CLUBE YBR FACTOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Grupo Online
Em busca do Oléo perfeito! Facebookclube
Anúncios
Em busca do Oléo perfeito! Moldedo
Últimos assuntos
» de qq adianta ter
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime16/3/2024, 20:05 por JAILS0N

» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime31/12/2021, 12:57 por @BPMW20

» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime13/7/2019, 01:18 por Joab

» Bate e Volta de 500km - SC
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime19/12/2018, 18:14 por EULLEN

» Painel Da YBR
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime15/8/2018, 16:46 por clidio

» Ajuda para reconectar os fios do farol
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves

» Luz traseira só acende na frenagem
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Em busca do Oléo perfeito! I_icon_minitime26/11/2016, 23:55 por sperim

Quem está conectado?
23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37

Em busca do Oléo perfeito!

+4
DENISNAATIVA
Diogo
cfm.junior
@BPMW20
8 participantes

Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 30/4/2010, 01:10

Bom galera, este é um assunto bem polemico na internet, o qual resolvi pesquisar mais afundo depois de alguns problemas na minha motoka.

É um topico q promete ser bem longo, mas seria muito bom se o pessoal se interesasse e fosse mais afundo no tema tbm.

Ex:
- Pq vc usa Mobil?
- Ahh, pq é recomendado pela Honda!

-Pq usar YAMALUBE?
-Ahh, é recomendado pela Yamara!

NÃO ... isso não é discução sobre oleos.
Então esquecemos os rótulos e vamos juntos buscar o oleo certo para nossas magrelas.

Vou tentar postar aqui os problemas que passei, alguns relatos que encontrei pela internet e algumas dúvidas e conclusões minhas.

Tudo começou qdo minha moto mandou os anéis pro espaço aos 29 mil km.
Comecei a prentar mais atenção no comportamento do motor em altas temperaturas e aí que vi que o tão falado Mobil era deficiente.
Ao esquentar, ele perde muita viscosidade e, com isso, perde sua função de lubrificar o motor.

O mecanico de motos daki me recomendou o Castrol, outro Yamalube (particularmente sempre botei fé, mas é muito caro).

Mas me perguntei - "Pq isso acontece?".

Não entendia nada sobre oleos, mas corri atras. Pesquisei, fui a casas de lubrificantes, fui a mecanicos, etc ...
Aprendi um pouco sobre viscosidade e classificação de óleos. O que é muiiito importante.

Então vi q o Castrol é identico ao Mobil, e estes são óleos muiiito antigos em sua fórmula, os quais eram usados em Fusca, desde 1980, qdo surgiu sua formulação.

O Yamalube sim é um óleo Top, e veremos o pq.

O Mobil é um óleo de especificações SAE 20W50 - API SF - JASO MA.
Mas q raios são essas letras? Vamos ve-las separadamente agora.

Partimos do ponto que as motos usam óleo MINERAL, sendo que ainda temos no mercado oles SEMI-SINTETICO e o SINTETICO; esses ultimos, mais caros e ao meu ver, desnecessario nas motos, onde um mineral de boa qualidade realiza sua função com sobra.

Mas como sabemos se um óleo é mineral ou sintético?
Podemos ver através de sua classificação de API. Os minerais são os de API até SL. Os de SM para cima já são óleos sinteticos.

Mas que raio é esse de API?
API é a classificação do óleo, ou seja, qto mais perto a segunda letra for do Z, mais avançado é o oleo e seus aditivos.
Ex: Um oléo API SL é muito mais avançado do que um óleo SF.

Agora que já sabemos qdo um oleo é mais avançado que o outro, vamos estudar a viscosidade.
O que significa o 20W50?
O numero que vem antes do W significa a viscosidade do óleo a 0ºC, e depois do W a viscosidade a 100ºC.
O oleos em SAE 20 de viscosidade frio e SAE 50 de viscosidade quente.

Mas pq o óleo perde viscosidade qdo quente e/ou some do motor?
Fácil. Para manter o equilibrio do óleo e mante-lo estavel entre o SAE 20 e o 50, usa-se os aditivos (anti-espumante, detergente, anti-oxidante, melhoradores de viscosidade, etc) e qto maior for a distancia entre o SAE frio e o quente, mais aditivos serão usados.
Esses aditivos, qdo em contato com o pistao e a camisa (que sao as partes mais quntes do motor) eles evaporam, sumindo do motor e fazendo com q o oleo perca tbm a viscosidade.

Lembrando tbm que um óleo com API mais antigo, no caso o SF, isso vai ocorrer mais facilmente, devido a formulação desse oleo ser antiga e ja defasada.

Então, qual o óleo ideal para minha moto?
Aqui é onde tudo começa.

Pq não usar oleo de carro em moto, se ele segue/tem as mesmas, ou ate melhores, especificações exigidas no manual de minha moto?
A única diferença é o Jaso. Um teste onde os lubrificantes para motos são colocados a prova e classificados. Ex: Jaso MA.
Talvez um oleo de carro não tenha essa classificação simplesmente pq nao foi submetido ao teste. Mas teoricamente é o mesmo Óleo.

Tem muita gente submetendo suas motos a testes, onde nada ocorre de errado usando oleos de carros nas magrelas, nos levando a definição de que é tudo meramente comercial, onde um oleo para carro custa R$8,00 e o de moto pode chegar a R$20,00.

Sobre o Yamalube.
Em uma de minhas pesquisas, descobri que o Yamalube é fabricado pela Texaco e que a mesma possui um óleo identico ao yamalube a venda.
O Havoline Premium SL 20W50.
Esse seria o oleo top para as motos hj. Onde temos a viscosidade pedida pelo fabricante e o API Top q é o SL.
A unica diferença entre os 2 é o tal do JASO, mas pura questão comercial.
O Havoline vira na faixa de R$12,00 e o Yamalube R$19,00.

Eu não encontrei o havoline na cidade, mas a função desse topico é, JUTOS, achar-mos um oleo que suporte bem nossas motocas a um preço legal, sem inflacionar "só pq é de moto é mais caro?"

Temos oleos muito mais avançados no mercado e com preço, então vamos atras e por eles a prova em nossas motocas!

Mas adianto, ja cortei o uso do Mobil, pois é muito defasado. Por enquanto to no Lubax GP.
Mobil : 20W50 - API SF - JASO MA
Lubrax: 20W50 - API SG - JASO MA

Qualquer dúvida, estamos ae ... e vamos discutir o assunto!

Creditos a equipe C.E.
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por cfm.junior 30/4/2010, 01:44

Nooooooooooooooooooooosssssa...
Vou ler o texto mais umas 3 vezes pra ver se entendo...

Agora falando sério, eu costumo usar o Yamalube mesmo. Aqui sai por 15 pilas, pouco diferença pros outros.
cfm.junior
cfm.junior
FIEL
FIEL

Idade : 48
Data de inscrição : 20/01/2010
Localização : Patrocínio/MG.
Mensagens : 664

http://www.clubeybrfactor.com/nossas-motos-f48/factor-ed-azul-by

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Diogo 30/4/2010, 03:13

YAMALUBE na cabeça afinal e com ele que os moteres yamaha sao testados para que mecher em time que ta ganhando ?
ja e minha terceira moto da YAMAHA tive duas XTZ e agora uma FACTOR cara pode usar o YAMALUBE sem medo !!
os oleos para moto tem uma diferensa em relaçao ao usados em carros e que os motores das motos trabanham com rotacoes mais altas que os motores dos carros repare que mesmo o oleo cru e frio o do carro e mais espeso ! a atemperatira em que ele trabalhao teambem e diferente!


Última edição por Diogo em 25/5/2010, 02:45, editado 1 vez(es)
Diogo
Diogo
VIP
VIP

Idade : 38
Data de inscrição : 18/03/2010
Localização : belo horizonte
Mensagens : 1055

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por cfm.junior 30/4/2010, 12:24

Ah, +1 pra vc BPMW...
:)
cfm.junior
cfm.junior
FIEL
FIEL

Idade : 48
Data de inscrição : 20/01/2010
Localização : Patrocínio/MG.
Mensagens : 664

http://www.clubeybrfactor.com/nossas-motos-f48/factor-ed-azul-by

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por DENISNAATIVA 19/5/2010, 19:12

eu curtia o yamalube,depois k conheci o oleo motul 3000 nunca mais parei de usa lo ,,perfect!!


Última edição por DENISNAATIVA em 16/1/2011, 03:14, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Por esta em desacordo com as regras do forum, o uso de letras em CAIXA ALTA não é permitido..)
DENISNAATIVA
DENISNAATIVA
User
User

Idade : 42
Data de inscrição : 19/05/2010
Localização : sao caetano do sul sp
Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por FACTOR_PVH 25/5/2010, 00:45

Já havia lido algo parecido antes, certas pessoas dizem que o Havoline e tão bom quanto o yamalube.
Muito boa materia.
FACTOR_PVH
FACTOR_PVH
FIEL
FIEL

Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por -maxdrago8- 25/5/2010, 00:47

yamalube indicado pelo fabricante !!! mais ja vi ate titanzeiro botando nas moto !!! entao se bota q o oleo e bom !!!
-maxdrago8-
-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 3/7/2010, 22:20

Não sei em motos, mas uso óleo Bardahl em carros, e só vejo resultados positivos, tanto para motores que já tão quase chutando o balde, como para motores novos.
Então pesquisei na Bardahl e encontrei o Moto 4T da Bardahl, com viscosidade 20W50, mas não consegui descobrir a especificação, mas vou tentar entrar em contato com um representante e saber a respeito pra poder comentar aqui.
Não tenho moto ainda, mas tá quase certo de pegar uma Factor, pegando eu vo fazer um teste pra ver como reage esse óleo no motor dela, pois como já citei acima, em carros o resultado é surpreendente, vamo ver nas motoca né! KKKKKKKKKKKKKKKK

Abraços.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Convidad 4/7/2010, 19:28

USO APENAS YAMALUBE E TROCO A CADA 1000KM ISSO PARA AUMENTAR A DURABILIDADE E NAO FUNDIR COM APENAS 29 MIL KM, MAS SE EU USAR OLEO DE 10 REAIS TENHO CERTEZA Q NAO PASSAR DOS 35 MIL ...
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 6/7/2010, 13:31

JuninhowPvh escreveu:USO APENAS YAMALUBE E TROCO A CADA 1000KM ISSO PARA AUMENTAR A DURABILIDADE E NAO FUNDIR COM APENAS 29 MIL KM, MAS SE EU USAR OLEO DE 10 REAIS TENHO CERTEZA Q NAO PASSAR DOS 35 MIL ...
A utilização de CAIXA ALTA no forum é proibida, antes de criar topicos, utilizem nossa ferrementa de busca. Leiam as Regras

Obrigado pela compreenção de todos.

:-)
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 7/7/2010, 01:10

Pessoal, como tinha dito, mandei o e-mail para Bardahl e me retornaram com a seguinte resposta:


BARDAHL MOTO 4T é um óleo lubrificante multiviscoso para cárter de motocicletas 4 tempos.



BARDAHL MOTO 4T atende SAE 20W-50, API SF e JASO-MA.



BARDAHL B-12 PLUS MOTO é compatível com qualquer tipo de óleo de motor (mineral, sintético e semissintético)e sua principal função é reduzir o desgaste das peças em até 75% através de sua exclusiva película protetora.


Bom, como se nota, o Bardahl Moto 4T não serve para ser usado na Factor, mas o Bardahl B12 para moto, esse sim junto ao nosso conhecido Yamalube funciona, e no meu ver vale a pena fazer um teste para ver.

Muita gente diz que Bardahl é puro marketing e coisa e tal, mas eu já fiz testes usando o Bardahl em carros, e posso dizer que funciona sim, pra se ter uma idéia, fiz o teste em um Mille Way que tinha, sempre usava o óleo que a Fiat especificava o Selenia 5W-30 Sintético, daí descobri o Bardahl 5W-30 Sintético, com as mesmas especificações do Selenia, e então passei a usá-lo, e comecei a rodar 5000 KM a mais com esse óleo sem ter problemas, e quando ia trocar notava que o óleo tinha a coloração mais clara e a viscosidade era maior em relação ao Selenia.

Ai que vem a questão, vale a pena gastar mais com esse aditivo?
Sim, vale!
O que é R$5,00 a mais a cada 3000 KM?
Não sei se todos vocês sabem, mas em um pistão existem 3 anéis, um deles é o anel de lubrificação, onde o óleo fica depositado para poder lubrificar a camisa do motor, porém quando se desliga o motor, esse óleo que até então estava localizado nesse anel de lubrificação volte para o cárter, fazendo com que na hora em que o motor é ligado o pistão passe pela camisa sem ter a quantidade de óleo necessária para lubrificar a camisa (não quer dizer que o motor vai "bater" por causa disso, mas com o tempo a camisa vai "ovalizar" o que acarreta na perca de pressão dos anéis e na fulga de óleo do cárter a ser queimado junto com a combustão do motor), e é nessa hora que o aditivo entra, fazendo com que, fique óleo em uma pequena quantidade, mas o suficiente para suprir essa necessidade de lubrificação na hora de ligar o motor, e o aditivo também tem a característica de lubrificar a camisa e deixar sempre uma fina camada de proteção nela, fazendo assim que o desgaste seja mínimo.

Bom galera, acho que falei até demais, mas esse é o meu ponto de vista em relação ao uso de um aditivo de qualidade no óleo de motor usado nas motos.

Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.




Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 7/7/2010, 15:19

OPa, então o danadinho é bom mesmo. Não custa anda tentar!

"e o aditivo também tem a característica de lubrificar a camisa e deixar sempre uma fina camada"

Isso pode ser notado ao ligar o motor! Assim q ponho a 1º sem antes deixalo contar por um ou dois minutos, ouço um grande estalo e o supapo em seguida.
Se isso mesmo acontecer, assim q por a 1º macha sem deixalo contar, o engate sera suave.
Estou certo?
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por FACTOR_PVH 7/7/2010, 18:14

BPMW 20 escreveu:OPa, então o danadinho é bom mesmo. Não custa anda tentar!

"e o aditivo também tem a característica de lubrificar a camisa e deixar sempre uma fina camada"

Isso pode ser notado ao ligar o motor! Assim q ponho a 1º sem antes deixalo contar por um ou dois minutos, ouço um grande estalo e o supapo em seguida.
Se isso mesmo acontecer, assim q por a 1º macha sem deixalo contar, o engate sera suave.
Estou certo?
Quando ligo a minha de manhã cedo, se eu nõ esquentar bem o motor a bixinha da um estalo danado que da até medo. parece que ta e quebrando por dentro.
FACTOR_PVH
FACTOR_PVH
FIEL
FIEL

Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 18:24

BPMW 20 e FACTOR-PVH, esses estalos acontecem por conta de todo o sistema não ter sido totalmente lubrificado (motor, cambio, embreagem...) e também pela própria temperatura de trabalho do óleo (não sei se vocês sabem, mas o óleo para moto, é feito para trabalhar com altas temperaturas) porque o óleo precisa de ter a temperatura correta para poder ter uma viscosidade em condições de lubrificação (lembrando que quando uma marcha é engatada, o motor passa a ser pesado pelo conjunto de embreagem, fazendo com que o motor precise de mais força, e forçando o motor sem ter sido totalmente lubrificado vai fazendo com que ele se desgaste mais a cada vez), por isso é sempre bom ligar a moto e não acelerar demais enquanto o motor está aquecendo, e tão pouco ligar ela acelerando. Voltando a questão do estalo quando se engata uma marcha, como vocês devem saber o conjunto de cambio e embreagem é lubrificado pelo óleo do motor, então o que acontece com o motor frio, acontece com o cambio e embreagem também, eles precisam da temperatura correta para poderem funcionar 100%, mas não quer dizer que em uma temperatura inferior ou superior isso vai acontecer sempre, esse estalo pode acontecer por dois fatores: falta de sincronismo no cambio, e lubrificação. A lubrificação pode ser resolvida com um bom aditivo no óleo que vai servir tanto para o motor, como para o cambio, o aditivo no cambio vai deixar os engates mais precisos e suaves, e no motor vai dar uma proteção a mais como já citei no texto acima. A falta de sincronismo pode ser resolvida da seguinte forma: com a moto ligada, acione a embreagem e balance a moto para frente e para trás, pode até parecer piada, mas é verdade, isso ajuda a engatar as primeiras marchas, podem até fazer um teste simples, com a moto ligada e em ponto morto deêm um empurraozim para frente e engatem a primeira, a moto vai arrancar sem precisar utilizar a embreagem. Não sei se todos sabem, mas toda moto tem uma meia embreagem no pedal, é só acionar pouca coisa no pedal que você vai sentir que a moto parece estar debreada.


Saindo um pouco ao assunto de resposta, mas falando de algo interessante sobre temperatura de trabalho de motor e de como usar o motor até a primeira revisão (1000 KM).

Vocês sabiam que o motor trabalhando abaixo da temperatura normal o desgaste do motor é maior e o consumo de combustível também?
Todo material de liga (ferro fundido, aço, bronze, entre outros) tem a tendência de dilatar, ai o que acontece, a camisa do motor fria fica minima coisa mais estreita em relação a uma camisa em temperatura normal de trabalho, o que ocasiona no desgaste prematuro da camisa por conta dos anéis não estarem mais fechados.

Geralmente até a primeira revisão (1000 KM) o que a maioria faz, anda devagar, coloca pouco giro, evita andar grandes distâncias por conta do motor esquentar entre outros, isso está totalmente ERRADO!
Até 1000 KM é a hora de você fazer a moto dá o máximo, esticar as marchas, reduzir marchas e deixar o giro ir um pouco alto (não é pra deixar cortar giro não hein), mas por que isso?
É até esse KM que o motor da moto vai se adequando ao uso, é nesse momento que os anéis vão se acasalando (sem trocadilhos por favor KKKKKKKKKK) a camisa do motor, é onde o pistão vai ficar indo até bem próximo do cabecote fazendo assim um limite bem alto de giro que você vai poder utilizar dessa KM em diante, e notem que na primeira troca de óleo, é a troca em que o óleo sai mais sujo por conta de fuligem e graxas que são utilizadas na hora da montagem do motor na fábrica, e que saem por conta do amaciamento do motor, então se você não der "pau" no motor nessa hora, essa fuligem vai ficar saindo em toda troca de óleo.

Espero ter ajudado com esse livro que escrevi ai! KKKKKKKKKKKKKKKK

Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.


Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 9/7/2010, 18:59

Costalonga/André, vc trabalha em concecionaria?
É mecanico ou engeiro?

Sabe tudo em...
O aditivo q vc citou no texto, vai diretamente no oleo, devo reduzir a quantidade de oleo, para jutamente com o aditivo o motor armazenar apelas UM litro(de oleo e aditivo)???

E em relação ao amaciamento da moto, eu sempre achei q era o contrario, pois antes dos 1.000km/rodados o atrito é mair e assim havéria um desgaste desnecessario.

:-)
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Convidad 9/7/2010, 19:18

É o seguinte, como diz o nosso amigo Costalonga, essa é a hora de dar "pau" no motor... assim ela vai se acostumando com seu dono e seu modo de andar...

e tem mais, se apresentar algum problema fica por conta do fabricante... temos que aproveitar enqto a revisão é grátis :lol:


é isso msm ou falei besteira? Embarassed
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 9/7/2010, 19:24

Isso mesmo, pq os problemas só aparecem depois q a garantia acaba.

:-(
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 19:48

BPMW 20 escreveu:Costalonga/André, vc trabalha em concecionaria?
É mecanico ou engeiro?

Sabe tudo em...
O aditivo q vc citou no texto, vai diretamente no oleo, devo reduzir a quantidade de oleo, para jutamente com o aditivo o motor armazenar apelas UM litro(de oleo e aditivo)???

E em relação ao amaciamento da moto, eu sempre achei q era o contrario, pois antes dos 1.000km/rodados o atrito é mair e assim havéria um desgaste desnecessario.

:-)

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Não sou engenheiro, não sou mecânico nem trabalho em concessionária.
Ao contrário disso tudo, eu nasci praticamente em cima de máquina, e desde novo me interesso por mecânica, já tive caminhões, hoje tenho máquinas para mineração e uma caminhonete que é uma bomba ambulante (L200 Sport HPE), mas que se você souber usar, é uma maravilha, embora já tive problemas com ela por que peguei usada e o dono anterior era um "cupim" de ferro da peste. KKKKKKKKKKKKKKK

Mas indo ao ponto de interesse, o aditivo é usado da seguinte forma: 10% da capacidade do cárter, ou seja, a Factor utiliza 1200ML, você vai colocar 120ML de aditivo e completar com óleo especificado.
Esse aditivo da Bardahl, infelizmente vem somente em embalagem de 90ML, ou seja, veio na medida certa das antigas 125cc. Mas ai você compra 2 frascos e faz a troca, como a moto vai rodar 3000KM é vantagem, você só tem a ganhar.


Em relação ao amaciamento do motor, teoricamente, amaciar gradativamente funciona, mas só teoricamente. Imagine você amaciando o motor gradativamente, quando ele tiver amaciado, já vai tá na hora de fazer o motor, concorda comigo?
Você tem que aproveitar que o motor tá novo e acostumar ele ao seu tipo de uso, mesmo que você não vá utilizar o motor de forma agressiva, mas pelo menos que nos primeiros 1000Km dê uma esticada a mais, porque assim o motor vai fazer uma casa de anéis mais acima do normal. Deixe eu explicar o que é casa de anéis pra você entender melhor, o motor faz um ciclo normal de funcionamento, o pistão sobe e desce dentro do cilindro (camisa), então andando com um giro baixo esse sobe e desce do pistão vai ser em um determinado caminho, ele vai sempre ir e voltar naquela mesma medida, com o passar do tempo, fazendo uma "casa" nesse ponto em que é acostumado a fazer o ciclo, aí você amacia ele dentro desses 1000KM, acelerando mais do que o normal fazendo com que haja mais combustão dentro do cilindro, com isso o ciclo do pistão vai ser maior e a casa a ser feita dentro do cilindro fica com um comprimento maior tendo maior aproveitamento do motor, e consequentemente tendo menor consumo depois desses 1000KM.


Eu vou colocar uma foto de um Mille Way que eu tinha, com 2400 KM ele dava praticamente 170 KM/H, sem mexer em nada no motor, só ripando direto!

Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.

Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 9/7/2010, 20:00

André, pq o motor fedi a oleo quando "esticado" ???

PBS: Vou aproveitar a presença do cara, sabe tudo:-)
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 20:05

Em busca do Oléo perfeito! 3008091243

Está ai a foto que falei em colocar aqui, como o burrão aqui não sabia mexer com esses trem, teve que ler um tutorial para aprender né.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abraços a todos.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 20:12

BPMW 20 escreveu:André, pq o motor fedi a oleo quando "esticado" ???

PBS: Vou aproveitar a presença do cara, sabe tudo:-)


Esticado, mas esticado como?!
Você liga a moto e anda bastante pra ele feder ou com pouco rodado ela faz isso?

A minha caminhonete fede a óleo quando eu viajo nela, porque o motor fica direto em uma faixa de giro e o óleo por estar sendo jogado com pressão pela bomba direto passa a esquentar demais e tipo evaporar um pouco, o que faz esse fedor de óleo.

Num sei se você já reparou quando anda demais na moto e o motor esquenta, quando desliga ele dá uns estalos?
Já reparou nisso, isso é o que citei sobre dilatação, o motor dilata, e quando vai esfriando, os anéis vão aos poucos voltando ao lugar, porque o cilindro vai estreitando um pouco e faz com que os anéis voltem a quase ficar dentro da cavidade que tem no pistão.

Abraços a todos.
Atenciosamente,

André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 20:19

Dcarter escreveu:É o seguinte, como diz o nosso amigo Costalonga, essa é a hora de dar "pau" no motor... assim ela vai se acostumando com seu dono e seu modo de andar...

e tem mais, se apresentar algum problema fica por conta do fabricante... temos que aproveitar enqto a revisão é grátis :lol:


é isso msm ou falei besteira? Embarassed

Dcarter, não é só por conta de revisão ser grátis, ou se der problema ser por conta do fabricante. Você compra algo, você tem que aproveitar, não é ficar regaçando, mas é usar, acelerar sim, o motor tá novo, essa é a hora de aproveitar dele, depois que ele ficar velho não vai adiantar acelerar que não vai ter resposta, e também não adianta fica com o pensamento que se acelerar vai gastar a moto e que quando for vender vai perder, não, você tem que usar, o valor de uma moto pouco usada, e de uma bem usada, mas de forma consciente é o mesmo, então não há porque ficar dando colher de chá a motor não, eles são feitos para trabalhar, e outra, garantia quem dá é agente que compra, Marca, Concessionária não dá garantia nenhuma, só ficam empurrando com a barriga.

Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Convidad 9/7/2010, 20:29

"usar, sem abusar"...

Vlw ae, pelas dicas... vou saber amaciar meu motor direitinho :twisted:



;)

avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 9/7/2010, 20:50

Costalonga escreveu:
BPMW 20 escreveu:André, pq o motor fedi a oleo quando "esticado" ???

PBS: Vou aproveitar a presença do cara, sabe tudo:-)


Esticado, mas esticado como?!
Você liga a moto e anda bastante pra ele feder ou com pouco rodado ela faz isso?

A minha caminhonete fede a óleo quando eu viajo nela, porque o motor fica direto em uma faixa de giro e o óleo por estar sendo jogado com pressão pela bomba direto passa a esquentar demais e tipo evaporar um pouco, o que faz esse fedor de óleo.

Num sei se você já reparou quando anda demais na moto e o motor esquenta, quando desliga ele dá uns estalos?
Já reparou nisso, isso é o que citei sobre dilatação, o motor dilata, e quando vai esfriando, os anéis vão aos poucos voltando ao lugar, porque o cilindro vai estreitando um pouco e faz com que os anéis voltem a quase ficar dentro da cavidade que tem no pistão.

Abraços a todos.
Atenciosamente,

André Costalonga.
Fedi só quando ando em alto giro, mas pela explicação acima, já deu pra intender o funcionamento.
:-)

1+ pra ti.
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 21:00

Aproveitando o tempo e a oportunidade, uma dica pra todos que andam de moto:

NUNCA andem com a mão segurando a manete de embreagem, ficando com a mão sobre a manete faz com que a embreagem ande um pouco inforcada, e com o tempo a embreagem vai embora, e o seu combustível também, pois parece que a moto tá patinando disco.

Ahh, eu fiz um teste com uma Vela Iridium, e queria falar o que eu percebi, mas eu posso falar nesse tópico, ou crio um especial pra vela e pra falar de mais algumas sobre motor?


Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por GILIARD 9/7/2010, 21:09

um especialista no forum!

informações muitíssimo valiosas! parabens!
GILIARD
GILIARD
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 29/04/2010
Localização : mossoró/RN
Mensagens : 4598

http://www.clubeybrfactor.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por @BPMW20 9/7/2010, 21:09

Não vamos fugir do assunto.
Crie um tipico aqui para cada assunto q queira falar. Observi os topicos.

OU cria topicos diverços em OFF TOPIC aqui.
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 21:55

giliard_drailig escreveu:um especialista no forum!

informações muitíssimo valiosas! parabens!

Muito obrigado!
De que adianta o conhecimento, se não for compartilhado com todos?

Tenho o maior prazer de ajudar no que for ao meu alcance.

Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 21:58

BPMW 20 escreveu:Não vamos fugir do assunto.
Crie um tipico aqui para cada assunto q queira falar. Observi os topicos.

OU cria topicos diverços em OFF TOPIC aqui.

Criei um tópico ali, mas num sei se fico lá grandes coisas não rapaiz!
Dá uma olhada, e se precisar mudar, você me fala que eu deleto e coloco em outro lugar.
Ok?!

http://www.clubeybrfactor.com/manutencao-f15/vela-iridium-t481.htm


Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Costαlongα 13/7/2010, 16:35

Olhem como é o funcionamento do sistema de lubrificação de uma moto, https://www.youtube.com/watch?v=GsnO6CfjdL4&feature=related, por isso falo no uso do aditivo, pois todas estas partes que são lubrificadas em quanto o motor está funcionando, ficam secas depois que o motor desliga, o óleo escorre de volta ao carter deixando essas peças pouco lubrificadas.
O aditivo por ter em sua fórmula de atração polar não deixa essas partes sem lubrificação, ele forma uma camada protetora em todas as partes aumentando assim sua vida útil, e economia de combustível.

Abraços a todos.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Em busca do Oléo perfeito! Empty Re: Em busca do Oléo perfeito!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos