Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37
Em cenário de acidente: o que fazer?
+8
Mat
Googa
Allex
GILIARD
fps_teco
Bruno
@BPMW20
icaro chagas
12 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Em cenário de acidente: o que fazer?
Já se viu envolvido num cenário de acidente? Já foi vítima ou já socorreu vítimas de acidentes? Certo é que eles acontecem sem pré-aviso. E quando nos vemos envolvidos, muitas vezes, não sabemos o que fazer. Já há alguns anos, houve uma Conferência sobre Segurança no Motociclismo nos Estados Unidos. Um instrutor, de nome Slider Gilmore, fez uma comunicação acerca das atitudes a tomar perante uma cena de acidente. De seguida, pode conhecer as medidas recomendadas por Slider Gilmore.
1>>> Mantenha a calma... Pense!
Em caso de acidente a adrenalina dispara. Mas o mais importante, aliás fundamental, é que alguém consiga manter a calma. Se vir um acidente, pare e respire fundo. vai ajudá-lo a manter a calma. A imagem de alguém demasiado nervoso ou histérico não ajuda ninguém.
2>>> Estabeleça comunicação com a vítima e tente acalmá-la (se possível)
Depois de sofrer um acidente, qualquer ser humano estará confuso e com medo. Provavelmente não se deram conta de como tudo aconteceu. Muitas vezes a única coisa em que pensam é no estado da moto. É importante reconfortar a vítima e tentar fazer com que não se mexa ou tente alcançar a moto. Diga algo do gênero: " Você teve um acidente de moto. É importante que não tente mexer-se. O meu nome é José (p.e.) e a ambulância está a caminho."
Cuidado com o que diz perto da vítima, mesmo que esteja inconsciente. A audição funciona num estado de inconsciência e se algo de alarmante for dito, a vítima poderá registrar e só lhe fará mal. Tente transparecer calma para reduzir o pânico de todos os presentes.
3>>> Fatores de segurança
Em cenários de acidente muitas coisas podem acontecer ao mesmo tempo. Mantenha a segurança em mente.
>>Trânsito - Se estiver alguém disponível peça a duas pessoas que se mantenham nas extremidades do local a indicar o caminho aos que passam. Especialmente se o acidente ocorrer perto de uma curva, pois os condutores de outros veículos podem não ter tempo de parar depois de ver os obstáculos.
>>Materiais Perigosos ( óleos, combustíveis, etc.) - As pessoas e os veículos podem escorregar nestes materiais. Imagine-se se os técnicos escorregam enquanto transportam a vítima... só iria piorar a situação! Como será difícil limpar o local, convém assinalar onde está.
>>Cabos de alta-tensão - Se os cabos estão à volta ou perto da vítima, a equipe de salvamento poderá não conseguir chegar à vítima até que sejam desativados. É importante contatar a empresa local, para que a mesma os desative. Se esse contato só for feito após a ambulância chegar, desperdiça-se tempo precioso da "Hora Dourada".
>>Fogo- As pessoas tendem a fumar mais quando está sob stress. Peça às pessoas que não fumem ou que se afastem dos materiais inflamáveis e das motos.
4>>> A pessoa com melhores conhecimentos de primeiros socorros deve atender a vítima
Assumindo que a vítima está no chão, a pessoa deve sentar-se atrás da cabeça e estabilizá-la, de modo a evitar movimentos desnecessários (segurar a cabeça, p.e.). Assuma que a vítima poderá ter traumatismos a nível da cabeça ou da coluna vertebral e que qualquer movimento poderá causar a paralisia. Essa pessoa deve verificar constantemente o seguinte:
>> Urgência - Tente verificar a gravidade dos ferimentos
>>Vias Respiratórias - Tem gravilha no capacete ou algo na garganta a impedir a entrada do ar? Tente desbloquear imediatamente sem retirar o capacete.
>>Respiração - A vítima respira? Determine pela audição, observe o peito, etc.
>>Imobilização da Espinha Cervical - Segure a cabeça da vítima. Se a vítima estiver consciente peça que fale sem mexer a cabeça. Assuma sempre que pde haver uma lesão da cabeça ou da coluna cervical.
5>>> As 3 perguntas
Pergunte as seguintes questões à vítima e registre as respostas:
>> Como se chama?
>>Onde está?
>>Em que dia da semana estamos?
6>>> Se a respiração está normal NÃO TENTE RETIRAR O CAPACETE !!!
7>>>Chame a ambulância
Se não poder fazê-lo, peça a alguém que vá a uma casa ou café mais perto para chamar a ambulância...
8>>>O que deverá dizer ao despachante do serviço de emergência:
>>Houve um acidente de moto
>>é necessária uma ambulância
>>o número de feridos e a gravidade dos ferimentos. Podem ser necessárias mais ambulâncias conforme o número de feridos e a gravidade dos ferimentos
>>a localização do acidente
>> a pessoa que telefona deve ser a última a desligar. Poderá ter que dar mais algumas informações.
9>>>registre informações pessoais da vítima (se estiver consciente, pois pode desmaiar)
>>Nome completo
>>Parente mais próximo ( e o contacto)
>>Idade e data de nascimento
>>Médico de família
>>Alergias
>>Se toma algum medicamento ou se é toxicodependente
>>Última refeição e há quanto tempo a tomou
>>Se se recorda como ocorreu o acidente
10>>> Verifique o pulso a cada 5 minutos
Além de verificar o pulso também deve verificar o ritmo da respiração: se é rápida, com dificuldade, um ruído. Pode ser útil aos paramédicos.
11>>> Esteja atento aos sinais de choque
Se verificar os seguintes sinais, a vítima pode estar a entrar em choque:
>>Incapacidade de responder às 3 questões corretamente;
>>Pele pálida e fria
>>Se pressionar a pele com o polegar até ficar branca, ela deverá ficar novamente rosada após 2 segundos. Se levar mais tempo, não é bom sinal.
>>Ao pressionar o pulso não sente as batidas do coração, mas ainda consegue senti-las no pescoço.
Não há muito a fazer depois da vítima entrar em choque, mas ainda assim pode:
>>Desapertar a roupa apertada
>>Manter a vítima quente (mas não demasiado)
>>Controlar as hemorragias (quando existirem)
>>Imobilizar as fraturas - alivia a dor e diminui as hemorragias)
12>>> A ambulância
Quando chegarem os paramédicos informe as circunstâncias do acidente, todas as medidas que tomou e todas as informações que registrou. Não oculte nada. Os paramédicos não são agentes da lei e esconder qualquer informação (como consumo de droga ou álcool) só iria prejudicar a vítima.
<script src='http://img195.imageshack.us/shareable/?i=paramedics.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
"Golden Hour" - Nos E.U.A. é este o termo utilizado pelos técnicos de emergência para descrever a primeira hora após um acidente. Significa "Hora Dourada". Ou seja, uma vítima de acidente tem mais hipóteses de sobrevivência se estiverem na cirurgia no espaço de uma hora após ocorrer o acidente. Quem deve tratar de tudo são os técnicos de emergência médica, mas existem cuidados básicos que qualquer um pode ter até eles chegarem.
"Golden Hour" - Nos E.U.A. é este o termo utilizado pelos técnicos de emergência para descrever a primeira hora após um acidente. Significa "Hora Dourada". Ou seja, uma vítima de acidente tem mais hipóteses de sobrevivência se estiverem na cirurgia no espaço de uma hora após ocorrer o acidente. Quem deve tratar de tudo são os técnicos de emergência médica, mas existem cuidados básicos que qualquer um pode ter até eles chegarem.
1>>> Mantenha a calma... Pense!
Em caso de acidente a adrenalina dispara. Mas o mais importante, aliás fundamental, é que alguém consiga manter a calma. Se vir um acidente, pare e respire fundo. vai ajudá-lo a manter a calma. A imagem de alguém demasiado nervoso ou histérico não ajuda ninguém.
2>>> Estabeleça comunicação com a vítima e tente acalmá-la (se possível)
Depois de sofrer um acidente, qualquer ser humano estará confuso e com medo. Provavelmente não se deram conta de como tudo aconteceu. Muitas vezes a única coisa em que pensam é no estado da moto. É importante reconfortar a vítima e tentar fazer com que não se mexa ou tente alcançar a moto. Diga algo do gênero: " Você teve um acidente de moto. É importante que não tente mexer-se. O meu nome é José (p.e.) e a ambulância está a caminho."
Cuidado com o que diz perto da vítima, mesmo que esteja inconsciente. A audição funciona num estado de inconsciência e se algo de alarmante for dito, a vítima poderá registrar e só lhe fará mal. Tente transparecer calma para reduzir o pânico de todos os presentes.
3>>> Fatores de segurança
Em cenários de acidente muitas coisas podem acontecer ao mesmo tempo. Mantenha a segurança em mente.
>>Trânsito - Se estiver alguém disponível peça a duas pessoas que se mantenham nas extremidades do local a indicar o caminho aos que passam. Especialmente se o acidente ocorrer perto de uma curva, pois os condutores de outros veículos podem não ter tempo de parar depois de ver os obstáculos.
>>Materiais Perigosos ( óleos, combustíveis, etc.) - As pessoas e os veículos podem escorregar nestes materiais. Imagine-se se os técnicos escorregam enquanto transportam a vítima... só iria piorar a situação! Como será difícil limpar o local, convém assinalar onde está.
>>Cabos de alta-tensão - Se os cabos estão à volta ou perto da vítima, a equipe de salvamento poderá não conseguir chegar à vítima até que sejam desativados. É importante contatar a empresa local, para que a mesma os desative. Se esse contato só for feito após a ambulância chegar, desperdiça-se tempo precioso da "Hora Dourada".
>>Fogo- As pessoas tendem a fumar mais quando está sob stress. Peça às pessoas que não fumem ou que se afastem dos materiais inflamáveis e das motos.
4>>> A pessoa com melhores conhecimentos de primeiros socorros deve atender a vítima
Assumindo que a vítima está no chão, a pessoa deve sentar-se atrás da cabeça e estabilizá-la, de modo a evitar movimentos desnecessários (segurar a cabeça, p.e.). Assuma que a vítima poderá ter traumatismos a nível da cabeça ou da coluna vertebral e que qualquer movimento poderá causar a paralisia. Essa pessoa deve verificar constantemente o seguinte:
>> Urgência - Tente verificar a gravidade dos ferimentos
>>Vias Respiratórias - Tem gravilha no capacete ou algo na garganta a impedir a entrada do ar? Tente desbloquear imediatamente sem retirar o capacete.
>>Respiração - A vítima respira? Determine pela audição, observe o peito, etc.
>>Imobilização da Espinha Cervical - Segure a cabeça da vítima. Se a vítima estiver consciente peça que fale sem mexer a cabeça. Assuma sempre que pde haver uma lesão da cabeça ou da coluna cervical.
5>>> As 3 perguntas
Pergunte as seguintes questões à vítima e registre as respostas:
>> Como se chama?
>>Onde está?
>>Em que dia da semana estamos?
6>>> Se a respiração está normal NÃO TENTE RETIRAR O CAPACETE !!!
7>>>Chame a ambulância
Se não poder fazê-lo, peça a alguém que vá a uma casa ou café mais perto para chamar a ambulância...
8>>>O que deverá dizer ao despachante do serviço de emergência:
>>Houve um acidente de moto
>>é necessária uma ambulância
>>o número de feridos e a gravidade dos ferimentos. Podem ser necessárias mais ambulâncias conforme o número de feridos e a gravidade dos ferimentos
>>a localização do acidente
>> a pessoa que telefona deve ser a última a desligar. Poderá ter que dar mais algumas informações.
9>>>registre informações pessoais da vítima (se estiver consciente, pois pode desmaiar)
>>Nome completo
>>Parente mais próximo ( e o contacto)
>>Idade e data de nascimento
>>Médico de família
>>Alergias
>>Se toma algum medicamento ou se é toxicodependente
>>Última refeição e há quanto tempo a tomou
>>Se se recorda como ocorreu o acidente
10>>> Verifique o pulso a cada 5 minutos
Além de verificar o pulso também deve verificar o ritmo da respiração: se é rápida, com dificuldade, um ruído. Pode ser útil aos paramédicos.
11>>> Esteja atento aos sinais de choque
Se verificar os seguintes sinais, a vítima pode estar a entrar em choque:
>>Incapacidade de responder às 3 questões corretamente;
>>Pele pálida e fria
>>Se pressionar a pele com o polegar até ficar branca, ela deverá ficar novamente rosada após 2 segundos. Se levar mais tempo, não é bom sinal.
>>Ao pressionar o pulso não sente as batidas do coração, mas ainda consegue senti-las no pescoço.
Não há muito a fazer depois da vítima entrar em choque, mas ainda assim pode:
>>Desapertar a roupa apertada
>>Manter a vítima quente (mas não demasiado)
>>Controlar as hemorragias (quando existirem)
>>Imobilizar as fraturas - alivia a dor e diminui as hemorragias)
12>>> A ambulância
Quando chegarem os paramédicos informe as circunstâncias do acidente, todas as medidas que tomou e todas as informações que registrou. Não oculte nada. Os paramédicos não são agentes da lei e esconder qualquer informação (como consumo de droga ou álcool) só iria prejudicar a vítima.
Fonte: Moto esporte
icaro chagas- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 22/08/2010
Localização : aracaju-se
Mensagens : 257
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
kkk beleza
mas nao deixe de ler que e interessante
mas nao deixe de ler que e interessante
icaro chagas- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 22/08/2010
Localização : aracaju-se
Mensagens : 257
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
quando meu irmão se acidentou eu logo disse que a moto tava bem, ai ele fico bem tbem...
resumiindo acho que é isso! rss brincadeira
good post!
abraço
resumiindo acho que é isso! rss brincadeira
good post!
abraço
Bruno- User
- Idade : 33
Data de inscrição : 16/10/2009
Localização : Espirito Santo do Pinhal -SP
Mensagens : 260
icaro chagas- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 22/08/2010
Localização : aracaju-se
Mensagens : 257
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
colegas, resumindo o que o icaro expôs(muito bom) é o seguinte:
1 - avalie se a cena oferece segurança pra vc, se positivo, não se aproxime, se negativo aproxime-se(comunicar ao socorro e demais autoridades necessárias);
2 - tente manter a vítima o mais imóvel possível(principalmente cabeça e coluna toda);
3 - verifique se ela tem condição de respirar(se não, tente ajudar ela a ter como respirar);
4 - verifique como está essa respiração(se apresenta barulhos quando respira, se rápido ou não, etc)
5 - verifique se tem pulso e em seguida sem tem hemorragias(se tem hemorragias, tente conter com pano limpo, fazendo pressão no local - desde que não seja fratura ou exposição de órgaos)
6 - durante toda a abordagem tente conversar com a vítima para acalmá-la e mantê-la acordada.
obs.: de acordo com novos estudos, entra em desuso a "hora de ouro" e passa a prevalecer o "tempo de ouro", onde a vítima deve ser estabilizada e removida o mais rápido possível atendendo critérios de Atendimento Pré-Hospitalar.
Qualquer dúvida sobre como proceder em um determinado acidente fico a disposição para esclarecer...
1 - avalie se a cena oferece segurança pra vc, se positivo, não se aproxime, se negativo aproxime-se(comunicar ao socorro e demais autoridades necessárias);
2 - tente manter a vítima o mais imóvel possível(principalmente cabeça e coluna toda);
3 - verifique se ela tem condição de respirar(se não, tente ajudar ela a ter como respirar);
4 - verifique como está essa respiração(se apresenta barulhos quando respira, se rápido ou não, etc)
5 - verifique se tem pulso e em seguida sem tem hemorragias(se tem hemorragias, tente conter com pano limpo, fazendo pressão no local - desde que não seja fratura ou exposição de órgaos)
6 - durante toda a abordagem tente conversar com a vítima para acalmá-la e mantê-la acordada.
obs.: de acordo com novos estudos, entra em desuso a "hora de ouro" e passa a prevalecer o "tempo de ouro", onde a vítima deve ser estabilizada e removida o mais rápido possível atendendo critérios de Atendimento Pré-Hospitalar.
Qualquer dúvida sobre como proceder em um determinado acidente fico a disposição para esclarecer...
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
Putz, no dia que o carro bateu em mim, mau eu parei de rolar no chão e já pulei em pé pra não deixar ele fugir e pra ver a moto como estava
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
obg Giliard pela consideração e falo a todos do clube que nesse tópico, quem tiver alguma dúvida sobre acidentes e o que fazer, principalmente acidentes com motos, tô a disposição...
giliard_drailig escreveu:Valeu Teco! eu tava esperando vc comentar aqui!!
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
As dicas obviamente são interessantes mas são procedimentos, em sua maioria, executados pelo resgate.
Ao meu ver, como aluno de curso de socorrista do Corpo de Bombeiros, pra um leigo o mais importante é:
> Ligar para o serviço de emergência;
> Parar o seu veículo de modo que ofereça alguma segurança à vítima e a você mesmo;
> Não mexer na vítima, no máximo estabilizar a cervical segurando com uma mão na altura da testa e a outra no ombro pra que a vítima não fique se movimentando,
> Tentar acalmar a vítima, caso esteja consciente e no mais...aguardar.
> Lembrem-se que a vítima pode estar expelindo secreção, vômito, sangue e tudo isso é material de contaminação, na tentativa de ajudar vocês podem se contaminar.
Obviamente qualquer procedimento técnico, como os proferidos acima devem ser feitos desde que se tenha certeza do que está fazendo e lembrando que ao fazê-lo estará assumindo riscos.
Ao meu ver, como aluno de curso de socorrista do Corpo de Bombeiros, pra um leigo o mais importante é:
> Ligar para o serviço de emergência;
> Parar o seu veículo de modo que ofereça alguma segurança à vítima e a você mesmo;
> Não mexer na vítima, no máximo estabilizar a cervical segurando com uma mão na altura da testa e a outra no ombro pra que a vítima não fique se movimentando,
> Tentar acalmar a vítima, caso esteja consciente e no mais...aguardar.
> Lembrem-se que a vítima pode estar expelindo secreção, vômito, sangue e tudo isso é material de contaminação, na tentativa de ajudar vocês podem se contaminar.
Obviamente qualquer procedimento técnico, como os proferidos acima devem ser feitos desde que se tenha certeza do que está fazendo e lembrando que ao fazê-lo estará assumindo riscos.
Googa- User
- Idade : 44
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Maceió/AL
Mensagens : 11
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
É uma situação difícil, não somos "treinados" para fazer tudo...
Então iria no básico como já falado:
- nunca mexa na vítima, verifique o estado dela e ligue pra emergência(acho que o Samu é 192 né?);
- se a vitima estiver falando converse com ela mas se vc tiver sozinho fica meio complicado pois deveria ir antes do acidente e alertar aos motoristas que estão vindo em direção caso esteja em uma rodovia;
- se na cidade fica mais tranquilo, converse com a vitima, não dê água ou qualquer coisa parecida caso ela esteja com sede;
- ajude pois 1 dia você pode ser a vítima
é 192 mesmo depois de ver a foto dofps_teco, rsrsrs
fps_teco, eu não tenho "sangue frio" para ficar olhando a vítima e talz pra fazer isso tudo que disse(depende muito de cada um); lógico que se eu estiver sozinho no local e mais ninguém, do outro lado da linha o(a) atendente da emergência me falar pra ir fazendo algum procedimento a gente acaba sendo "forçado" a esquecer de certas coisas e ajudar este próximo da melhor forma.
Não sei se entendeu meu ponto de vista...
Então iria no básico como já falado:
- nunca mexa na vítima, verifique o estado dela e ligue pra emergência(acho que o Samu é 192 né?);
- se a vitima estiver falando converse com ela mas se vc tiver sozinho fica meio complicado pois deveria ir antes do acidente e alertar aos motoristas que estão vindo em direção caso esteja em uma rodovia;
- se na cidade fica mais tranquilo, converse com a vitima, não dê água ou qualquer coisa parecida caso ela esteja com sede;
- ajude pois 1 dia você pode ser a vítima
é 192 mesmo depois de ver a foto dofps_teco, rsrsrs
fps_teco, eu não tenho "sangue frio" para ficar olhando a vítima e talz pra fazer isso tudo que disse(depende muito de cada um); lógico que se eu estiver sozinho no local e mais ninguém, do outro lado da linha o(a) atendente da emergência me falar pra ir fazendo algum procedimento a gente acaba sendo "forçado" a esquecer de certas coisas e ajudar este próximo da melhor forma.
Não sei se entendeu meu ponto de vista...
Mat- User
- Idade : 36
Data de inscrição : 31/01/2010
Localização : Duque de Caxias - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagens : 306
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
NÃO PODENDO ESQUECER DE SINALIZAR UNS 30m DE DISTÃNCIA SE NÃO VEM UM DESATENTO E CAUSA MAIS ACIDENTE!
Convidad- Convidado
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
eu não quero levantar discussão, mas procedimentos assim deveriam ser passado para todos que se preocupam com si e com o próximo, deveria ser matéria de escola, à exemplo dos EUA. A visão de que determinados procedimentos devem ser executados somente pelo resgate, pode sim contribuir para "involução" do estado geral da vítima, concordo que o que foi citado acima por mim só deve ser feito se tiver a plena segurança de tal, se não tem, o melhor a fazer é seguir a orientação do googa, mas o bom seria que nós motoqueiros tivessemos treinamento de suporte básico à vida, onde orientações como as mensionadas por mim acima são vistas de forma teórica e prática, eu sempre que posso ajudo a repassar essas informações e ajudo a treinar pessoas para estarem melhor preparadas para situações assim, um exemplo de que um simples gesto de ajuda pode salvar alguém foi uma colisão auto x motocicleta onde o motoqueiro morreu por asfixia e afogamento, o procedimento que poderia salvá-lo era simples: soltar a sinta do capacete, levantar a viseira do capacete e com um pano limpo e mãos envolvidas em saco plástico, retirar o excesso de sangue que estava em seu rosto, mas o simples fato de não ter feito nada a não ser deixá-lo quieto e chamar o serviço de pré-hospitalar(SAMU ou CB) não foi suficiente. Pensem nisso.
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
Mat escreveu:É uma situação difícil, não somos "treinados" para fazer tudo...
[...]
é 192 mesmo depois de ver a foto dofps_teco, rsrsrs
[...]
192 tem competência para casos clínicos, resgate e trauma é competência do 193 Corpo de Bombeiros
Acredito que na cidade de vocês seja como aqui em Maceió, existe uma central que recebe todas as ligações de emergência, no entanto, o SAMU não faz parte e recebe suas ligações em sua sede. Portanto, num caso de trauma, cada segundo é importante e o tempo que o samu vai levar pra contatar o Corpo de Bombeiros ou o tempo que o solicitante vai ter pra refazer a ligação para o número certo pode significar a vida da vítima.
Googa- User
- Idade : 44
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Maceió/AL
Mensagens : 11
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
fps_teco escreveu:eu não quero levantar discussão, mas procedimentos assim deveriam ser passado para todos que se preocupam com si e com o próximo, deveria ser matéria de escola, à exemplo dos EUA. A visão de que determinados procedimentos devem ser executados somente pelo resgate, pode sim contribuir para "involução" do estado geral da vítima, concordo que o que foi citado acima por mim só deve ser feito se tiver a plena segurança de tal, se não tem, o melhor a fazer é seguir a orientação do googa, mas o bom seria que nós motoqueiros tivessemos treinamento de suporte básico à vida, onde orientações como as mensionadas por mim acima são vistas de forma teórica e prática, eu sempre que posso ajudo a repassar essas informações e ajudo a treinar pessoas para estarem melhor preparadas para situações assim, um exemplo de que um simples gesto de ajuda pode salvar alguém foi uma colisão auto x motocicleta onde o motoqueiro morreu por asfixia e afogamento, o procedimento que poderia salvá-lo era simples: soltar a sinta do capacete, levantar a viseira do capacete e com um pano limpo e mãos envolvidas em saco plástico, retirar o excesso de sangue que estava em seu rosto, mas o simples fato de não ter feito nada a não ser deixá-lo quieto e chamar o serviço de pré-hospitalar(SAMU ou CB) não foi suficiente. Pensem nisso.
Pois é Teco, governo vive arrumando coisa pra complicar a vida da gente (motociclistas), é proibir andar no corredor, é faixa luminosa é meio mundo de frescura que na prática não surte muito efeito.... Um curso básico de atendimento pré hospitalar, pago pelo detran com o tanto de dinheiro que comem da gente nos emplacamentos, poderia fazer a diferença pra muitos acidentados.
Googa- User
- Idade : 44
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Maceió/AL
Mensagens : 11
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
googa, só por curiosidade, se puder dá uma olhadinha na portaria 2048 do MS que reje o que se diz respeito a Urgência e Emergência blza, porque não existe isso de trauma ser somente competência do corpo de bombeiros, o que é competência de vocês é resgatar, ou seja aplicar técnicas específicas para retirar a vítima de um ambiente que oferece risco emitente, com uso de equipamentos específico, aí sim é competência do 193, a partir dai, pre-supondo que pode-se ou não ser uma vítima grave, analisa-se a necessidade de acionar uma USB ou Unidade de Suporte Avançado (USA) do 192, por questão de reposição volêmica ou qualquer outro recurso invasivo, ou é necessário apenas transportar para um hospital de trauma de referência
Outra coisa, concordo com você que cada minuto no tempo resposta do atendimento ao trauma é de extrema importância, mas afirmo que ambas as instituições são habilitadas para abordagem a um paciente vitima de um trauma seja ele qual fôr, o que vai dizer se é o CB que aborda de início ou é o SAMU192 é a cinemática. (para uso de equipamento específico de salvamento ou não)
Agora, fato aqui ficou claro que existe uma rivalidade por sua parte ou da sua corporação e o que falta a você é o conhecimento de causa.
A nossa missão é ajudar e não competir, sendo assim, é necessário a integração dos serviços e não atitudes corporativistas.
Além de socorrer devemos sim ensinar procedimentos simples e de fácil execução para a população, pois por melhor que seja o serviço ou país a viatura de emergência vai demorar no mínimo 5 min, tempo suficiente para haver complicações e morte de neurônios.
Vamos nos unir.
Outra coisa, concordo com você que cada minuto no tempo resposta do atendimento ao trauma é de extrema importância, mas afirmo que ambas as instituições são habilitadas para abordagem a um paciente vitima de um trauma seja ele qual fôr, o que vai dizer se é o CB que aborda de início ou é o SAMU192 é a cinemática. (para uso de equipamento específico de salvamento ou não)
Agora, fato aqui ficou claro que existe uma rivalidade por sua parte ou da sua corporação e o que falta a você é o conhecimento de causa.
A nossa missão é ajudar e não competir, sendo assim, é necessário a integração dos serviços e não atitudes corporativistas.
Além de socorrer devemos sim ensinar procedimentos simples e de fácil execução para a população, pois por melhor que seja o serviço ou país a viatura de emergência vai demorar no mínimo 5 min, tempo suficiente para haver complicações e morte de neurônios.
Vamos nos unir.
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
Olha de boa ... como foi meu primeiro acidente,na hora que caí logo levantei e soltei a presilha e arrankei o capacete e sentei...(os bombeiros me xingaram moooito-fikaram bravos...).
O FDM que me bateu(que toda semana sofre acidente) ficou paradinho no chao-pensei que ele estava morto até!- ele tem os dons de cair já,sabe até como agir....não arrancou capacete,não se moveu...
O pessoal que trabalha comigo tb fizeram errado...tentaram me levantar(eu com fratura hahaha) como doía de mais resolvi fikar sentada ali no meio da gasolina mesmo....
No hospital ouvi um descurso público do médico...
Falando dos procedimentos e etc...
Né brinquedo não...mas na hora vc age por adrenalina pura...
Os bombeiros fizerem um exelente trabalho no meu caso(apesar de cortarem meu Nike Novinhu...) eu sou muito grata!!Me acalmaram muito...
O pessoal do P.S. também foram muuuuittoooo legais...
Acho que foram fundamentais....
Mesmo meu acidente sendo de pequeno porte fui super cuidada!!!!
O FDM que me bateu(que toda semana sofre acidente) ficou paradinho no chao-pensei que ele estava morto até!- ele tem os dons de cair já,sabe até como agir....não arrancou capacete,não se moveu...
O pessoal que trabalha comigo tb fizeram errado...tentaram me levantar(eu com fratura hahaha) como doía de mais resolvi fikar sentada ali no meio da gasolina mesmo....
No hospital ouvi um descurso público do médico...
Falando dos procedimentos e etc...
Né brinquedo não...mas na hora vc age por adrenalina pura...
Os bombeiros fizerem um exelente trabalho no meu caso(apesar de cortarem meu Nike Novinhu...) eu sou muito grata!!Me acalmaram muito...
O pessoal do P.S. também foram muuuuittoooo legais...
Acho que foram fundamentais....
Mesmo meu acidente sendo de pequeno porte fui super cuidada!!!!
Convidad- Convidado
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
fps_teco escreveu:googa, só por curiosidade, se puder dá uma olhadinha na portaria 2048 do MS que reje o que se diz respeito a Urgência e Emergência blza, porque não existe isso de trauma ser somente competência do corpo de bombeiros, o que é competência de vocês é resgatar, ou seja aplicar técnicas específicas para retirar a vítima de um ambiente que oferece risco emitente, com uso de equipamentos específico, aí sim é competência do 193, a partir dai, pre-supondo que pode-se ou não ser uma vítima grave, analisa-se a necessidade de acionar uma USB ou Unidade de Suporte Avançado (USA) do 192, por questão de reposição volêmica ou qualquer outro recurso invasivo, ou é necessário apenas transportar para um hospital de trauma de referência
Outra coisa, concordo com você que cada minuto no tempo resposta do atendimento ao trauma é de extrema importância, mas afirmo que ambas as instituições são habilitadas para abordagem a um paciente vitima de um trauma seja ele qual fôr, o que vai dizer se é o CB que aborda de início ou é o SAMU192 é a cinemática. (para uso de equipamento específico de salvamento ou não)
Agora, fato aqui ficou claro que existe uma rivalidade por sua parte ou da sua corporação e o que falta a você é o conhecimento de causa.
A nossa missão é ajudar e não competir, sendo assim, é necessário a integração dos serviços e não atitudes corporativistas.
Além de socorrer devemos sim ensinar procedimentos simples e de fácil execução para a população, pois por melhor que seja o serviço ou país a viatura de emergência vai demorar no mínimo 5 min, tempo suficiente para haver complicações e morte de neurônios.
Vamos nos unir.
Eu conheço a portaria, colega. Já reli meu texto e continuo acreditando que não fui corporativista, como não sou. Talvez pudesse ter sido mais claro. Eu não falei em SOMENTE um ou o outro ter determinada competência só quis dizer que na prática é mais ou menos daquele jeito que funciona, salientando que a ideia do tópico era dar noções aos leigos e para esses quando precisarem do serviço de emergência, não percam tempo.
Já pensou se a gente tira agora pra explicar cinemática do trauma nesse tópico? rsrsrs
Outra coisa, vê se não acusa a corporação da próxima vez, EU falei e EU vim desfazer o mal entendido que gerei com minha frase. Você é que veio com pedras na mão pra uma discussão tão salutar quanto essa. Se você já sofreu por atitudes corporativas ou discriminatórias, lembre que existem bons e maus profissionais, corporativistas ou não em todas as profissões. E lembra, quando o bicho pega vai a gente, vai vocês... vai todo mundo e o objetivo é um só.
Abraço
Googa- User
- Idade : 44
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Maceió/AL
Mensagens : 11
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
blza, agora sim chegamos a um denominador comum... não queria discutir googa, mas como tenho um certo tempo na instituição em que estou e já passei muito tempo no CB(+ de 2 anos), vi muito boicote por parte de profissionais do CB, nossa missão é um dom, que não é pra todos, vamos de grão em grão acabar com isso de bombeiro é melhor ou samu192 é melhor, cada um é bom no que faz dentro de sua especialidade e serviço pré-hospitalar de primeira é quando as duas instituições trabalham unidas em prol de um único objetivo: salvar vidas, agora, como você citou, tem profissionais e profissional, mas deixa quieto, que cada instituição tome conta de suas crias, rsrsrs, vamos "juntos" tentar passar aquilo que for melhor para os nossos colegas daqui, e se fui meio chato, peço desculpas, mas defendo minha profissão, rsrsrs como ví que você é daqui de Maceió, qualquer dia desses vamos marcar pra trocar idéias não somente sobre pré-hospitalar mas como de motos também. forte abraço.
Googa escreveu:fps_teco escreveu:googa, só por curiosidade, se puder dá uma olhadinha na portaria 2048 do MS que reje o que se diz respeito a Urgência e Emergência blza, porque não existe isso de trauma ser somente competência do corpo de bombeiros, o que é competência de vocês é resgatar, ou seja aplicar técnicas específicas para retirar a vítima de um ambiente que oferece risco emitente, com uso de equipamentos específico, aí sim é competência do 193, a partir dai, pre-supondo que pode-se ou não ser uma vítima grave, analisa-se a necessidade de acionar uma USB ou Unidade de Suporte Avançado (USA) do 192, por questão de reposição volêmica ou qualquer outro recurso invasivo, ou é necessário apenas transportar para um hospital de trauma de referência
Outra coisa, concordo com você que cada minuto no tempo resposta do atendimento ao trauma é de extrema importância, mas afirmo que ambas as instituições são habilitadas para abordagem a um paciente vitima de um trauma seja ele qual fôr, o que vai dizer se é o CB que aborda de início ou é o SAMU192 é a cinemática. (para uso de equipamento específico de salvamento ou não)
Agora, fato aqui ficou claro que existe uma rivalidade por sua parte ou da sua corporação e o que falta a você é o conhecimento de causa.
A nossa missão é ajudar e não competir, sendo assim, é necessário a integração dos serviços e não atitudes corporativistas.
Além de socorrer devemos sim ensinar procedimentos simples e de fácil execução para a população, pois por melhor que seja o serviço ou país a viatura de emergência vai demorar no mínimo 5 min, tempo suficiente para haver complicações e morte de neurônios.
Vamos nos unir.
Eu conheço a portaria, colega. Já reli meu texto e continuo acreditando que não fui corporativista, como não sou. Talvez pudesse ter sido mais claro. Eu não falei em SOMENTE um ou o outro ter determinada competência só quis dizer que na prática é mais ou menos daquele jeito que funciona, salientando que a ideia do tópico era dar noções aos leigos e para esses quando precisarem do serviço de emergência, não percam tempo.
Já pensou se a gente tira agora pra explicar cinemática do trauma nesse tópico? rsrsrs
Outra coisa, vê se não acusa a corporação da próxima vez, EU falei e EU vim desfazer o mal entendido que gerei com minha frase. Você é que veio com pedras na mão pra uma discussão tão salutar quanto essa. Se você já sofreu por atitudes corporativas ou discriminatórias, lembre que existem bons e maus profissionais, corporativistas ou não em todas as profissões. E lembra, quando o bicho pega vai a gente, vai vocês... vai todo mundo e o objetivo é um só.
Abraço
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
Tudo certo Teco, nada como um post atrás do outro...kkkk
AH! Nada de falar de trabalho pelo amor de Deus.. rsrsrsr
AH! Nada de falar de trabalho pelo amor de Deus.. rsrsrsr
Googa- User
- Idade : 44
Data de inscrição : 07/02/2010
Localização : Maceió/AL
Mensagens : 11
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
Beleza galera, agora vamos tomar uma gelada e tá tudo certo , aqui definitivamente não é o melhor lugar pra discutirem sobre trabalho hehe! Com certeza cada um tem sua competência e são bem reconhecidos por isso, e no final o objetivo é sempre o mesmo, SALVAR VIDAS
Estão todos dois de parabéns pelos seus trabalhos
Estão todos dois de parabéns pelos seus trabalhos
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
Pimeiramente boa noite!
Como fiquei muito tempo sem postar aqui, meu cadastro foi desativado e to começando outro agora...
Mas falando do tópico, outra questão importante é... e quando VOCÊ for a maior vítima?
Claro, porque tenho certeza q 90% das pessoas desse fórum com mais de 5 anos de pilotagem já devem ter sofrido algum acidente... é algo "normal" devido aos riscos e blá blá blá...
A questão maior pra mim é... como você reage quando vai pro chão?
Dois dias arás tava descendo a Jacu - Pêssego (Zona Leste de São paulo, quem conhece sabe da quantidade de carretas, carros e acidentes devido à alta velocidade) e um senhorzinho em um Palio simplesmesnte decidiu fazer um retorno na avenida para o lado esquerdo (bom onde eu estava). Aquela coisa clássica de ligar a seta e já ir virando. Resultado... fui pro chão... à uns 80 por hora... iai? A primeira reação é logo levantar... pois a moto caiu parcialmente em cima de mim... e a primeira coisa q vem a cabeça é tirar a moto para não se queimar ou vir algum outro carro e te pegar... e logo q levantei fiquei andando de um lado pra outro SEM SABER OQ FAZER... DESESPERADO... com certeza era a adrenalina... nem fui ver o motorista do carro, a moto, nada...
Resumindo... quando se cai de moto... oq a gente deve fazer para não piorar nossa própria situação? Pq eu naum deveria fazer oq eu fiz, porém a adrenalina fala muito mais alto.
Como fiquei muito tempo sem postar aqui, meu cadastro foi desativado e to começando outro agora...
Mas falando do tópico, outra questão importante é... e quando VOCÊ for a maior vítima?
Claro, porque tenho certeza q 90% das pessoas desse fórum com mais de 5 anos de pilotagem já devem ter sofrido algum acidente... é algo "normal" devido aos riscos e blá blá blá...
A questão maior pra mim é... como você reage quando vai pro chão?
Dois dias arás tava descendo a Jacu - Pêssego (Zona Leste de São paulo, quem conhece sabe da quantidade de carretas, carros e acidentes devido à alta velocidade) e um senhorzinho em um Palio simplesmesnte decidiu fazer um retorno na avenida para o lado esquerdo (bom onde eu estava). Aquela coisa clássica de ligar a seta e já ir virando. Resultado... fui pro chão... à uns 80 por hora... iai? A primeira reação é logo levantar... pois a moto caiu parcialmente em cima de mim... e a primeira coisa q vem a cabeça é tirar a moto para não se queimar ou vir algum outro carro e te pegar... e logo q levantei fiquei andando de um lado pra outro SEM SABER OQ FAZER... DESESPERADO... com certeza era a adrenalina... nem fui ver o motorista do carro, a moto, nada...
Resumindo... quando se cai de moto... oq a gente deve fazer para não piorar nossa própria situação? Pq eu naum deveria fazer oq eu fiz, porém a adrenalina fala muito mais alto.
luucs1- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : São Paulo, SP - Zona Leste
Mensagens : 11
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
ok luucs1, pergunta bem interessante a sua, primeiro que tudo é tentar manter a calma(sei que é quase impossível, mas tem que tentar manter), avalie se o local onde vc caiu oferece risco - vias de grande fluxo - se a resposta for sim, e você(acidentado) puder se locomover, saia da via de circulação e deite na calçada, se for de pouco movimento, alguém vai parar e tentar sinalizar, fique deitado (ainda sim verifique riscos potenciais), uma vez garantida a sua segurança, permaneça deitado e tente se acalmar. Uma vítima agitada tem a velocidade de sua circulação aumentada, ou seja sua frequência circulatória vai estar acelerada, sua frequência respiratória também, isso provavelmente vai deixar a vítima confusa, por isso de manter a calma. Se estiver com sangramento, este vai ser mais violento por isso. no mais, deve-se levar em consideração que: vc tem de ter como respirar, consequentemente estar respirando e com circulação presente(pulso). como vc pode checar isso em vc? ...
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
boa pergunta e boa resposta!!
em acidentes que o motoqueiro consegue se levantar, ele vai direto olhar o que quebrou na moto! kkkkkkkkkkk
foi isso q fiz quando sofri um pequeno acidente(por sorte)
em acidentes que o motoqueiro consegue se levantar, ele vai direto olhar o que quebrou na moto! kkkkkkkkkkk
foi isso q fiz quando sofri um pequeno acidente(por sorte)
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
vamos a cinemática:
* o motociclista vem a 80km/h, derrapa e cai, provavelmente vai rolar na via, na maioria das vezes com a moto junto, ao terminar de rolar, olhar a condição da via (fluxo);
* se conseguir, tente sair da via, e deite na calçada;
* se ainda estiver com o capacete e este não estiver estrangulando, abra somente a viseira e
* deixe o mesmo na cabeça, ele vai servir de apoio até o socorro especializado chegar;
* durante todo o acontecimento, tente ao máximo manter a calma, isso vai ser determinante mais na frente;
* saiu da via, deitou, respire fundo algumas vezes pra manter a calma e solicite a alguém que acione o samu ou cbm;
* se vc consegue respirar, por enquanto menos mal, toque com os dedos indicador e médio juntos no pescoço na região logo abaixo do ângulo da sua mandíbula, vc localizará a artéria carótida ou carotídea, lá você verá seu pulso;
* tente contar quantos pulsos vc sente, ele não deve estar nem rápido demais e nem lento demais (em média 80 pulsos por minuto);
* cuidado ao verificar o que há com seu corpo, tente ficar imóvel, pode haver fraturas, e estas podem ser mortais se manuseadas de forma indevida, além das fraturas, quanto mais se mexe, mais sangue perderá em situação de hemorragias;
* reforço, acima de tudo tente manter a calma até a chegada dos profissionais de socorro, isso pode ser determinante para o não agravamento do seu quadro clínico... qq coisa pergunte...
* o motociclista vem a 80km/h, derrapa e cai, provavelmente vai rolar na via, na maioria das vezes com a moto junto, ao terminar de rolar, olhar a condição da via (fluxo);
* se conseguir, tente sair da via, e deite na calçada;
* se ainda estiver com o capacete e este não estiver estrangulando, abra somente a viseira e
* deixe o mesmo na cabeça, ele vai servir de apoio até o socorro especializado chegar;
* durante todo o acontecimento, tente ao máximo manter a calma, isso vai ser determinante mais na frente;
* saiu da via, deitou, respire fundo algumas vezes pra manter a calma e solicite a alguém que acione o samu ou cbm;
* se vc consegue respirar, por enquanto menos mal, toque com os dedos indicador e médio juntos no pescoço na região logo abaixo do ângulo da sua mandíbula, vc localizará a artéria carótida ou carotídea, lá você verá seu pulso;
* tente contar quantos pulsos vc sente, ele não deve estar nem rápido demais e nem lento demais (em média 80 pulsos por minuto);
* cuidado ao verificar o que há com seu corpo, tente ficar imóvel, pode haver fraturas, e estas podem ser mortais se manuseadas de forma indevida, além das fraturas, quanto mais se mexe, mais sangue perderá em situação de hemorragias;
* reforço, acima de tudo tente manter a calma até a chegada dos profissionais de socorro, isso pode ser determinante para o não agravamento do seu quadro clínico... qq coisa pergunte...
Última edição por fps_teco em 21/1/2011, 22:50, editado 1 vez(es)
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
É teco eu te confesso q a situação é muito desesperadora... eu quando cai senti q não quebrei nada... então já fui levantando e a adrenalina me tomou... ai depois quando baixa te dá tontura... dor... vc deita lah na guia e fica lá respirando,
nessa hora oq mais me conforta é o companheirsmo! um motoqueiro já logo pára e pergunta como vc tá, se quer ambulância...
no caso de um acidente menos grave como o meu, só com escoriações, em que não é necessária ambulância... tem algum tempo em q eu devo ficar lá em observação pra ter certeza q não vá desmaiar ou algo assim? ou QUALQUER acidente deve acionar a ambulância? Eu recusei totalmente a ambulância pq oensei q muitas pessoas precisariam muito mais q eu ali na hora...
o duro foi q o apoio de pé q a gnt usa pra trocar a marcha (o apoio, não o pedal de troca) entortou totalmente, então nem tinha com sair com a moto...
nessa hora oq mais me conforta é o companheirsmo! um motoqueiro já logo pára e pergunta como vc tá, se quer ambulância...
no caso de um acidente menos grave como o meu, só com escoriações, em que não é necessária ambulância... tem algum tempo em q eu devo ficar lá em observação pra ter certeza q não vá desmaiar ou algo assim? ou QUALQUER acidente deve acionar a ambulância? Eu recusei totalmente a ambulância pq oensei q muitas pessoas precisariam muito mais q eu ali na hora...
o duro foi q o apoio de pé q a gnt usa pra trocar a marcha (o apoio, não o pedal de troca) entortou totalmente, então nem tinha com sair com a moto...
luucs1- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 21/01/2011
Localização : São Paulo, SP - Zona Leste
Mensagens : 11
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
Poxa Luucs1, lamentavel o ocorrido, eu quando cai a primeira coisa que fiz foi ver a moto saindo arrastando no chao junto comigo nessa meu pé ficou preso e foi junto, graças a Deus nao quebrei nada uns cara de carro, chamou o Samu eles me perguntaram o dia de hoje e tal e dai dispensei o serviço, entortou o mesmo item seu, mais é assim mesmo cara, mais atençao aos cabaços, sempre fico esperto com esses caras, sempre a tento a retrovisor que vem uns e tira fina e esses que entram e nao dao seta.
Hj ao vir para o trabalho estava do lado de um caminhao e estava tentando ultrapassar, pois eu estava mais rapido que ele, so que ele dar a seta pra entrar na direita justo onde estou, fico buzinando desesperado pra ele nao virar e ele continua, dai um calculo rapido veio na cabeça para freiar pois o carro de tras estava bem distante a velocidade de 100 km - uns 95 km que ele estava seria mais rapido que que tentar ultrapassa o restante do percusso por mais que eu estivese mais rapido dai, fui pra tras dele acenei com o braço sobre o erro dele mais em vao é claro, sempre ficar longe e atento a esses caras.
Hj ao vir para o trabalho estava do lado de um caminhao e estava tentando ultrapassar, pois eu estava mais rapido que ele, so que ele dar a seta pra entrar na direita justo onde estou, fico buzinando desesperado pra ele nao virar e ele continua, dai um calculo rapido veio na cabeça para freiar pois o carro de tras estava bem distante a velocidade de 100 km - uns 95 km que ele estava seria mais rapido que que tentar ultrapassa o restante do percusso por mais que eu estivese mais rapido dai, fui pra tras dele acenei com o braço sobre o erro dele mais em vao é claro, sempre ficar longe e atento a esses caras.
Re: Em cenário de acidente: o que fazer?
na verdade, o serviço de resgate deve sim ser acionado, por que? porque vc pode ter alguma lesão que não está visível, e estas são as mais perigosas entende? já sofri 2 acidentes com motos e graças a Deus, não fraturei nada, e a primeira reação é levantar mesmo, rsrsrs
após a queda, pedir a alguém que chame uma equipe de resgate é o mais prudente, se conseguir lembrar, peça a alguém que converse com vc e impeça de deixar vc desacordar ok. No mais é tentar manter a calma e ficar quieto até o socorro chegar... demorei nessa resposta porque o carro de meu pai bateu e fui até o local para garantir a segurança de todos no local, enfim, danos materiais somente.
após a queda, pedir a alguém que chame uma equipe de resgate é o mais prudente, se conseguir lembrar, peça a alguém que converse com vc e impeça de deixar vc desacordar ok. No mais é tentar manter a calma e ficar quieto até o socorro chegar... demorei nessa resposta porque o carro de meu pai bateu e fui até o local para garantir a segurança de todos no local, enfim, danos materiais somente.
luucs1 escreveu:É teco eu te confesso q a situação é muito desesperadora... eu quando cai senti q não quebrei nada... então já fui levantando e a adrenalina me tomou... ai depois quando baixa te dá tontura... dor... vc deita lah na guia e fica lá respirando,
nessa hora oq mais me conforta é o companheirsmo! um motoqueiro já logo pára e pergunta como vc tá, se quer ambulância...
no caso de um acidente menos grave como o meu, só com escoriações, em que não é necessária ambulância... tem algum tempo em q eu devo ficar lá em observação pra ter certeza q não vá desmaiar ou algo assim? ou QUALQUER acidente deve acionar a ambulância? Eu recusei totalmente a ambulância pq oensei q muitas pessoas precisariam muito mais q eu ali na hora...
o duro foi q o apoio de pé q a gnt usa pra trocar a marcha (o apoio, não o pedal de troca) entortou totalmente, então nem tinha com sair com a moto...
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Meu 1º acidente.
» meu primeiro acidente.
» Acidente de Moto XTZ x 125
» ACIDENTE,PERIGO REAL OU NAUM?!
» Quem paga o conserto da moto no caso de acidente?
» meu primeiro acidente.
» Acidente de Moto XTZ x 125
» ACIDENTE,PERIGO REAL OU NAUM?!
» Quem paga o conserto da moto no caso de acidente?
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
16/3/2024, 20:05 por JAILS0N
» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
31/12/2021, 12:57 por @BPMW20
» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
13/7/2019, 01:18 por Joab
» Bate e Volta de 500km - SC
19/12/2018, 18:14 por EULLEN
» Painel Da YBR
15/8/2018, 16:46 por clidio
» Ajuda para reconectar os fios do farol
26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves
» Luz traseira só acende na frenagem
14/5/2017, 00:06 por prv2012
» Problema elétrico no Retificador de voltagem
27/11/2016, 00:26 por sperim
» Problema elétrico no Retificador de voltagem
26/11/2016, 23:55 por sperim