CLUBE YBR FACTOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Grupo Online
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Facebookclube
Anúncios
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Moldedo
Últimos assuntos
» de qq adianta ter
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime16/3/2024, 20:05 por JAILS0N

» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime31/12/2021, 12:57 por @BPMW20

» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime13/7/2019, 01:18 por Joab

» Bate e Volta de 500km - SC
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime19/12/2018, 18:14 por EULLEN

» Painel Da YBR
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime15/8/2018, 16:46 por clidio

» Ajuda para reconectar os fios do farol
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves

» Luz traseira só acende na frenagem
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  I_icon_minitime26/11/2016, 23:55 por sperim

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

2 participantes

Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Convidado 23/3/2014, 13:51

Fala galera do YBR Factor

Esse é o meu primeiro tópico no clube, espero que esteja sendo útil!

A questão é a seguinte:
Toda avaliação de desmontagem da nossa Factor, a moto em geral em bem avaliada, mas a moto sempre é criticada no aspecto de carbonização do motor, e muitas vezes já vi pessoas criticando isso devido ao uso do carburador ou gasolina de má qualidade.

Mas eu observei bem, e tive a seguinte conclusão:
A culpa da carbonização (ou maior parte dela) é devido ao cano do retorno do escapamento para a caixa de ar da moto!

É fácil de ver que todo motor deixa o escapamento cheio de foligem preta agarrada na parte interna, certo?
O que acontece na Factor é que uma vez que a foligem deveria apenas sair pelo escapamento, uma porcentagem dela acaba retornando e como o retorno é após o filtro de ar, a foligem não fica retida, e acaba retornando para a câmara de combustão, e agarrando na cabeça do pistão!

Minha moto tem atualmente quase 2 mil km. Exatamente hoje irei fazer alguma coisa para interromper a passagem desse ar sujo de volta para o motor, sem retirar totalmente o cano que sai do escapamento para não ter problemas com a garantia, e vou tentar retirar a vela para verificar o pistão. Espero daqui a alguns milhares de quilômetros retornar nesse tópico com a prova fotográfica.

Vou tentar tirar foto hoje também se eu retirar a vela!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Convidado 23/3/2014, 20:46

UPDATE:
Isolei o cano.

para fazer isso retirei a carenagem direita da moto, e abri a caixa de ar.
Retirei o cano no topo da caixa de ar e enrolei um pedaço de fita isolante, coloquei dentro do encaixe do cano na caixa de ar por fora (Ficou bem justo, precisei empurrar com uma chave de fenda) e por dentro da caixa de ar (é necessário limpar dentro, se não a fita não adere. No meu caso ainda estava bem limpo) limpei com um pano e coloquei um pedaço de fita isolante tapando o furo.

Re-montei tudo no lugar e testei. Funcionando OK.


não consegui tirar a vela, estava bem emperrada. Coloquei um pouco de WhiteLub próximo a rosca e deixei lá, depois aplico mais um pouco e tento retirar novamente.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Marcelo Lima 1990 25/3/2014, 00:11

Boa noite Humberto,


A sua teoria até tem sentido, mas sinceramente eu acho um risco você fazer esse procedimento na sua moto.

A minha não é a Factor, é uma YBR antiga, 2008,eu nem sei como funciona esse sistema na Factor.
Porém conheço outros motoboys que já rodaram mais de 100.000 km com a Factor sem ter de fazer nenhuma adaptação desse tipo.
Apenas gasolina, óleo e peças de reposição.Nada de mexer no motor.

E a sua moto está zeradinha ainda, acho besteira mecher em algo que já existe desde a Factor 2008, se fosse realmente prejudicial já teriam tirado.

Não sei pode ser que você esteja certo, mas eu acho que é melhor deixar original mesmo.


Flw

abraços...
Marcelo Lima 1990
Marcelo Lima 1990
User
User

Idade : 34
Data de inscrição : 22/11/2013
Localização : São Paulo
Mensagens : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Convidado 25/3/2014, 22:27

Eu fiz também por teste, a moto ta mais silenciosa assim, vou rodar uma boa quilometragem e vejo se realmente valeu a pena.


Esse sistema é um cano que interliga diretamente a caixa de ar, e o escapamento.
Há locais que dizem que é uma injeção de ar no escapamento para mascarar os valores de poluição da moto, facilitando a inspeção veicular.

Sou de Maceió, aqui não há inspeção veicular como em São Paulo, logo, essa não é uma preocupação, mas eu me pergunto como pode ser uma injeção de ar se não há nada que promova o fluxo no sentido caixa de ar>escapamento?

Teoricamente o escapamento é uma zona de alta pressão(o motor espulsa os gases) e a caixa de ar (Após o filtro) uma zona de baixa pressão (o motor aspira os gases).
Na logica o fluxo de ar é da zona de alta pressão para zona de baixa pressão.

Além disso não há logica em mandar ar quente, poluído, e com praticamente zero de oxigênio para a câmara de combustão, é totalmente contra as leis físicas que promovem o funcionamento correto do motor.

Por isso eu to testanto.

De qualquer forma, agradeço a preocupação com a moto, e acho bem vindo qualquer comentário a respeito.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Convidado 12/10/2014, 17:06

Após aproximadamente 10 mil km, fui realizar a troca da vela, e já tenho algumas considerações.

1-a vela não estava tão suja, a moto não apresentava falhas, mas troquei por quilometragem.
2-o motor carbonizou do mesmo jeito com o retorno do escapamento fechado

PORÉM

Quando eu tirei o tampao que eu fiz na caixa de ar, percebi que a moto fica bem mais barulhenta com a passagem aberta, e desmontei tudo de novo pra tampar o furo que vai pro escapamento.

Resumindo, não é o retorno dos gases queimados que causa a carbonizaçao do motor, porem a moto fica mais silenciosa quando o furinho da caixa de ar esta tampada!
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Convidado 11/5/2015, 03:37

Fui limpar o filtro de ar da moto que hoje ta com 23 mil km aproximadamente, e vi uma coisa que me lançou outro problema

A mangueira em que saem os gases do óleo do motor, vai após o filtro de ar.
É uma opção pois notei que internamente, toda a parede da caixa do filtro de ar tinha uma fina camada de oleo
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por williamk9 13/5/2015, 03:34

meu amigo isso é combustível ruim, entre milhões de factor nesse Brasil acha que só a sua está sofrendo este problema ? A minha ja ta com 60.000km rodando lisinha apenas trocando óleo e revisando de vez em nunca !
williamk9
williamk9
Novato
Novato

Data de inscrição : 30/05/2014
Mensagens : 3

Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Convidado 2/6/2015, 21:01

Só a minha não. Toda factor carboniza rápido.

Carbinização na cabeça do pistão não quer dizer que ela não vá rodar lisinha.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão  Empty Re: Escapamento, Retorno e Carbonizaçao do pistão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos