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Barulho após esticar corrente
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manoe
Dennis Fernandes
Allex
GILIARD
8 participantes
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Barulho após esticar corrente
Minha corrente estava com bastante folga e acabava batendo naquela protecao de plastico e fazendo os "TEC TEC TEC", segui o manual e fiz o ajuste dela, pneu alinhado tdo ok.
Agora quando vou andar aparece o barulho da corrente raspando em alguma coisa (oq nunca tinha acontecido antes), o barulho é mais evidente qndo esta em ponto morto.
Verifiquei se estava raspando na protecao de plastico e nada, outro detalhe a primeira marcha ficou um pouco mais dura de engatar. Andando com ela sinto o motor vibrar um pouco mais do que o normal.
A corrente não ficou justa nem muito frouxa, agora pergunto:
O que pode ter acontecido? Como ajustar corretamente?
Agora quando vou andar aparece o barulho da corrente raspando em alguma coisa (oq nunca tinha acontecido antes), o barulho é mais evidente qndo esta em ponto morto.
Verifiquei se estava raspando na protecao de plastico e nada, outro detalhe a primeira marcha ficou um pouco mais dura de engatar. Andando com ela sinto o motor vibrar um pouco mais do que o normal.
A corrente não ficou justa nem muito frouxa, agora pergunto:
O que pode ter acontecido? Como ajustar corretamente?
CesarMM- Convidado
Re: Barulho após esticar corrente
Então, aí fica meio complicado. Porque se está tudo OK não deveriafazer barulho.
A folga da corrente deve ser entre uns 2cm a 3cm.
Pode ser que a corrente não esteja bem lubrificada.
A folga da corrente deve ser entre uns 2cm a 3cm.
Pode ser que a corrente não esteja bem lubrificada.
Re: Barulho após esticar corrente
Brother, tá parecendo que agora tá esticada demais, tem que ficar uma folguinha considerável, consulte o manual
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Barulho após esticar corrente
O assunto esta aqui já faz um tempo, mas se é relação com barulho, então, eu tenho umas dicas.
Vejam o que notei logo nos primeiros dias com minha YBR nova:
um barulho anormal. Tanto andando ligada quanto desligada, percebia um enorme barulho que vinha da relação, depois de várias análises descobri sua origem.
O pinhão da YBR Factor apresenta uma grande folga e aparentemente, não fica bem assentado no eixo, nas estrias, tanto na largura quanto na altura e nem adianta apertar os 2 parafusos que não resolve, é um problema de fabricação das peças que proporciona um casamento entre elas muito imperfeito.
Resolvendo:
Eu comprei aquelas arruelas ou calço de pinhão, as mesmas foram colocadas após o pinhão e parafusei junto com a original que deve ser posta primeiro. Ficou bem mais firme e sem oscilar, evitando o desgaste irregular da corrente e do pinhão ( observe se o tamanho das extremidades do calço não interfere no perfeito assentar da corrente no pinhão). Noentanto, só isso não resolveu o problema, apenas, deu mais segurança no aparafusamento do pinhão porque o jeito que vem de fábrica é um lixo, detalhe muito mal elaborado e que implica na segurança.
O que resolve de fato o barulho é fazer uso daquela junta liquida que é vendia em bisnaga, seca rápido. Passando esse produto nos lugares das peças que vão assentados um nos outros ( estrias e ranhuras) para amortecer o atrito causado pela folga entre estrias e ranhuras do eixo e pinhão.
Nunca mais vc ouvirá esse barulho irritante causado pela folga entre ranhuras e estrias de eixo e pinhão e, ainda, evitará o desgaste prematuro da sua relação causado pela oscilação devido ao aparafusamento deficiente do pinhão que fica "bambeando", provocando assim o alto desgaste da relação além do desgaste irregular tanto nos dentes do pinhão quanto da coroa e danificando a corrente.
Aí está a foto explicativa de como é simples fazer.
Atenção! Eu quero deixar claro que para tirar o barulho, vc precisa, somente, passar a junta líquida. Não é necessário o calço para tirar o barulho.
Vejam o que notei logo nos primeiros dias com minha YBR nova:
um barulho anormal. Tanto andando ligada quanto desligada, percebia um enorme barulho que vinha da relação, depois de várias análises descobri sua origem.
O pinhão da YBR Factor apresenta uma grande folga e aparentemente, não fica bem assentado no eixo, nas estrias, tanto na largura quanto na altura e nem adianta apertar os 2 parafusos que não resolve, é um problema de fabricação das peças que proporciona um casamento entre elas muito imperfeito.
Resolvendo:
Eu comprei aquelas arruelas ou calço de pinhão, as mesmas foram colocadas após o pinhão e parafusei junto com a original que deve ser posta primeiro. Ficou bem mais firme e sem oscilar, evitando o desgaste irregular da corrente e do pinhão ( observe se o tamanho das extremidades do calço não interfere no perfeito assentar da corrente no pinhão). Noentanto, só isso não resolveu o problema, apenas, deu mais segurança no aparafusamento do pinhão porque o jeito que vem de fábrica é um lixo, detalhe muito mal elaborado e que implica na segurança.
O que resolve de fato o barulho é fazer uso daquela junta liquida que é vendia em bisnaga, seca rápido. Passando esse produto nos lugares das peças que vão assentados um nos outros ( estrias e ranhuras) para amortecer o atrito causado pela folga entre estrias e ranhuras do eixo e pinhão.
Nunca mais vc ouvirá esse barulho irritante causado pela folga entre ranhuras e estrias de eixo e pinhão e, ainda, evitará o desgaste prematuro da sua relação causado pela oscilação devido ao aparafusamento deficiente do pinhão que fica "bambeando", provocando assim o alto desgaste da relação além do desgaste irregular tanto nos dentes do pinhão quanto da coroa e danificando a corrente.
Aí está a foto explicativa de como é simples fazer.
Atenção! Eu quero deixar claro que para tirar o barulho, vc precisa, somente, passar a junta líquida. Não é necessário o calço para tirar o barulho.
Última edição por manoe em 12/6/2012, 01:43, editado 8 vez(es)
manoe- User
- Data de inscrição : 15/04/2012
Localização : São Paulo BR
Mensagens : 32
Re: Barulho após esticar corrente
Eu tava com um barulho assim uma vez, lubrifiquei com óleo 90 e parou =)
Convidado- Convidado
Re: Barulho após esticar corrente
manoe cara tira umas fotos ai pra galera vé certinho como faz,a minha Y tbm faz um barulho bem alto do pinhão e tbm fica balançando bastante,não entendi muito bem as dicas que vc deixou ai...c puder tirar umas fotos a galera ia intender melhor =D Vlww
Fernando08- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Toledo-PR
Mensagens : 188
Re: Barulho após esticar corrente
Manoe, boa explicação...
Eu já tinha percebido esse 'defeito'... O que vc usou foi tipo uma trava rosca?
Eu já tinha percebido esse 'defeito'... O que vc usou foi tipo uma trava rosca?
Re: Barulho após esticar corrente
Bom, sinto em descordar do amigo, aquela folga do pinhão no eixo ocorre em todas as motocicletas com transmissão do tipo coroa/pinhão/corrente, já me perguntei várias vezes o pq daquilo mas nunca obtive resposta, só sei que é proposital, se eles quisessem deixar justo o faria, imagina só fabricantes de nome que fabricam motocicletas de ponta como Yamaha, Suzuki e Honda iam deixar escapar esse "pequeno defeitinho". Na coroa existem buchas que a deixam justa mas o pinhão sempre fica frouxo daquele jeito, não há o que fazer, a folga é entre os dentes, os dentes do pinhão são um pouco mais estreitos já pra ficar aquela folga. A única maneira de acabar com aquilo ali seria mandar confeccionar um pinhão sobre medida numa torneadora da vida, mas sabe-se lá quais consequencias isso poderia causar. Ali fica todo o peso entre moto e motor, pode colocar quantas arroelas quiser que em pouco tempo vai estar folgado de novo, pode passar quantas colas que quiser que em algum tempo vai estar folgado de novo.
Esse sistema apesar da aparencia frágil é muito seguro, ando de motocicleta há muitos anos e nunca ouvi falar daquela trava tão simples quebrar e o pinhão arrancar, só mesmo se o cara vacilar e deixar frouxo os parafusos como ja aconteceu comigo mesmo ou algo do tipo.
Ouça o barulho na minha corrente quando era original ainda e semi-nova, não faz sentido um fabricante desse naipe deixar escapar um defeito nesse sentido. Esqueçam esse barulho, quando esta andando na moto nem se ouve, á não ser, claro, quando o cara estica a corrente demais, aí já é outra coisa.
Esse sistema apesar da aparencia frágil é muito seguro, ando de motocicleta há muitos anos e nunca ouvi falar daquela trava tão simples quebrar e o pinhão arrancar, só mesmo se o cara vacilar e deixar frouxo os parafusos como ja aconteceu comigo mesmo ou algo do tipo.
Ouça o barulho na minha corrente quando era original ainda e semi-nova, não faz sentido um fabricante desse naipe deixar escapar um defeito nesse sentido. Esqueçam esse barulho, quando esta andando na moto nem se ouve, á não ser, claro, quando o cara estica a corrente demais, aí já é outra coisa.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Barulho após esticar corrente
a minha sempre fica com barulho ...
mas deve ser normal no kit da did :)
é tranquila agora quando ta suja o barulhão ta alto demais '
se tiver suja ela fica barulhando, mas isso é lavar com gasolina e pronto ta nova '
Sempre lubrificar com Oleo de motor novo ...
mas deve ser normal no kit da did :)
é tranquila agora quando ta suja o barulhão ta alto demais '
se tiver suja ela fica barulhando, mas isso é lavar com gasolina e pronto ta nova '
Sempre lubrificar com Oleo de motor novo ...
Convidad- Convidado
Re: Barulho após esticar corrente
Eita a minha não faz barulho nenhum O.O
Isso é ruim?
Isso é ruim?
Convidado- Convidado
Re: Barulho após esticar corrente
Desculpa aí galera, mas não postei imagens antes porque é complicado demais aqui nesse site.
Quanto ao óleo 90, o fabricante recomenda na lubrificação da corrente. Se o barulho da sua Factor tiver origem nesse ponto citado por mim e o problema for semelhante ao apresentado, o óleo não é suficiente e se for, será por pouco tempo, por exemplo, óleo ou graxa não possuem consistência nem resistência para permanecer no calor do pinhão e eixo junto ao motor, mas a junta liquida, pela sua propriedade e resistência às altas temperaturas é o ideal.
Sobre lubrificação, no meu caso, passei a usar óleo 140 na corrente porque além da espessura do óleo, considero a temperatura elevada do atrito normal da relação + calor do motor transferido para o pinhão e corrente. Ou seja, não acredito que o óleo recomendado pelo fabricante seja eficiente diante das agressões adicionais ( o detalhe é que antes de aplicar o óleo, eu aplico o spray desengripante penetrante e nada de excesso de óleo na corrente, pois só chama mais areia).
Quanto ao óleo 90, o fabricante recomenda na lubrificação da corrente. Se o barulho da sua Factor tiver origem nesse ponto citado por mim e o problema for semelhante ao apresentado, o óleo não é suficiente e se for, será por pouco tempo, por exemplo, óleo ou graxa não possuem consistência nem resistência para permanecer no calor do pinhão e eixo junto ao motor, mas a junta liquida, pela sua propriedade e resistência às altas temperaturas é o ideal.
Sobre lubrificação, no meu caso, passei a usar óleo 140 na corrente porque além da espessura do óleo, considero a temperatura elevada do atrito normal da relação + calor do motor transferido para o pinhão e corrente. Ou seja, não acredito que o óleo recomendado pelo fabricante seja eficiente diante das agressões adicionais ( o detalhe é que antes de aplicar o óleo, eu aplico o spray desengripante penetrante e nada de excesso de óleo na corrente, pois só chama mais areia).
manoe- User
- Data de inscrição : 15/04/2012
Localização : São Paulo BR
Mensagens : 32
Re: Barulho após esticar corrente
rickgauden escreveu:Eita a minha não faz barulho nenhum O.O
Isso é ruim?
Não faz diferença brother, se faz barulho ou não dá na mesma, esse barulho não significa nada.
Essa relação aí do video era a original, a minha nova relação D.I.D já ta fazendo tb e mais alto que esse do vídeo e não dá nada, agora que ta parando a chuva eu regulo á cada 20 dias mais ou menos, da uns 1500KM, lubrifico todo dia e já era
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Barulho após esticar corrente
"(...)só sei que é proposital, se eles quisessem deixar justo o faria, imagina só fabricantes de nome que fabricam motocicletas de ponta como Yamaha, Suzuki e Honda iam deixar escapar esse "pequeno defeitinho". Na coroa existem buchas que a deixam justa mas o pinhão sempre fica frouxo daquele jeito,(...)"
A esse respeito, poderia provar como já provei pra muito mecânico, inclusive de concessionárias coisas que identifiquei. O principio é simples, nada é perfeito, não acreditem tanto em nome, marca, reputação, etc, pois tudo é passível de imperfeição e erro.
Agora, eu não vou escrever uma reclamação para a Fabricante Y ou H. pois eles vão defender seu nome e sua marca e talvez, na próxima versão, o probleminha seja corrigido sem ninguém notar, sem alarde, sem recall se for para tanto.
Tem problemas graves ou sem gravidade, tem probleminhas e imperfeições imperceptíveis assim como tem falhas em um determinado lote ou série de produto, a questão citada acima não deve ser algo monstruoso, é uma coisinha que pra alguns, incomoda, para a maioria não. Por exemplo, eu não gosto de moto barulhenta e ouço tudo muito bem, mas sei por pesquisa e por outras motos que não tem razão de existir tal folga nessas peças, tanto que nada resolveu, somente a junta líquida. pronto, ha 4 meses q estou em paz.
A esse respeito, poderia provar como já provei pra muito mecânico, inclusive de concessionárias coisas que identifiquei. O principio é simples, nada é perfeito, não acreditem tanto em nome, marca, reputação, etc, pois tudo é passível de imperfeição e erro.
Agora, eu não vou escrever uma reclamação para a Fabricante Y ou H. pois eles vão defender seu nome e sua marca e talvez, na próxima versão, o probleminha seja corrigido sem ninguém notar, sem alarde, sem recall se for para tanto.
Tem problemas graves ou sem gravidade, tem probleminhas e imperfeições imperceptíveis assim como tem falhas em um determinado lote ou série de produto, a questão citada acima não deve ser algo monstruoso, é uma coisinha que pra alguns, incomoda, para a maioria não. Por exemplo, eu não gosto de moto barulhenta e ouço tudo muito bem, mas sei por pesquisa e por outras motos que não tem razão de existir tal folga nessas peças, tanto que nada resolveu, somente a junta líquida. pronto, ha 4 meses q estou em paz.
manoe- User
- Data de inscrição : 15/04/2012
Localização : São Paulo BR
Mensagens : 32
Re: Barulho após esticar corrente
Mandei a minha pra revisão os cara aperto demais ate o barulho antes era so quando parada agora quando to parando a moto e ando devagarzinho ouço o barulho tbm vou leva ela no mecanico pra ele folga um pouquinho.
romarioudi- User
- Idade : 31
Data de inscrição : 28/04/2012
Localização : uberlándia MG
Mensagens : 32
Re: Barulho após esticar corrente
Me faz lembrar da 1º revisão de minha factor na concessionária, constatei que só teria prejuízo financeiro, de tempo e psicológico, então nunca mais voltei lá.
Logo que comprei a moto, disseram que deveria agendar a revisão. Quando vi que estava próximo do KM de 1º revisão, liguei pra agendar e falaram não ser necessário, que poderia ir e eles faziam; mesmo assim voltei a ligar outras 2 vezes pra agendar e obtive a mesma resposta.
No dia em que levei não quiseram me atender alegando que tinha muita gente na fila e que deveria ter chegado cedo( eu cheguei na primeira hora, a oficina nem aberta estava), a atendente foi muito arrogante e disse ainda que toda concessionária era assim. Ao que respondi: eu não vou precisar de concessionária então, ela imediatamente treplicou: "então vai perder a garantia".
Conversei com o gerente e só depois que ele prometeu fazer a revisão com o KM além do permitido eu fui embora.
No dia que retornei e deixei a moto pra revisão, ao retirar, me arrependi. Tinha vaselina prá todo lado, até nos manetes, a corrente estava tão esticada que até desgastou a relação o que daria pra andar um mês; sem contar o que forçou o eixo do pinhão. Decidi que nunca mais voltaria lá e não me arrependo.
Todo mundo tem medo de o motor dar problema e a concessionária se recusar a cobrir, mas se a moto é nova e tiver que da problema no motor, isso acontecerá nos primeiros 1000Km. Por outro lado. Concessionária é armadilha, não presta pra nada.
Logo que comprei a moto, disseram que deveria agendar a revisão. Quando vi que estava próximo do KM de 1º revisão, liguei pra agendar e falaram não ser necessário, que poderia ir e eles faziam; mesmo assim voltei a ligar outras 2 vezes pra agendar e obtive a mesma resposta.
No dia em que levei não quiseram me atender alegando que tinha muita gente na fila e que deveria ter chegado cedo( eu cheguei na primeira hora, a oficina nem aberta estava), a atendente foi muito arrogante e disse ainda que toda concessionária era assim. Ao que respondi: eu não vou precisar de concessionária então, ela imediatamente treplicou: "então vai perder a garantia".
Conversei com o gerente e só depois que ele prometeu fazer a revisão com o KM além do permitido eu fui embora.
No dia que retornei e deixei a moto pra revisão, ao retirar, me arrependi. Tinha vaselina prá todo lado, até nos manetes, a corrente estava tão esticada que até desgastou a relação o que daria pra andar um mês; sem contar o que forçou o eixo do pinhão. Decidi que nunca mais voltaria lá e não me arrependo.
Todo mundo tem medo de o motor dar problema e a concessionária se recusar a cobrir, mas se a moto é nova e tiver que da problema no motor, isso acontecerá nos primeiros 1000Km. Por outro lado. Concessionária é armadilha, não presta pra nada.
manoe- User
- Data de inscrição : 15/04/2012
Localização : São Paulo BR
Mensagens : 32
Re: Barulho após esticar corrente
Mais não foi na concessionaria que eu levei noa foi em uma outra loja de motos. mais o barulho e o mesmo que o cara ai de cima posto o vídeo barulho no pião defeito de fabrica. mais pra frente irei troca o kit relação , corrente , e pião .
romarioudi- User
- Idade : 31
Data de inscrição : 28/04/2012
Localização : uberlándia MG
Mensagens : 32
Re: Barulho após esticar corrente
Entendi, só comentei por comenta. O assunto do pinhão ser o motivo do barulho foi logo no inicio, quando comprei a moto e depois que passei a junta liquida foi resolvido.
manoe- User
- Data de inscrição : 15/04/2012
Localização : São Paulo BR
Mensagens : 32
Re: Barulho após esticar corrente
E ai amigos. quanto tempo. hahaha
o problema da minha é o seguinte, conforme eu vou girando a roda traseira, a corrente estica do nada e afrouxa, e quando eu to andando fica um TEC TEC TEC TEC muito chato, fica parecendo aquelas motos de 1930 batendo tudo.. minha moto ta até parada pq to com vergonha de sair com ela, e to quase pra meter fogo nela. kk
o que será que pode ser? vcs podem me dar uma ajuda ai pq eu nao guento mais aquele barulho irritante
o problema da minha é o seguinte, conforme eu vou girando a roda traseira, a corrente estica do nada e afrouxa, e quando eu to andando fica um TEC TEC TEC TEC muito chato, fica parecendo aquelas motos de 1930 batendo tudo.. minha moto ta até parada pq to com vergonha de sair com ela, e to quase pra meter fogo nela. kk
o que será que pode ser? vcs podem me dar uma ajuda ai pq eu nao guento mais aquele barulho irritante
Re: Barulho após esticar corrente
então sua corrente pode estar empenada ,e muito pra ta fazendo barulho ,verifica os esticadores talvez estejao desregulados se a roda ta fora de centro .olha o pião pode estar gasto tbm.
marcinho- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 29/04/2012
Localização : jundiai sp
Mensagens : 813
Re: Barulho após esticar corrente
e o tenso é que minha transmissão é "nova" ainda. mal tem uns 3.000 km só. daqui a pouco eu vou dar uma olhada na corrente, pinhão e esticadores. valeu ae marcinho :D
Re: Barulho após esticar corrente
consegui tirar aquele barulho infernal. resolvi com uma regulagem da corrente, white lub, um banho e uma porca no parafuso do motor
valeu pela ajuda aí marcinho
valeu pela ajuda aí marcinho
Re: Barulho após esticar corrente
opa é nois parça q bom q deu certo ,sim as vezes tbm ocorre da corrente estar muito seca faz barulho tbm ai coloca óleo e minimizá .
não aconselho a colocar with lub pois ele tira a lubrificação da corrente ,pra lubrifacar use óleo novo de preferencia SAE90 ,eu uso e recomendo .
q parafuso esse q teve q ponhar uma porca?
não aconselho a colocar with lub pois ele tira a lubrificação da corrente ,pra lubrifacar use óleo novo de preferencia SAE90 ,eu uso e recomendo .
q parafuso esse q teve q ponhar uma porca?
marcinho- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 29/04/2012
Localização : jundiai sp
Mensagens : 813
Re: Barulho após esticar corrente
É o parafuso do motor perto do pinhão do lado direito. Ele perdeu a porca e ficava querendo sair, aí ele entrava debaixo da corrente e por isso estralava, a corrente batia nele e mandava devolta pro lugar. Aí meti uma porca e ficou de boa :)
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