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diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
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Allex
ANDERSON
6 participantes
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Oficina do Clube :: Acessorios :: Pneu e Roda
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diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
Conheça a diferença entre rodas raiadas
e de liga-leve e os pneus indicados para
cada uma delas Hoje, os motociclistas podem optar por
dois tipos de rodas: as tradicionais
raiadas, que absorvem melhor os
impactos em pisos irregulares; e as de
liga-leve, de metal, que, como o próprio
nome já informa, são mais leves e, geralmente, equipam motos mais
esportivas. Mas qual a diferença entre
elas e qual tipo de pneu é o mais
recomendado para cada roda? Rodas raiadas As rodas raiadas, ou seja, aquelas que
têm raios, equipam a maioria das motos
no Brasil. Este tipo de roda é
geralmente feita em aço, o que a torna
mais resistente, porém mais pesada. É
muito utilizada nas motos de baixa cilindrada, como a Honda CG 150, e
também em modelos de uso misto,
como a Yamaha XT 660R. Em rodas
raiadas deve-se utilizar pneu
convencional com câmara (Tube Type).
A CG 150, por exemplo, é calçada com os pneus Pirelli City Demon que exigem
câmara de ar, assim como os Metzeler
Tourance que equipam a XT 660R. Mas
em toda regra há exceção, como é o
caso da BMW R 1200 GS, que tem uma
roda raiada especial, com raios externos, permitindo assim o uso de
pneus sem câmara. Importante Antes de instalar um pneu novo na
moto, verifique se não há aros
enferrujados ou tortos. Veja também se
a roda não esta amassada. Nestes casos,
a roda deve ser substituída.
"Desamassar" a roda pode comprometer a estabilidade da moto.
Sempre que trocar um pneu Tube Type,
substitua a câmara de ar por outra
nova. Troque também a cinta de
proteção, que fica entre o aro e a
câmara. Com o tempo ela fica ressecada e pode causar vazamentos. Rodas de Liga-leve Já as rodas de liga-leve equipam
motocicletas de comportamento mais
esportivo, como a Suzuki Bandit 600,
que usa pneus radiais sem câmara, e a
Yamaha YBR 250 Fazer, que usa pneus
convencionais, também sem câmara. As rodas de liga leve são mais leves, como
o próprio nome já diz. Mas ao mesmo
tempo elas são mais suscetíveis a danos
causados por buracos. As rodas de liga-
leve usam pneus sem câmara
convencionais ou radiais. Este tipo de pneu é ideal para estabilidade em altas
velocidades e uso esportivo. Os pneus
sem câmara trazem no ombro a sigla
"TL" (Tubeless), ou seja sem câmara, em
inglês. Importante Nas rodas de liga-leve qualquer
amassado em sua borda pode causar
perda de pressão e, desequilibrar o
conjunto. Além de amassados, impactos
muito fortes podem causar pequenas
fissuras ou até rachaduras neste tipo de roda. Neste caso, a roda deve ser
substituída. Além de verificar o estado
geral da roda, o conjunto roda/pneu
deve ser alinhado e balanceado
periodicamente. Ao substituir o pneu
em uma roda de liga-leve, troque também o bico (válvula).
e de liga-leve e os pneus indicados para
cada uma delas Hoje, os motociclistas podem optar por
dois tipos de rodas: as tradicionais
raiadas, que absorvem melhor os
impactos em pisos irregulares; e as de
liga-leve, de metal, que, como o próprio
nome já informa, são mais leves e, geralmente, equipam motos mais
esportivas. Mas qual a diferença entre
elas e qual tipo de pneu é o mais
recomendado para cada roda? Rodas raiadas As rodas raiadas, ou seja, aquelas que
têm raios, equipam a maioria das motos
no Brasil. Este tipo de roda é
geralmente feita em aço, o que a torna
mais resistente, porém mais pesada. É
muito utilizada nas motos de baixa cilindrada, como a Honda CG 150, e
também em modelos de uso misto,
como a Yamaha XT 660R. Em rodas
raiadas deve-se utilizar pneu
convencional com câmara (Tube Type).
A CG 150, por exemplo, é calçada com os pneus Pirelli City Demon que exigem
câmara de ar, assim como os Metzeler
Tourance que equipam a XT 660R. Mas
em toda regra há exceção, como é o
caso da BMW R 1200 GS, que tem uma
roda raiada especial, com raios externos, permitindo assim o uso de
pneus sem câmara. Importante Antes de instalar um pneu novo na
moto, verifique se não há aros
enferrujados ou tortos. Veja também se
a roda não esta amassada. Nestes casos,
a roda deve ser substituída.
"Desamassar" a roda pode comprometer a estabilidade da moto.
Sempre que trocar um pneu Tube Type,
substitua a câmara de ar por outra
nova. Troque também a cinta de
proteção, que fica entre o aro e a
câmara. Com o tempo ela fica ressecada e pode causar vazamentos. Rodas de Liga-leve Já as rodas de liga-leve equipam
motocicletas de comportamento mais
esportivo, como a Suzuki Bandit 600,
que usa pneus radiais sem câmara, e a
Yamaha YBR 250 Fazer, que usa pneus
convencionais, também sem câmara. As rodas de liga leve são mais leves, como
o próprio nome já diz. Mas ao mesmo
tempo elas são mais suscetíveis a danos
causados por buracos. As rodas de liga-
leve usam pneus sem câmara
convencionais ou radiais. Este tipo de pneu é ideal para estabilidade em altas
velocidades e uso esportivo. Os pneus
sem câmara trazem no ombro a sigla
"TL" (Tubeless), ou seja sem câmara, em
inglês. Importante Nas rodas de liga-leve qualquer
amassado em sua borda pode causar
perda de pressão e, desequilibrar o
conjunto. Além de amassados, impactos
muito fortes podem causar pequenas
fissuras ou até rachaduras neste tipo de roda. Neste caso, a roda deve ser
substituída. Além de verificar o estado
geral da roda, o conjunto roda/pneu
deve ser alinhado e balanceado
periodicamente. Ao substituir o pneu
em uma roda de liga-leve, troque também o bico (válvula).
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
Agora fiquei na duvida entre a K e a ED :S
aqui no rio n tem tanto buraco n, e onde eu moro ta passando a trans carioca, ta tudo lisinho :D
aqui no rio n tem tanto buraco n, e onde eu moro ta passando a trans carioca, ta tudo lisinho :D
jacudo- User
- Idade : 30
Data de inscrição : 26/03/2012
Mensagens : 17
Re: diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
Jacudo, fique com a ED mesmo, a vantagem do pneu sem câmara é incontestável.
Re: diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
Se bem que a Factor ED, ela tem um charme muito bom, chama atenção aonde passa
mais, a [e] tem um charme bom tambem, em relação ao brilho, ainda mais quando vc troca a raiação e coloca cromada, e passa uma cera nos raios
aonde tu passa a galera ja começa a ficar de olho
mais, a [e] tem um charme bom tambem, em relação ao brilho, ainda mais quando vc troca a raiação e coloca cromada, e passa uma cera nos raios
aonde tu passa a galera ja começa a ficar de olho
Re: diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
Vc se tá em dúvida entre a K e a ED, e o fato do valor da ED ser mais alto não faz diferença pra vc, compre a ED, claro
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
Vou fazer isso mesmo então, o cartão da minha coroa ate chegou já, é so aguardar agr
EDIT: Recebi a noticia agora pouco, minha mãe foi la preencheu as parada, só falta aprovar a ficha, FACTOR K mesmo !
EDIT: Recebi a noticia agora pouco, minha mãe foi la preencheu as parada, só falta aprovar a ficha, FACTOR K mesmo !
jacudo- User
- Idade : 30
Data de inscrição : 26/03/2012
Mensagens : 17
Re: diferença entre rodas raiadas e de liga-leve e os pneus indicados
E muito esclarecedor esses post.
Nos dois modelos de rodas existem os pros e os contras mas
as condiçoes das estradas serão basicamente o fator determinante
para a escolha.
Gostei.
Abraço.
Nos dois modelos de rodas existem os pros e os contras mas
as condiçoes das estradas serão basicamente o fator determinante
para a escolha.
Gostei.
Abraço.
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