CLUBE YBR FACTOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Grupo Online
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Facebookclube
Anúncios
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Moldedo
Últimos assuntos
» de qq adianta ter
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime16/3/2024, 20:05 por JAILS0N

» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime31/12/2021, 12:57 por @BPMW20

» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime13/7/2019, 01:18 por Joab

» Bate e Volta de 500km - SC
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime19/12/2018, 18:14 por EULLEN

» Painel Da YBR
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime15/8/2018, 16:46 por clidio

» Ajuda para reconectar os fios do farol
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves

» Luz traseira só acende na frenagem
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 I_icon_minitime26/11/2016, 23:55 por sperim

Quem está conectado?
22 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 22 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37

Dicas - Fazendo curvas

+11
WAGNER 91
ANDERSON
GILBERTO JR
GILIARD
Carlinhos
EULLEN
Allex
-maxdrago8-
Edward Rott
Ballarini
monster nitro "ikki"
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por -maxdrago8- 1/8/2011, 04:32

o contra esterço e um conjunto de técnicas simples mas de difícil compreensão !
essa técnica se aplica desde o alinhar da motocicleta antes ! ate a força ,distribuição de peso e inclinação do guidom durante a curva !

-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Data de inscrição : 08/02/2010
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Allex 1/8/2011, 04:35

Sim, entendí sim pessoal, nem vou discutir mais, só quero ver vcs utilizando essa técnica. Já que o tópico aqui é sobre dicas pra ajudar a galera a conduzir da melhor forma suas Factors temos que por em prática nossas dicas, e não esqueçam de fazerem um videozinho pra gente ver, a câmera tem que focar bem o tanque e o guidão pra mostrar a moto fazendo a curva pra um lado enquanto o guidão tá um pouco virado para o outro. Dicas - Fazendo curvas - Página 2 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por -maxdrago8- 1/8/2011, 04:55

o xan eu to tentando explicar q o contra esterço não e so isso ! curva pra um lado guidom pro outro ! há contra esterço em vários movimentos ! vou citar alguns movimentos básicos q vc usa inconsciente tipo deitado em uma curva a manobra q vc usa pra alinhar a moto e contra esterço também ! não se limita em fazer uma curva pra um lado e a roda pro outro lado aquilo pra mim e malabarismo ! o grau de inclinação contra e minimo quase o guidom reto e só a moto inclinada ! essa inclinação do guidom pro lado contrario e para compeçar a inclinação e a moto não fechar tanto na curva ! se vc continua com o guidom pro lado da curva e + a soma do seu peso a tendencia e inclinar-se mais do o desejado ! e inconsciente a gente faz a distribuição de peso e o alinhamento do guidom para manter a inclinação da moto correta !

e mais ou menos a soma de velocidade + inclinação da motocicleta com alinhamento do guidom a gente automaticamente faz o calculo pra se manter na curva !

olha só minha moto ta inclinada e a roda alinhada reta ! isso e contra esterço !

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 PQAAAMHKg2M7ZGkPVorwY481u6zDcWdppfFuKDkr0-Hk4aiOtnVp43baz8sp7xiM4KZCaqnY4DU7Ok7b-3JJ4KuY9FwAm1T1UNK0BIeR5zvfNfZlvMx6b2IFjDIu
-maxdrago8-
-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Allex 1/8/2011, 05:16

Fala Max, então, aqui no DF tem uns "balões" bem grandes( alguns lugares chamam de rotatória etc), eu to cansado de contornar esses balões á 80/90km/h, por mais que eu não sinta o movimentoo do guidão ele existe, mesmo que seja mínimo, se não a moto não viraria compreende, e mesmo na saída da curva com a moto deitada eu jogo o corpo e a moto levanta e o guidão desvira automático, mas ele nunca chega a virar para o outro lado, á não ser no caso da moto sair de traseira, e mesmo assim só pra profissional, pois se minha moto sair de traseira eu vou para o espaço hehe. Mas beleza, esse assunto já deu, agorinha os amigos Moderadores virão aqui brigar com agente pois o assunto é sobre DICAS de curvas seguras, e não pra Pilotos de Fuga hehe.
Mas de boa, cada um com sua opinião e sem recentimentos Dicas - Fazendo curvas - Página 2 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por -maxdrago8- 1/8/2011, 13:00

exatamente isso ae q eu estava tentado dizer brother ! contra esterço de uso urbano e tradicional existe mas não é aquele contra esterço cheio de malabarismo q so os profissionais conseguem fazer ! no máximo existe essa correção do guidom pra alinhar e manter ela na trajetória e inclinação desejada ! roda pro outro lado se fica e questão de milímetros imperceptível ! fazer curva não e so vira guidom pro lado mesmo sem saber aplicamos técnicas e física ! valeu xan desculpe ae se te aborreci com esse assunto ! mas axo q o fórum esta aqui pra isso mesmo compartilhamos nossas ideias e absorve informações uteis !

relaxa axo q os moderadores não iram brigar com a gente não esse tititi todo gerou umas boas informações ! abração

=D
-maxdrago8-
-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por -maxdrago8- 26/1/2012, 19:24

vish vou ter que flodar !

mas quero resulcitar esse tópico!

galera fiz um videozim meia boca ae mas prometo fazer um melhor !
esse ae não ficou 100% não so pego a saida da curva o proximo vou dar umas dicas para o cinegrafista arruma um posicionamento para pegar o climax da curva !
eu estou apreendendo umas formas novas de fazer a curva com mais segurança sem presisar deitar tanto a Draga a maioria das minhas quedas era por deitar de mais as veses saia da margem do perfil do pneu e ja viu era chão mesmo !
agora estou apreendendo a deitar menos e aplicar correntamente as tecnicas !
curvas pendulando em motos de baixa cilindrada e puro exibicionismo mas como nao tenho uma grande ! quem nao tem cachorro caça com o gato ! kkkkkkkkkkkkkkk

-maxdrago8-
-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por ANDERSON 26/1/2012, 19:40

dicas muito úteis para todos nós só faltava agora um turturial paa andar na lama sem cair ?
Alguem se abilita ae ?????
ANDERSON
ANDERSON
Representante
Representante

Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por WAGNER 91 26/1/2012, 20:34

boas mesmo as dicas na pag 1, dicas que serve no dia dia a ultima vez que fui fazer uma curva em alta velocidade num deu e acabou abrindo d+ a curva fora que ainda apertei o dianteiro, eu e a moto comemos as 3 faixas do asfalto quase fui parar no outro lado... vi a bruxa :pale:
WAGNER 91
WAGNER 91
User
User

Idade : 32
Data de inscrição : 17/01/2012
Localização : Vitória ES
Mensagens : 107

https://twitter.com/#!/Waguin_Nasch

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por -maxdrago8- 27/1/2012, 20:11

como ja disseram aqui essas técnicas se aplica em motos grandes de alta cilindrada !
em motos de baixa cilindrada não e necessário e puro exibicionismo aumenta e o risco de uma queda !

paras os empolgados que nem eu ,tome pelo menos algumas medidas de segurança roupas apropriadas ,procurar fazer em lugares menos movimentados se cair numa curva e vier um carro pode ser fatal !

eu mesmo to precisando comprar umas joelheiras dias atras vacilei e dei uma triscada no chão perdi minha calça e ganhei uma pereba no joelho rsrsrsrsrs

tomei um pouco de medo e não to arriscando descer tanto !

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 210mu4i
-maxdrago8-
-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Thiagofactor 27/1/2012, 23:59

pow eu sou novato em moto ainda :/ , e seila quando vou fazer uma curva meio fechada tenho um pouco de medo de deitar a moto , da a impressão que ela vai deslizar , derrapar , isso pode acontecer? gerando asim uma provavel queda?
Thiagofactor
Thiagofactor
Novato
Novato

Data de inscrição : 24/01/2012
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Adriano Tosta 28/1/2012, 01:04

Boas dicas maxdrago! Parabens!

Anderson o mais indicado para dicas como andar na lama e vc mesmo... Alias ja esta treinando! kkkkkkk

Thiago vc precisa ter controle total da moto para poder deitar em uma curva, tome cuidado com oleo de caminhao que as vezes cai no asfalto e cuidado com aquelas faixas brancas, pois quando estao molhadas escorregam muito...
Adriano Tosta
Adriano Tosta
User
User

Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Thiagofactor 28/1/2012, 12:47

a sim , tranquilo , vo ir treinando kkk , valeu
Thiagofactor
Thiagofactor
Novato
Novato

Data de inscrição : 24/01/2012
Mensagens : 5

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por ANDERSON 28/1/2012, 12:57

hihihi Adriano Tosta eu estou mais aprendendo a cair na lama doque andar nela. kkkkk...
ANDERSON
ANDERSON
Representante
Representante

Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Adriano Tosta 28/1/2012, 13:23

Mas não desiste não Anderson... Um dia vc consegue, mais não esquece de abrir um topico para dar dicas pra galera hein!!! KKKKKKKKKKKKKK Dicas - Fazendo curvas - Página 2 491887
Adriano Tosta
Adriano Tosta
User
User

Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por -maxdrago8- 29/1/2012, 14:22

ei thiago o medo e normal quando a gente e novato com o tempo vc vai pegando o jeito e ganhando novos limites e experiencia so não se arrisque de mais brother vai pegando as manhas a os poucos não force a barra pra fazer algum que não tenha um domínio perfeito !
abração !

valeu adriano !

hehehe andar na lama e complicado em anderson !

meu negoço e asfalto mesmo !
hoje d manha aproveitei o cinegrafista e fiz uma curvinha pra foto !

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 1zlyfsh
-maxdrago8-
-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por JAILS0N 29/1/2012, 14:39

Boas dicas Max... Dicas - Fazendo curvas - Página 2 324562

Adriano, eu tinha esse costume de fazer a curva "ralando a orelha no chão" até cair uma vez numa curva com agua + Óleo(proveniente das carretas na BR 230), quase fui atropelado por uma van...de lá pra cá to mais cuidadoso...agora vendo uma imagem como essa do Max aqui ^^ dá vontade d voltar a ativa, agora com cautela Cool
JAILS0N
JAILS0N
ADM
ADM

Idade : 39
Data de inscrição : 10/08/2011
Localização : J. Pessoa-PB
Mensagens : 1955

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por -maxdrago8- 31/1/2012, 13:43

e bom d+ mais fazer umas curvinhas assim !
mas a cautela e indispensável não podemos meter a cara de qualquer jeito !
-maxdrago8-
-maxdrago8-
FIEL
FIEL

Idade : 33
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : vitoria da conquista - BA
Mensagens : 729

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Adriano Tosta 31/1/2012, 14:40

É verdade Jailson, a vontade de deitar é muito grande... Ja rodei com um carro na curva por conta de oleo de caminhão, então fico sempre cabreiro de fazer curva muito deitado...
Adriano Tosta
Adriano Tosta
User
User

Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por xXShadowXx 17/5/2012, 13:02

desenterrando o topico, estava eu fuçancando na net como de costume quando me deparei com uma artigo q se encaixa perfeitamente neste topico, então pensei, "pq postalo, pq não postalo, pq postalo, pa não postalei fui lá e postei espero q seja de grande ajuda Valew

MAIS, SEGURANÇA

Não importa o modelo, sua moto foi feita para fazer curvas

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 DSCF7372-e1336774228838


Olhar para onde se quer ir é fundamental para fazer curvas
Tenho certeza que você já leu algo ou ouviu alguém comentar que tal moto é boa (ou ruim) de curvas. Você mesmo, andando em diferentes modelos de motos, certamente sentiu alguma dificuldade em contornar uma determinada curva com sua moto. Parece que a moto não vem, ela é dura, quer ir só reto e você não consegue contornar a curva com tranquilidade. É importante você saber que existe técnica para entender isso. Por isso neste artigo vamos analisar a ciclística da moto e a direção do olhar.

Muitos de nós confundimos “moto ágil” – aquela que responde rápido a qualquer solicitação (um simples toque no guidom, por exemplo) com “moto boa de curva” – aquela que contorna a curva com segurança e que permite grande inclinação. A facilidade ou dificuldade de contornar as curvas com moto está na harmonia que o conjunto ciclístico oferece. E isso é determinado por muitas variáveis como distância entre–eixos, perfil dos pneus, tipo de chassi, tamanho das rodas e peso do conjunto, por exemplo. Independente da moto - ágil e boa de curva – uma coisa é certa: MOTO FOI FEITA PARA FAZER CURVAS

Diferentes estilos de moto: exigência de bom conhecimento sobre cada uma
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 DSCF1985-e1336760842242
Diferentes estilos de moto: exigência de bom conhecimento sobre cada uma
Porém, neste artigo quero dar maior importância para duas características da ciclística que ajudam no momento de fazer curvas com a moto: limite físico e limite de segurança.
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 DSCF0693-e1336759407713
Limite físico: pode chegar antes do limite da aderência
Limite físico: pode chegar antes do limite da aderência
O limite físico é o limite onde as partes fixas da moto como pedaleiras, mata cachorro, descanso lateral e central, escapamento e bolsas laterais encostam no chão durante a curva. O limite de segurança é o limite da borda lateral do pneus, conhecido como “ombro” ou “borda de ataque” como muitos pilotos o chamam; é limite da aderência com o piso. Reconhecidos estes limites é possível traçar uma trajetória correta e segura da curva. Só que estes limites são diferentes para cada estilo de moto e de forma geral podem ser definidos assim:

Esportiva – limite físico (pedaleiras) e de segurança (pneus) bem altos e, normalmente, as pedaleiras encostam no chão antes de se chegar ao “ombro” dos pneus;

Custom – possuem muito limite de segurança (pneus), porém com pouco limite físico (pedaleiras ou plataformas baixas); é comum contornar curvas raspando a pedaleira sem chegar nem perto do limite de segurança (pneus);

Scooter - o que pode ser muito aproveitado é a sua agilidade, não precisando muito de inclinação para se manter na trajetória da curva. Mas são motos com limites razoáveis tanto no perfil de seus pneus quanto nos limites físicos;
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 DSCF2179-e1336851196317
Mesmo estilo com inclinações diferentes: pilotos com habilidades diferentes - cada um respeita o seu próprio limite

Mesmo estilo com inclinações diferentes: pilotos com habilidades diferentes - cada um respeita o seu próprio limite
Street e CUB – possuem ótimos limites fisico e de segurança. Mas deve-se tomar cuidado com alguns modelos que têm pedaleiras fixas (não retráteis), pois se encostarem no chão com muita força a roda traseira sai do chão e……

Naked – aqui temos que tomar muito cuidado! Muitas nakeds possuem limite físico muito alto (igual as esportivas). Porém, como há diferenças nas suspensões, o peso do piloto não irá influenciar tanto para baixar a moto e fazer as pedaleiras fazerem o limite físico. Alguns modelos podem vir com pneus de pouca flexibilidade e assim, é preciso muita atenção com as naked;

Trail e Big Trail – taí um estilo curioso. Muitos acham que por serem altas, os limites físicos (pedaleiras) não encostam no chão. Mas com pneus mais voltados para asfalto e com suspensões mais macias, o peso do piloto influencia muito. Há motos neste estilo que são muito altas e os limites de segurança das laterais dos pneus são poucos em relação a sua ciclística. Então, ao invés de inclinar demais, aproveite de sua agilidade.


Motard – agilidade com muito limite de inclinação. Pedaleiras encostam facilmente no chão e ainda tem pneu para inclinar.
Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Pendulo2

Esportivas: limites físico e de segurança muito altos - a habilidade do piloto é o limite
Esportivas: limites físico e de segurança muito altos - a habilidade do piloto é o limite
Conhecidos os limites para cada estilo de moto, agora há uma última recomendação para contornar as curvas com segurança e sem sair da trajetória: é a direção do olhar. Isso mesmo! Olhe para onde quer ir. Quer completar a curva? Olhe para o final dela. Muitos acidentes acontecem porque por vício de pilotagem ou não, muitos deixam o olhar fixo para frente enquanto percorrem as curvas. Outros olham para o chão bem próximo, bem à sua frente. Olhe para o final da curva, cumpra seu traçado. Assim estará programando a trajetória. Experimente. É fantástico! Parece que a moto vai sozinha.

Portanto, moto foi feita para fazer curvas com segurança, porém você precisa conhecer a ciclística de sua moto, colocar-se na postura correta de acordo com o tipo de curva para neutralizar a força centrífuga e olhar para o final da curva. Mas calma aí! Não é porque você já treinou todos estes aspectos que agora vai encostando pedaleiras no chão a cada curva. Para tudo isso são necessários cuidados, como pneus devidamente aquecidos e calibrados, asfalto seco (no molhado é aconselhável inclinar menos a moto e fazer manobras menos agressivas.
xXShadowXx
xXShadowXx
User
User

Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2011
Localização : FORTALEZA
Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas - Fazendo curvas - Página 2 Empty Re: Dicas - Fazendo curvas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos