre o
que o motor realmente alcança e o máximo que ele pode atingir (descrito
no contagiros).
Dessa forma, quando é colocado um escapamento esportivo, que confere mais
potência, o motor trabalha melhor em altos regimes, atingindo a faixa de
rotação máxima, que antes com o escapamento original não atingia, aumentando
um pouco a velocidade da moto.
Parece meio confuso não é? Vou explicar de uma forma mais prática.
Vamos imaginar duas situações com a mesma moto, que, para exemplificar, será uma Honda CB 600F Hornet.
- A primeira original;
- A segunda com um escapamento esportivo.
Agora, vamos fazer algumas considerações:
- O pico de rotação da Hornet é em 13.000 rpm, conforme descrito no contagiros;
- A relação coroa-pinhão, nas duas situações acima, é a original;
- Não foi alterado o perímetro do pneu original;
- O câmbio continua original, nas duas motos;
- Não houve ajuste de carburação em nenhuma das motos.
Neste contexto, com a moto original, a velocidade real na roda traseira,
medida em dinamômetro, é de 261,84 Km/h, isso a 13.000 rpm, que é o
limite de rotação do motor, porém, a partir de 12.000 rpm, a potência
começa a diminuir e cai para 79,8 HPs.
Com a moto com ponteira esportiva, a potência vai para 84,2 HPs, no
entanto, a velocidade, a 13.000 rpm, é de 261,84 Km/h, ou seja, a mesma
da original, porém não há a perda de potência a partir dos 12.000 rpm
até os 13.000 rpm, garantindo um desempenho mais uniforme.
Por que isso acontece? Por três motivos: A relação coroa-pinhão que
determina a velocidade da moto é a mesma, o perímetro dos pneus são os
mesmos e a rotação final do motor atingida nos dois exemplos é a mesma.
Mas qual seria a vantagem de um escapamento esportivo se a velocidade final é
a mesma? A velocidade final, nesse caso, é a mesma, só que o tempo
gasto para chegar nessa velocidade é diferente.
No caso da moto com o escapamento original são necessários 13,55s para se
atingir a velocidade máxima, já a moto com o escapamento esportivo leva
apenas 11,35s, além do ganho de força e rapidez nas retomadas, graças ao
aumento de potência e torque do motor.
Como algumas motos granham velocidade apenas com o escapamento esportivo?
Porque, se com o escapamento original, o motor não consegue atingir os 13.000
rpm, por exemplo, atingindo, no máximo, 11.500 rpm, com o escapamento
esportivo será possível atingir estes 13.000 rpm, fazendo com que a moto
tenha uma maior velocidade final.
Autor: Fernando Rios é Coordenador Comercial e Engenheiro de Desenvolvimento da
Sarachú Escapes Esportivos e Engenheiro Mecatrônico e Tecnólogo em
Mecânica de Precisão. Possui vários cursos na área de projetos,
desenvolvimento tecnológico, injeção eletrônica, simulações assistidas
por computador e projetos de sistemas de exaustão.
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Abraços espere que ajude!
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Vale salientar, que em nossas pequenas, o toque é minimo, alguns nem notaram diferença. Mas sim, o motor trabalhar mas "folgado".
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Mesmo, hehehe dá um +1 aí pra mim BP, aehuhsuahueh
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Booa Ballarini ..
Parabens pelo post, bastante interessante ..
Quebra muito paradigmas dos peão por aí que acham que escapamento Esportivo aumenta velocidade final ..
Mas com ctz o aumento no desenvolvimento, na arrancada e na velocidade constante é verácito sim ..
E dá pra sentir sim, dependendo do escapamento ..
xD
Abração ..
valeu ..
Parabens pelo post, bastante interessante ..
Quebra muito paradigmas dos peão por aí que acham que escapamento Esportivo aumenta velocidade final ..
Mas com ctz o aumento no desenvolvimento, na arrancada e na velocidade constante é verácito sim ..
E dá pra sentir sim, dependendo do escapamento ..
xD
Abração ..
valeu ..
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Eu tava caçando o assunto na net, já que não tinha achado nada tão conciso aqui no forum, aí achei essa materia que esclareceu minha duvidas e pode ajudar o pessoal ai!
Aêêê ganhei meu primeiro +1, hehehehe
Aêêê ganhei meu primeiro +1, hehehehe
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Isso aê, continue assim, o importante é nao repitir assunto e topicos. Compartilhe coisas novas, conosco.
Que sempre ganhara um +1
Que sempre ganhara um +1
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Além de mais folgado trabalha em uma temperatura menor.BPMW 20 escreveu:Vale salientar, que em nossas pequenas, o toque é minimo, alguns nem notaram diferença. Mas sim, o motor trabalhar mas "folgado".
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Criar um topico com: organização, título correto, local correto, fonte e o mais importante, que não seja repetido = +1
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Pra quem queria um, ja tem Três Ballarini, olha aê ..
Parabeens .. xD
Parabeens .. xD
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
ainda sim prefiro tudo original ! (minha opniao)
msm asim e um belo post tira muitas duvidas que eu tinha ! vles
msm asim e um belo post tira muitas duvidas que eu tinha ! vles
Renato Oliveira- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 31/05/2011
Localização : Ribeirão Preto - SP
Mensagens : 50
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Eu tb preferia [meio que prefiro ainda], mas estou fazendo testes com um escapamento esportivo e diga-se de passagem, estou adorando ..
Acho que nao voltarei pro Original por um bom tempinho xD
ahieuahuea ..
Mas ainda estou em negociação pra ficar com esse ^^
aheiaheiuaheu ..
Abração ..
Acho que nao voltarei pro Original por um bom tempinho xD
ahieuahuea ..
Mas ainda estou em negociação pra ficar com esse ^^
aheiaheiuaheu ..
Abração ..
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
eu usava na minha antiga mot um esportivi tbm era um biz 125 e usava um papaleguas boca 8 ... quando eu tirava o escapamento e colocava o original a moto parecia q tava marrada ...mas eu tinha q mechar na mistura ar combustivel ...
pq se colocasse o cano original sem mudar ela ficava dando compresão ( tipo tiro) sozinha quando reduzia
pq se colocasse o cano original sem mudar ela ficava dando compresão ( tipo tiro) sozinha quando reduzia
TARCISIO- VIP
- Idade : 33
Data de inscrição : 03/06/2011
Localização : Vit da Conquista - BA
Mensagens : 1285
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
gostei bem esclarecedor..eu mesmo tinha algumas duvidas quanto ao escapamento esportivo...valew a dica!!abraço
vagner billie bong- User
- Idade : 38
Data de inscrição : 22/07/2010
Localização : SANTA MARIA - RS
Mensagens : 127
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
muito bom o esclarecimento, só q eu em particular não sou fã de muito barulho não, mas se mudar d opinião já tenho um bom esclarecimento do assunto, valeu mano.
ricaardoverdao- User
- Idade : 51
Data de inscrição : 23/07/2011
Localização : Santana de Cataguases/MG
Mensagens : 63
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Eu tb dizia muuito isso Cara ..
Nunca vou usar esses barulhentos aí ..
Mas testei um V3, e quando voltei pro Original nao aguentei ..
Tow com um Devil 788 só lazer xD
aheiuaheiuahe ..
Vc sente muito a diferença ..
Abração ..
Nunca vou usar esses barulhentos aí ..
Mas testei um V3, e quando voltei pro Original nao aguentei ..
Tow com um Devil 788 só lazer xD
aheiuaheiuahe ..
Vc sente muito a diferença ..
Abração ..
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
É, de fato a moto anda melhor com o escapamento esportivo, mesmo que em motos de baixa cilindrada a melhora seja praticamente imperceptivel.
Mais quando minha moto esta sem o escapamento esportivo parece que está só a metade. A forma de pilotagem muda totalmente. Não da vontade de esticar as marchas. É melhor de pilotar a moto com escapamento esportivo.
Mais quando minha moto esta sem o escapamento esportivo parece que está só a metade. A forma de pilotagem muda totalmente. Não da vontade de esticar as marchas. É melhor de pilotar a moto com escapamento esportivo.
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Aaah, com ctz viu GD, com escapamento original a moto fica meio que amarrada, pesada, sem muito 'ânimo' ..
Eu fiz o teste só de peso com cada e cheguei a uma estimativa, a proporção de peso de cada escapamento [Teste realizado com o Original e o meu atual, Pro Tork Devil 788, e com um Pro Tork V3] é de 1/10, e se traduz assim: Se o original pesasse 100kg, os outros avaliados pesariam 10% do mesmo, ou seja 10kg. E vamo concordar que 90kg a menos é um alívio grande pra qq um ..
Ou seja, com o escapamento Esportivo, só no peso ja faria melhora de grande efeito, pois facilitaria o uso da moto com menos força, alem de que com 'ele' a moto trabalha mais livre, com mais combustão e maior proporção de força ..
Mas não que o Original seja ruim, pois todos os Eng's da Yamaha sabem o que fazem, mas que se podessem, eles colocariam Escapes de Alumínio, com ponteiras leves e se brincasse ainda tiravam o catalisador ..
aheiuaheiuaheu ..
Mas não, o escapamento original é muito bom, só vai 'pesar' um pouco [tipo muito] mais xD
aheiuaheiuaheu ..
Mas a escolha é de cada um, aí vai vir os problemas com barulho, com guardas, etc, mas isso é assunto pra outro tópico ..
Mas só adiantando um pouco, nada que seja incorreto, se vc compra um escapamento Esportivo e o deixa do jeito que comprou, ele vai vir com toda a garantia da fábrica, com todos os selos necessarios, com tudo que se deva atender em questao de padroes .. Sendo assim nada nem ninguem pode dizer que vc está errado ..
Agora quando se tira abafador, etc, aí sim, vai depender e muito do desempenho desse tal som, etc ..
Aí sim, podem reclamar, mas cada um que faz isso sabe o que esta fazendo, se gosta de ronco alto, corra os riscos xD
Mas se não, se quer só desempenho e Esportividade, busque um Esportivo, o mantenha como de fábrica e bons roncos por aí .. ^^
Fica a minha dica ..
Abração ..
Eu fiz o teste só de peso com cada e cheguei a uma estimativa, a proporção de peso de cada escapamento [Teste realizado com o Original e o meu atual, Pro Tork Devil 788, e com um Pro Tork V3] é de 1/10, e se traduz assim: Se o original pesasse 100kg, os outros avaliados pesariam 10% do mesmo, ou seja 10kg. E vamo concordar que 90kg a menos é um alívio grande pra qq um ..
Ou seja, com o escapamento Esportivo, só no peso ja faria melhora de grande efeito, pois facilitaria o uso da moto com menos força, alem de que com 'ele' a moto trabalha mais livre, com mais combustão e maior proporção de força ..
Mas não que o Original seja ruim, pois todos os Eng's da Yamaha sabem o que fazem, mas que se podessem, eles colocariam Escapes de Alumínio, com ponteiras leves e se brincasse ainda tiravam o catalisador ..
aheiuaheiuaheu ..
Mas não, o escapamento original é muito bom, só vai 'pesar' um pouco [tipo muito] mais xD
aheiuaheiuaheu ..
Mas a escolha é de cada um, aí vai vir os problemas com barulho, com guardas, etc, mas isso é assunto pra outro tópico ..
Mas só adiantando um pouco, nada que seja incorreto, se vc compra um escapamento Esportivo e o deixa do jeito que comprou, ele vai vir com toda a garantia da fábrica, com todos os selos necessarios, com tudo que se deva atender em questao de padroes .. Sendo assim nada nem ninguem pode dizer que vc está errado ..
Agora quando se tira abafador, etc, aí sim, vai depender e muito do desempenho desse tal som, etc ..
Aí sim, podem reclamar, mas cada um que faz isso sabe o que esta fazendo, se gosta de ronco alto, corra os riscos xD
Mas se não, se quer só desempenho e Esportividade, busque um Esportivo, o mantenha como de fábrica e bons roncos por aí .. ^^
Fica a minha dica ..
Abração ..
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Falou tudo Eullen
Boa a comparaçao ali heim rsrs fiquei surpreendido quando lia da comparaçao de peso rsrs, É tudo isso mesmo?? rsrs
O original nao pesa muito nao, mas digamos que seja pesadinho rsrs
Flo mano
Abrçao
Boa a comparaçao ali heim rsrs fiquei surpreendido quando lia da comparaçao de peso rsrs, É tudo isso mesmo?? rsrs
O original nao pesa muito nao, mas digamos que seja pesadinho rsrs
Flo mano
Abrçao
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
kkkkkkkk ..
Foram estimativas Jader meu brother ..
Não que ele pese 100kg mesmo, foi só pra dar uma noção de peso ..
aehiauehauiheiuaeh ..
Mas de boa, deu pra galera ver, ter uma noção, e dar '+1', aheiuaheiuaheu ..
Abração Brother ..
valeu ..
Foram estimativas Jader meu brother ..
Não que ele pese 100kg mesmo, foi só pra dar uma noção de peso ..
aehiauehauiheiuaeh ..
Mas de boa, deu pra galera ver, ter uma noção, e dar '+1', aheiuaheiuaheu ..
Abração Brother ..
valeu ..
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
geralmente escapes esportivos pesão bem menos como o eullen falou ...
isso por causa do material gerelmente usado como aluminio, inox e ate fibra de carbono no caso das motos de maior cc ... mas tem uma diferença razoavel ... tipo se um escapamento original for uns 5 kg o esportivo vai ser tipo uns 2 ou ate 1kg
já é uma diferença ...
isso por causa do material gerelmente usado como aluminio, inox e ate fibra de carbono no caso das motos de maior cc ... mas tem uma diferença razoavel ... tipo se um escapamento original for uns 5 kg o esportivo vai ser tipo uns 2 ou ate 1kg
já é uma diferença ...
TARCISIO- VIP
- Idade : 33
Data de inscrição : 03/06/2011
Localização : Vit da Conquista - BA
Mensagens : 1285
Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Eu coloquei um escapamento gemoto , e senti que minha moto esta tendo mais final ..
Com o cano original ela chegava no maximo a 120 , agora com o gemoto esta chegando tranquilo a 130 . Por que isso acontece . alguem sabe explicar ???
Valeu , abraços ..
Minha vermelha ai >> imageshack.us/photo/my-images/835/imagem0175k.jpg/
Com o cano original ela chegava no maximo a 120 , agora com o gemoto esta chegando tranquilo a 130 . Por que isso acontece . alguem sabe explicar ???
Valeu , abraços ..
Minha vermelha ai >> imageshack.us/photo/my-images/835/imagem0175k.jpg/
Matheus23- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 15/10/2011
Localização : Rio grande do sul - Tramandaí
Mensagens : 84
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Ah um certo ganho de velocidade final por conta que o motor da moto trabalha mais folgado. Quando os gases decorrentes da explosão do motor saem pelo escapamento original, eles tem mais resistência a sair. Já no escapamento esportivo isso não ocorre, os gases saem livremente, com apenas um abafador para o som.
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
pena que os homi(policiais) implicam com a maioria dos escap´s
pelo menos com o meu fortuna ja implicaram
pelo menos com o meu fortuna ja implicaram
icaro chagas- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 22/08/2010
Localização : aracaju-se
Mensagens : 257
Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
Posso informar?
kkk zua!
Gemoto não tem catalizador então o negocio rola solto!
aqui não da rolo com policia sabe!
usam aaqui os operadão e nimguem embassa!
tranquiliade!
GD ja disse tudo ...
Gemoto não tem abafador nem catalizador então roda soltinha demais !
ja usei o aluminiun rs boca 8 e a factor vuava
Cuidado com as trocas de oleo e sempre use yamalube
kkk zua!
Gemoto não tem catalizador então o negocio rola solto!
aqui não da rolo com policia sabe!
usam aaqui os operadão e nimguem embassa!
tranquiliade!
GD ja disse tudo ...
Gemoto não tem abafador nem catalizador então roda soltinha demais !
ja usei o aluminiun rs boca 8 e a factor vuava
Cuidado com as trocas de oleo e sempre use yamalube
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