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Dicas - Fazendo curvas
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Dicas - Fazendo curvas
Parte 2 do belo texto escrito por Geraldo Tite do Motonline. Agora enfoca-se o uso das mãos numa pilotagem segura:
Depois de aprender como as pernas e pés atuam na pilotagem (aqui), chegou a hora de conhecer o papel das mãos na pilotagem. Olhe bem para seu corpo: os músculos das pernas são mais fortes, longos e resistentes, porque foram feitos para fazer a parte pesada da locomoção. Já as mãos têm o papel delicado e preciso dos movimentos. Enquanto as pernas e pés executam a parte "grossa" da pilotagem, são as mãos que fazem a "sintonia fina".
Uma das técnicas mais precisas e rápidas para deslocar a trajetória de uma moto é o contra-esterço. Muitos motociclistas já praticam esta técnica intuitivamente, sem perceber. A história toda começa na Física aplicada. Existe uma regra fundamental chamada ação e reação, também conhecida como "terceira Lei de Newton". Diz o seguinte: a cada ação corresponde uma reação de igual intensidade em sentido contrário. Isso nos faz lembrar aquelas aulas da escola, que muitas vezes nos perguntamos "mas pra quê estou estudando isso?". A resposta vem agora: para pilotar motos.
Imaginando uma moto seguindo normalmente em linha reta, se o piloto precisar desviar para a direita, ele pode usar o corpo, inclinando a moto com ajuda dos pés e joelhos, mas pode também usar as mãos e o desvio será muito mais rápido. Basta empurrar o guidão para o lado contrário da direção para onde se quer ir. É a tal ação, que vai provocar uma reação de igual intensidade em sentido contrário.
Continue o exercício mental e imagine que o piloto terá de empurrar o guidão com a mão direita para a esquerda. A reação será uma imediata inclinação de toda a moto para o lado direito. Teoricamente esta técnica parece uma grande complicação, mas depois de alguns exercícios, você verá que funciona e vai passar a usá-la tão naturalmente que nem vai lembrar o que é esquerda e direita.
Ainda sobre desvio de trajetória, no momento que o motociclista encontra um obstáculo pela frente e precisa desviar, jamais deve olhar fixamente para o obstáculo, mas sim para o lugar onde quer passar, ou seja pela rota alternativa. Lembre que seu cérebro é um ótimo computador, mas precisa ser programado. Ele funciona pelo sistema binário, pois sempre reage a uma das duas opções: sim ou não. Se você olhar atentamente para o buraco, muito provavelmente vai passar por cima dele e ainda se xingar por não ter conseguido desviar.
Na curva
A técnica do contra-esterço é muito usada nas pistas, principalmente nas curvas de baixa velocidade, onde o piloto precisa contornar a curva sem deixar cair muito o giro do motor. Nas ruas e estradas a técnica do contra-esterço produz uma reação rápida, eficiente e segura, e depois de algum treino pode-se fazer isso tão naturalmente quanto trocar de marcha.
Usa-se o contra-esterço nas curvas para corrigir a trajetória sem desacelerar. Como a moto precisa de aceleração nas curvas, quando o piloto percebe que está "alargando" a trajetória, pode apenas apoiar o peso do corpo na mão no lado interno da curva que a correção será imediata. Aliás, se quiser esquecer esse negócio de "contra", basta pensar da seguinte forma: para fechar mais a curva basta forçar o peso na mesma mão do lado da curva. Em outras palavras, se quiser trazer a moto para dentro de uma curva à direita, é só apoiar seu peso na mão direita.
Quem pilota moto esportiva já faz isso sem perceber, porque os semi-guidões são feitos de forma a obrigar o motociclista a se apoiar no lado interno naturalmente. A correção, caso a moto comece a fechar demais a curva, pode ser feita de duas formas: ou aliviando o peso das mãos e a moto volta sozinha, ou forçando a pedaleira externa da curva com o pé. Exemplificando: se a curva é para direita e a moto começa a inclinar demais, o piloto pode empurrar a pedaleira esquerda.
Há quem pense que o contra-esterço só é usado nas motos esportivas e fora-de-estrada, mas nas motos custom e touring o uso dessa técnica é imprenscindível. Quanto mais pesada a moto, mais necessário é usar as mãos para pilotar. Motos como a Honda GL 1800 Gold Wing, por exemplo, com seus mais de 300 kg, exigem muita força nas mãos para enfrentar as curvas. Como a big touring não inclina muito, só com as mãos é possível manter o controle da curva.
O mesmo ocorre com as custom. Uma Honda VTX 1800, com grande distância entre-eixos e pequeno vão livre do solo, faz com que a tarefa de "dobrar" na curva seja concentrada mais nas mãos do que nas pernas, que ficam muito esticadas.
Faça a experiência do contra-esterço na reta, antes de aplicar na curva. A forma mais eficiente e rápida de mudar de faixa é com essa técnica. Experimente e nunca mais você pilotará usando apenas a cintura!
Quando as mãos falam
As mãos fazem a sintonia fina da pilotagem
Texto: Geraldo Tite Simões - Fotos: Caio Mattos
As mãos fazem a sintonia fina da pilotagem
Texto: Geraldo Tite Simões - Fotos: Caio Mattos
Depois de aprender como as pernas e pés atuam na pilotagem (aqui), chegou a hora de conhecer o papel das mãos na pilotagem. Olhe bem para seu corpo: os músculos das pernas são mais fortes, longos e resistentes, porque foram feitos para fazer a parte pesada da locomoção. Já as mãos têm o papel delicado e preciso dos movimentos. Enquanto as pernas e pés executam a parte "grossa" da pilotagem, são as mãos que fazem a "sintonia fina".
Uma das técnicas mais precisas e rápidas para deslocar a trajetória de uma moto é o contra-esterço. Muitos motociclistas já praticam esta técnica intuitivamente, sem perceber. A história toda começa na Física aplicada. Existe uma regra fundamental chamada ação e reação, também conhecida como "terceira Lei de Newton". Diz o seguinte: a cada ação corresponde uma reação de igual intensidade em sentido contrário. Isso nos faz lembrar aquelas aulas da escola, que muitas vezes nos perguntamos "mas pra quê estou estudando isso?". A resposta vem agora: para pilotar motos.
Imaginando uma moto seguindo normalmente em linha reta, se o piloto precisar desviar para a direita, ele pode usar o corpo, inclinando a moto com ajuda dos pés e joelhos, mas pode também usar as mãos e o desvio será muito mais rápido. Basta empurrar o guidão para o lado contrário da direção para onde se quer ir. É a tal ação, que vai provocar uma reação de igual intensidade em sentido contrário.
Continue o exercício mental e imagine que o piloto terá de empurrar o guidão com a mão direita para a esquerda. A reação será uma imediata inclinação de toda a moto para o lado direito. Teoricamente esta técnica parece uma grande complicação, mas depois de alguns exercícios, você verá que funciona e vai passar a usá-la tão naturalmente que nem vai lembrar o que é esquerda e direita.
Ainda sobre desvio de trajetória, no momento que o motociclista encontra um obstáculo pela frente e precisa desviar, jamais deve olhar fixamente para o obstáculo, mas sim para o lugar onde quer passar, ou seja pela rota alternativa. Lembre que seu cérebro é um ótimo computador, mas precisa ser programado. Ele funciona pelo sistema binário, pois sempre reage a uma das duas opções: sim ou não. Se você olhar atentamente para o buraco, muito provavelmente vai passar por cima dele e ainda se xingar por não ter conseguido desviar.
Na curva
A técnica do contra-esterço é muito usada nas pistas, principalmente nas curvas de baixa velocidade, onde o piloto precisa contornar a curva sem deixar cair muito o giro do motor. Nas ruas e estradas a técnica do contra-esterço produz uma reação rápida, eficiente e segura, e depois de algum treino pode-se fazer isso tão naturalmente quanto trocar de marcha.
Usa-se o contra-esterço nas curvas para corrigir a trajetória sem desacelerar. Como a moto precisa de aceleração nas curvas, quando o piloto percebe que está "alargando" a trajetória, pode apenas apoiar o peso do corpo na mão no lado interno da curva que a correção será imediata. Aliás, se quiser esquecer esse negócio de "contra", basta pensar da seguinte forma: para fechar mais a curva basta forçar o peso na mesma mão do lado da curva. Em outras palavras, se quiser trazer a moto para dentro de uma curva à direita, é só apoiar seu peso na mão direita.
Quem pilota moto esportiva já faz isso sem perceber, porque os semi-guidões são feitos de forma a obrigar o motociclista a se apoiar no lado interno naturalmente. A correção, caso a moto comece a fechar demais a curva, pode ser feita de duas formas: ou aliviando o peso das mãos e a moto volta sozinha, ou forçando a pedaleira externa da curva com o pé. Exemplificando: se a curva é para direita e a moto começa a inclinar demais, o piloto pode empurrar a pedaleira esquerda.
Há quem pense que o contra-esterço só é usado nas motos esportivas e fora-de-estrada, mas nas motos custom e touring o uso dessa técnica é imprenscindível. Quanto mais pesada a moto, mais necessário é usar as mãos para pilotar. Motos como a Honda GL 1800 Gold Wing, por exemplo, com seus mais de 300 kg, exigem muita força nas mãos para enfrentar as curvas. Como a big touring não inclina muito, só com as mãos é possível manter o controle da curva.
O mesmo ocorre com as custom. Uma Honda VTX 1800, com grande distância entre-eixos e pequeno vão livre do solo, faz com que a tarefa de "dobrar" na curva seja concentrada mais nas mãos do que nas pernas, que ficam muito esticadas.
Faça a experiência do contra-esterço na reta, antes de aplicar na curva. A forma mais eficiente e rápida de mudar de faixa é com essa técnica. Experimente e nunca mais você pilotará usando apenas a cintura!
Convidad- Convidado
Re: Dicas - Fazendo curvas
Muitoooo Bom Post!!!
mais uma vez, tá de parabens!!!
Abraço!!!
mais uma vez, tá de parabens!!!
Abraço!!!
Convidad- Convidado
Re: Dicas - Fazendo curvas
essas dicas so enriquecem nosso dia a dia como motociclistas...
valeu kra
continue mandando esse tipo de dica para o clube...
valeu kra
continue mandando esse tipo de dica para o clube...
Como fazer curvas com a sua moto (completo)
Bom pessoal eu pesquisei aqui no forum e achei só um tópico falando
sobre fazer curvas, ai pesquisei na net e achei esse aqui, que é bem
mais completo e resolvi postar, ele é longo, mas fala sobre as mais
variadas curvas e modos de faze-las!
Como Fazer Curvas
Seguir
uma trajetória correta nas curvas é algo fundamental para a segurança
do motociclista. Na estrada, encontramos o mais variado gênero de
curvas; de raio crescente, sucessivas, em variados ângulos... Como
entrar, passar e sair corretamente com a moto, será a dica tratada do
FRED!!
Equipe Moto Esporte Para
enfrentar uma curva devem seguir-se algumas normas básicas, válidas
para todos os gêneros de motos, onde incluímos os atos a cumprir antes
de entrar, no centro e na saída. da curvaNa estrada encontramos variados tipos de curvas, saiba de algumas: de raio constante, as mais fáceis de negociar; com raio decrescente, talvez as mais complicadas porque “fecham” no final; com raio crescente
que se abrem. Cada uma tem as suas características particulares e
trajetória própria, mas todas apresentam três pontos vitais para correta
e segura abordagem: ponto do começo da curva – momento em que iniciamos a inclinação; ponto do meio – o instante em que se entra no interior da curva, e ponto de saída, que tal como o nome indica, é utilizado para sair da curva até ao regresso da moto à posição vertical. Antes de chegar a uma curva devemos ter em mente como efetuar a manobra
e, supostamente, conhecer a curva em questão. Devemos também decidir
qual a velocidade, quando e onde vamos frear, porque nem todos o fazem
de idêntico modo. Realizar tudo isto permite circular com superior
segurança, porque o nosso cérebro passa a coordenar antecipadamente
todas as manobras.
As situações de pânico na hora de fazer uma curva,
é por não se ter chegado à velocidade correta da curva, atingem-se
geralmente devido a frenagem tardia, por não conhecer a curva ou outros
imprevistos como manchas de óleo, sujeira, etc...
Curvas de raio Constante
COMO ENTRAR NA CURVA Apesar
de ser difícil explicar em detalhe cada uma destas manobras sem
realizar exercício prático, como exemplo vamos partir de uma qualquer
curva imaginária. Suponhamos que nos dirigimos de uma linha reta para
uma curva à direita, de raio constante e com visibilidade. O fato de
vermos a saída já constitui substancial ajuda para efetuar a curva com
segurança mas, de qualquer modo, torna-se imprescindível realizar os
seguintes passos: antes de chegar ao ponto de inclinar, devemos
colocar-nos no lado oposto para onde se dirige a curva mas sempre na nossa faixa de rodagem,
para a partir daí decidir onde e quando vamos frear – o fato de iniciar
a frenagem no extremo oposto do lado para onde vamos curvar, aumenta a
segurança. Quanto mais espaço tivermos para frear, melhor a podemos
realizar. Depois de frear
e – se necessário – reduzir velocidades, soltar os freios e inclinar a
moto para o interior da curva, até ao ponto de máxima inclinação.
Portanto, é o instante mais delicado em termos de aderência. Por tal
motivo, a partir de então aceleramos com suavidade até ao exterior da
curva – tendo como espaço útil a nossa faixa de rodagem – para encontrar
o ponto de saída, atingido quando recolocamos a moto em linha reta.
Variar a ação num destes pontos, em especial a trajetória, é um erro que
reduz as margens de segurança.
CURVAS DE RAIO DECRESCENTE Estas
são curvas que “fecham” no final da trajetória – se forem abordadas
como as de raio constante, acabaremos inevitavelmente na faixa contrária
ou acostamento. Para fazer de forma correta devemos “atrasar” a altura
de entrar na curva, mais do que uma curva constante – você terá que
contornar a curva pelo exterior à velocidade adequada para o efeito,
chegando assim praticamente a uma única trajetória na máxima inclinação,
com atenção posta no seu ponto de saída. Assim, será fácil acelerar
porque a inclinação da moto foi constante, mesmo quando ela fecha no
final e nessa hora vc terá que estar do lado interno da curva,
ficando-se com razoável margem de segurança para encarar o final da
curva. Na prática, toda a manobra se baseia no ato de “frear”, com a
finalidade de ir ao encontro do ponto de inclinação máxima, neste tipo
de curvas, estará sempre mais adiantado para o fim que em qualquer outra
situação. A forma desta curva é por hábito larga, com pouca
visibilidade para o final e de difícil execução. CURVAS DE RAIO CRESCENTE Como
o seu próprio nome indica, trata-se de um tipo de curva que apresenta
condições contrárias às de raio decrescente, significando que o seu
traçado abre no final, permitindo uma saída cômoda e fácil. É
habitual entrar por instinto de modo rápido, devido à sensação de
amplitude que proporciona a visualização da saída, e que em princípio
garante maior comodidade no final da curva. Na realidade, o ponto de
entrar na curva surge mais cedo que nas de ponto decrescente, devido a
estas curvas serem largas e possuírem boa saída; por isso, deve-se
iniciar a trajetória em busca do ponto máximo de inclinação mais cedo do
que as outras. Fazendo corretamente a manobra, a saída será muito
cômoda e permitirá decidida aceleração. EM SEGURANÇA Conseguir
uma trajetória ideal passa por realizar corretamente o primeiro ponto e
os seguintes, porque na verdade estão profundamente ligados; se, por
exemplo, nos anteciparmos no primeiro, atingimos demasiado cedo o
segundo (ponto) e, por conseguinte, abriremos em excesso a saída da
curva, ou inclinaremos demasiado a moto pondo em causa a aderência, com
possível deslocação para a faixa contrária ou acostamento. Uma coisa
deve ficar clara: quanto menos inclinarmos, mais segurança teremos, e
inclusive velocidade – erradamente, muitas vezes confunde-se uma
acentuada inclinação com uma deslocação rápida. Isso é um grande erro...Não
se esqueçam que uma trajetória bem executada permite acelerar a partir
do ponto máximo de inclinação, oferecendo garantias de segurança
superiores.
Não duvidem: quanto mais inclinados estiverem, menos poderão acelerar. NÃO PROCURE PROBLEMAS...
Um resumo, aqui os erros mais comuns na negociação de curvas, e eventuais conseqüência.
sobre fazer curvas, ai pesquisei na net e achei esse aqui, que é bem
mais completo e resolvi postar, ele é longo, mas fala sobre as mais
variadas curvas e modos de faze-las!
Como Fazer Curvas
Seguir
uma trajetória correta nas curvas é algo fundamental para a segurança
do motociclista. Na estrada, encontramos o mais variado gênero de
curvas; de raio crescente, sucessivas, em variados ângulos... Como
entrar, passar e sair corretamente com a moto, será a dica tratada do
FRED!!
Equipe Moto Esporte Para
enfrentar uma curva devem seguir-se algumas normas básicas, válidas
para todos os gêneros de motos, onde incluímos os atos a cumprir antes
de entrar, no centro e na saída. da curvaNa estrada encontramos variados tipos de curvas, saiba de algumas: de raio constante, as mais fáceis de negociar; com raio decrescente, talvez as mais complicadas porque “fecham” no final; com raio crescente
que se abrem. Cada uma tem as suas características particulares e
trajetória própria, mas todas apresentam três pontos vitais para correta
e segura abordagem: ponto do começo da curva – momento em que iniciamos a inclinação; ponto do meio – o instante em que se entra no interior da curva, e ponto de saída, que tal como o nome indica, é utilizado para sair da curva até ao regresso da moto à posição vertical. Antes de chegar a uma curva devemos ter em mente como efetuar a manobra
e, supostamente, conhecer a curva em questão. Devemos também decidir
qual a velocidade, quando e onde vamos frear, porque nem todos o fazem
de idêntico modo. Realizar tudo isto permite circular com superior
segurança, porque o nosso cérebro passa a coordenar antecipadamente
todas as manobras.
As situações de pânico na hora de fazer uma curva,
é por não se ter chegado à velocidade correta da curva, atingem-se
geralmente devido a frenagem tardia, por não conhecer a curva ou outros
imprevistos como manchas de óleo, sujeira, etc...
Curvas de raio Constante
INCORRETO Nesta sequência observa-se a abordagem incorreta de uma longa curva à esquerda, antecipando o ponto de viragem e, consequentemente, o ponto de contato com a linha interna deixará em má situação para a saída. Uma curva deste tipo – longa, – não pode ser negociada com a trajetória vista, pois a moto terá tendência a sair para o exterior a partir do meio da curva. Para consertar a trajetória, deve-se reduzir a velocidade – estando com a trajetória e velocidade errada, vc terá que no momento em que devíamos acelerar –você será obrigado a inclinar mais do que o necessário, para não terminar a curva fora da trajetória ideal e invadir… acostamento hahaha!! | CORRETO Esta sequência mostra a trajetória correta na mesma curva. O ponto de começar deitar é substancialmente atrasado, mantendo a moto pelo exterior até à altura adequada para tomar o ponto da linha interna, que pela característica da curva encontra-se mais para frente que em uma de raio curto. Realizando a trajetória desta maneira e uma vez no ponto certo, poderemos acelerar com decisão graças ao correto posicionamento da moto na trajetória. A partir do ponto de aceleração devemos começar a endireitá-la, procurar o ponto de saída e assim aproveitar o espaço útil da faixa com a máxima segurança e eficácia |
COMO ENTRAR NA CURVA Apesar
de ser difícil explicar em detalhe cada uma destas manobras sem
realizar exercício prático, como exemplo vamos partir de uma qualquer
curva imaginária. Suponhamos que nos dirigimos de uma linha reta para
uma curva à direita, de raio constante e com visibilidade. O fato de
vermos a saída já constitui substancial ajuda para efetuar a curva com
segurança mas, de qualquer modo, torna-se imprescindível realizar os
seguintes passos: antes de chegar ao ponto de inclinar, devemos
colocar-nos no lado oposto para onde se dirige a curva mas sempre na nossa faixa de rodagem,
para a partir daí decidir onde e quando vamos frear – o fato de iniciar
a frenagem no extremo oposto do lado para onde vamos curvar, aumenta a
segurança. Quanto mais espaço tivermos para frear, melhor a podemos
realizar. Depois de frear
e – se necessário – reduzir velocidades, soltar os freios e inclinar a
moto para o interior da curva, até ao ponto de máxima inclinação.
Portanto, é o instante mais delicado em termos de aderência. Por tal
motivo, a partir de então aceleramos com suavidade até ao exterior da
curva – tendo como espaço útil a nossa faixa de rodagem – para encontrar
o ponto de saída, atingido quando recolocamos a moto em linha reta.
Variar a ação num destes pontos, em especial a trajetória, é um erro que
reduz as margens de segurança.
CURVAS DE RAIO DECRESCENTE Estas
são curvas que “fecham” no final da trajetória – se forem abordadas
como as de raio constante, acabaremos inevitavelmente na faixa contrária
ou acostamento. Para fazer de forma correta devemos “atrasar” a altura
de entrar na curva, mais do que uma curva constante – você terá que
contornar a curva pelo exterior à velocidade adequada para o efeito,
chegando assim praticamente a uma única trajetória na máxima inclinação,
com atenção posta no seu ponto de saída. Assim, será fácil acelerar
porque a inclinação da moto foi constante, mesmo quando ela fecha no
final e nessa hora vc terá que estar do lado interno da curva,
ficando-se com razoável margem de segurança para encarar o final da
curva. Na prática, toda a manobra se baseia no ato de “frear”, com a
finalidade de ir ao encontro do ponto de inclinação máxima, neste tipo
de curvas, estará sempre mais adiantado para o fim que em qualquer outra
situação. A forma desta curva é por hábito larga, com pouca
visibilidade para o final e de difícil execução. CURVAS DE RAIO CRESCENTE Como
o seu próprio nome indica, trata-se de um tipo de curva que apresenta
condições contrárias às de raio decrescente, significando que o seu
traçado abre no final, permitindo uma saída cômoda e fácil. É
habitual entrar por instinto de modo rápido, devido à sensação de
amplitude que proporciona a visualização da saída, e que em princípio
garante maior comodidade no final da curva. Na realidade, o ponto de
entrar na curva surge mais cedo que nas de ponto decrescente, devido a
estas curvas serem largas e possuírem boa saída; por isso, deve-se
iniciar a trajetória em busca do ponto máximo de inclinação mais cedo do
que as outras. Fazendo corretamente a manobra, a saída será muito
cômoda e permitirá decidida aceleração. EM SEGURANÇA Conseguir
uma trajetória ideal passa por realizar corretamente o primeiro ponto e
os seguintes, porque na verdade estão profundamente ligados; se, por
exemplo, nos anteciparmos no primeiro, atingimos demasiado cedo o
segundo (ponto) e, por conseguinte, abriremos em excesso a saída da
curva, ou inclinaremos demasiado a moto pondo em causa a aderência, com
possível deslocação para a faixa contrária ou acostamento. Uma coisa
deve ficar clara: quanto menos inclinarmos, mais segurança teremos, e
inclusive velocidade – erradamente, muitas vezes confunde-se uma
acentuada inclinação com uma deslocação rápida. Isso é um grande erro...Não
se esqueçam que uma trajetória bem executada permite acelerar a partir
do ponto máximo de inclinação, oferecendo garantias de segurança
superiores.
Não duvidem: quanto mais inclinados estiverem, menos poderão acelerar. NÃO PROCURE PROBLEMAS...
Um resumo, aqui os erros mais comuns na negociação de curvas, e eventuais conseqüência.
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Re: Dicas - Fazendo curvas
É muito importante dividir dicas como essas com os demais membros!!!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: Dicas - Fazendo curvas
é sim! eu sempre que vejo algo que interessa e que já não tenha sido postado, eu posto aí pra galera! Pq ajuda o pessoal e me ajuda ganhando +1, hehehe
Abraços!
Abraços!
Re: Dicas - Fazendo curvas
+1 hehehe ótimo post brother ! a maneira correta de ser fazer a curva com um grau maior de segurança !
vou complementar o post ! pra quem gosta de pilotagem mais esportiva ae vai algumas técnicas !
aprenda sobre knee down a arte de raspar o joelho !
agora uns videos pêndulo e contra exterço !
eu estou apreendendo algumas dessas técnicas e tentando aperfeiçoar ! huahaua
vou complementar o post ! pra quem gosta de pilotagem mais esportiva ae vai algumas técnicas !
aprenda sobre knee down a arte de raspar o joelho !
agora uns videos pêndulo e contra exterço !
eu estou apreendendo algumas dessas técnicas e tentando aperfeiçoar ! huahaua
Última edição por -maxdrago8- em 31/7/2011, 17:51, editado 3 vez(es)
-maxdrago8-- FIEL
- Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729
Re: Dicas - Fazendo curvas
Ah legal Max valeu! Eu não falei sobre contra-esterço pq assim como eu disse já tinha um tópico no forum sobre curvas e um dos assuntos dele é o contra-esterço
é esse aqui.
Mas valeu mesmo assim, pq no seu tem videos tbm e complementa mais ainda!
Abraços!
é esse aqui.
Mas valeu mesmo assim, pq no seu tem videos tbm e complementa mais ainda!
Abraços!
Re: Dicas - Fazendo curvas
Hehe, pode crer Max, só acho que essa técnica pra fazer a curva não se aplica muito as nossas motocas pq elas são leves como pena rss, essas motos grandes pesadas e com pneus super grossos, se vc não ajudar com o corpo ela não deita e vc não consegue fazer as curvas. 8)
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Dicas - Fazendo curvas
pode crer Xan ! essas técnicas em motos de baixa cilindrada e puro exibicionismo ! hauhauhau
e em vez de trazer segurança traz e chances maiores de vc ir pro chão huahahuahua mas oq vale e a intenção e a adrenalina kkkkkk 8)
e em vez de trazer segurança traz e chances maiores de vc ir pro chão huahahuahua mas oq vale e a intenção e a adrenalina kkkkkk 8)
Última edição por -maxdrago8- em 31/7/2011, 17:53, editado 1 vez(es)
-maxdrago8-- FIEL
- Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729
Re: Dicas - Fazendo curvas
Booa !
Gostei, Eu prefiro usar técnicas de corta-asa e curvas de Off-Road com o corpo mais em pé, deitar muito num é pra mim xD, mas muito boas dicas ..
Parabeens ..
Abração ..
Gostei, Eu prefiro usar técnicas de corta-asa e curvas de Off-Road com o corpo mais em pé, deitar muito num é pra mim xD, mas muito boas dicas ..
Parabeens ..
Abração ..
Re: Dicas - Fazendo curvas
hehehe deu pra percebe o seu estilo pelo o capacet brother ! eu so apaixonado pela as motocicletas super esportivas vo ir a luta e pedir a Deus pra mim abençoar um dia eu poder comprar a minha R1 *-* !
-maxdrago8-- FIEL
- Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729
Re: Dicas - Fazendo curvas
Eu tb gosto desse modelos esportivos, tb irei na busca da minha R1, mas meu estilo Off Road me demonstra xD
aheiuhaeu ..
Mas vamos voltar ao assunto pra gente num fugir muito do tópico ^^
aheiuaheua ..
Abração ..
aheiuhaeu ..
Mas vamos voltar ao assunto pra gente num fugir muito do tópico ^^
aheiuaheua ..
Abração ..
Re: Dicas - Fazendo curvas
Eu curto muito fazer as curvas deitadas, maxdrago é dos meus, heheh.
Ótimas matérias!
Ótimas matérias!
Re: Dicas - Fazendo curvas
Eu to quase tirando o cavalete, pq ele atrapalha pra deitar, direto eu faço algumas curvos eu deito, ai o cavalete bate no chao, tomo susto direto!hehehe
Re: Dicas - Fazendo curvas
Cuidado em Ballarini, fazer curvas desse jeito é bem perigoso... de um erro pro chão é 0,00002 segundos kkkkkkkkkkk
Mais falando serio, é muito rapido... perigoso demais.
Mais falando serio, é muito rapido... perigoso demais.
Re: Dicas - Fazendo curvas
Eu sei que é Giliard, mas é muito boa a sensação, heheheh.
Mas eu faço só as vezes, e sabe o que é engraãdo, eu faço curvas pra esquerda 10 vezes melhor do que para a direita, hehehe deitar mesmo eu só deito pra esquerda, heheh
Mas eu faço só as vezes, e sabe o que é engraãdo, eu faço curvas pra esquerda 10 vezes melhor do que para a direita, hehehe deitar mesmo eu só deito pra esquerda, heheh
Re: Dicas - Fazendo curvas
Deve ser porque na direita esta o pé de freio, e ele é bem mais importante, sem contar que pra quem é destro a situação de ficar com a melhor mão por baixo é meio ruim ..
Mas cuidado mesmo Ballarini, como o GD falou, pode ser até mais rapido que isso .. xD
aheiaheui ..
Abração ..
Mas cuidado mesmo Ballarini, como o GD falou, pode ser até mais rapido que isso .. xD
aheiaheui ..
Abração ..
Re: Dicas - Fazendo curvas
Uma ótima explicação pra quem ainda não entendeu como funciona o contra-esterço:
https://www.youtube.com/watch?v=03E1ulvW5q0&list=UU5o8oGIdiHKw
https://www.youtube.com/watch?v=03E1ulvW5q0&list=UU5o8oGIdiHKw
Re: Dicas - Fazendo curvas
Bom, já discutimos muito sobre isso aqui e minha opinião continua a mesma, eu continho achando uma PIADA esse lance de contra-esterço, isso se usa somente quando a moto ou carro está saindo de traseira, aí aplica-se o contra-esterço pra corrigir a trajetória do mesmo. Quero ver alguém travar a direção da moto e tentar fazer uma curva somente enclinando a moto, vai é passar direto. Não tem jeito, pra fazer uma curva a direção tem que virar para o lado da curva, nem que seja um pouquinho só como no caso das motos fazendo curva em alta velocidade.
Eu solto as mãos do guidão da minha moto e faço curvas com ela normalmente só enclinando o corpo, mas quero ver alquém travar a direção e fazer curvas somente eclinando a moto, e os amigos aqui que dizem que usam contra esterço, que tal fazerem o vídeo para provarem o que dizem? Eu sou assim, só acredito vendo hehe!
Pode ver que o cara do vídeo primeiro esterça para a direita e deitou a moto para a esquerda, mas logo em seguida quando a moto deita ele corrige o guidão para esquerda se não ia levar um tombaço hehe!
Eu solto as mãos do guidão da minha moto e faço curvas com ela normalmente só enclinando o corpo, mas quero ver alquém travar a direção e fazer curvas somente eclinando a moto, e os amigos aqui que dizem que usam contra esterço, que tal fazerem o vídeo para provarem o que dizem? Eu sou assim, só acredito vendo hehe!
Pode ver que o cara do vídeo primeiro esterça para a direita e deitou a moto para a esquerda, mas logo em seguida quando a moto deita ele corrige o guidão para esquerda se não ia levar um tombaço hehe!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
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Re: Dicas - Fazendo curvas
o xan o contra exterço em motos nada mais é do q um movimento de abrir ou espalhar antes de entrar na curva a gente faz esse movimento inconsciente e coisa minima milimetricamente e ate imperceptível ! esse movimento ajusta a moto pra entrada da curva deixando ela inclinada para vc fazer a curva ! vc leva a moto pra fora e puxa pra dentro pelo menos e isso q entendo sobre contra exterço ! ja akeles malabarismos q os cara fazem guidom pra um lado moto pro outro ae e complicado !
quero ver e alguém fazer dentro da curva !
assim so o valentino rossi mesmo !
essa tecnica e muito usado em motos montard !
isso ae e so pros feras mesmo !
fazer uma curva e o melhor parte de andar de moto ! =D
quero ver e alguém fazer dentro da curva !
assim so o valentino rossi mesmo !
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fazer uma curva e o melhor parte de andar de moto ! =D
-maxdrago8-- FIEL
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Re: Dicas - Fazendo curvas
Todo mundo faz isso automaticamente, em maior ou menor grau. Isso vai depender da velocidade. É muito bem explicado no vídeo, inclusive com explicações baseadas na física. E contra as leis da física já comprovadas cientificamente os argumentos contrários são inválidos, é indiscutível. É só ver o video que qualquer um pode entender como TODOS usam o movimento do contra-esterço, sabendo disso ou não.
Re: Dicas - Fazendo curvas
Sim, com certeza, é automático, mas sim pro lado em que vc ta fazendo a curva e não ao contrário. Faça o teste simples, tire sua moto do cavalete e vire o guidão dela qualquer quantidade que vc quiser para o lado direito e encline a moto totalmente para o lado esquerdo, isso vc estando fora da moto claro, empurre a moto e veja se ela vai fazer curva pro lado esquerdo estando esterçado qualquer tanto pro lado direito, ou então deixe até mesmo o guidão reto, encline a moto totalmente pra qualquer um dos lados e empurre ela pra ver se faz curva pra um dos lados com guidao reto, então resumindo tudo, contra-erterço pra fazer curva de moto ou de carro é FURADA, isso não existe, á menos claro se a moto ou carro tiver saindo de traseira, aí vc usa o contra-esterço pra corrigir a trajetória do mesmo.
Agora se qualquer pessoa aqui virar o guidão para um dos lados e enclinar a moto pro outro lado e empurrar e a moto fazer curva para o lado contrário do que o guidão foi virado, faça um vídeo e prove pra gente hehe!
Agora se qualquer pessoa aqui virar o guidão para um dos lados e enclinar a moto pro outro lado e empurrar e a moto fazer curva para o lado contrário do que o guidão foi virado, faça um vídeo e prove pra gente hehe!
Allex- ELITE
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Re: Dicas - Fazendo curvas
ei Xan e a física ?
de uma olhada ae nesse ( link ) !!!
de uma olhada ae nesse ( link ) !!!
-maxdrago8-- FIEL
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Re: Dicas - Fazendo curvas
Ta certo então brother, faça um video e mostre pra gente
Ou então faça o teste que mencionei, deita sua moto pro lado esquerdo estando fora dela e vire o guidão para o lado direito e empurre ela pra vc ver pra onde vai a curva
Ou então faça o teste que mencionei, deita sua moto pro lado esquerdo estando fora dela e vire o guidão para o lado direito e empurre ela pra vc ver pra onde vai a curva
Allex- ELITE
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Re: Dicas - Fazendo curvas
eu tenho varios videos de curvas mas pela a sua logica vc ta querendo um video com manobras acrobaticas coisa q eu não sei fazer inda mais de factor !
mas um contra exterço a ação de abrir a moto na curva e trazer posso postar agora se vc quiser !
mas um contra exterço a ação de abrir a moto na curva e trazer posso postar agora se vc quiser !
-maxdrago8-- FIEL
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Re: Dicas - Fazendo curvas
Opa, precisa não brother, eu vi o vídeo la em cima, la mesmo eu observei que o cara deu uma viradinha para o lado contrario, mas na hora que deitou a moto o guidão veio junto para o lado certo.
Mas ta certo, vou sair da discução mas volto quando alguém fizer um video onde se vira o guidão para um lado e a moto vira para outro, sem a moto estar saindo de traseira como nas fotos acima, e sem ser no final de curva onde se joga o corpo para o outro lado com guidão e tudo para levantar a moto.
Mas ta certo, vou sair da discução mas volto quando alguém fizer um video onde se vira o guidão para um lado e a moto vira para outro, sem a moto estar saindo de traseira como nas fotos acima, e sem ser no final de curva onde se joga o corpo para o outro lado com guidão e tudo para levantar a moto.
Allex- ELITE
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Re: Dicas - Fazendo curvas
fiz um desenho tosco pra tentar explicar o que eu entendo por contra esterço !
a linha azul representa a trajetória de uma motocicleta fazendo uma curva normal ! apenas com o movimento interno de entrada ! ou seja guidom e inclinação apenas pro lado da curva !
a linha vermelha representa a trajetória de uma motocicleta utilizando o (contra esterço) digamos q um movimento de espalhar antes da entrada da curva buscando uma melhor tangencia para fazer a mesma !
os pontos de amarelo representa o movimento inicial e final e a parte q a motocicleta fica inclinada !
os pontos marrom e a zona de frenagem antes da entrada da curva e de roxo a zona de retomada q o piloto volta a acelerar !
nas curvas normais a tendencia e uma entrada mais fechada uma frenagem mais cedo com uma saída mais aberta e uma retomada mais tardia !
utilizando o contra esterço tem uma preparação mais cedo pra entrar na curva !
se espalhando em buscando de uma melhor tangencia ! fazendo uma frenagem mais tardia por conta da melhor tangencia uma entrada com maior velocidade e uma saída mais precoce se alinhando mais cedo podendo acelerar !
bom galera e isso a e q entendo sobre contra esterço !
a linha azul representa a trajetória de uma motocicleta fazendo uma curva normal ! apenas com o movimento interno de entrada ! ou seja guidom e inclinação apenas pro lado da curva !
a linha vermelha representa a trajetória de uma motocicleta utilizando o (contra esterço) digamos q um movimento de espalhar antes da entrada da curva buscando uma melhor tangencia para fazer a mesma !
os pontos de amarelo representa o movimento inicial e final e a parte q a motocicleta fica inclinada !
os pontos marrom e a zona de frenagem antes da entrada da curva e de roxo a zona de retomada q o piloto volta a acelerar !
nas curvas normais a tendencia e uma entrada mais fechada uma frenagem mais cedo com uma saída mais aberta e uma retomada mais tardia !
utilizando o contra esterço tem uma preparação mais cedo pra entrar na curva !
se espalhando em buscando de uma melhor tangencia ! fazendo uma frenagem mais tardia por conta da melhor tangencia uma entrada com maior velocidade e uma saída mais precoce se alinhando mais cedo podendo acelerar !
bom galera e isso a e q entendo sobre contra esterço !
Última edição por -maxdrago8- em 1/8/2011, 04:26, editado 1 vez(es)
-maxdrago8-- FIEL
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Re: Dicas - Fazendo curvas
Se o Xann não entendeu o video eu não posso fazer nada. Explicar melhor que o cara é que eu não vou. E o contra esterço só funciona em movimento, a partir de uma certa velocidade, cerca de 40 km/h, ou menos, depende do peso da moto. Se vc fizer parado claro que a moto vai pender pro lado que vc puxar o guidão.
Lá vou eu...
Posso explicar assim: Qdo vc está inclinado com a moto para a
direita (curva a direita) vc aplica uma força um pouquinho (é um
pouquinho mesmo) maior no braço direito (empurrando), para manter o
guidon reto. É isso que o cara tenta explicar no video, qualquer um pode
entender, SE QUISER.
Lá vou eu...
Posso explicar assim: Qdo vc está inclinado com a moto para a
direita (curva a direita) vc aplica uma força um pouquinho (é um
pouquinho mesmo) maior no braço direito (empurrando), para manter o
guidon reto. É isso que o cara tenta explicar no video, qualquer um pode
entender, SE QUISER.
Última edição por Gilberto JR em 1/8/2011, 04:15, editado 1 vez(es)
Re: Dicas - Fazendo curvas
o contra esterço e um conjunto de técnicas simples mas de difícil compreensão !
essa técnica se aplica desde o alinhar da motocicleta antes ! ate a força ,distribuição de peso e inclinação do guidom durante a curva !
essa técnica se aplica desde o alinhar da motocicleta antes ! ate a força ,distribuição de peso e inclinação do guidom durante a curva !
-maxdrago8-- FIEL
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