CLUBE YBR FACTOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Grupo Online
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Facebookclube
Anúncios
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Moldedo
Últimos assuntos
» de qq adianta ter
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime16/3/2024, 20:05 por JAILS0N

» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime31/12/2021, 12:57 por @BPMW20

» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime13/7/2019, 01:18 por Joab

» Bate e Volta de 500km - SC
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime19/12/2018, 18:14 por EULLEN

» Painel Da YBR
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime15/8/2018, 16:46 por clidio

» Ajuda para reconectar os fios do farol
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves

» Luz traseira só acende na frenagem
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas I_icon_minitime26/11/2016, 23:55 por sperim

Quem está conectado?
36 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 36 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

+7
leandro16
Rafael Factor
GILIARD
TONY
@BPMW20
Allex
Costαlongα
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 2/11/2010, 11:37

Você já deve ter ouvido muita gente falando, "a minha moto não tá andando como andava antes", ou que "antes a minha moto fazia X Km/L, hoje num chega nem perto", e sempre o culpado da perca do rendimento e da economia é sempre o motor, pobre motor, sempre leva a culpa de tudo que acontece!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Poucas pessoas sabem que os rolamentos de roda podem ser um grande vilão do consumo e do rendimento das motos, e também pode causar graves acidentes.

Quantas vezes você descendo um morro aproveito e solto aquela banguela na moto, e acabou percebendo que a moto não aumentou a velocidade, fico na mesma, ou até mesmo diminui a velocidade, ai na hora vem a cabeça: tá ventando contra!
Não tá ventando contra, é o rolamento da roda que é responsável por isso.

Um rolamento de roda tem que dura em média os seus 30.000KM, sem dar manutenção nenhuma, mas com alguns cuidados eles podem durar mais, e você rodar mais tranquilo.

É sempre bom estar verificando os rolamentos, tire um fim de semana, e desmonte a roda, tire o rolamento pra fora, e rode-o em sua própria mão, se sentir que ele tem alguma folga, ou que está fazendo um barulho, tipo um chiado, esse é o sinal que ele tem de ser trocado, pois a qualquer momento ele pode travar, e se travar ele pode trancar a roda, pode estragar o cubo, pode jogar você no chão, entre outros problemas, sem dizer que a moto vai andar sempre forçada por conta do rolamento ruim.

Tenha sempre em casa uma lata de Graxa Azul, de preferencia da marca FAG ou SKF, e também uma bisnaga de Bardahl GA, isso é o suficiente para mante-lo bem lubrificado e solto para a moto andar redondinha.

Se possível, de 15.000 em 15.000KM retire os rolamentos, lave-os com gasolina ou querosene, seque-os bem, e depois passem o Bardahl GA com um pincel, e deixe secar um pouco, depois com o próprio dedo passe a Graxa Azul no rolamento, e coloque-o na roda, assim você evita gastos futuros, e cada vez mais vai aprendendo a cuidar da sua moto.

Tenha esse mesmo cuidado com os rolamentos que apoiam o eixo do virabrequim e com os rolamentos do comando de valvula, pois se eles trancarem, o bloco ou o cabeçote vão embora.

Um grande abraço a todos, e mãos a obra.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 2/11/2010, 11:52

O maior sinal de que os rolamentos não vão bem é o famoso "jogo" nas rodas. Ao desapoiar a roda do solo e pegar numa das bordas e fazer movimentos laterais e sentir algum tipo de folguinha, por mínima que seja, manda logo trocar os rolamentos.

Detalhe, ao comprar rolamentos de rodas os mesmos já vem lubrificados de fábrica, mas é uma lubrificação mínima, então ao colocar rolamentos novos em rodas, exija que o mecânico retire uma das tampinhas laterais e coloque dentro bastante graxa, fecha de novo e monta. Eu mesmo nunca mando trocar rolamentos de rodas em oficinas justamente pq eles não querem abrir os rolamentos pra engraxarem, então em casa eu faço como eu achar que tá certo e pronto.

Ótimas dicas, ótimo tópico Costalonga! Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas 585731

8)
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 2/11/2010, 11:56

Isso ai Xann, rolamento é uma peça essencial pro funcionamento das motos.
Até em uma freada dá pra sentir essas folgas, pois fica dando tipo uns socos na moto.

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por @BPMW20 2/11/2010, 13:26

BOAAAA André... Não sei o que seria de nóz, sem vc pode aqui.
Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas 585731
Acho que no meu caso, tenho que mandar trocalos.
@BPMW20
@BPMW20
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 31/03/2010
Localização : PB
Mensagens : 4341

https://www.youtube.com/bpmw20

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por TONY 2/11/2010, 14:18

é verdade, muito boa a dica André parabens!!
TONY
TONY
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Natal - RN
Mensagens : 1671

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por GILIARD 2/11/2010, 17:40

palmas

boa mesmo!

+1
GILIARD
GILIARD
ADM
ADM

Idade : 34
Data de inscrição : 29/04/2010
Localização : mossoró/RN
Mensagens : 4598

http://www.clubeybrfactor.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Convidad 11/11/2010, 10:24

pois éh, agora que to trocando minhas roda.. vou ter que ver comprei tudo novo...
acho que vou ter que comprar os rolamentos tb srsrs.. me fu...
:S
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Rafael Factor 11/11/2010, 21:17

hummm Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas 585731


quando estou descendo alguma estrada aperto o freio traseiro ai da uma falhadas a moto fica dando uns tranquinhos Seria isso consequencia dos rolamentos?
ela esta com 3123 Km
Rafael Factor
Rafael Factor
User
User

Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 11/11/2010, 21:58

Rafael, esses trancos já são do freio mesmo, alguma sujeira dentro do tambor, poeira mesmo que sai da lona e fica no tambor.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Rafael Factor 11/11/2010, 22:06

valeu costa palmas +1
Rafael Factor
Rafael Factor
User
User

Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 11/11/2010, 23:24

Valeu, vou te mandar uma MP como limpar isso.

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por leandro16 6/12/2010, 19:44

eu queria ver uma foto do rolamente pra tirar minha duvida e onde é que eu tenho que engraxar??
leandro16
leandro16
User
User

Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 7/12/2010, 15:35

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Skfrolamentoe2

Tu vai ter que tirar a capa que tem no rolamento e deixa-lo igual a foto, depois é só colocar Graxa Azul onde a seta está indicando.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Rafael Factor 7/12/2010, 16:09

Agua pode influenciar no trabalho dos rolamentos assim como na corrente?
Rafael Factor
Rafael Factor
User
User

Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 7/12/2010, 22:33

Influencia sim Rafael, mas assim, andando na chuva não, mas você passando dentro de uma poça direto, ou de algum corrégo pode sim penetrar no rolamento e atrapalhar, já a de chuva é dificil de penetrar e a Graxa sempre a expulsa.

Teve uma vez que um carro meu fico na enxente, num chego a entra aguá dentro não, mas fico agua parada com barro nas rodas ai tranco os rolamentos.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Rafael Factor 8/12/2010, 09:41

humm valeu é pq aqui ta chovendo pacas cara ai fiquei preocupado valeu +1
Rafael Factor
Rafael Factor
User
User

Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 8/12/2010, 12:28

Geralmente eu tiro a capa do rolamento que fica por dentro pra engraxar, mas é zica tirar esses rolamentos das rodas pra fazer isso, mas a de fora já tá valendo. Tome o cuidado de desamaçar essa capinha, pois sempre amaça ao retirar. Valew
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 8/12/2010, 12:50

Eu tava vendo um jeito de colocar rolamento conico na roda da Tornado, o rolamento conico é igual aos usados em carro, é bem melhor, sem dizer que ele compensa as folgas que vai vindo.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 8/12/2010, 13:04

Hum, interessante, o detalhe é que teria que se colocar uma "cupilha" no eixo, pois ao desgastar o rolamento a porca do eixo ficaria folgada, eu não confio naquelas porcas "travadas" hehe.
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 8/12/2010, 13:11

KKKKKKKKKKKKKKKK
Mas a folga que ele terá é igual a de um rolamento comum, a vantagem dele é na hora de lubrificar, que ele sai uma parte pra deixar os roletes livres.
O funcionamento é o mesmo do outro, num tem como a porca ficar folgada não.

Ah, e só uma dúvida, oq eu seria Cupilha?

Abração.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 8/12/2010, 13:23

Então, o rolamento atual tem um divisor interno, ou seja, um caninho que fica dentro do cubo e que pega na parte central dos dois rolamentos, por fora dos rolamentos, no caso da roda traseira, tem mais dois caninhos que pegam tb na parte central dos rolamentos e estes caninhos externos se prendem á balança. Ou seja, vc pode arrochar até mesmo o parafuso do eixo que a roda não fica presa, no caso aí como seria com os rolamentos cônicos, pra compensar a folga não teria que apertar mais o parafuso do eixo? Os rolamentos dianteiros do meu carro por exemplo são cônicos, quando eles folgam eu dou mais um aperto na porca e fica justo de novo, mas quando eles folgam a porca fica meio frouxa.

Cupilha é aquele aramezinho de aço que geralmente colocam nas pontas de eixo pra não deixar a porca afrouxar. Valew
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Costαlongα 8/12/2010, 13:29

Ah sim, aqui o nome disso é aranha!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Bom pode ser que afrouxe sim, mas vai ser a mesma coisa que o outro rolamento, a medida lateral dele terá de ser a mesma, ou alguns décimos maior, só isso ou agente arruma uma arruela de tecnil e vai colocando pra acabar com a folga, e agente diz que ele é compensador por conta de ser conico, vamo supor que a roda tenha algum empeno, agente não vai sentir por conta dele ser conico, vai ajudar bem na estabilidade da moto.

É uma idéia, eu tava vendo isso na Tornado que agente tem aqui, num sei se vai funcionar.

Um grande abraço.

Atenciosamente,
André Costalonga.
Costαlongα
Costαlongα
FIEL
FIEL

Idade : 36
Data de inscrição : 02/07/2010
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES
Mensagens : 921

http://www.clubeybrfactor.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 8/12/2010, 13:31

kkkkkk, cada região com seus costumes rsssss. Tbm quero
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por brpaivaa 14/9/2011, 15:30

Rolamento ruim deixa a roda com aspecto de empenada? pois tirei a roda de minha moto e percebi que o rolamento estava meio torto, não consegui por ele no lugar é provavel trocando-os a roda fique normal ou é roda empenada mesmo, pois o disco a roda pega somente em um loca.
avatar
brpaivaa
User
User

Idade : 36
Data de inscrição : 21/10/2010
Localização : Juazeiro
Mensagens : 101

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 14/9/2011, 16:24

BRPaiva, rolamento ruim faz a roda ficar "jogando" saca, vc balança ela com a mão e sente a folga. Sobre o disco pegar em somete um lugar, explique melhor, se tiver como tire uma foto pra gente ver.

Se o rolamento tiver torto vai ficar tipo empenada sim a roda, mas é pouco provável que ele esteja torto, pois ao apertar a porca do eixo mesmo se tiver torto ele entra pro lugar Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por brpaivaa 14/9/2011, 17:05

eu tirei a roda fora e achei ele meio torto ou amassado, estou pensando em trocar os rolamentos para ver se continua do mesmo jeito, pois não queria pagar 438,00 reais numa roda e não pretendo colocar rodas paralelas. Qual é o melhor rolamento para as nossas factor ?
avatar
brpaivaa
User
User

Idade : 36
Data de inscrição : 21/10/2010
Localização : Juazeiro
Mensagens : 101

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 14/9/2011, 17:27

Compra outro rolamento da mesma marca que tá na roda. Sobre o disco estar pegando mais num lugar que em outro, é em todo o disco ou algumas partes somente? Vc sente alguma vibração na moto, no guidão ou na manete de freio ao freiar o freio dianteiro?
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por brpaivaa 14/9/2011, 19:04

sinto uma vibração no guidão e como se tivesse alguma coisa batendo na roda, isso tudo foi quando eu passei em um buraco, mais passei muito devegar para empenar a roda.
avatar
brpaivaa
User
User

Idade : 36
Data de inscrição : 21/10/2010
Localização : Juazeiro
Mensagens : 101

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Allex 14/9/2011, 19:23

Muito estranho brother, melhor levar á uma oficina para olharem pra vocêRolamento de Roda - Manutenção e Dicas 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por brpaivaa 15/9/2011, 17:03

Rapaz já levei e ele no olhometro disse que estava empenado e um mecânico da concessinaria tambem( baixei o manual deles aqui no foram e fala como verificar e alinhar a roda, só que aqui não faz PN). Aí sou obrigado a meter a mão na graxa mesmo, pelo menos agente não é enrrolado e aprende a cuidar e conservar a moto que não foi nada barata. quando puder eu posto uma foto aqui no forum.
avatar
brpaivaa
User
User

Idade : 36
Data de inscrição : 21/10/2010
Localização : Juazeiro
Mensagens : 101

Ir para o topo Ir para baixo

Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas Empty Re: Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos