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CDI na Factor???
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CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Oficina do Clube :: Motor
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CDI na Factor???
Intão pessoal , uns falam qui tem , outros falam qui não... Pra que serve o bendito Cdi.. se é pa corta o giro quando a gente acelera muito... a minha nunca corto!! Pelo menos nunca percebi..Diz ai galera???
cassio007- User
- Idade : 41
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Localização : Caldas MG
Mensagens : 239
Re: CDI na Factor???
Quem fala que não tem CDI é muito burro mesmo.
CDI é tipo a ECU de uma moto injetada, onde regula a parte elétrica da moto e o corte de giro também.
Quer perceber quando corta? Sai pra dar uma volta e acelera tudo de 1° ou 2° marcha.
CDI é tipo a ECU de uma moto injetada, onde regula a parte elétrica da moto e o corte de giro também.
Quer perceber quando corta? Sai pra dar uma volta e acelera tudo de 1° ou 2° marcha.
Re: CDI na Factor???
é como o carlinhos disse ...arranca em 1° e enrola o cabo.... no momento que ela começar a perder força e parar de subir a veloc....... esta ai!!!!! seu cdi entrando em açao!!!!
abraços!!
abraços!!
Re: CDI na Factor???
É impossível nao percerber que a moto ta cortando giro. E ao contrário dos amigos que disseram pra testar na primeira e segunda marcha, te digo pra fazer de terceira marcha, a primeira e segunda forçam demais o motor desse jeito. De terceira marcha vc deve cortar giro lá pelo 110 - 120 km/h, se a sua moto foi bem amaciada, se nao ela vai dar 90 e cortar giro. Vc vai perceber q ela vai começar a dar tranco.
Re: CDI na Factor???
Com escapamento Esportivo da pra perceber bem mais facil, sai fogo na ponteira xD
Abração ..
Abração ..
Re: CDI na Factor???
Factor não tira giro.
e sim ela corta o giro.
Cdi na factor tem a função de obtendo os sinais eletricos que os sensores map e de borboleta emitem...
ele tbm regula o corte.
eu ja dei cacete em factor e conheço muito bem os cortes
factor original
501º 702º 1003º 4º 5º nem aonde fica o corte.
Especificando e resalvando o corte da factor é a uns 10500Rpms
Chamamos de tirada de giro isso aconteçe quando o motor chega ao maximo de seus potencia aii as valvulas e o comando trabalhan tanto que não conseguem mas abrir e fechar elas ficam rodando muito rapido impossivel do oleo nu observar... ai da esse corte que nas 150cc honda é muito lindo
como Gd comentou sai logo fogo na ponteira se for esportiva e se for coyote off road ela da fogo mesmo
Grato
valeu gente ^^
e sim ela corta o giro.
Cdi na factor tem a função de obtendo os sinais eletricos que os sensores map e de borboleta emitem...
ele tbm regula o corte.
eu ja dei cacete em factor e conheço muito bem os cortes
factor original
501º 702º 1003º 4º 5º nem aonde fica o corte.
Especificando e resalvando o corte da factor é a uns 10500Rpms
Chamamos de tirada de giro isso aconteçe quando o motor chega ao maximo de seus potencia aii as valvulas e o comando trabalhan tanto que não conseguem mas abrir e fechar elas ficam rodando muito rapido impossivel do oleo nu observar... ai da esse corte que nas 150cc honda é muito lindo
como Gd comentou sai logo fogo na ponteira se for esportiva e se for coyote off road ela da fogo mesmo
Grato
valeu gente ^^
Convidad- Convidado
Re: CDI na Factor???
Não tem explicação melhor que a do Cupim, só tem um porém ai mano, a primeira marcha eu nunca deixei cortar giro, mas a segunda da 80 e a terceira da 110. Experimenta pegar vácuo de algum carro um dia desses e esgoelar a terceira...
Re: CDI na Factor???
eu tou dizendo isso contra o vento sozinho apos a minha é lixo velho ...
ela cortava e corta 75de2ª kkkk
quando ela era std
ela andava uma barbaridade
110 de 3ª era bronca + agora amarou amaciei ela na lpzinha sem p**
a minha so vai soltar daqui uns 10 mil +
o motor é novo tem apenas 5mil rodados a minha factor veio andar muito quando tinha uns 6 ela começou ate eu bater...
Pode bater so não esqueçe do OLEO ^^
ela cortava e corta 75de2ª kkkk
quando ela era std
ela andava uma barbaridade
110 de 3ª era bronca + agora amarou amaciei ela na lpzinha sem p**
a minha so vai soltar daqui uns 10 mil +
o motor é novo tem apenas 5mil rodados a minha factor veio andar muito quando tinha uns 6 ela começou ate eu bater...
Pode bater so não esqueçe do OLEO ^^
Convidad- Convidado
Re: CDI na Factor???
hauhauhuaa, claro Cupim. Óleo bom sempre! ahuahuha
Bom, voltando ao assunto do tópico, acho que a dúvida do nosso amigo Cássio finda ai. O CDi não sei se deve ser o coração ou o cérebro da moto, na minha opinião é o cerebro, pois é ele que comanda o resto(claro, partes e elétricas de grande importancia), realizando o perfeito funcionamento da motoca.
Bom, voltando ao assunto do tópico, acho que a dúvida do nosso amigo Cássio finda ai. O CDi não sei se deve ser o coração ou o cérebro da moto, na minha opinião é o cerebro, pois é ele que comanda o resto(claro, partes e elétricas de grande importancia), realizando o perfeito funcionamento da motoca.
Re: CDI na Factor???
é isso ele é celebro sem ele nada funciona ^^
Grato aii
tem mas algunha duvida? abraço ^^
Grato aii
tem mas algunha duvida? abraço ^^
Convidad- Convidado
Re: CDI na Factor???
Só pra informar a quem não sabe, o CDI da factor se encontra em baixo do banco, expecificamente de baixo do lugar do garupa.
Re: CDI na Factor???
é qnt GD bem lembrado ^^
Ao contrarios das CG e motos injetadas!
aii é bão ~^
Ao contrarios das CG e motos injetadas!
aii é bão ~^
Convidad- Convidado
Re: CDI na Factor???
como o amigo cristian disse que em 1° e 2° força o motor se deixar cortar..nao tem nada a ver pq o giro vai ser o mesmo independente da marcha em 1° vai cortar tbm e nao vai forçar para isso tem cdi...em 3° marcha vc só vai demorar mais para ver o corte...ou seja se for para deixar cortar giro nao importa se ta em 1° 2° ou 3° a gritaria vai ser a mesma!!!!
e concerteza cupim.. é muito massa o corte da 150!!! elas cortam em 7000 .... com escessao dos que trocam o original por um mais alto ou sem corte!!! mas dai é arriscado de mais!!!!
abraços
e concerteza cupim.. é muito massa o corte da 150!!! elas cortam em 7000 .... com escessao dos que trocam o original por um mais alto ou sem corte!!! mas dai é arriscado de mais!!!!
abraços
Re: CDI na Factor???
Intao pessoal valeu pela dica!! agora to com medo , eu nuca deixei ela corta giro , pois achava qui nao tinha CDI ,e ja fiz video de ela dando 141 km/h , postei la no tópico dos videos,, agora se for pa esguela a bixinha .. ela vai vuuaaaaaaahhh!!!!! ... vo da uma esticadinha amais nas marchas pra ve nu qui da !!!! valeu galera!!!!!
cassio007- User
- Idade : 41
Data de inscrição : 24/01/2011
Localização : Caldas MG
Mensagens : 239
Re: CDI na Factor???
jonatan, vou teimar com vc nisso de nao esguelar primeira e segunda marcha.
vamos pegar por exemplo, quando vc faz um carro pegar no tranco, que marcha vc deve usar? Terceira marcha é a melhor, pq mesmo vc nao embalando muito o carro, o que eh o melhor a se fazer, vc da aquele tranquinho e faz o carro pegar soh pelo tranquinho, que assim nao força tanto as partes do motor. No caso da moto cortar giro em primeira e segunda, a mais prejudicial delas eh a primeira marcha, onde qualquer corte ou tranco que o cdi der por conta de estar cortando giro, vai dar uma mudança muito forte na velocidade, o que pode facilmente acabar com uma caixa de marchas ou até mesmo trancar o motor. A segunda marcha não é tanto, mas tambem nao deve ser tao esguelada. Sem contar, que marcha esguelada não significa melhor aceleração nem mesmo maior uso de potencia, muito pelo contrário, se vc deixar pra trocar de marcha muito tarde, vc vai ter passado a faixa de torque e potencia máximos, assim só perdendo tempo, combustivel e reduzindo a vida util do motor.
vamos pegar por exemplo, quando vc faz um carro pegar no tranco, que marcha vc deve usar? Terceira marcha é a melhor, pq mesmo vc nao embalando muito o carro, o que eh o melhor a se fazer, vc da aquele tranquinho e faz o carro pegar soh pelo tranquinho, que assim nao força tanto as partes do motor. No caso da moto cortar giro em primeira e segunda, a mais prejudicial delas eh a primeira marcha, onde qualquer corte ou tranco que o cdi der por conta de estar cortando giro, vai dar uma mudança muito forte na velocidade, o que pode facilmente acabar com uma caixa de marchas ou até mesmo trancar o motor. A segunda marcha não é tanto, mas tambem nao deve ser tao esguelada. Sem contar, que marcha esguelada não significa melhor aceleração nem mesmo maior uso de potencia, muito pelo contrário, se vc deixar pra trocar de marcha muito tarde, vc vai ter passado a faixa de torque e potencia máximos, assim só perdendo tempo, combustivel e reduzindo a vida util do motor.
Re: CDI na Factor???
Segundo pesquisa em diversas fontes diferentes, inclusive na própria mecânica da concessionária onde comprei minha moto, diferente da YBR 2008 e demais motos, a Factor não corta giro. Pra descobrir é fácil, não precisa esgoelar de 1º nem de 3º nem nada disso, e somente com a moto parada e ponto morto, acelere até o fim e ouçam se vai cortar ou não. Vejam nos videos abaixo e procurem no Youtube o que é corte de giro.
https://www.youtube.com/watch?v=qezONlqvocA
https://www.youtube.com/watch?v=WERw_aFXO8w&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=qezONlqvocA
https://www.youtube.com/watch?v=WERw_aFXO8w&feature=related
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Re: CDI na Factor???
tá entao vc ta dizendo que ela nao limita?? fala sério, se nao elas iriam quebrar ;xann até pode nao cortar giro mas ela limita sim...........o fato de nos termos falado que cortava giro foi um modo de dizer que ela limita.. atéh!
Re: CDI na Factor???
Sim, isso mesmo, até pouco tempo não eram todas as motos que cortavam giro eletronicamente pelo CDI, e mesmo não tendo um limitador de giros não quer dizer que o motor vai acelerar até explodir, ele vai ficar limitado pela própria alimentação, carburador, etc etc. É tanto que nos veículos mais antigos era altamente perigoso acelerar tudo com o carro parado em ponto morto, pois poderia haver danos ao motor, já na rua poderia acelerar tudo que nunca chegaria ao nivel de giros prejudicial, mas depois ja invenção do CDI, injeção e tal, foi criada mais essa segurança, hoje em dia mesmo com o carro parado vc pode atolar o pé que não vai estourar seu motor
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Mensagens : 5037
Re: CDI na Factor???
Oque o Xann disse mais acima é Vdd, a Factor nao corta giro... Fquei surpreendido vendo aquela YBR das mais antigas cortando giro, Pq se vc notar, Acelere pra ver a a Factor até o fim e segure um pouco, vc vai ver que ela nao fica com o RPM la em cima, ela da uma baixada e sobe de novo, Mas esses dias me surpeendi com a minha kkkk Achoq ue cortei giro com ela kkkk Tipo, era de tarde e eu nao tinha funcionado ela ainda, ai vi a chave dela rolando por aqui kkk e ai fui la e liguei ela, esquentei o motor um poquinho, coisa de uns 30 segundos com meio acelerador rsrs e ai esguelei sem dó kkkk e ai oq me surpeendeu, ela manteve a rotaçao la em cima, sem dar aquela baixada como de comum quando vc esguela 2ª ou 3ª marcha q ai ela começa da aqueles trancos e a rotaçao fica ocilando.... Ela ficou tipo da YBR do video que o Xann mandou mas ai desliguei a moto rsrs foi só pra da uma funcionada nela hehe mas se der qualquer dia eu faço um videozinho ai pra ver como q é a Factor com escapamento original cortando giro
Abraço
Edit:
Ja aproveitando o video da CB 500, Um dia fomos num encontrinho aqui perto, fui de carona com um cara de Shadow... e ai um foi com uma CB 500 que até tem o mesmo cano, um RS5 só que o dele era em carbono. ai ta, cheguemo la e uns começa daqui corta giro, otro responde la do otro lado e tals kkkk é aquela zuera hehehe ai como ele pra nao fica pra tras começo tbm e nao soltava a mao, fico uns 2 minuto e poco la cortando giro até q só da aquele estoro kkkk estora o cano do radiador e voa óleo em todo mundo kkkk ele se banho de óleo da cintura pra baixo kkkkkkk ai veio os segurança e tals kkkk e ai ele foi arruma a moto
Abraço
Edit:
Ja aproveitando o video da CB 500, Um dia fomos num encontrinho aqui perto, fui de carona com um cara de Shadow... e ai um foi com uma CB 500 que até tem o mesmo cano, um RS5 só que o dele era em carbono. ai ta, cheguemo la e uns começa daqui corta giro, otro responde la do otro lado e tals kkkk é aquela zuera hehehe ai como ele pra nao fica pra tras começo tbm e nao soltava a mao, fico uns 2 minuto e poco la cortando giro até q só da aquele estoro kkkk estora o cano do radiador e voa óleo em todo mundo kkkk ele se banho de óleo da cintura pra baixo kkkkkkk ai veio os segurança e tals kkkk e ai ele foi arruma a moto
Re: CDI na Factor???
kkkkkkkkkk, comédia hein Jader
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Re: CDI na Factor???
Ai agora to mais na duvida ainda.. corta ou nao ??? tem CDI OU É BALELA... [NA MINHA OPNIAO NAO TEM É PURA BALELA]... QUER VER.. SAI NA RODOVIA JUNTO COM UMA MOTO DO JASPION E COMEÇA A SUBIR UM MORRO ..A DO JASPION VAI PERDE ROTAÇAO E O VAI PEDI A QUARTA MARCHA. DAI ELA VAI COMEÇA GANHA FORÇA E VAI COMEÇA A CORTA ..PQ TA NO LIMITE D MOTOR E SE O MANÉ POR QUINTA VAI PERDE ROTAÇAO , CLARO NÉ!!!ENQUANTO ISSU AS NOSSA SE VOLTARMOS A QUARTA MARCHA ELA VAI URRA E VAI DEIXA A CABEÇUDA PRA TRAS... PELO MENOS É O QUI A MINHA FAZ COM A MULEKADA AQUI.... POW EU SUBO EM INCLINAÇOES DE RODOVIA A 105 KM. DE QUARTA E OS HONDERO COMEÇA A CORTA GIRO E FIKAM PRA TRAS... NUM ERA PA MINHA CORTA E FICA AMARRADA ??????? UAI NAO ENTENDO PONHO QUARTA I ELA SOME NA FRENTE????? E OS HONDERO QUEREM MI MATA !!!!!!!!!!!! DIZ AI GALERA???
Última edição por GILIARD em 30/7/2011, 23:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : PROIBIDO ESCREVER TUDO EM CAIXA ALTA!)
cassio007- User
- Idade : 41
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Re: CDI na Factor???
Cassio, tem CDI sim, hoje em dia até Mobiletes tem CDI, não existe mais motos com platinados isso é um fato, a dúvida é só seo CDI da Factor tem limitador ou não, ou seja, corta giro ou não. Eu poderia ir ali no quintal e descobrir isso facilmente esgoelando a minha moto, mas eu não hehe, sei o quanto isso é prejudicial, então fico esperando alguém fazer e gravar um vídeo pra gente ver, vc tem coragem?
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
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Re: CDI na Factor???
hahaha Deu uma des esperto agora Xann uhauahauhauah
Mas uma aceleradinha dessas de vez em quando é bom kkkk Deixa o motor mais esperto uhauahuahaua
Mas acho eu que nao tem limitador nao
Mas uma aceleradinha dessas de vez em quando é bom kkkk Deixa o motor mais esperto uhauahuahaua
Mas acho eu que nao tem limitador nao
Re: CDI na Factor???
Olha, parando pra analisar, acho que o Xann ta certo, pq eu ainda nao tive foi coragem de continuar na segunda e terceira marcha, pq nao foi pq a moto cortou giro, igual as honda e sim pq ela simplesmente nao aguentava andar mais.
Re: CDI na Factor???
Então Jader, pegue uma camera e pessa pra um amigo seu ficar gravando, monte na moto e esgoele ela de primeira, se tiver limitador vc vai ficar sabendo, o barulho é inconfundível hehe.
Sobre o motor ficar mais esperto, bom, vc dar côro na moto deixa sim o motor mais esperto, pois dando coro o motor vai se desgastar, ficará mais solto e consequentemente melhor pra andar, só que o tempo de vida útil dele é reduzida, olha o exemplo do nosso amigo Cupim aqui do Fórum, a moto dele andava mais que qualquer Factor pq ele dava muito côro, mas o motor foi embora com menos de 10.000km.
Mas voltando ao corte de giro, eu descubro pra vcs, basta alguém depositar 100zinho na minha conta, eu esgoelo a minha até o talo de primeira marcha e faço o vídeo, assim essa dúvida será sanada de vez, mas não vou desgastar meu motor de graça pq não sou besta, se alguém quiser desvendar esse mistério eu passo o número da conta auhauhauhauhauh...
Sobre o motor ficar mais esperto, bom, vc dar côro na moto deixa sim o motor mais esperto, pois dando coro o motor vai se desgastar, ficará mais solto e consequentemente melhor pra andar, só que o tempo de vida útil dele é reduzida, olha o exemplo do nosso amigo Cupim aqui do Fórum, a moto dele andava mais que qualquer Factor pq ele dava muito côro, mas o motor foi embora com menos de 10.000km.
Mas voltando ao corte de giro, eu descubro pra vcs, basta alguém depositar 100zinho na minha conta, eu esgoelo a minha até o talo de primeira marcha e faço o vídeo, assim essa dúvida será sanada de vez, mas não vou desgastar meu motor de graça pq não sou besta, se alguém quiser desvendar esse mistério eu passo o número da conta auhauhauhauhauh...
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
Re: CDI na Factor???
Não faz isso não.... se der flutuação nas válvulas, pode ferrar o motor.. pra que testar isso minha gente??? É um risco totalmente desnecessário...
(mas...pensando bem... será que eu consigo... hum atingir o limite de giros.. hum... interessante... :) )
(mas...pensando bem... será que eu consigo... hum atingir o limite de giros.. hum... interessante... :) )
Re: CDI na Factor???
kkkkkkkk, Dennis, perigo de flutuar valvulas não tem pq a YBR não tem tuchos assim como a Twister que tem tuchos e hidráulicos ainda pra ferrar com tudo hehe, mete a primeira e esgoela tudo, se tiver corte de giros vc vai ficar sabendo. Só que se o escapamento for original fica mais difícil de se ouvir. Qualquer coisa deposita 100 na minha conta que eu faço o vídeo e descubro pra gente kkkkkkkkk
Allex- ELITE
- Idade : 48
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Mensagens : 5037
Re: CDI na Factor???
hahahaha 100zinho acho que é muito uahauahuahau
Não sei cara, To meio assim de Fazer isso kkkkk Mas um dia crio coragem e faço uhauahauah
Não sei cara, To meio assim de Fazer isso kkkkk Mas um dia crio coragem e faço uhauahauah
Re: CDI na Factor???
Existem duas "traduções" para CDI como podemos ver nas mensagens do tópico:
1a- CDI = "corte de ignição" ou corte de giro ou algo assim
2a- CDI = "Capacitor Discharge Ignition" ou "Ignição por Descarga Capacitiva" ou "o módulo de ignição eletrônica"
Depois das RX125 nas RD/RDZ 125 a Yamaha já utilizava (em substituição ao platinado) o sistema de ignição eletrônica, portanto a YBR125 possui CDI ou módulo de ignição eletrônica.
Este módulo controla quando se dará cada centelha da vela, e corta a ignição aos 10800 rpm, o que significa que também possui o 2o CDI que é o tal corte. O lance é que quando com carga, dificilmente o motor chega lá, o que nos dá essa impressão que não corta nunca. Mas se tuchar sem carga (em ponto morto ou com a embreagem apertada) deve cortar ou explodir tudo sei lá.
A Servitec fabrica CDIs programáveis que permitem ajudar envenenar a moto extraindo o máximo com uma boa preparação.
1a- CDI = "corte de ignição" ou corte de giro ou algo assim
2a- CDI = "Capacitor Discharge Ignition" ou "Ignição por Descarga Capacitiva" ou "o módulo de ignição eletrônica"
Depois das RX125 nas RD/RDZ 125 a Yamaha já utilizava (em substituição ao platinado) o sistema de ignição eletrônica, portanto a YBR125 possui CDI ou módulo de ignição eletrônica.
Este módulo controla quando se dará cada centelha da vela, e corta a ignição aos 10800 rpm, o que significa que também possui o 2o CDI que é o tal corte. O lance é que quando com carga, dificilmente o motor chega lá, o que nos dá essa impressão que não corta nunca. Mas se tuchar sem carga (em ponto morto ou com a embreagem apertada) deve cortar ou explodir tudo sei lá.
A Servitec fabrica CDIs programáveis que permitem ajudar envenenar a moto extraindo o máximo com uma boa preparação.
Cassio- User
- Data de inscrição : 11/01/2010
Localização : SJCampos-SP
Mensagens : 122
Re: CDI na Factor???
Bom , CDI deve ter intão .... porem não corta giro nao.... e se corta é quase na hora qui o motor ta indo pas cucuia.... como eu disse ali mais acima.. quando saio com uns fanzero na rodovia e começa a subir, os fanzero tem qui por quarta marcha e eu tamem porem a minha some na frente e nao corta e os fanzero começa a corta giro de quarta marcha e a minha NEVER ... vai embora some na frente .. dai eles querem morrer ... mas meu motor URRA igual o king kong ..mas nao corta giro e nem para de render da pa coloca 105 km/h de quarta na subida mas força bem... e os fanzero [ ahhh!!! neguinnnn !!!ta tirando onda???!!!!! !!!!!!
cassio007- User
- Idade : 41
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Mensagens : 239
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