CLUBE YBR FACTOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Grupo Online
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Facebookclube
Anúncios
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Moldedo
Últimos assuntos
» de qq adianta ter
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime16/3/2024, 20:05 por JAILS0N

» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime31/12/2021, 12:57 por @BPMW20

» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime13/7/2019, 01:18 por Joab

» Bate e Volta de 500km - SC
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime19/12/2018, 18:14 por EULLEN

» Painel Da YBR
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime15/8/2018, 16:46 por clidio

» Ajuda para reconectar os fios do farol
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves

» Luz traseira só acende na frenagem
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan I_icon_minitime26/11/2016, 23:55 por sperim

Quem está conectado?
24 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 24 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

+6
VHGS
migueltecnico
Adriano Tosta
ANDERSON
bruno berger
bruno boo
10 participantes

Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por bruno boo 27/1/2012, 17:55

COMPARATIVO CG TITAN 150 ESD X YAMAHA YBR 125 FACTOR ED

por motonline | 09.03.2009
Comparamos os modelos 2009 das motos mais vendidas de Honda e Yamaha: Honda CG 150 Titan ESD e a Yamaha YBR 125 Factor ED.

INFOMOTO

Honda CG 150 Titan ESD e a Yamaha YBR 125 Factor ED

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-1

Beleza ou funcionalidade? Com certeza muita gente já viveu esse dilema em alguma escolha de nossas vidas. E o que isso tem a ver com motocicletas? Comparamos as 125/150 mais vendidas e eternas rivais, renovadas para 2009: Honda CG Titan 150 e Yamaha YBR 125 Factor. Colocamos as motos lado-a-lado em suas versões top de linha – ESD e ED respectivamente – para descobrirmos quais os pontos altos e fracos dos “carros-chefe” de Honda e Yamaha.

Design Além da capacidade do motor, ambas se diferenciam ao primeiro olhar. A Factor encanta com seu visual esportivo e street – ressaltado pelas rodas de liga leve, disponíveis na ED-, lembrando muito sua irmã maior YS 250 Fazer. Entre alguns motociclistas ganhou o apelido de “mini-Fazer”. Já a rival da Honda resolveu inovar no design, com uma carenagem no farol que não agradou a todos. Inédito no Brasil, o novo desenho já recebeu alguns apelidos e muitas críticas. Yamaha YBR 125 Factor ED

<

Honda CG 150 Titan ESD e a

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-2

Gosto à parte, ambas são as motos mais vendidas das respectivas marcas. Já no ranking de emplacamentos, a CG 150 lidera, enquanto a 125 da Yamaha ocupa a quarta posição entre as mais vendidas.

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-3
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-4


Praticidade e conforto Quando o quesito é praticidade para se transportar pequenos objetos, ambas se equivalem. A Honda Titan 150 conta com um gancho metálico próximo aos amortecedores traseiros, facilitando amarrar e transportar pequenos objetos. A YBR Factor também traz ganchos na alça da garupa com o mesmo propósito. No teste prático, ambas levaram um capacete fechado no banco destinado ao carona somente com a “aranha” de fixação.

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-5
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-6


Já nos punhos de comando as rivais são contrastantes. Na Yamaha os comandos são semelhantes aos da sua irmã maior, a YS Fazer 250, com lampejador de farol e corta-corrente. Os comandos da Titan pararam no tempo. Os dois itens citados na concorrente inexistem na Honda. Os comandos são praticamente iguais os da CG 125 Titan de 2000, exceto pela falta do botão liga/desliga do farol – agora acionado automaticamente ao se ligar o motor.

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-7

Em relação ao conforto, as suspensões – ambas de garfo telescópico na dianteira e duplo amortecedor na traseira – funcionam muito bem nas duas motocicletas, com vantagem para a Yamaha pela suavidade. Contra a marca dos três diapasões está o banco da YBR. Com uma espuma muito mole, cansa o piloto após longo tempo pilotando. No caso da Titan 150, o banco foi redesenhado e tem uma espuma mais densa e confortável.

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-8

Motor A concepção dos motores é o grande diferencial dessas urbanas. As concorrentes já atendem ao Promot 3 (lei de controle de emissão de poluentes) e utilizam soluções diferentes para cumprirem a norma. A Honda inovou ao equipar sua campeã de vendas com injeção eletrônica de combustível, além de sensor de oxigênio e catalisador. A YBR 125 Factor teve seu carburador remodelado, ganhou sensor de “cut-off”, acionamento do segundo estágio a vácuo e sensor de posição do acelerador. Com essas soluções “hi-tech” a Factor consegue um resultado semelhante a um motor injetado, cortando o envio de combustível quando o acelerador não é acionado com a moto em movimento. Tantas inovações têm seu preço. Os números de potência e torque reduziram na YBR; na Honda a potência continua a mesma da CG 150 carburada – a 500 rotações acima – e o par máximo diminuiu. Falando abertamente, a YBR sofre pela falta dos 25 cm³ em relação à Titan e também com as novas regras de emissão de poluentes, que fez obrigou a Yamaha a instalar dois catalisadores no escapamento e deixou a Factor um tanto “amarrada”.

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-9
Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-10 "Darth Vader"

Nas estradas, onde a Yamaha anda “esgoelada” ainda sobra acelerador na CG. Isso se traduz em um consumo mais alto. Rodando com ambas conseguimos médias acima de 40 quilômetros por litro pilotando a CG e com a rival as médias obtidas ficaram entre 33 e 35 quilômetros por litro. Ao se falar em consumo, não podemos deixar escapar o grave “calcanhar de Aquiles” da nova Titan. Ela não tem torneirinha de combustível e nem luz indicadora de reserva, há somente o marcador de gasolina. Portanto um motociclista mais distraído pode ficar a pé se não ficar atento ao nível.


Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-11

Já na rival, equipada com a torneirinha de combustível, ainda há chances de chegar ao próximo posto para abastecer ao se abrir a reserva. Um item bastante útil para os distraídos.

Impressões Tanto YBR Factor e CG 150 Titan são ótimas motos para se pilotar na cidade – estáveis, ágeis e confortáveis. Porém, a maciez do conjunto motor/câmbio/freios e suspensões da Yamaha acabam sendo ofuscados pelo maior vigor do motor da Titan, que exige menos trocas de marchas e permite ao piloto rodar com o acelerador menos aberto. Na hora de frear, as motocicletas apresentam freio a disco na roda dianteira – de pistão simples na Factor e duplo na Titan – e a tambor na traseira. A 125 da Yamaha mostrou reações melhores, enquanto a rival apresentou um acionamento um pouco mais “borrachudo”.

Nos trechos de curvas vantagem novamente para o modelo Yamaha. A versão ED testada sai de fábrica com rodas de liga leve calçadas com pneus Metzeler ME 22, sem câmara e de perfil esportivo. Itens que fazem dela uma das motos mais completas da categoria. Já a Honda peca por não equipar a CG top de linha com rodas de liga leve e pneus sem câmara. Suas rodas raiadas e os pneus Pirelli City Demon são de boa qualidade e dão conta do recado. Mas como se trata de modelo top e, levando-se em consideração seu preço mais elevado, bem que a Titan 150 poderia ter rodas mais bonitas.

Preço Por falar em preço, esse é um item muito importante nesta categoria de motos urbanas de baixa cilindrada. Se compararmos os preços divulgados pelas fábricas, a diferença entre Titan e Factor é de pouco mais de R$ 500. Porém o preço praticado nas concessionárias das marcas na capital paulista dobra essa diferença.

Ao consultarmos as concessionárias constatamos que a Factor apresenta larga vantagem. O valor médio cobrado pela Yamaha YBR 125 Factor ED é de R$ 6.800, enquanto a concorrente Honda CG 150 Titan está sendo vendida a R$ 7.900. Uma diferença de quase 15% que significa parcelas mais baixas no financiamento ou ainda uma economia para comprar equipamentos de segurança.

FICHAS TÉCNICAS Honda CG 150 Titan ESD

Motor: monocilíndrico, 149,2 cm³, duas válvulas por cilindro e refrigerado a ar Diâmetro x curso: 57,3 mm x 57,84 mm Taxa de Compressão: 9,5: 1 Potência máxima: 14,2 cv a 8.500 rpm Torque máximo: 1,32 kgf.m a 7.000 rpm Alimentação: Injeção eletrônica PGM-FI Câmbio: 5 marchas Transmissão: corrente Comprimento: 1.988 mm Largura: 730 mm Altura: 1.098 mm Altura do banco: 792 mm Distância entre eixos: 1.315 mm Peso (a seco): 119,4 kg (versão ESD) Tanque de gasolina: 16,1 litros Quadro: Diamond Suspensões: Garfo telescópico na dianteira e duplo amortecedor na traseira Pneus: Pirelli City Demon 80/100-18 (dianteiro) e 90/90-18 (traseiro) Freios: Disco simples de 240 mm de diâmetro com cáliper de dois pistões na dianteira (versão ESD) e tambor de 130 mm na traseira Cores: azul metálica, prata metálica, vermelha e preta Preço sugerido: R$ 6.990 (versão ESD)

Yamaha YBR 125 Factor Motor: Monocilíndrico, 124,9 cm³ duas válvulas por cilindro, refrigerado a ar Diâmetro x curso: 54,0 mm x 54,0 mm Taxa de compressão: 10,0:1 Potência máxima: 11,2 cv a 8.000 rpm Torque máximo: 1,13 kgf.m a 6.000 rpm Alimentação: Carburador Mikuni BS 25 Câmbio: 5 velocidades Transmissão: Corrente Comprimento: 1.980 mm Largura: 760 mm Altura: 1.080 mm Altura do banco: 780 mm Distância entre eixos: 1.290 mm Peso (a seco): 112 kg (versão ED) Tanque de gasolina: 13 litros Quadro: Diamond em aço Suspensões: Garfo telescópico com 120 mm de curso na dianteira e duplo amortecedor com 105 mm de curso na traseira Pneus: 2.75 – 18 42 P Metzeler ME 22 (dianteiro) e 90/90 – 18 42 P Metzeler ME 22 (traseiro) Freios: Disco simples de 245 mm na roda dianteira com cáliper de pistão simples e tambor de 130 mm de diâmetro na traseira Cores: Azul, prata, preta e vermelha Preço Sugerido: R$ 6.585,00


Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Comparativo-cg-titan-150-esd-x-yamaha-ybr-125-factor-ed-12


Fonte: Texto: Bruno Parisi e Arthur Caldeira - Fotos: Renato Durães/Agência


Última edição por JAILSONPB em 29/1/2012, 00:32, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Eliminar flood e conteudo ja existente no forum - LEIA AS REGRAS)
bruno boo
bruno boo
User
User

Idade : 38
Data de inscrição : 24/01/2012
Mensagens : 29

http://www.pequenasnotaveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por bruno berger 27/1/2012, 17:58

Esse comparativo é das antiga heim, mas é muito bom, afinal, nem todo mundo ja tinha visto.

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan 585731
bruno berger
bruno berger
User
User

Idade : 38
Data de inscrição : 22/11/2011
Localização : Contagem - MG
Mensagens : 342

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por bruno boo 27/1/2012, 17:58

TESTE LONGA DURAÇÃO YBR 125 FACTOR ED - REVISTA DUAS RODAS

https://www.youtube.com/watch?v=GEujjXLL0a0
bruno boo
bruno boo
User
User

Idade : 38
Data de inscrição : 24/01/2012
Mensagens : 29

http://www.pequenasnotaveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por ANDERSON 27/1/2012, 18:06

a ybr antiga e a factor dão coco nessas titans ai de longe Valew
ANDERSON
ANDERSON
Representante
Representante

Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por Adriano Tosta 28/1/2012, 23:38

Sempre gostei da Yamaha a Honda nunca me agradou. Depois que vi este comparativo, nao tive duvida de qual moto comprar!
Adriano Tosta
Adriano Tosta
User
User

Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por migueltecnico 2/2/2012, 14:42

Tive 5 motos
2 hondas e 3 yamahas e posso dizer yamaha sem dúvidas em tudo é melhor!


Mas econômica, designer melhor, muito mais conforto e estabilidade! é tudo melhor!

Vantagem da HONDA - PRA Vender... Tem Valor Comercial, só isso!

A turma q tem honda diz... Quero ver se a tua yamaha vai ter preço.... Outra as peças de yamaha são muito caras...

Resposta.... Bom, se vc quer passar 4 anos pagando uma moto que não é confortável q é dura, que tem designer feio, que tem peça barata mais se desgasta 3 vezes mais do que minha YAMAHA então compre?

4 anos é muito pra pensar em venda ou valor comercial ! é mais ou menos o tempo de consorcio!

Então Yamaha até o fim mt loko
migueltecnico
migueltecnico
User
User

Idade : 41
Data de inscrição : 11/03/2011
Localização : Recife PE
Mensagens : 280

http://www.comerciodorecife.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por VHGS 4/2/2012, 16:48

bom essas 25 cm3 a menos de fato nos quebram a perna...mas nos é compensado pelo conforto e estética...no fim...
Factor se torna mais agradavel e melhor pra se andar!
Escolha certa! #Factor
VHGS
VHGS
User
User

Idade : 34
Data de inscrição : 24/07/2011
Localização : Brasilia DF
Mensagens : 381

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por WAGNER 91 5/2/2012, 04:34

25cc só conta bem pouco na velocidade filnal e e pra quem gosta de zuar por causa disso...
Em compensação vale mais o conforto hehe
WAGNER 91
WAGNER 91
User
User

Idade : 32
Data de inscrição : 17/01/2012
Localização : Vitória ES
Mensagens : 107

https://twitter.com/#!/Waguin_Nasch

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por GILIARD 5/2/2012, 04:59

Na verdade essas 25cc só diferencia mesmo no desenvolver da moto em menos tempo, ou seja, a aceleração dela é maior, chega a uma determinada velocidade mais rápido. Isso o que percebi ao andar em ambas as motos.
GILIARD
GILIARD
ADM
ADM

Idade : 33
Data de inscrição : 29/04/2010
Localização : mossoró/RN
Mensagens : 4598

http://www.clubeybrfactor.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por Allex 5/2/2012, 16:18

Mais cilindrada é mais torque, os 25cc faz diferença, quem já andou na Biz 100cc e depois andou na Biz 125cc com certeza sabe do que estou falando. Mas a velocidade final da Titan e da Factor é praticamente a mesma. Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por Léo Factor 5/2/2012, 16:52

Rodei com a 150 por 150 Km sem parar de Campos de Agenor, beeem depois de mongaguá até Guarulhos, voltando da praia, e o que senti foi que a moto com garupa tem mais força na subida e tal, porém, velocidade final me desculpe não muda nada em relação a factor. Falo isso pq eu estiquei ao maximo ela e deu o mesmo que a factor. titan 150 ks
Léo Factor
Léo Factor
ELITE
ELITE

Idade : 36
Data de inscrição : 06/09/2010
Localização : Guarulhos - SP
Mensagens : 1573

https://ybrfactor.forumeiros.com/t765-factor-red-sport_newup_pg_0

Ir para o topo Ir para baixo

Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan Empty Re: Comparativo Duas Rodas - Factor x Titan

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos