|
Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final .
5
5
4
| | Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
Ballarini User

| Assunto: escapamento Esportivo Aumenta a Velocidade Final? 26/5/2011, 15:02 | |
| Escapamento esportivo, bem dimensionado, aumenta a potência e o torque da moto, além de deixar aquele ronco gostoso, que da até vontade de gravar e ir dormir ouvindo.
No entanto, existem algumas considerações em relação a velocidade final.
A maioria dos motociclistas imagina que aumento de potência no motor significa que a velocidade final também irá aumentar, porém isso não ocorre exatamente dessa forma.
O que acontece é que em uma moto original, às vezes, o motor não consegue atingir o limite de rotação, por vários motivos, entre eles, a restrição do escapamento original em altos regimes, assim fazendo com que a moto não atinga a velocidade total, em função dessa diferença entre o que o motor realmente alcança e o máximo que ele pode atingir (descrito no contagiros).
Dessa forma, quando é colocado um escapamento esportivo, que confere mais potência, o motor trabalha melhor em altos regimes, atingindo a faixa de rotação máxima, que antes com o escapamento original não atingia, aumentando um pouco a velocidade da moto.
Parece meio confuso não é? Vou explicar de uma forma mais prática.
Vamos imaginar duas situações com a mesma moto, que, para exemplificar, será uma Honda CB 600F Hornet. - A primeira original; - A segunda com um escapamento esportivo.
Agora, vamos fazer algumas considerações:
- O pico de rotação da Hornet é em 13.000 rpm, conforme descrito no contagiros; - A relação coroa-pinhão, nas duas situações acima, é a original; - Não foi alterado o perímetro do pneu original; - O câmbio continua original, nas duas motos; - Não houve ajuste de carburação em nenhuma das motos.
Neste contexto, com a moto original, a velocidade real na roda traseira, medida em dinamômetro, é de 261,84 Km/h, isso a 13.000 rpm, que é o limite de rotação do motor, porém, a partir de 12.000 rpm, a potência começa a diminuir e cai para 79,8 HPs.
Com a moto com ponteira esportiva, a potência vai para 84,2 HPs, no entanto, a velocidade, a 13.000 rpm, é de 261,84 Km/h, ou seja, a mesma da original, porém não há a perda de potência a partir dos 12.000 rpm até os 13.000 rpm, garantindo um desempenho mais uniforme.
Por que isso acontece? Por três motivos: A relação coroa-pinhão que determina a velocidade da moto é a mesma, o perímetro dos pneus são os mesmos e a rotação final do motor atingida nos dois exemplos é a mesma.
Mas qual seria a vantagem de um escapamento esportivo se a velocidade final é a mesma? A velocidade final, nesse caso, é a mesma, só que o tempo gasto para chegar nessa velocidade é diferente.
No caso da moto com o escapamento original são necessários 13,55s para se atingir a velocidade máxima, já a moto com o escapamento esportivo leva apenas 11,35s, além do ganho de força e rapidez nas retomadas, graças ao aumento de potência e torque do motor.
Como algumas motos granham velocidade apenas com o escapamento esportivo? Porque, se com o escapamento original, o motor não consegue atingir os 13.000 rpm, por exemplo, atingindo, no máximo, 11.500 rpm, com o escapamento esportivo será possível atingir estes 13.000 rpm, fazendo com que a moto tenha uma maior velocidade final.
Autor: Fernando Rios é Coordenador Comercial e Engenheiro de Desenvolvimento da Sarachú Escapes Esportivos e Engenheiro Mecatrônico e Tecnólogo em Mecânica de Precisão. Possui vários cursos na área de projetos, desenvolvimento tecnológico, injeção eletrônica, simulações assistidas por computador e projetos de sistemas de exaustão.
Site : Esse aqui!
Abraços espere que ajude! |
|  | | @BPMW20 ADM

Idade: 21 Data de inscrição: 31/03/2010 Localização: PB Mensagens: 4225
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 26/5/2011, 15:18 | |
| Vale salientar, que em nossas pequenas, o toque é minimo, alguns nem notaram diferença. Mas sim, o motor trabalhar mas "folgado". -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- _ Renato Administrador |
|  | | Ballarini User

| Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 26/5/2011, 15:42 | |
|  Mesmo, hehehe dá um +1 aí pra mim BP, aehuhsuahueh |
|  | | EULLEN MODERADOR

Idade: 21 Data de inscrição: 22/12/2010 Localização: Natal, RN Mensagens: 1651
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 26/5/2011, 15:50 | |
|  Booa Ballarini .. Parabens pelo post, bastante interessante .. Quebra muito paradigmas dos peão por aí que acham que escapamento Esportivo aumenta velocidade final .. Mas com ctz o aumento no desenvolvimento, na arrancada e na velocidade constante é verácito sim .. E dá pra sentir sim, dependendo do escapamento .. xD Abração .. valeu ..  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- EullenRodrigues Equipe do Clube YBR Factor The Camel Black Extreme Style - Camelo Negro O deserto é pequeno para nós .. xD
|
|  | | Ballarini User

| Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 26/5/2011, 16:48 | |
| Eu tava caçando o assunto na net, já que não tinha achado nada tão conciso aqui no forum, aí achei essa materia que esclareceu minha duvidas e pode ajudar o pessoal ai!
Aêêê ganhei meu primeiro +1, hehehehe |
|  | | @BPMW20 ADM

Idade: 21 Data de inscrição: 31/03/2010 Localização: PB Mensagens: 4225
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 27/5/2011, 08:30 | |
| Isso aê, continue assim, o importante é nao repitir assunto e topicos. Compartilhe coisas novas, conosco. Que sempre ganhara um +1 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- _ Renato Administrador |
|  | | Carlinhos Fiel

Idade: 18 Data de inscrição: 15/12/2010 Localização: Foz do Iguaçu - PR Mensagens: 437
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 27/5/2011, 08:45 | |
| | BPMW 20 escreveu: | Vale salientar, que em nossas pequenas, o toque é minimo, alguns nem notaram diferença. Mas sim, o motor trabalhar mas "folgado". |
Além de mais folgado trabalha em uma temperatura menor. |
|  | | GILIARD ADM

Idade: 22 Data de inscrição: 29/04/2010 Localização: mossoró/RN Mensagens: 4133
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 27/5/2011, 09:07 | |
| Criar um topico com: organização, título correto, local correto, fonte e o mais importante, que não seja repetido =  +1 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
|  | | EULLEN MODERADOR

| Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 27/5/2011, 16:11 | |
| Pra quem queria um, ja tem Três Ballarini, olha aê .. Parabeens .. xD  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- EullenRodrigues Equipe do Clube YBR Factor The Camel Black Extreme Style - Camelo Negro O deserto é pequeno para nós .. xD
|
|  | | Renato Oliveira User

Idade: 20 Data de inscrição: 31/05/2011 Localização: Ribeirão Preto - SP Mensagens: 51
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 31/5/2011, 11:25 | |
| ainda sim prefiro tudo original ! (minha opniao)
msm asim e um belo post tira muitas duvidas que eu tinha ! vles |
|  | | EULLEN MODERADOR

| Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 31/5/2011, 16:10 | |
| Eu tb preferia [meio que prefiro ainda], mas estou fazendo testes com um escapamento esportivo e diga-se de passagem, estou adorando .. Acho que nao voltarei pro Original por um bom tempinho xD ahieuahuea .. Mas ainda estou em negociação pra ficar com esse ^^ aheiaheiuaheu .. Abração ..  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- EullenRodrigues Equipe do Clube YBR Factor The Camel Black Extreme Style - Camelo Negro O deserto é pequeno para nós .. xD
|
|  | | Tarcisio Discipulo ELITE

Idade: 21 Data de inscrição: 02/06/2011 Localização: Vitoria da Conquista Ba Mensagens: 1265
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 19/7/2011, 21:47 | |
| eu usava na minha antiga mot um esportivi tbm era um biz 125 e usava um papaleguas boca 8 ... quando eu tirava o escapamento e colocava o original a moto parecia q tava marrada ...mas eu tinha q mechar na mistura ar combustivel ... pq se colocasse o cano original sem mudar ela ficava dando compresão ( tipo tiro) sozinha quando reduzia |
|  | | vagner billie bong User

Idade: 26 Data de inscrição: 21/07/2010 Localização: SANTA MARIA - RS Mensagens: 129
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 20/7/2011, 07:49 | |
| gostei bem esclarecedor..eu mesmo tinha algumas duvidas quanto ao escapamento esportivo...valew a dica!!abraço |
|  | | ricaardoverdao User

Idade: 39 Data de inscrição: 22/07/2011 Localização: Santana de Cataguases/MG Mensagens: 44
 | Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 24/7/2011, 13:22 | |
| muito bom o esclarecimento, só q eu em particular não sou fã de muito barulho não, mas se mudar d opinião já tenho um bom esclarecimento do assunto, valeu mano. |
|  | | EULLEN MODERADOR

| Assunto: Re: Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . 24/7/2011, 13:52 | |
| Eu tb dizia muuito isso Cara .. Nunca vou usar esses barulhentos aí .. Mas testei um V3, e quando voltei pro Original nao aguentei .. Tow com um Devil 788 só lazer xD aheiuaheiuahe .. Vc sente muito a diferença .. Abração ..  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- EullenRodrigues Equipe do Clube YBR Factor The Camel Black Extreme Style - Camelo Negro O deserto é pequeno para nós .. xD
|
|  | | | | Trocando o escapamento , e tendo diferença em velocidade final . | |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |