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Segurança básica para os motoqueiros :D
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ANDERSON
Adriano Tosta
bruno berger
jonathanlira
holcopter
9 participantes
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Dicas
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Segurança básica para os motoqueiros :D
E awe galera mais umas dicas ai pra vcs sempre terem uma tranquilidade na hora de pilotar nossas motocas :Loko:
1. Ande sempre equipado.
Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.
Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar.
2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.
Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.
3. Concentração é fundamental.
A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista.
Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz “na dúvida, acelere”, só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.
4. Pilote de forma defensiva.
A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.
5. Conheça as ameaças mais comuns.
Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra.
Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio).
6. Desenvolva o autocontrole.
Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades.
7. Identifique as armadilhas do solo.
Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.
Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem).
8. Viajar à noite, não.
Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite.
9. Olhe para a frente.
De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, “filmar” uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.
10. Assaltos, um perigo a mais.
Como se não bastassem todos esses cuidados e os “abusos” que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.
Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto.
Pensamento positivo
Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: “se eu sair por aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!”
De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair. Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de um buraco mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza.
O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado.
Abrass
1. Ande sempre equipado.
Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.
Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar.
2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.
Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.
3. Concentração é fundamental.
A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista.
Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz “na dúvida, acelere”, só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.
4. Pilote de forma defensiva.
A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.
5. Conheça as ameaças mais comuns.
Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra.
Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio).
6. Desenvolva o autocontrole.
Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades.
7. Identifique as armadilhas do solo.
Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.
Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem).
8. Viajar à noite, não.
Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite.
9. Olhe para a frente.
De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, “filmar” uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.
10. Assaltos, um perigo a mais.
Como se não bastassem todos esses cuidados e os “abusos” que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.
Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto.
Pensamento positivo
Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: “se eu sair por aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!”
De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair. Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de um buraco mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza.
O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado.
Abrass
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
jonathanlira- User
- Idade : 39
Data de inscrição : 07/12/2011
Localização : Recife
Mensagens : 138
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Ótima materia!
Parabens!!!
Parabens!!!
bruno berger- User
- Idade : 38
Data de inscrição : 22/11/2011
Localização : Contagem - MG
Mensagens : 342
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Parabens mais uma vez!!!
Adriano Tosta- User
- Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
muito bom dinovo em holcopter
Gostei desta parte de viajar a noite não kkkk. Lembrei de quando eu fiz uma viagem de 650 km só a noite kkkk...
Gostei desta parte de viajar a noite não kkkk. Lembrei de quando eu fiz uma viagem de 650 km só a noite kkkk...
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
LOL auehauehaue, se é doido auehaueha, viagem anoite é tenso...>.<
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Caramba Anderson, 650km a noite??? pra onde foi, de onde veio?
Última edição por Adriano Tosta em 31/1/2012, 17:12, editado 1 vez(es)
Adriano Tosta- User
- Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
de Londrina pr para o Paraguay fronteira com Foz do Iguaçu
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Caramba que loucura!!!
Adriano Tosta- User
- Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
mais vo falar sério agora eu to penssando em ir dinovo agora com mais dinheiro.
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
vix maria auehauea, boa sorte amigo
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
valeu rwsantana, bom ver que gostaram ^^ :Loko:
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Essas dicas era bom dar para alguns motoboys de Sao Paulo. Hj chegando na marginal Tiete o corredor estava apertado e um motoboy colou na traseira de uma Intruder e ficou acelerando e xingando o senhor da intruder.. Quando abriu o corredor o senhor da Intruder abriu para dar passagem. O motoboy colou do lado e chutou a moto do senhor, ele conseguiu segurar a moto e nao caiu...
E assim que acontece uma m*** no transito!
E assim que acontece uma m*** no transito!
Adriano Tosta- User
- Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Tem que pensar que o feitiço pode virar contra o feiticeiro, esse negocio de chutar ou empurrar com o pé, se perder o equilíbrio é chão na certa.
Quando eu era criança dava uns chutezinhos nos cachorros que corriam atrás de mim quando estava andando de bike, e em algumas vezes não fui bem sucedida no chute.
Mas foi bom, quebrei a cara e aprendi, quando quiser bater em alguém desça da moto e chama pra porrada,
Brincadeira galera, PAZ sempre!!
Quando eu era criança dava uns chutezinhos nos cachorros que corriam atrás de mim quando estava andando de bike, e em algumas vezes não fui bem sucedida no chute.
Mas foi bom, quebrei a cara e aprendi, quando quiser bater em alguém desça da moto e chama pra porrada,
Brincadeira galera, PAZ sempre!!
Sra. Xann- FIEL
- Idade : 42
Data de inscrição : 12/01/2012
Localização : GO
Mensagens : 645
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Que mané briga rapaz! Brigar pra que? Eu chamo é a polícia hehe
Perder tempo com isso pra que?
Anoto a placa e polícia no malandro.
Perder tempo com isso pra que?
Anoto a placa e polícia no malandro.
Convidado- Convidado
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
As pessoas estão muito estressadas no transito. É muito melhor vc ignorar abaixar a cabeça e ir embora (mesmo estando certo). Do que ficar batento boca ou saindo na porrada por bobagem... Ja imaginou se o senhor da Intruder fosse um cara estressado e se estivesse armado? Mais uma familia estaria chorando a esta hora!!!
Vamos ser tolerante e sempre lembrar que temos uma familia nos esperando em casa!!!
Paz e amor no transito!
Vamos ser tolerante e sempre lembrar que temos uma familia nos esperando em casa!!!
Paz e amor no transito!
Adriano Tosta- User
- Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Aí é SP né, toda cidade tem suas prioridades.
Convidado- Convidado
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Galera muita calma no trânsito , SEMPRE, não faça do seu capacete um arma
Sra. Xann- FIEL
- Idade : 42
Data de inscrição : 12/01/2012
Localização : GO
Mensagens : 645
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Até mesmo pq os capacetes de hoje em dia são tão frágeis, se meter na cabeça do cara ou no parabrisa o capacete já quebra, queria ver como eram as brigas há alguns anos atras, os capacetes pesavam vários kilos kkkkkkk
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
kkkkkkkkkkk, aqueles capacete de exército auehauheauheauheu :uahaha:
tenso auehauea... mas o negócio mesmo, é tentar resolver qualquer problema na paz!!
tenso auehauea... mas o negócio mesmo, é tentar resolver qualquer problema na paz!!
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
é muleke a turma acha melhor partir pra porrada q um diálogo mais concistente.
Delmiro ferreira- User
- Idade : 52
Data de inscrição : 16/01/2012
Localização : Fortaleza-CE
Mensagens : 142
Re: Segurança básica para os motoqueiros :D
Parabéns !
Ótimo post. Irá ser bastante útil no meu aprendizado !
___________________________________________________
Existe algum post com itens básicos de segurança para vias urbanas ?
Por exemplo: Marcas/Modelos levando o fator custo-benefício de equipamentos de segurança ?
Ótimo post. Irá ser bastante útil no meu aprendizado !
___________________________________________________
Existe algum post com itens básicos de segurança para vias urbanas ?
Por exemplo: Marcas/Modelos levando o fator custo-benefício de equipamentos de segurança ?
Última edição por JAILSONPB em 13/5/2012, 02:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ELIMINAR FLOOD - LEIA AS REGRAS)
luizmaga- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 12/05/2012
Localização : Fortaleza-CE
Mensagens : 75
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