Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37
Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
5 participantes
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Dicas
Página 1 de 1
Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
É possível conseguir um aumento significativo da vida útil dos pneus de uma moto se alguns cuidados básicos forem adotados pelo motociclista, segundo aponta Alexandre Levorin, gerente da unidade Moto da Levorin Pneus, fabricante de pneus para motos. “A boa utilização dos pneus é fundamental para a segurança da motocicleta. Por isso, é preciso ter uma atenção redobrada no trato com o equipamento”, diz.
O especialista aponta que um dos erros mais comuns é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da moto. “Em uma moto, quase não há margem para modificações nos pneus”, completa.
Veja algumas dicas básicas:
- Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);
- Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (frizo de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;
- As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;
- Os pneus não especificados para o modelo da moto não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da moto e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;
- Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.
- Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.
- Jamais utilize pneus recauchutados
- A moto sempre deve estar com o “quadro” alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.
- Nunca submeter o pneu a sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. Portanto, é importante sempre manter as pressões e carga recomendadas conforme gravações que constam no flanco de cada pneu.
Pra quem nao sabia, vai ai a dica ^^
Abrass galera, qualquer duvida, só perguntar
O especialista aponta que um dos erros mais comuns é a substituição de pneus sem obedecer às recomendações do fabricante da moto. “Em uma moto, quase não há margem para modificações nos pneus”, completa.
Veja algumas dicas básicas:
- Os pneus devem ser calibrados semanalmente, seguindo as recomendações do fabricante da motocicleta. A pressão precisa ser alterada em cada situação de uso (com carona na garupa, carga ou apenas o condutor);
- Os pneus devem ser montados apenas em máquinas. Nunca permitir a montagem manual em borracheiros não habilitados. O pneu de uma moto pode ter o talão (frizo de aço lateral) quebrado por uma operação de montagem inadequada;
- As rodas devem passar por um balanceamento rotineiro, um procedimento fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus;
- Os pneus não especificados para o modelo da moto não devem ser usados nunca. As alterações para fins estéticos acabam prejudicando o desempenho da moto e comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus;
- Nunca fazer adaptações para deixar de usar câmeras de ar. Em motos, os pneus sem câmera somente são empregados em alguns poucos modelos que utilizam aros específicos para este fim.
- Os aros utilizados devem ser aqueles recomendados pelo fabricante. Mudanças provocam diferenças sensíveis no desempenho da moto, novamente comprometendo a segurança do motociclista e a durabilidade dos pneus.
- Jamais utilize pneus recauchutados
- A moto sempre deve estar com o “quadro” alinhado, caso contrário a vida útil do pneu ficará comprometida por rodar fora de alinhamento com o piso.
- Nunca submeter o pneu a sobrecarga. Pode ocorrer o superaquecimento, desgaste excessivo, separação entre lonas e banda de rodagem. Portanto, é importante sempre manter as pressões e carga recomendadas conforme gravações que constam no flanco de cada pneu.
Pra quem nao sabia, vai ai a dica ^^
Abrass galera, qualquer duvida, só perguntar
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Re: Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
Vixi, então já to erradasso. Com o 100/90 na traseira e o 90/90 na dianteira já alterei toda a parada . Mas que ficou mais estável em curvas ficou sim.
Costela- User
- Idade : 37
Data de inscrição : 31/08/2011
Localização : Itaquaquecetuba/SP
Mensagens : 380
Re: Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
Pois e cara tbm uso um 100/90 na traseira e vou por semana que vem um 90/90 na dianteira. No 100/90 meto 40lbs. kkkkk acho que ja acustumei andar assim. de vez em quando dou uma calibrada neles pois com menos que isso parece que a moro fica pesada.
PS: meu pneu dianteiro ainda e original e minha moto ja esta com 22,251 e ele ainda nao ficou bem carequinha nao, vi neguinho falando outro dia que a moto 11,000 ja estava com pneu careca, ta loko vai ver o asfalto onde esses caras andam deve ser aqueles bem "caraquentos" kkkkkkk
E outra nunca furei o pneu da minha moto, e tomara que permaça assim, por um bom tempo.
PS: meu pneu dianteiro ainda e original e minha moto ja esta com 22,251 e ele ainda nao ficou bem carequinha nao, vi neguinho falando outro dia que a moto 11,000 ja estava com pneu careca, ta loko vai ver o asfalto onde esses caras andam deve ser aqueles bem "caraquentos" kkkkkkk
E outra nunca furei o pneu da minha moto, e tomara que permaça assim, por um bom tempo.
FACTOR_PVH- FIEL
- Idade : 37
Data de inscrição : 14/05/2010
Localização : PVH-RO
Mensagens : 634
Re: Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
A galera, isso ai sao somente dicas para aumentar a vida util dos pneus,... nao significa que se vc usar um pneu mais largo e talz, vc vai bixar a bagaça toda... é só ter os cuidados necessários e pronto ^^
:Loko:
abrass
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Re: Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
Quanto á pneus diferentes, nunca ouvi falar que estoura rolamentos ou algo do tipo, muda sim o desempenho da moto, mas aí já é outro caso.
Sobre a calibragem, isso sim faz diferença, pneus muito cheios gastam mais rapido, quando mais cheio mais redondo ele fica diminuindo assim a área de contado com o solo, sendo assim desgasta mais rápido, já pneus mais vazios deixam a moto mais pesada, então o ideal é achar um meio termo entre os dois.
Sobre a calibragem, isso sim faz diferença, pneus muito cheios gastam mais rapido, quando mais cheio mais redondo ele fica diminuindo assim a área de contado com o solo, sendo assim desgasta mais rápido, já pneus mais vazios deixam a moto mais pesada, então o ideal é achar um meio termo entre os dois.
Allex- ELITE
- Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Re: Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
então o negócio é deixar o pneu bem cheio e pra não ficar tão desconfártavel deixar a suspensão macia ????
ANDERSON- Representante
- Idade : 35
Data de inscrição : 07/10/2010
Localização : londrina PR.
Mensagens : 2451
Re: Dicas para aumentar a vida útil dos pneus das nossas motocas ;D
O negocio é deixar o pneu com uma calibragem maneira... ou seja, nem taoooo xeio a ponto de explodir, nem murcho de mais, deixe mais ou menos na calibragem que já vem escrita no pneu, sobre a suspensao mais macia, dai depende do teu gosto e jeito de andar anderson de siqueira..
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
holcopter- User
- Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236
Tópicos semelhantes
» vida útil do xenon
» Essas dicas poderão salvar sua vida!
» Dicas para pegar estrada para pequenos passeios e viagens
» Elogios para nossas motinhas
» Doze manhas para economizar combustível
» Essas dicas poderão salvar sua vida!
» Dicas para pegar estrada para pequenos passeios e viagens
» Elogios para nossas motinhas
» Doze manhas para economizar combustível
CLUBE YBR FACTOR :: YBR Factor :: Dicas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
16/3/2024, 20:05 por JAILS0N
» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
31/12/2021, 12:57 por @BPMW20
» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
13/7/2019, 01:18 por Joab
» Bate e Volta de 500km - SC
19/12/2018, 18:14 por EULLEN
» Painel Da YBR
15/8/2018, 16:46 por clidio
» Ajuda para reconectar os fios do farol
26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves
» Luz traseira só acende na frenagem
14/5/2017, 00:06 por prv2012
» Problema elétrico no Retificador de voltagem
27/11/2016, 00:26 por sperim
» Problema elétrico no Retificador de voltagem
26/11/2016, 23:55 por sperim