Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
2 participantes
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Oficina do Clube :: Acessorios :: Escapamento
Página 1 de 1
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
Fala galera do YBR Factor
Esse é o meu primeiro tópico no clube, espero que esteja sendo útil!
A questão é a seguinte:
Toda avaliação de desmontagem da nossa Factor, a moto em geral em bem avaliada, mas a moto sempre é criticada no aspecto de carbonização do motor, e muitas vezes já vi pessoas criticando isso devido ao uso do carburador ou gasolina de má qualidade.
Mas eu observei bem, e tive a seguinte conclusão:
A culpa da carbonização (ou maior parte dela) é devido ao cano do retorno do escapamento para a caixa de ar da moto!
É fácil de ver que todo motor deixa o escapamento cheio de foligem preta agarrada na parte interna, certo?
O que acontece na Factor é que uma vez que a foligem deveria apenas sair pelo escapamento, uma porcentagem dela acaba retornando e como o retorno é após o filtro de ar, a foligem não fica retida, e acaba retornando para a câmara de combustão, e agarrando na cabeça do pistão!
Minha moto tem atualmente quase 2 mil km. Exatamente hoje irei fazer alguma coisa para interromper a passagem desse ar sujo de volta para o motor, sem retirar totalmente o cano que sai do escapamento para não ter problemas com a garantia, e vou tentar retirar a vela para verificar o pistão. Espero daqui a alguns milhares de quilômetros retornar nesse tópico com a prova fotográfica.
Vou tentar tirar foto hoje também se eu retirar a vela!
Esse é o meu primeiro tópico no clube, espero que esteja sendo útil!
A questão é a seguinte:
Toda avaliação de desmontagem da nossa Factor, a moto em geral em bem avaliada, mas a moto sempre é criticada no aspecto de carbonização do motor, e muitas vezes já vi pessoas criticando isso devido ao uso do carburador ou gasolina de má qualidade.
Mas eu observei bem, e tive a seguinte conclusão:
A culpa da carbonização (ou maior parte dela) é devido ao cano do retorno do escapamento para a caixa de ar da moto!
É fácil de ver que todo motor deixa o escapamento cheio de foligem preta agarrada na parte interna, certo?
O que acontece na Factor é que uma vez que a foligem deveria apenas sair pelo escapamento, uma porcentagem dela acaba retornando e como o retorno é após o filtro de ar, a foligem não fica retida, e acaba retornando para a câmara de combustão, e agarrando na cabeça do pistão!
Minha moto tem atualmente quase 2 mil km. Exatamente hoje irei fazer alguma coisa para interromper a passagem desse ar sujo de volta para o motor, sem retirar totalmente o cano que sai do escapamento para não ter problemas com a garantia, e vou tentar retirar a vela para verificar o pistão. Espero daqui a alguns milhares de quilômetros retornar nesse tópico com a prova fotográfica.
Vou tentar tirar foto hoje também se eu retirar a vela!
Convidado- Convidado
Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
UPDATE:
Isolei o cano.
para fazer isso retirei a carenagem direita da moto, e abri a caixa de ar.
Retirei o cano no topo da caixa de ar e enrolei um pedaço de fita isolante, coloquei dentro do encaixe do cano na caixa de ar por fora (Ficou bem justo, precisei empurrar com uma chave de fenda) e por dentro da caixa de ar (é necessário limpar dentro, se não a fita não adere. No meu caso ainda estava bem limpo) limpei com um pano e coloquei um pedaço de fita isolante tapando o furo.
Re-montei tudo no lugar e testei. Funcionando OK.
não consegui tirar a vela, estava bem emperrada. Coloquei um pouco de WhiteLub próximo a rosca e deixei lá, depois aplico mais um pouco e tento retirar novamente.
Isolei o cano.
para fazer isso retirei a carenagem direita da moto, e abri a caixa de ar.
Retirei o cano no topo da caixa de ar e enrolei um pedaço de fita isolante, coloquei dentro do encaixe do cano na caixa de ar por fora (Ficou bem justo, precisei empurrar com uma chave de fenda) e por dentro da caixa de ar (é necessário limpar dentro, se não a fita não adere. No meu caso ainda estava bem limpo) limpei com um pano e coloquei um pedaço de fita isolante tapando o furo.
Re-montei tudo no lugar e testei. Funcionando OK.
não consegui tirar a vela, estava bem emperrada. Coloquei um pouco de WhiteLub próximo a rosca e deixei lá, depois aplico mais um pouco e tento retirar novamente.
Convidado- Convidado
Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
Boa noite Humberto,
A sua teoria até tem sentido, mas sinceramente eu acho um risco você fazer esse procedimento na sua moto.
A minha não é a Factor, é uma YBR antiga, 2008,eu nem sei como funciona esse sistema na Factor.
Porém conheço outros motoboys que já rodaram mais de 100.000 km com a Factor sem ter de fazer nenhuma adaptação desse tipo.
Apenas gasolina, óleo e peças de reposição.Nada de mexer no motor.
E a sua moto está zeradinha ainda, acho besteira mecher em algo que já existe desde a Factor 2008, se fosse realmente prejudicial já teriam tirado.
Não sei pode ser que você esteja certo, mas eu acho que é melhor deixar original mesmo.
Flw
abraços...
A sua teoria até tem sentido, mas sinceramente eu acho um risco você fazer esse procedimento na sua moto.
A minha não é a Factor, é uma YBR antiga, 2008,eu nem sei como funciona esse sistema na Factor.
Porém conheço outros motoboys que já rodaram mais de 100.000 km com a Factor sem ter de fazer nenhuma adaptação desse tipo.
Apenas gasolina, óleo e peças de reposição.Nada de mexer no motor.
E a sua moto está zeradinha ainda, acho besteira mecher em algo que já existe desde a Factor 2008, se fosse realmente prejudicial já teriam tirado.
Não sei pode ser que você esteja certo, mas eu acho que é melhor deixar original mesmo.
Flw
abraços...
Marcelo Lima 1990- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 22/11/2013
Localização : São Paulo
Mensagens : 38
Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
Eu fiz também por teste, a moto ta mais silenciosa assim, vou rodar uma boa quilometragem e vejo se realmente valeu a pena.
Esse sistema é um cano que interliga diretamente a caixa de ar, e o escapamento.
Há locais que dizem que é uma injeção de ar no escapamento para mascarar os valores de poluição da moto, facilitando a inspeção veicular.
Sou de Maceió, aqui não há inspeção veicular como em São Paulo, logo, essa não é uma preocupação, mas eu me pergunto como pode ser uma injeção de ar se não há nada que promova o fluxo no sentido caixa de ar>escapamento?
Teoricamente o escapamento é uma zona de alta pressão(o motor espulsa os gases) e a caixa de ar (Após o filtro) uma zona de baixa pressão (o motor aspira os gases).
Na logica o fluxo de ar é da zona de alta pressão para zona de baixa pressão.
Além disso não há logica em mandar ar quente, poluído, e com praticamente zero de oxigênio para a câmara de combustão, é totalmente contra as leis físicas que promovem o funcionamento correto do motor.
Por isso eu to testanto.
De qualquer forma, agradeço a preocupação com a moto, e acho bem vindo qualquer comentário a respeito.
Esse sistema é um cano que interliga diretamente a caixa de ar, e o escapamento.
Há locais que dizem que é uma injeção de ar no escapamento para mascarar os valores de poluição da moto, facilitando a inspeção veicular.
Sou de Maceió, aqui não há inspeção veicular como em São Paulo, logo, essa não é uma preocupação, mas eu me pergunto como pode ser uma injeção de ar se não há nada que promova o fluxo no sentido caixa de ar>escapamento?
Teoricamente o escapamento é uma zona de alta pressão(o motor espulsa os gases) e a caixa de ar (Após o filtro) uma zona de baixa pressão (o motor aspira os gases).
Na logica o fluxo de ar é da zona de alta pressão para zona de baixa pressão.
Além disso não há logica em mandar ar quente, poluído, e com praticamente zero de oxigênio para a câmara de combustão, é totalmente contra as leis físicas que promovem o funcionamento correto do motor.
Por isso eu to testanto.
De qualquer forma, agradeço a preocupação com a moto, e acho bem vindo qualquer comentário a respeito.
Convidado- Convidado
Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
Após aproximadamente 10 mil km, fui realizar a troca da vela, e já tenho algumas considerações.
1-a vela não estava tão suja, a moto não apresentava falhas, mas troquei por quilometragem.
2-o motor carbonizou do mesmo jeito com o retorno do escapamento fechado
PORÉM
Quando eu tirei o tampao que eu fiz na caixa de ar, percebi que a moto fica bem mais barulhenta com a passagem aberta, e desmontei tudo de novo pra tampar o furo que vai pro escapamento.
Resumindo, não é o retorno dos gases queimados que causa a carbonizaçao do motor, porem a moto fica mais silenciosa quando o furinho da caixa de ar esta tampada!
1-a vela não estava tão suja, a moto não apresentava falhas, mas troquei por quilometragem.
2-o motor carbonizou do mesmo jeito com o retorno do escapamento fechado
PORÉM
Quando eu tirei o tampao que eu fiz na caixa de ar, percebi que a moto fica bem mais barulhenta com a passagem aberta, e desmontei tudo de novo pra tampar o furo que vai pro escapamento.
Resumindo, não é o retorno dos gases queimados que causa a carbonizaçao do motor, porem a moto fica mais silenciosa quando o furinho da caixa de ar esta tampada!
Convidado- Convidado
Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
Fui limpar o filtro de ar da moto que hoje ta com 23 mil km aproximadamente, e vi uma coisa que me lançou outro problema
A mangueira em que saem os gases do óleo do motor, vai após o filtro de ar.
É uma opção pois notei que internamente, toda a parede da caixa do filtro de ar tinha uma fina camada de oleo
A mangueira em que saem os gases do óleo do motor, vai após o filtro de ar.
É uma opção pois notei que internamente, toda a parede da caixa do filtro de ar tinha uma fina camada de oleo
Convidado- Convidado
Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
meu amigo isso é combustível ruim, entre milhões de factor nesse Brasil acha que só a sua está sofrendo este problema ? A minha ja ta com 60.000km rodando lisinha apenas trocando óleo e revisando de vez em nunca !
williamk9- Novato
- Data de inscrição : 30/05/2014
Mensagens : 3
Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão
Só a minha não. Toda factor carboniza rápido.
Carbinização na cabeça do pistão não quer dizer que ela não vá rodar lisinha.
Carbinização na cabeça do pistão não quer dizer que ela não vá rodar lisinha.
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Excesso de Carbonização
» O retorno.. (Fenix)... - Luã Machado
» Escapamento silencioso de outra marca.
» duvida sobre pistão
» YBR Factor sem Escapamento
» O retorno.. (Fenix)... - Luã Machado
» Escapamento silencioso de outra marca.
» duvida sobre pistão
» YBR Factor sem Escapamento
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Oficina do Clube :: Acessorios :: Escapamento
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
16/3/2024, 20:05 por JAILS0N
» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
31/12/2021, 12:57 por @BPMW20
» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
13/7/2019, 01:18 por Joab
» Bate e Volta de 500km - SC
19/12/2018, 18:14 por EULLEN
» Painel Da YBR
15/8/2018, 16:46 por clidio
» Ajuda para reconectar os fios do farol
26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves
» Luz traseira só acende na frenagem
14/5/2017, 00:06 por prv2012
» Problema elétrico no Retificador de voltagem
27/11/2016, 00:26 por sperim
» Problema elétrico no Retificador de voltagem
26/11/2016, 23:55 por sperim