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Embreagem, o coração do motor.
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Embreagem, o coração do motor.
Muito se fala sobre a embreagem, mas será que sabemos ao certo como é o funcionamento correto dela?
Sabemos como reduzir o desgaste dela, e assim ajudar o motor?
É pra esse tipo de questão, que estou fazendo essa matéria sobre Embreagem, pois pra quem não conhece, a Embreagem é o coração do motor.
Você já contou quantas vezes o manete da embreagem é acionado? Nem precisa contar para saber que o número é alto, afinal a embreagem é usada para dosar a carga do motor nas mudanças de marchas, paradas e arrancadas seja em uma simples volta pelo quarteirão, uma viagem ou uma competição.
Presente na maioria das motos, as embreagens que utilizam discos de fricção datam da invenção da própria motocicleta. Tanta longevidade na utilização está ligada ao pequeno porte, durabilidade e custo baixo quando comparado a outros sistemas.
Quem já usou a moto trocando marchas no tempo (aguardando a rotação certa e aliviando o acelerador no momento da troca) sabe como é desconfortável e arriscado. Além dos trancos, existe a possibilidade de perder o controle da moto na hora de parar ou nas saídas. Fora isso toda a transmissão (câmbio, corrente ou eixo-cardâ) é sobrecarregado.
Nessa hora a embreagem mostra sua utlidade. O sistema "separa" o motor da transmissão nas trocas de marchas e depois reestabelece a ligação progressivamente, assim permite o controle "da força" do motor.
Tudo graças aos discos dotados de superfícies de tração e fricção – material sinterizado como das pastilhas e lonas de freio - ligados ao motor e a transmissão. Poderosas molas expandidas forçam os discos um contra o outro.
Quando se aperta o manete da embreagem um cabo de aço movimenta uma alavanca pressionando a placa que por sua vez comprime as molas da embreagem. Quando a alavanca comprime as molas, os volantes são desacoplados. Eles patinam e deslizam entre si até se separarem totalmente quando se diz que o motor está "embreado" ou livre.
O piloto é capaz de influenciar na durabilidade usando a embreagem de forma correta e evitando os vícios que diminuem a vida útil do sistema.
Mas quais vícios diminuem a vida útil da embreagem?
Queimar embreagem: Esse é o pior "castigo" especialmente quando o piloto a faz deslizar ou patinar de forma bruta para vencer uma rampa muito íngreme, desatolar a roda traseira ou para iniciar um "zerinho" por exemplo. Nesses casos os discos superaquecem emitindo um cheiro característico causado pela fricção excessiva. Essa prática pode acabar com a embreagem em minutos... No caso de motos atoladas prefira sua retirada manual.
Embreagem acionada nas paradas: Evite parar muito tempo com a moto engatada e embreagem acionada. Componentes de acionamento e da embreagem estarão sendo esforçados sem necessidade. Use o ponto morto para aliviar o sistema.
Segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios.
Embrear sem tirar a mão do acelerador: Trocar de marchas sem desacelerar sobrecarrega a embreagem forçando deslizamentos à rotações muito mais altas do que seria normal reduzindo sua vida útil drasticamente. Evite a prática a menos que você esteja participando de uma competição quando realmente isso permite uma troca de marcha mais rápida.
Arrancadas bruscas: Soltar o manete de uma vez submete o sistema de embreagem a grandes esforços comprometendo sua durabilidade. O ideal é soltar devagar e acelerar progressivamente.
Evitando esses vícios você pode reduzir (e muito) o desgaste da embreagem de sua moto.
Utilizando corretamente a embreagem você pode economizar combustível, aumentar o rendimento da moto, evitar oscilações do motor em questão de giro e também, evitar quebra de relação por conta de trancos na embreagem.
Um grande abraço a todos, e espero que a matéria seja de bom proveito para todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Sabemos como reduzir o desgaste dela, e assim ajudar o motor?
É pra esse tipo de questão, que estou fazendo essa matéria sobre Embreagem, pois pra quem não conhece, a Embreagem é o coração do motor.
Você já contou quantas vezes o manete da embreagem é acionado? Nem precisa contar para saber que o número é alto, afinal a embreagem é usada para dosar a carga do motor nas mudanças de marchas, paradas e arrancadas seja em uma simples volta pelo quarteirão, uma viagem ou uma competição.
Presente na maioria das motos, as embreagens que utilizam discos de fricção datam da invenção da própria motocicleta. Tanta longevidade na utilização está ligada ao pequeno porte, durabilidade e custo baixo quando comparado a outros sistemas.
Quem já usou a moto trocando marchas no tempo (aguardando a rotação certa e aliviando o acelerador no momento da troca) sabe como é desconfortável e arriscado. Além dos trancos, existe a possibilidade de perder o controle da moto na hora de parar ou nas saídas. Fora isso toda a transmissão (câmbio, corrente ou eixo-cardâ) é sobrecarregado.
Nessa hora a embreagem mostra sua utlidade. O sistema "separa" o motor da transmissão nas trocas de marchas e depois reestabelece a ligação progressivamente, assim permite o controle "da força" do motor.
Tudo graças aos discos dotados de superfícies de tração e fricção – material sinterizado como das pastilhas e lonas de freio - ligados ao motor e a transmissão. Poderosas molas expandidas forçam os discos um contra o outro.
Quando se aperta o manete da embreagem um cabo de aço movimenta uma alavanca pressionando a placa que por sua vez comprime as molas da embreagem. Quando a alavanca comprime as molas, os volantes são desacoplados. Eles patinam e deslizam entre si até se separarem totalmente quando se diz que o motor está "embreado" ou livre.
O piloto é capaz de influenciar na durabilidade usando a embreagem de forma correta e evitando os vícios que diminuem a vida útil do sistema.
Mas quais vícios diminuem a vida útil da embreagem?
Queimar embreagem: Esse é o pior "castigo" especialmente quando o piloto a faz deslizar ou patinar de forma bruta para vencer uma rampa muito íngreme, desatolar a roda traseira ou para iniciar um "zerinho" por exemplo. Nesses casos os discos superaquecem emitindo um cheiro característico causado pela fricção excessiva. Essa prática pode acabar com a embreagem em minutos... No caso de motos atoladas prefira sua retirada manual.
Embreagem acionada nas paradas: Evite parar muito tempo com a moto engatada e embreagem acionada. Componentes de acionamento e da embreagem estarão sendo esforçados sem necessidade. Use o ponto morto para aliviar o sistema.
Segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios.
Embrear sem tirar a mão do acelerador: Trocar de marchas sem desacelerar sobrecarrega a embreagem forçando deslizamentos à rotações muito mais altas do que seria normal reduzindo sua vida útil drasticamente. Evite a prática a menos que você esteja participando de uma competição quando realmente isso permite uma troca de marcha mais rápida.
Arrancadas bruscas: Soltar o manete de uma vez submete o sistema de embreagem a grandes esforços comprometendo sua durabilidade. O ideal é soltar devagar e acelerar progressivamente.
Evitando esses vícios você pode reduzir (e muito) o desgaste da embreagem de sua moto.
Utilizando corretamente a embreagem você pode economizar combustível, aumentar o rendimento da moto, evitar oscilações do motor em questão de giro e também, evitar quebra de relação por conta de trancos na embreagem.
Um grande abraço a todos, e espero que a matéria seja de bom proveito para todos.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
Muito bom +1 , nao tinha conhecimento de algumas coisas , otimo topico 8)
Convidad- Convidado
Re: Embreagem, o coração do motor.
Confeço, eu sou um viciado... Mas depois dessa materia, vou acabar com isso.
Re: Embreagem, o coração do motor.
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Outra coisa que ajuda acabar muito com a embreagem, é o sujeito ficar descansando a mão na manete, assim a manete fica meio acionada, enforcando a embreagem, e logo logo ela acaba.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Outra coisa que ajuda acabar muito com a embreagem, é o sujeito ficar descansando a mão na manete, assim a manete fica meio acionada, enforcando a embreagem, e logo logo ela acaba.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
è isso ae , Por curiosidade qual a média de vida de uma embreagem ? usando-a corretamente ?
Convidad- Convidado
Re: Embreagem, o coração do motor.
A embreagem de moto dura em média 70.000/80.000 KK, média, podendo durar mais ou menos.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
KKKKKKKKKKKKKKKK
Um ponto a seu favor BPMW, é a sua troca de óleo em menos tempo, isso ajuda a embreagem a trabalhar sempre em boas condições, oleo limpo, oleo novo, e sempre limpa.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Um ponto a seu favor BPMW, é a sua troca de óleo em menos tempo, isso ajuda a embreagem a trabalhar sempre em boas condições, oleo limpo, oleo novo, e sempre limpa.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
Desta forma, espero ter que trocar a embreagem quando chegar aos 100mil km/rodados.
Oleo de mil em mil (eu recomendo). Yamalube, sempre!
Oleo de mil em mil (eu recomendo). Yamalube, sempre!
Re: Embreagem, o coração do motor.
NOSSA, depois de ler tudo isso, acho que eu "fod1" com a minha embreagem! koaPSKAS
quando eu to em algum morro com garupa, se eu saiu normal sem queimar a embreagem, parece que vai "quebrar" a transmissão, é estranho!
"""Segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios. """
Isso ai seria o FREIO MOTOR? eu uso de vez em quando...
quando eu to em algum morro com garupa, se eu saiu normal sem queimar a embreagem, parece que vai "quebrar" a transmissão, é estranho!
"""Segurar a moto na embreagem: Equilibrar o peso da moto com a força do motor em rampas utilizando a embreagem em deslizamento controlado - "queimando embreagem" - é prática que pode consumir os discos em pouco tempo. Prefira usar os freios. """
Isso ai seria o FREIO MOTOR? eu uso de vez em quando...
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
Re: Embreagem, o coração do motor.
tambem sou viciado em algumas questões... kkkkkk
ótimo topico, parabens!
+1
Re: Embreagem, o coração do motor.
Brn_YFactorED é como se você fosse usar o freio de mão em um carro na ladeira, entende?
Segure o freio traseiro ou dianteiro, e vá soltando a embreagem, quando a moto assentar você arranca e pronto, não queima a embreagem e a moto sai sem voltar.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Segure o freio traseiro ou dianteiro, e vá soltando a embreagem, quando a moto assentar você arranca e pronto, não queima a embreagem e a moto sai sem voltar.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
aa entendi Costalonga...
é que eu aprendi a andar de moto e carro sem usar os freios parar sair, sempre controlando na embreagem...
vou ver se eu consigo! kAOPSKA
valeu cara, abraço
é que eu aprendi a andar de moto e carro sem usar os freios parar sair, sempre controlando na embreagem...
vou ver se eu consigo! kAOPSKA
valeu cara, abraço
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
Re: Embreagem, o coração do motor.
Eu também, nunca gostei, mas tem lugares que você fica obrigado a recorrer, já teve dia de catingar embreagem por conta de não usar o freio, e outra, eu faço 200 manobras, mas não fico passando em lugar que eu sei que vai forçar a embreagem.
Já deixei de comprar apartamento por conta da saida da garagem ser uma rampa, ai pra você sair pra rua tem que fica forçando o carro todo dia.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Já deixei de comprar apartamento por conta da saida da garagem ser uma rampa, ai pra você sair pra rua tem que fica forçando o carro todo dia.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
rss oloco heim, deixou de comprar AP pra não forçar a embreagem rsss
Eu moro em uma "subidA" e muitas vezes invez de ir por cima, eu vou por baixo pra não forçar nada, ainda mais com a moto fria rsssss
abraço
Eu moro em uma "subidA" e muitas vezes invez de ir por cima, eu vou por baixo pra não forçar nada, ainda mais com a moto fria rsssss
abraço
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
Re: Embreagem, o coração do motor.
Sério, imagina todo dia você ter que sair forçando a embreagem, num há embreagem que resista.
Outra coisa que faz embreagem ir embora é calço de motor e caixa ruins.
Eles ficam vibrando, e toda vez que você força o motor vai trepidar, balançando a embreagem, isso acaba com ela.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Outra coisa que faz embreagem ir embora é calço de motor e caixa ruins.
Eles ficam vibrando, e toda vez que você força o motor vai trepidar, balançando a embreagem, isso acaba com ela.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
é verdade...mas fazer o que é, a gente não pode ter muita "paranóia" com esse tipo de coisa, ainda mais no BRASIL, onde tudo é "complicado" se é que me entende...
bom, to saindo, vo procura uns mini manete e um outro tank pad mais bonito!
abraço, valeu pelas respostas!
fui!
bom, to saindo, vo procura uns mini manete e um outro tank pad mais bonito!
abraço, valeu pelas respostas!
fui!
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
Re: Embreagem, o coração do motor.
Ótimo tópico André!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Embreagem, o coração do motor.
Valeu Xann, o meu interesse é trazer conteudo ao fórum, pois assim agente ajuda tanto a quem é parceiro do fórum, como algum visitante que acaba se interessando e ajudando aumentar essa familia, porque pra mim, esse fórum é como se fosse uma familia, a galera unida, e sempre um ajudando o outro, pode até não saber, mas procura algum jeito de ajudar.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
André, depois de ler a matéria sobre embreagem eu tenho nova teoria praqueles "tranquinhos" no primeiro engate, mas vou comentar lá no tópico específico se não cortam o meu pescoço hehe!
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Embreagem, o coração do motor.
Xann, não sei se tu já leu o tópico Aditivo no Óleo, esse aditivo de que falo no tópico é especial para moto, e eu coloquei um aditivo na Pop que agente tem aqui na empresa, claro, Pop num é moto, é mobilete, mas fico muito mais fácil de passar as marchas do que antes.
Dá uma lida nesse tópico e depois me fala o que achou.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Dá uma lida nesse tópico e depois me fala o que achou.
Um grande abraço.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
aki temos cada enciclopédia kkk é Xann é costalonga kkkkk
Aprendi muito nesse topico
Aprendi muito nesse topico
Rafael Factor- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 25/10/2010
Localização : Cajati-SP
Mensagens : 414
Re: Embreagem, o coração do motor.
tomei um susto ontem a noite!
a moto tava segurando a marcha... eu olhei oleo olhei tudo tirei tampa do pião...
pensei que a moto tava sem olho quando olhei era o pedalzinho de marcha enconstrando ali no motor...
kkkk
tava travando a marcha so quando subia a marcha...
fiquei doidinho pensando que era embreagem fiz de tudo veio... kkkkk
Agora ta suave desimpenei ele i ficou suave!
(L)
a moto tava segurando a marcha... eu olhei oleo olhei tudo tirei tampa do pião...
pensei que a moto tava sem olho quando olhei era o pedalzinho de marcha enconstrando ali no motor...
kkkk
tava travando a marcha so quando subia a marcha...
fiquei doidinho pensando que era embreagem fiz de tudo veio... kkkkk
Agora ta suave desimpenei ele i ficou suave!
(L)
Convidad- Convidado
Re: Embreagem, o coração do motor.
Não há nada melhor que um vídeo, correto (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=RKzowCJG7WA
https://www.youtube.com/watch?v=RKzowCJG7WA
Convidad- Convidado
Re: Embreagem, o coração do motor.
Hmmm eu acho que eu faço quase tudo certinho..rsrs
Só não jogo no neutro quando estou no semáforo, mas é uma prática que vou adotar.. hehe
Só não jogo no neutro quando estou no semáforo, mas é uma prática que vou adotar.. hehe
Re: Embreagem, o coração do motor.
Interessante o vídeo, pena mesmo estar em Inglês, mas parece que não é bom colocar aditivos no óleo pra não causar o "deslize" da embreagem né?
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Embreagem, o coração do motor.
Xann, eu entendo assim, o aditivo tem a principal função de "grudar" em peças metalicas [atração polar] então como a embreagem é de ceramica ou de fibra isso não tem problema, não irá deslizar, a menos que você coloque mais do que o indicado, ou use um aditivo impróprio pra moto.
Eu conheço um cara que coloca óleo SAE 40 [motor Diesel] na Falcon dele, e ela já rodo foi é muita KM e nunca abriu motor pra mexer em nada, sendo que o óleo 40 é bem espesso e de um tipo de lubrificação diferente do óleo correto pra moto, mas também a Falcon tem um sistema de lubrificação diferente, mas a embreagem trabalha no mesmo óleo do motor que nem a Factor, e se comportou muito bem com o óleo utilizado.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Eu conheço um cara que coloca óleo SAE 40 [motor Diesel] na Falcon dele, e ela já rodo foi é muita KM e nunca abriu motor pra mexer em nada, sendo que o óleo 40 é bem espesso e de um tipo de lubrificação diferente do óleo correto pra moto, mas também a Falcon tem um sistema de lubrificação diferente, mas a embreagem trabalha no mesmo óleo do motor que nem a Factor, e se comportou muito bem com o óleo utilizado.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Embreagem, o coração do motor.
Complementando:
O que prejudica sua embreagem?
Existem
diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido
particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos
de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a
utilização e a vida útil da embreagem:
- Utilize o pedal da
embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista
descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento do sistema e um
desgaste prematuro dos componentes;
- nunca segure o veículo numa
rampa utilizando a embreagem como freio; este hábito causa um desgaste
excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo;
-
não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do
veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida
útil da mesma;
- não acione e desacione bruscamente a embreagem
para aumentar o toque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar
em uma velocidade compatível;
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas;
- nunca saia com o veículo em segunda marcha;
- evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor.
Pedal duro e ruídos
Substituir o conjunto de embreagem não se trata apenas de retirar o
platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no
lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que se desgastam
simultaneamente e, portanto, não devem ser esquecidos.
Problemas
de esforço excessivo de pedal e ruídos de acionamento, por exemplo,
estão relacionados a componentes que formam o sistema de acionamento da
embreagem.
Por esse motivo o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessário.
Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem dura e ruídos de acionamento:
-
Desgaste ou deformação ao longo do tubo guia (moringa) – o desgaste do
tubo poderá gerar o acionamento irregular do rolamento causando ruídos;
-
desgaste nas hastes do garfo de acionamento – num garfo em boas
condições de uso, a área de contato com o rolamento deve estar
arredondada.
Fonte: Webmotors.
O que prejudica sua embreagem?
Existem
diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido
particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos
de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a
utilização e a vida útil da embreagem:
- Utilize o pedal da
embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista
descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento do sistema e um
desgaste prematuro dos componentes;
- nunca segure o veículo numa
rampa utilizando a embreagem como freio; este hábito causa um desgaste
excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo;
-
não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do
veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida
útil da mesma;
- não acione e desacione bruscamente a embreagem
para aumentar o toque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar
em uma velocidade compatível;
- não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas;
- nunca saia com o veículo em segunda marcha;
- evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor.
Pedal duro e ruídos
Substituir o conjunto de embreagem não se trata apenas de retirar o
platô, disco e rolamento usados e simplesmente colocar outros novos no
lugar. Junto da embreagem existem vários componentes que se desgastam
simultaneamente e, portanto, não devem ser esquecidos.
Problemas
de esforço excessivo de pedal e ruídos de acionamento, por exemplo,
estão relacionados a componentes que formam o sistema de acionamento da
embreagem.
Por esse motivo o aplicador profissional verifica todos os componentes envolvidos e os substitui sempre que necessário.
Fique atento aos principais causadores de pedal de embreagem dura e ruídos de acionamento:
-
Desgaste ou deformação ao longo do tubo guia (moringa) – o desgaste do
tubo poderá gerar o acionamento irregular do rolamento causando ruídos;
-
desgaste nas hastes do garfo de acionamento – num garfo em boas
condições de uso, a área de contato com o rolamento deve estar
arredondada.
Fonte: Webmotors.
Re: Embreagem, o coração do motor.
parabens costalonga pela materia muito boa
eu tenho um vicio danado de andar segurando a embreagem acelero um pouco e aciono a danda, mas tou tentando mundar ta dificio mas vou tira esse vicio
eu tenho um vicio danado de andar segurando a embreagem acelero um pouco e aciono a danda, mas tou tentando mundar ta dificio mas vou tira esse vicio
val andrade- User
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