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Válvula de Motor [Admissão e escapamento]
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CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Oficina do Clube :: Motor
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Válvula de Motor [Admissão e escapamento]
Como já vi aqui no fórum, alguns não intende como funciona uma valvula de motor, então estou criando esse tópico pra ajuda um bocado a galera a entender como funciona e como é feito para abrir e fechar as valvulas.
A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor.
Constituição e funcionamento
A válvula é constituída por uma cabeça em forma de disco(1) na imagem da figura (2) fixa a uma haste cilíndrica (2). A haste desliza dentro de uma guia (7) constituída por metal que provoque reduzida fricção( por. ex. ferro fundido, bronze).
O topo da haste está em contacto mecânico com um impulsor (4) que, accionado pelo excêntrico(5) da árvore de cames, provoca a sua abertura e a consequente entrada ou saída dos gases do motor.[1]
Uma mola (3) assegura que a válvula regressa à sua posição de fecho mal deixe de haver pressão mecânica para a sua abertura. Em alguns motores este regresso da válvula à sua posição de repouso sobre o assento, também chamado "sede", da válvula (6) é conseguido por comandos pneumáticos e não mecânicos.
Tipo de válvulas
Num motor de combustão interna existem dois tipos de válvulas:
- as válvulas de admissão(à direita na demonstração do motor funcionando), que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor, e
- as válvulas de escapamento(à esquerda), que permitem a saída dos gases após a explosão.
Alguns motores a cabeça da válvula de admissão tem uma dimensão superior à de escapamento visando facilitar a entrada de gases no cilindro.
A cabeça das válvulas de admissão atinge uma temperatura de cerca de 250 °C e a sua haste é sujeita a cerca de 100°C, enquanto que as válvulas de escapamento atingem temperaturas bastante superiores: 750º na cabeça da válvula e 400º na respectiva haste. A elevada temperatura das válvulas de escapamento faz com que algumas delas sejam ocas, tendo no interior sódio que, fundido a cerca de 100 °C e deslocado pelo movimento alternado da válvula, permite que o calor gerado se dissipe rapidamente e a válvula seja sujeita a um menor desgaste.
Disposição e número de válvulas por cilindro
As válvulas podem ter duas disposições face aos cilindros:
- laterais também chamadas simplesmente SV, acrónimo do inglês Side Valve, ou
- à cabeça(ou cabeçote no Brasil) chamadas OHV acrónimo de OverHead Valve.
Hoje em dia mais de 97% dos motores possuem as válvulas à cabeça.
Número de válvulas
De forma a aumentar a eficiência dos motores, cada cilindro pode ter mais do que duas válvulas, sendo frequentes cilindros com quatro válvulas, duas de admissão e duas de escapamento.
Os automóveis são por vezes identificados pelo número total de válvulas que os seus motores possuem: um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro denomina-se um "motor de dezesseis válvulas"(16 V), sendo um motor de 6 cilindros com 4 válvulas denomina-se um 24V.
Performance das válvulas a alta rotação
Num motor a quatro tempos cada válvula abre e fecha durante cada duas voltas no eixo virabrequim do motor, o que leva a que um motor funcionando a 6.000 rpm necessita que cada válvula abra e feche a um ritmo de cinquenta vezes por segundo.
A esta elevada velocidade a própria inércia da mola pode impedi-la de fechar totalmente e provocar vibrações nas válvulas que impeçam o seu fecho correcto prejudicando assim a performance do motor. Para ultrapassar esta dificuldade, para além dos comandos hidráulicos ou desmodrómicos já referidos, utilizam-se duas molas concêntricas que, para além de protegerem o motor no caso de quebra de uma mola, asseguram um funcionamento mais suave a altas rotações.
Desgaste das válvulas
Nos motores mais antigos a operação de mudança de válvulas tinha que ser efetuada com regularidade devido ao elevado desgaste provocado pelo seu funcionamento. A gasolina com adição de tetraetilchumbo à gasolina, agora proibido em Portugal e no Brasil, reduzia este problema pois o chumbo depositava-se no assentamento das válvulas.
O uso de ligas de aço mais resistentes e o revestimento das cabeças das válvulas e da sede de assentamento destas com estelite, vieram tornar a operação de mudança de válvulas desnecessária e retirar a utilidade do uso de gasolina com chumbo.
Bom galera, espero que gostem do tópico e que sirva para algo.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor.
Constituição e funcionamento
A válvula é constituída por uma cabeça em forma de disco(1) na imagem da figura (2) fixa a uma haste cilíndrica (2). A haste desliza dentro de uma guia (7) constituída por metal que provoque reduzida fricção( por. ex. ferro fundido, bronze).
O topo da haste está em contacto mecânico com um impulsor (4) que, accionado pelo excêntrico(5) da árvore de cames, provoca a sua abertura e a consequente entrada ou saída dos gases do motor.[1]
Uma mola (3) assegura que a válvula regressa à sua posição de fecho mal deixe de haver pressão mecânica para a sua abertura. Em alguns motores este regresso da válvula à sua posição de repouso sobre o assento, também chamado "sede", da válvula (6) é conseguido por comandos pneumáticos e não mecânicos.
Tipo de válvulas
Num motor de combustão interna existem dois tipos de válvulas:
- as válvulas de admissão(à direita na demonstração do motor funcionando), que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor, e
- as válvulas de escapamento(à esquerda), que permitem a saída dos gases após a explosão.
Alguns motores a cabeça da válvula de admissão tem uma dimensão superior à de escapamento visando facilitar a entrada de gases no cilindro.
A cabeça das válvulas de admissão atinge uma temperatura de cerca de 250 °C e a sua haste é sujeita a cerca de 100°C, enquanto que as válvulas de escapamento atingem temperaturas bastante superiores: 750º na cabeça da válvula e 400º na respectiva haste. A elevada temperatura das válvulas de escapamento faz com que algumas delas sejam ocas, tendo no interior sódio que, fundido a cerca de 100 °C e deslocado pelo movimento alternado da válvula, permite que o calor gerado se dissipe rapidamente e a válvula seja sujeita a um menor desgaste.
Disposição e número de válvulas por cilindro
As válvulas podem ter duas disposições face aos cilindros:
- laterais também chamadas simplesmente SV, acrónimo do inglês Side Valve, ou
- à cabeça(ou cabeçote no Brasil) chamadas OHV acrónimo de OverHead Valve.
Hoje em dia mais de 97% dos motores possuem as válvulas à cabeça.
Número de válvulas
De forma a aumentar a eficiência dos motores, cada cilindro pode ter mais do que duas válvulas, sendo frequentes cilindros com quatro válvulas, duas de admissão e duas de escapamento.
Os automóveis são por vezes identificados pelo número total de válvulas que os seus motores possuem: um motor de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro denomina-se um "motor de dezesseis válvulas"(16 V), sendo um motor de 6 cilindros com 4 válvulas denomina-se um 24V.
Performance das válvulas a alta rotação
Num motor a quatro tempos cada válvula abre e fecha durante cada duas voltas no eixo virabrequim do motor, o que leva a que um motor funcionando a 6.000 rpm necessita que cada válvula abra e feche a um ritmo de cinquenta vezes por segundo.
A esta elevada velocidade a própria inércia da mola pode impedi-la de fechar totalmente e provocar vibrações nas válvulas que impeçam o seu fecho correcto prejudicando assim a performance do motor. Para ultrapassar esta dificuldade, para além dos comandos hidráulicos ou desmodrómicos já referidos, utilizam-se duas molas concêntricas que, para além de protegerem o motor no caso de quebra de uma mola, asseguram um funcionamento mais suave a altas rotações.
Desgaste das válvulas
Nos motores mais antigos a operação de mudança de válvulas tinha que ser efetuada com regularidade devido ao elevado desgaste provocado pelo seu funcionamento. A gasolina com adição de tetraetilchumbo à gasolina, agora proibido em Portugal e no Brasil, reduzia este problema pois o chumbo depositava-se no assentamento das válvulas.
O uso de ligas de aço mais resistentes e o revestimento das cabeças das válvulas e da sede de assentamento destas com estelite, vieram tornar a operação de mudança de válvulas desnecessária e retirar a utilidade do uso de gasolina com chumbo.
Bom galera, espero que gostem do tópico e que sirva para algo.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Válvula de Motor [Admissão e escapamento]
Quem tira onda é vc viuuu! i tome +1x10 parabens muleke voceé muito bom de materia ja pensou em escrever para revista de motos? no brasil isso não tem mercado ne?!
parabens mesmo belo topic! parabens!
paguei aee apra vc! parabens!
eu como mecanico formado sei disso aee mas tem muito muleke ae que fica querendo i com essa materia eles vão saber de tudo... vai dar para jogar agua no shop de hondeiro que fala besteira! (L
parabens!
parabens mesmo belo topic! parabens!
paguei aee apra vc! parabens!
eu como mecanico formado sei disso aee mas tem muito muleke ae que fica querendo i com essa materia eles vão saber de tudo... vai dar para jogar agua no shop de hondeiro que fala besteira! (L
parabens!
Convidad- Convidado
Re: Válvula de Motor [Admissão e escapamento]
Albergado André?
Brincadeira.... Esse mano, quando apareci sempre trais otimo topicos.
Parabens...
Re: Válvula de Motor [Admissão e escapamento]
É ruim hein, nunca fui preso atoa!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu to viajando direto, ai to meio sumido do fórum, mas pode deixar que vo tentar ser mais presente aqui.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu to viajando direto, ai to meio sumido do fórum, mas pode deixar que vo tentar ser mais presente aqui.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Allex- ELITE
- Idade : 48
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