Conectar-se

Esqueci minha senha

Grupo Online
Anúncios
Últimos assuntos
» Luz traseira só acende na frenagem
14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
26/11/2016, 23:55 por sperim

»  Regular Mistura da Marcha Lenta YBR YBR FACTOR
13/4/2016, 18:39 por daniwin2016

» Encontros em PERNAMBUCO (Oficial)
11/4/2016, 05:34 por PAULO

» CADÊ O PESSOAL DE PERNAMBUCO??
11/4/2016, 05:30 por PAULO

» tipo de pneu maior
27/3/2016, 19:54 por ewerton-vevé

» tirando o cavalete
17/12/2015, 11:26 por Roots

» Alforges
14/12/2015, 19:16 por Roots

Quem está conectado
8 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 8 Visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 142 em 11/12/2010, 23:45

Como lubrificar a corrente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como lubrificar a corrente?

Mensagem por michelMSO em 2/6/2013, 22:13

Gente não sei como lubrificar corrente , se tiver algum video demosntrando como ... Ou onde custumam fazer esse tipo de serviço?
Queria tbm dar uma boa lavada na minha moto pra ela ficar brilhando mesmo é aconselhável levar em um lugar e pagar? Tenho que lubrificar a corrente essa semana ainda :) obrigado
avatar
michelMSO
User
User

Data de inscrição : 29/05/2012
Mensagens : 10

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por allexsnp em 3/6/2013, 01:39

eai michel para lubrificar a corrente pode se passar oleo usado mesmo mais existi uma graxa grafitada com grafite mais coloque so um pouquinho por que se vc colocar muito suja muito a roda traseira .
avatar
allexsnp
User
User

Idade : 29
Data de inscrição : 16/09/2012
Localização : sinop mt
Mensagens : 269

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Johnny da Silva Campos em 23/6/2013, 23:53

Mano é o seguinte: A corrente da minha Factor eu lubrifiquei essa semana com o óleo em spray White Lub mesmo, eu fiz o seguinte:

Coloquei a moto no cavalete central
Peguei uma folha de jornal e segurei ela por trás da corrente para o óleo não pegar em outras partes da moto e daí fui espirrando o óleo e rodando a roda devagar até lubrificar a corrente toda por igual.

avatar
Johnny da Silva Campos
Novato
Novato

Idade : 36
Data de inscrição : 11/05/2013
Localização : Nova Friburgo - RJ
Mensagens : 9

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por marcinho em 24/6/2013, 16:55

white lub seca muito rapido .
coloque a moto no descanso central e jogue oleo na corrente com uma bisnaga ,ou algo para nao derramar demais ,eu coloco oleo SAE 90 q e mais grosso um pouco ,oleo de motor usado tbm dura bem na corrente mas tm q passar com + frequencia.
avatar
marcinho
FIEL
FIEL

Idade : 28
Data de inscrição : 29/04/2012
Localização : jundiai sp
Mensagens : 813

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Alferino Filho em 27/2/2014, 11:26

Michel, a lubrificação da corrente é uma questão que gera muitas opiniões diferentes. Há quem use o óleo em spray, SAE 90, óleo de motor e até mesmo a graxa. Tanto a graxa quanto o óleo facilitam o acúmulo de resíduos na corrente e esse fato pode causar um efeito chamado usinagem, sua corrente vai simplesmente virar uma lixa e toda vez que ela estiver trabalhando, toda a relação estará sofrendo um desgaste maior que o normal. Caso opte por fazer a lubrificação com esse tipo de produto, a comodidade fica comprometida pois você terá que fazer a troca da lubrificação de forma periódica, preferencialmente em intervalos de tempo bem reduzidos (pelo menos duas vezes por semana). Existem lubrificantes específicos em spray que facilitam essa tarefa e possuem propriedades que permitem q uma única lubrificação dure por muito mais tempo, livrando-o de ter que repetir o processo várias vezes. Essa escolha vai depender da sua disposição para cuidar da moto, da sua disponibilidade de tempo e dinheiro. Vale lembrar também que toda vez que você for lubrificar a corrente, é indispensável que a lubrificação antiga seja removida ao máximo para que não atue como uma proteção contra a nova lubrificação.
avatar
Alferino Filho
User
User

Idade : 31
Data de inscrição : 21/02/2014
Localização : Macaé, Rio de Janeiro
Mensagens : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por LCMELO em 27/2/2014, 14:01

Alferino Filho escreveu:Vale lembrar também que toda vez que você for lubrificar a corrente, é indispensável que a lubrificação antiga seja removida ao máximo para que não atue como uma proteção contra a nova lubrificação.

Caraca, eu nunca fiz isso. Coloco óleo sobre óleo.
Antes eu não fazia isso periódicamente e minhas relações iam para a "casa do chapéu"

Agora, com a lubrificação constante minha relação esta durando que é uma beleza.
avatar
LCMELO
Representante
Representante

Idade : 25
Data de inscrição : 10/05/2011
Localização : Nova Odessa - SP
Mensagens : 589

http://www.facebook.com/lcmelo91

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Luis Guilherme Prando em 24/6/2014, 05:26

Reforcando a excelente explicacao do Alferino Filho.
Para tirar esse óleo antigo, existem inúmeras técnicas.
Uma delas é lavar com agua, detergente r uma escovinha.

Coloque a moto sobre o cavalete e esfregue a mesma com os ingredientes. Faca isso a cada 500km e não se arrependerá. Apenas 5 minutos e pronto.

E um detalhe que ajuda a desgastar a corrente rapidamente também é a regulagem. Nunca apertada demais, pois atrito forcado ocorrerá e nunca frouxa demais, pois os dentes irão ficar batendo em vão e corre o risco de pular um dente e detonar sua relação.
avatar
Luis Guilherme Prando
User
User

Idade : 23
Data de inscrição : 24/06/2014
Localização : Campinas - SP
Mensagens : 12

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Alferino Filho em 24/6/2014, 11:51

   Meu caro amigo Luis Guilherme, essa observação é super importante. Estar atento às condições físicas da corrente é indispensável. Sobre limpar a corrente, deixo uma dica pra você que usa o detergente. Usar desengordurante de cozinha vai potencializar a limpeza feita com detergente. Eu particularmente não gosto do resultado, já fiz e não fiquei muito feliz... rsrs!  De fato existem diversas técnicas para esse fim e vale a pena chamar a atenção para uma em especial. O uso do querosene, tão difundido entre os motoqueiros. 
   Conhecido por seu alto poder de limpeza, muitas vezes o querosene acaba sendo associado à questão da praticidade também. Porém, esse que aparentemente seria nosso aliado durante a lavagem, pode acabar se tornando um grande vilão. Isso porque o uso contínuo do querosene causará um desgaste prematuro dos o-rings, aquelas borrachinhas que ficam entre os elos da corrente. O manual do usuário orienta que para uma limpeza "profunda" um profissional habilitado e devidamente equipado (concessionária) deve retirar a corrente e aplicar querosene. Mas esse procedimento não é algo que deva ser feito a cada 500 km ou toda vez que a moto pegar chuva, muito pelo contrário. A lubrificação sim, exige uma determinada frequência. 
   Obviamente, a corrente não vai ficar ruim do dia pra noite, mas vale a pena considerar que caso seja identificada a necessidade de se trocar esse componente, logicamente todo o conjunto de transmissão deverá ser substituído. Existem produtos específicos e muito bons para fazer uma limpeza eficiente na corrente, infelizmente alguns são caros mas podem ser substituídos. De qualquer forma, uma limpeza periódica elimina a necessidade de uma "limpeza profunda", sem falar que o fato de remover a corrente irá gerar desgaste no elo que foi aberto e ele jamais ficará tão firme quanto um elo que nunca foi mexido. 
   O fato mais importante a se ressaltar é que prevenir, sempre será melhor do que remediar, afinal de contas, é a nossa segurança que depende de uma moto afinadinha e em perfeitas condições.

Abraços a todos!!
avatar
Alferino Filho
User
User

Idade : 31
Data de inscrição : 21/02/2014
Localização : Macaé, Rio de Janeiro
Mensagens : 19

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Luis Guilherme Prando em 24/6/2014, 22:06

Sem sombras de dúvidas o detergente não é o mais eficiente. Mas acaba sendo bem util para eu, devido ao fato da minha moto nunca se quer ter conhecido uma estrada de terra. Apenas asfalto. Ando só na região central de Campinas - SP. Talvez seja por isso que seja util. 
 Quando eu pego alguma chuva eu uso o famoso roxinho de panela, ou desengordurante, como dito por você rs. E com o auxilio de uma lavadora de alta pressão na corrente, sai quase tudo a areia. A minha realação original de fábrica durou 20000km, andando sempre com garupa e cidade. Creio que o uso foi bom. 
 
 O querosene é um veneno sim, assim como o famoso solupan. Não é bom usar em hipótese alguma. Resseca demais as peças devido ao formol e hidróxido de sódio do solupan e a querosene devido ao uso de petróleo combinado com diversos outros produtos.
avatar
Luis Guilherme Prando
User
User

Idade : 23
Data de inscrição : 24/06/2014
Localização : Campinas - SP
Mensagens : 12

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Marcelo Lima 1990 em 25/6/2014, 00:03

Boa noite a todos.


Tudo o que o Alferino Filho falou sobre lubrificação e lavagem da relação está certo.

E sobre o que o Luis Guilherme disse sobre manter tudo bem regulado também é muito importante, principalmente à nossa segurança.

Eu trabalho de motoboy à 6 anos e durante esse tempo acho que a manutenção periódica na moto mais frequente é com o KIT da Relação , pois sempre tem algo à fazer, ou regular, ou lubrificar ou limpar.


Eu uso na minha moto esse tensor de corrente, já está no 3º Kit de Relação e me auxilia bastante pois não preciso esticar frequentemente a corrente.
A marca é VJC.



E sobre lubrificação eu uso óleo de motor (novo) e em época de chuva uso graxa branca.
avatar
Marcelo Lima 1990
User
User

Idade : 27
Data de inscrição : 22/11/2013
Localização : São Paulo
Mensagens : 38

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Luis Guilherme Prando em 25/6/2014, 02:13

Olá, Marcelo Lima. 

 A minha moto veio com esse esticador, tensor, de corrente de fábrica já. Eu uso bastante ele. Não levo 1 minuto para ajustar a corrente. 

 Informação bem útil para quem não usa o mesmo. 

 Estou usando uma corrente com retentor KMC. Sem comentários. Estou ajustando ela a cada 2000 km quase. Muito boa. Não sai do ajuste certo por nada.
avatar
Luis Guilherme Prando
User
User

Idade : 23
Data de inscrição : 24/06/2014
Localização : Campinas - SP
Mensagens : 12

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Diogo em 29/6/2014, 16:04

ótimos comentários e de todos se pode tirar boas ideias eu uso óleo de transmissão para carros, coloco o óleo em um vidro limpo de detergente e lubrifico 2 vezes por semana independente da quilometragem, sempre que toma chuva ou que lavo a moto !!
a moto esta hoje com 56 mil km e esta começando o terceiro kit de relação dura em media 26 mil km tiro sempre antes do fim extremo!!
avatar
Diogo
VIP
VIP

Idade : 31
Data de inscrição : 18/03/2010
Localização : belo horizonte
Mensagens : 1055

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como lubrificar a corrente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum