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O Motor BATEU!
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O Motor BATEU!
Algum dos membros já teve a infelicidade de ter batido um motor (moto, carro, caminhão, etc), ou ter que desmontar alguma parte do motor por conta de algo anormal?
Se já, conte-nos, é sempre bom saber o que ocasionou, porque bateu, ou qual peça tem um desgaste maior que o normal.
É sempre bom saber o que pode ser evitado, e o que pode vir a evitar os problemas futuros.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Se já, conte-nos, é sempre bom saber o que ocasionou, porque bateu, ou qual peça tem um desgaste maior que o normal.
É sempre bom saber o que pode ser evitado, e o que pode vir a evitar os problemas futuros.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Última edição por Costalonga em 8/8/2010, 20:21, editado 1 vez(es)
Re: O Motor BATEU!
O meu motor nao deu p** , mas tás com um barulho estranho, como se tivesse peças soltas.Minha facotr tem 8500km e nao fiz a revisao de 6000, to esperando completar os 9000 pra levar.Fiz a troca de oleo dois dias atras e ao retirar o parafuso de sangria percebi que o oleo já está escuro!!!Alguem pode me ajudar?Como se usa o Flush?
Abraços
Abraços
Convidad- Convidado
Re: O Motor BATEU!
Digão escreveu:O meu motor nao deu p** , mas tás com um barulho estranho, como se tivesse peças soltas.Minha facotr tem 8500km e nao fiz a revisao de 6000, to esperando completar os 9000 pra levar.Fiz a troca de oleo dois dias atras e ao retirar o parafuso de sangria percebi que o oleo já está escuro!!!Alguem pode me ajudar?Como se usa o Flush?
Abraços
Pode ser que na revisão de 6.000KM o pessoal da CC faça uma inspeção nesses itens que você diz achar estar frouxo.
Agora barulho dentro do motor pode ser varias coisas, o proprio motor, caixa de marcha, o calço do motor faz esse barulho de que tivesse tudo solto, se ela for de partida eletrica pode ser que o arranque esteja encostando nas engrenagens do volante do motor, há varios fatores, o certo seria você antecipar essa revisão para já, e explicar o porque dessa necessidade de revisão.
O óleo escuro é normal, você pode trocar o óleo e só rodar 20KM que ele irá escurer, motor monocilindrico faz isso mesmo, e a gasolina ajuda a sujar o óleo, somente o alcool não faz isso com o óleo.
O flush é bom, mas no seu caso não vejo necessidade, há não ser que esteja sujando demais a vela e que o carter esteja sujo demais, com algumas borras, no mais pode ficar tranquilo.
Vai uma dica ai, troque o seu óleo de 1.000 em 1.000KM ou de 1.500 em 1.500KM, principalmente se você roda muito dentro da cidade e o motor só fica ligado por um periodo de menos de 15min.
Abração, espero ter ajudado.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
Costalonga escreveu:Digão escreveu:O meu motor nao deu p** , mas tás com um barulho estranho, como se tivesse peças soltas.Minha facotr tem 8500km e nao fiz a revisao de 6000, to esperando completar os 9000 pra levar.Fiz a troca de oleo dois dias atras e ao retirar o parafuso de sangria percebi que o oleo já está escuro!!!Alguem pode me ajudar?Como se usa o Flush?
Abraços
Pode ser que na revisão de 6.000KM o pessoal da CC faça uma inspeção nesses itens que você diz achar estar frouxo.
Agora barulho dentro do motor pode ser varias coisas, o proprio motor, caixa de marcha, o calço do motor faz esse barulho de que tivesse tudo solto, se ela for de partida eletrica pode ser que o arranque esteja encostando nas engrenagens do volante do motor, há varios fatores, o certo seria você antecipar essa revisão para já, e explicar o porque dessa necessidade de revisão.
O óleo escuro é normal, você pode trocar o óleo e só rodar 20KM que ele irá escurer, motor monocilindrico faz isso mesmo, e a gasolina ajuda a sujar o óleo, somente o alcool não faz isso com o óleo.
O flush é bom, mas no seu caso não vejo necessidade, há não ser que esteja sujando demais a vela e que o carter esteja sujo demais, com algumas borras, no mais pode ficar tranquilo.
Vai uma dica ai, troque o seu óleo de 1.000 em 1.000KM ou de 1.500 em 1.500KM, principalmente se você roda muito dentro da cidade e o motor só fica ligado por um periodo de menos de 15min.
Abração, espero ter ajudado.
Atenciosamente,
André Costalonga.
André,
minha moto tá com mais de 13 mil, comprei ela em outubro passado, e levo ela pra revisão a cada 3 mil km rodados, pergunto se a troca de óleo deve ser feita somente com 3 mil ou como recomendado por você ao parceiro, os mecânicos disseram que como não ando de "punho embaixo" não há essa necessidade (já comentei com eles se eu tinha de fazer a troca de óleo a cada 1.000km ou 1.500km e eles disseram que eu não precisava fazer isso) se eu estiver fazendo errado, estou criando desgaste precoce das peças internas do motor...
Re: O Motor BATEU!
Valeu Costalonga, voulevá-la para a revisão assim que tiver dindim.
Abraços
Convidad- Convidado
Re: O Motor BATEU!
fps_teco escreveu:
André,
minha moto tá com mais de 13 mil, comprei ela em outubro passado, e levo ela pra revisão a cada 3 mil km rodados, pergunto se a troca de óleo deve ser feita somente com 3 mil ou como recomendado por você ao parceiro, os mecânicos disseram que como não ando de "punho embaixo" não há essa necessidade (já comentei com eles se eu tinha de fazer a troca de óleo a cada 1.000km ou 1.500km e eles disseram que eu não precisava fazer isso) se eu estiver fazendo errado, estou criando desgaste precoce das peças internas do motor...
Opa fps_teco, beleza?
O motor independente do uso gosta de óleo novo.
Mas se o engenheiro da Yamaha falo pra trocar de 3.000 em 3.000KM porque trocar com menos?
Se a moto vai ter um desgaste e um consumo de combustivel com a troca do óleo sendo de 3.000 em 3.000KM, trocando o óleo com menos KM os desgastes vão ser menores e o consumo de combustível também.
Eu mesmo, os meus carros as trocas são feitas em 5.000 em 5.000KM, pesa mais no bolso, sim pesa, mas o que pesa mais R$60,00 a mais (no meu caso) ou R$2.500,00 pra abrir o motor e ter que trocar a parte de baixo do motor por conta de óleo sujo demais?
No mesmo caso é a moto, o óleo com especificação SL é pra previnir a borra, a sujeira no motor em si, mas as propriedades do óleo vão se perdendo com o passar dos KM dentro do carter.
A troca do óleo com menor KM vai de cada um, eu trocaria de 1.000 em 1.000KM, até porque eu ficaria mais tranquilo.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
Concordo com a idéia do Costalonga, é melhor gastar um pouquinho agora e manter tudo em dia, do que numa paulada só ter que trocar os componentes citados pelo Costalonga e mais alguns, que também são afetados. Prefiro gastar um pouquinho com uma troca de óleo do que esquentar a cabeça e ficar na mão quando mais preciso da moto...
Re: O Motor BATEU!
na minha só coloco yamalub ,e troco a cada 1500km, to certo.
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
Localização : araras sp
Mensagens : 1204
Re: O Motor BATEU!
edvaldo escreveu:na minha só coloco yamalub ,e troco a cada 1500km, to certo.
Isso ai, melhor negócio que você faz, gasta pouca coisa a mais mas pelo menos anda tranquilo.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
André, um parceiro meu aqui possui uma factor e com 20 mil km apresentou problemas nos rolamentos de apoio, ele levou na yamaha e o chefe de mecânica disse que ele vai ter de trocá-las, aliado a algumas peçinhas mais, vai gastar cerca de 250 a 300 reais pra fazer esse serviço sem falar que a moto vai ficar na yamaha parada por 3 dias pra esse serviço. Pergunto: o que pode ocasionar esse problema ?? isso é normal ?? vc já viu por ai alguma factor com 20 mil km apresentar isso ?? O mecânico da yamaha disse que provavelmente como ele tinha escapamento coyote e viajava muito, não prestava atenção no nível do óleo, e por rodar com ela com nível baixo proporcionou desgaste precoçe dos rolamentos. Fiquei preocupado porque minha moto tá com 15 mil km, troco de óleo com 3 mil, e nunca esteve abaixo do nível quando vou trocar... mas também não ando de punho enrolado, minha média de veloc. é de 70km, não sou de tá esticando marcha...
mediante comentários, e visando melhor trabalho do motor e "longevidade" do mesmo, vou passar a trocar de óleo com 2 mil km, fiz a última troca com 15mil km (antes de ontem).
mediante comentários, e visando melhor trabalho do motor e "longevidade" do mesmo, vou passar a trocar de óleo com 2 mil km, fiz a última troca com 15mil km (antes de ontem).
Re: O Motor BATEU!
Caramba teco, atualmente faço a troca de 1mil em 1mil, mas ja deixei a moto rodar 2mil, com o mesmo oleo.
Em relação a moto do seu colega, acredito que sejá por conta disso também, o oleo tem papel pricipal no rejuvelhecimento de todo motor.
A minha esta com mas de 40mil, e NUNCA tive problemas com o motor, apenas em peças pequenas(tração, pneu's, cabos, bateria, caixa de direção, etc...)!
Por estar trocando sempre, de 1mil em 1mil, acredito que nunca precisarei abrir o motor, alem disso, sempre utilizo gasolina adivitava, que previne também a carbonização, e um menor fluxo de sujeta no oleo.
Em relação a moto do seu colega, acredito que sejá por conta disso também, o oleo tem papel pricipal no rejuvelhecimento de todo motor.
A minha esta com mas de 40mil, e NUNCA tive problemas com o motor, apenas em peças pequenas(tração, pneu's, cabos, bateria, caixa de direção, etc...)!
Por estar trocando sempre, de 1mil em 1mil, acredito que nunca precisarei abrir o motor, alem disso, sempre utilizo gasolina adivitava, que previne também a carbonização, e um menor fluxo de sujeta no oleo.
Re: O Motor BATEU!
Fps_Teco, rolamento de apoio que você diz deve ser pelo que conheço de "casquilho fixo", aquele em que ficam presos ao bloco do motor, em um motor de unico cilindro existem dois casquilhos fixos. A caixa de marcha também utiliza rolamentos de apoios onde dão mobilidade aos eixos das engrenagens, mas pelo que você diz deve ser mesmo os casquilhos fixos.
Mas vamos então falar do que pode trazer esse problema, se for mesmo o casquilho fixo o que pode fazer a vir acabar com ele é ficar cortando giro direto e ficar andando na moto em trecho curto, onde não dá pro motor girar bem o óleo.
O óleo é pra trocar com 3000Km, tudo bem, mas vai que nesses 3000Km o nivel abaixe e também venha a formar algumas borras no motor, essas borras podem se soltar e vir a tampar os buracos de lubrificar esses casquilhos, e faltando lubrificação o casquilho com certeza irá trancar.
Pode também ser o material que o casquilho foi feito, se não for um material firme e bem tratado (temperado) ele pode amassar e vir a trancar.
Isso tudo se o problema for mesmo os casquilhos que pelo que você explico é isso mesmo, isso também vale para o casquilho móvel onde fica presa a biela ao eixo do virabrequim.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Mas vamos então falar do que pode trazer esse problema, se for mesmo o casquilho fixo o que pode fazer a vir acabar com ele é ficar cortando giro direto e ficar andando na moto em trecho curto, onde não dá pro motor girar bem o óleo.
O óleo é pra trocar com 3000Km, tudo bem, mas vai que nesses 3000Km o nivel abaixe e também venha a formar algumas borras no motor, essas borras podem se soltar e vir a tampar os buracos de lubrificar esses casquilhos, e faltando lubrificação o casquilho com certeza irá trancar.
Pode também ser o material que o casquilho foi feito, se não for um material firme e bem tratado (temperado) ele pode amassar e vir a trancar.
Isso tudo se o problema for mesmo os casquilhos que pelo que você explico é isso mesmo, isso também vale para o casquilho móvel onde fica presa a biela ao eixo do virabrequim.
Abraços a todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
ok andré, não sei te dizer se é esse casquilho não porque o mecânico falou dessa forma: rolamento de apoio... mas mesmo assim obg pelo esclarecimento.
bpmw20, vou seguir vocês, vou passar a trocar o óleo em um espaço de tempo mais curto e observar mais, mas nunca tive problemas não... e espero nunca ter, rsrsrsrs só uso gasoline v-power da shell, com ela minha factor faz mais de 42km/l, mesmo com o coyote.
bpmw20, vou seguir vocês, vou passar a trocar o óleo em um espaço de tempo mais curto e observar mais, mas nunca tive problemas não... e espero nunca ter, rsrsrsrs só uso gasoline v-power da shell, com ela minha factor faz mais de 42km/l, mesmo com o coyote.
Re: O Motor BATEU!
caramba com o coyote fazer 42 km/l so pode anda a 40 km/h ou entao ta fazendo magica
Convidad- Convidado
Re: O Motor BATEU!
rsrsrsrs né mágica não parceiro, o que acontece é que como o ronco instiga o piloto a enrolar o punho, aliado a, na maioria das vezes não regularem o carburador como se deve, o consumo cai bastante, eu qdo coloquei o coyote na minha, ela fazia no máximo 38km/l, mas fui num amigo meu e pedi orientação ao amigo andré costalonga regulei o carburador, aliado a uma calibração correta dos pneus, troca de marcha sem esticadas e uma velocidade média de 70km/h, meu consumo tá sendo em média 42km/l, mas repito: varia de condutor pra condutor.
Re: O Motor BATEU!
Fernando, pergunta depois ao teu amigo que tá com o problema se o rolamento de apoio é a mesma coisa que casquilho fixo, só pra eu saber se falei certo ou tava falando coisa errada pra galera ai.
Sobre o consumo é isso ai, tudo depende do tipo de condução, eu mesmo tenho uma Montana, todo mundo fala mal, fala que bebe muito e tals.
A minha tá fazendo acima de 9,5Km/L dentro da cidade, nem um Km de pista sequer.
To até pensando em pegar um Astra 2.0 ou algum similar, porque não precisa acelerar pra andar.
A moto é assim também, não precisa acelerar é só arrancar e trocar de marcha, fica esticando é bobeira. Outro detalhe importante é a quantidade de combustivel, não sei como tu abastece, mas se deixar pra abastecer quando ela entrar bem na reserva o consumo aumenta e muito, mas por que isso?
A gasolina é volátil e por ser volátil quanto menor a quantidade no tanque maior será o balanço dentro do tanque e maior será a perca do combustível por evaporação.
Tente sempre abastecer antes de chegar na reserva, e de preferencia sempre no mesmo posto.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Sobre o consumo é isso ai, tudo depende do tipo de condução, eu mesmo tenho uma Montana, todo mundo fala mal, fala que bebe muito e tals.
A minha tá fazendo acima de 9,5Km/L dentro da cidade, nem um Km de pista sequer.
To até pensando em pegar um Astra 2.0 ou algum similar, porque não precisa acelerar pra andar.
A moto é assim também, não precisa acelerar é só arrancar e trocar de marcha, fica esticando é bobeira. Outro detalhe importante é a quantidade de combustivel, não sei como tu abastece, mas se deixar pra abastecer quando ela entrar bem na reserva o consumo aumenta e muito, mas por que isso?
A gasolina é volátil e por ser volátil quanto menor a quantidade no tanque maior será o balanço dentro do tanque e maior será a perca do combustível por evaporação.
Tente sempre abastecer antes de chegar na reserva, e de preferencia sempre no mesmo posto.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
blza André, vou procurar saber sim pra vc, mais uma vez obrigado pela dica sobre abastecer qdo entra na reserva, agora que tenho base de quanto minha moto faz, vou abastecer sempre que possível com 300km de rodado...
ps. meu tio tinha comprado uma honda fan, ela não tava nem com 3500 km rodado e de tanto eu elogiar a factor, ele trocou por uma ED, rsrsrsrs, mais um pro clube.
ps. meu tio tinha comprado uma honda fan, ela não tava nem com 3500 km rodado e de tanto eu elogiar a factor, ele trocou por uma ED, rsrsrsrs, mais um pro clube.
Re: O Motor BATEU!
Ok Fernando, muito obrigado.
Eu tenho duas Hondas aqui, não são de meu uso e sim da empresa que sou sócio, ando nas duas (Tornado e Pop, que diferença né! KKKKKKKK) num tenho nada a reclamar, mas prefiro as Yamahas, são motos mais confiaveis e confortáveis, pro meu uso eu to querendo uma Factor, só to esperando aliviar um pouco o orçamento pra poder pegar.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Eu tenho duas Hondas aqui, não são de meu uso e sim da empresa que sou sócio, ando nas duas (Tornado e Pop, que diferença né! KKKKKKKK) num tenho nada a reclamar, mas prefiro as Yamahas, são motos mais confiaveis e confortáveis, pro meu uso eu to querendo uma Factor, só to esperando aliviar um pouco o orçamento pra poder pegar.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
Aproveitando o tópico sobre MOTOR e pra não precisar abrir outro só pra fazer essa pergunta, mas alguém sabe onde fica o filtro de óleo do motor da Factor?
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Mensagens : 5037
Re: O Motor BATEU!
Xann, não tem!
KKKKKKKKKKKKKKKK
Tem uma tela ao entrar na bomba de óleo, nada que se compare a um filtro claro.
Eu tava querendo achar um motor de YBR aberto pra poder dá uma olhada e ter uma idéia se tem como colocar, mas até agora nada.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
KKKKKKKKKKKKKKKK
Tem uma tela ao entrar na bomba de óleo, nada que se compare a um filtro claro.
Eu tava querendo achar um motor de YBR aberto pra poder dá uma olhada e ter uma idéia se tem como colocar, mas até agora nada.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
Putz cara! nas Honda ainda tem aquela telinha que fica localizada onde se escoa o óleo, na Biz se não me engano tem um compartimento por baixo onde tb fica uma telinha, na CB400 tem tb o filtro, mas na YBR nada! Fiquei de cara agora.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: O Motor BATEU!
Xann, pensa comigo.
De que adianta aquela telinha onde se escoa o óleo, a sujeira tem que sair junto com o óleo, não ficar dentro do motor (pelo que entendi é assim que funciona KKKKKKK).
A Factor, tem uma telinha na entrada da bomba de óleo, que faz o serviço de jogar o óleo para as partes altas do motor, e casquilho entre outros.
O filtro de óleo tem como função deixar o óleo mais limpo, evitar que ele deixe borra, mas pra isso precisa troca-lo coisa que muita gente não faz, troca só de tres em tres trocas.
Igual a Fazer, tem filtro, mas só troca de 10.000 em 10.000KM, pra mim isso num funciona, tem que ser feita a troca do filtro juntamente com o óleo.
Igual meu mecanico fala: Você toma banho e não troca a cueca?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O óleo da Factor já tem a função dispersante e detergente que limpa e faz com que o motor jogue fora a sujeira do motor.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
De que adianta aquela telinha onde se escoa o óleo, a sujeira tem que sair junto com o óleo, não ficar dentro do motor (pelo que entendi é assim que funciona KKKKKKK).
A Factor, tem uma telinha na entrada da bomba de óleo, que faz o serviço de jogar o óleo para as partes altas do motor, e casquilho entre outros.
O filtro de óleo tem como função deixar o óleo mais limpo, evitar que ele deixe borra, mas pra isso precisa troca-lo coisa que muita gente não faz, troca só de tres em tres trocas.
Igual a Fazer, tem filtro, mas só troca de 10.000 em 10.000KM, pra mim isso num funciona, tem que ser feita a troca do filtro juntamente com o óleo.
Igual meu mecanico fala: Você toma banho e não troca a cueca?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O óleo da Factor já tem a função dispersante e detergente que limpa e faz com que o motor jogue fora a sujeira do motor.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
Aquelas telinhas das CGs 125 e Strada faz essa função de "segurar" os resíduos maiores como resto de cola de junta, limalhas do motor ou pelinhos dos panos que usamos pra limpar a vareta do óleo na hora de conferir o nível, ao circular o óleo passa todo por ela, não é grande coisa mas já quebra um galho, ela tem a mesma função dessa telinha que vc mencionou que fica na entrada da bomba de combustível da YBR. O que me preocupou agora é que como não temos acesso á essa telinha pode ser que ela fique bem sujinha com o tempo né, se bem que se a bomba de óleo da YBR tb ficar alí na tampa lateral será uma boa de tempos em tempos tirar a tampa pra fazer uma limpeza nessa telinha.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Mensagens : 5037
Re: O Motor BATEU!
Pelo que vi na YBR essa tela fica ali sim, é fácil de mexer, claro na YBR, não sei se na Factor eles mudaram e colocaram algo melhor.
Ah dá uma lida nesse tópico ae:
http://www.clubeybrfactor.com/motor-f53/potencia-x-torque-t720.htm
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Ah dá uma lida nesse tópico ae:
http://www.clubeybrfactor.com/motor-f53/potencia-x-torque-t720.htm
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: O Motor BATEU!
Valeuzis!!!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: O Motor BATEU!
pessoal uma pergunta vou trocar o oleo da minha moto e no manual diz que tenho que afrouxar o parafuso de sangria para ver se tá saindo oleo. nas onde fica esse parafuso???
Convidad- Convidado
Re: O Motor BATEU!
Edeson, boa pergunta meu brother, nunca lembrei de perguntar isso no aqui pro pessoal, mas tb tenho essa mesma dúvida, já troquei o óleo um monte de vez e nem achei esse tal parafuso hehe.
Então faço a dúvida do Edeson tb a minha dúvida
8)
Então faço a dúvida do Edeson tb a minha dúvida
8)
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: O Motor BATEU!
Tb pensava Giliard, mas lendo o manual eu concluí que não é, pois lá diz até em separado o torque que se deve usar pra apertar o parafuso do óleo e o tal parafuso da sangria. NO manual diz pra depois que colocar o óleo é pra afrouxar esse parafuso pra ter certeza que a bomba ainda tá jogando óleo, mas se soltar o parafuso de retirar o óleo vai sair tudo hehe!
8)
8)
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
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