CLUBE YBR FACTOR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Grupo Online
Corrente x Correia x Cardã Facebookclube
Anúncios
Corrente x Correia x Cardã Moldedo
Últimos assuntos
» de qq adianta ter
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime16/3/2024, 20:05 por JAILS0N

» YBR FACTOR Carbono Fibe [BPMW20] update - pag62
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime31/12/2021, 12:57 por @BPMW20

» Sobre o carburador da ybr antiga na factor
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime13/7/2019, 01:18 por Joab

» Bate e Volta de 500km - SC
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime19/12/2018, 18:14 por EULLEN

» Painel Da YBR
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime15/8/2018, 16:46 por clidio

» Ajuda para reconectar os fios do farol
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime26/7/2018, 18:59 por Angelicaneves

» Luz traseira só acende na frenagem
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime14/5/2017, 00:06 por prv2012

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime27/11/2016, 00:26 por sperim

»  Problema elétrico no Retificador de voltagem
Corrente x Correia x Cardã I_icon_minitime26/11/2016, 23:55 por sperim

Quem está conectado?
27 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 27 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 280 em 8/3/2021, 18:37

Corrente x Correia x Cardã

4 participantes

Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por holcopter 4/2/2012, 13:56

Bom, esses dias no facebook do club, surgiu o assunto da correia pra YBR, entao resolvi dar uma pesquisada, e compartilhar com a galera... bom eu já estou decidido... vou colocar correia na minha motoca ^^, mas ai vai as principais diferenças entre um método e outro, bem como suas vantagens e desvantagens :D

Rodando pelas ruas a gente percebe que a maioria das motocicletas possuem sistema de tração por corrente. Andando um pouco mais, veremos modelos que utilizam correias dentadas e outros equipados com cardã. Afinal, qual dos três é melhor? É possível converter o sistema de sua moto?

O sistema mais comum é o de acionamento por corrente. É também o mais barato, não só pelo uso comum, mas também pelo seu próprio mecanismo, que é mais simples. Neste sistema, a corrente é encaixada, na parte posterior, ao pinhão que está preso ao eixo (ou árvore) do câmbio, que sai do interior da "caixa do motor". Na parte anterior, ou seja, atrás, a corrente está encaixada à coroa dentada que, por sua vez, está presa à roda. A força motriz é gerada, claro, a partir do motor, portanto, vem do pinhão a tração necessária para a roda girar. As motos utilizadas no dia-a-dia e até 600 cilindradas (como é o caso da Honda Shadow), utilizam correntes em seus sistemas de tração.

O sistema de tração por correia dentada é semelhante, porém, com a vantagem que a correia não se dilata tanto quanto o aço da corrente, devido ao calor gerado no atrito das partes. Isso faz com que a manutenção - esticamento da correia - seja menos frequente do que da corrente. A correia é também mais silenciosa e não acumula a sujeira inevitável de graxas e lubrificantes necessários na corrente. A desvantagem da correia é que, se ela arrebentar-se durante uma viagem e o piloto não tiver uma reserva, conseguir a substituição será uma questão de sorte. Modelos especiais, como algumas Harleys e Buells, utilizam a correia dentada em seu sistema de tração.

O sistema de acionamento por cardã é, de longe, o que mais encarece a máquina, mas também o que menos requer manutenção. Os proprietários desses modelos só devem se preocupar com o óleo, mas, isso, a cada 10.000 Km. Evidentemente, levando-se em conta a peça não danificar-se por algum motivo. Mas, como nem tudo é 100%, há relatos de que, em arrancadas mais bruscas, o cardã costuma dar um tranco e levantar a traseira da moto. O cardã é visto em motocicletas como as Yamahas Virago 535, Drag Star 650 e VMax, entre outras.

A não ser que modifique até mesmo parte da estrutura (do quadro) de uma moto, transformando-a numa chopper, por exemplo, não é conveniente e nem possível alterar o sistema de transmissão de uma motocicleta com corrente para cardã, ou o inverso, e o mesmo é válido para a correia. Isso, porque as peças são de tamanhos e formatos diferentes, e o quadro da motocicleta é desenhado para aquele sistema. É bem possível, no entanto, que com algumas adaptações, a troca de corrente por correia ainda seja menos complicado.

Bom, espero ter esclarecido a duvida de muitos, e dado ideia pra galera ^^

:Loko:
holcopter
holcopter
User
User

Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por Allex 4/2/2012, 17:35

Boa Brother, sem dúvida o Cardã é o melhor sistema de todos, livre de manutenção á menos o óleo. Esse dispositivo dependendo da forma de pilotar do condutor, dura aí seus 10, 20 anos de boa, e é caro justamente por isso, de certa forma é uma "peça definitiva", não precisa ficar trocando de tempo em tempos Corrente x Correia x Cardã 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por holcopter 6/2/2012, 10:49

Com toda certeza Xann ^^

Vou colocar um kit de Correia na minha Klaw... vai ficar show, o vendedor me deu garantia nele, de 120 000 KM! isso se eu tivesse uma Harley Deividson,(que tem 80 cv), entao... muito provavel que na minha vá durar mais... e é claro, minha relação, nao vai ser original, ele esta consultando com o engenheiro dele ainda, 14 no pinhao, 27 na coroa ^^, em breve posto aqui o orçamento, pra queles que quiserem entrar nessa tbm ^^

Abrass
holcopter
holcopter
User
User

Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por Adriano Tosta 6/2/2012, 11:17

Legal holcopter, depois posta aqui pra gente...
Adriano Tosta
Adriano Tosta
User
User

Idade : 45
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Cabreuva
Mensagens : 224

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por Allex 6/2/2012, 15:23

Holcopter, não sei se te falaram, mas com relação de correia a motoca bebe um pouco mais e fica um pouco mais amarrada. Não sei no seu caso que deu uma apimentada no motor quais diferenças vão dar. Mas não deixe de falar pra gente o andamento dessa modificação. Corrente x Correia x Cardã 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por holcopter 6/2/2012, 16:37

Tranquilo Xann, mais, o que o vendedor me passou e de acordo com umas pesquisas que fiz na net, a corrente que agente normalmente usa, sofre muitas dilatações, devido a ser aço, no caso dessa correia, ela não estoura e é feita com Kevlar ( Fibra de carbono ), no caso, nao precisa de lubrificação, nem esticar, e por ser feita de fibra de carbono, nao sofre ocilações, como as correntes... bomm, correias sao muito utilizadas principalmente em motos estradeiras de altas cilindradas, como é o caso da Harley Deividson... Masss, unica maneira de saber se vai ficar Toxa ou paia, vai ser testando... tamus ai no aguardo, da resposta do Engenheiro ^^

valeu XAnn e valeu galera ^^ mt loko
holcopter
holcopter
User
User

Idade : 32
Data de inscrição : 19/08/2011
Localização : Primavera do Leste - MT
Mensagens : 236

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por Allex 6/2/2012, 16:39

Ôpa, sim, com certeza com a correia vai ficar mais silenciosa a motoca, não vai mais ter problemas com sujeiras e fora que ela é muito resistente Corrente x Correia x Cardã 324562
Allex
Allex
ELITE
ELITE

Idade : 48
Data de inscrição : 07/09/2010
Localização : GO
Mensagens : 5037

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por lu_henrique 25/2/2012, 00:50

não sei se vc6 ja usaram, eu coloquei a minha relação com corrente retentor. muito booooa, o barulho diminui 100% e fora que ela dura bem mais segundo várias pesquisas que fiz na internet, vamos ver se cmg será assim. Mas só em relação ao barulho já está de mt bom tamanho e fora que o preço não é tao superior a relação comum.
lu_henrique
lu_henrique
User
User

Idade : 34
Data de inscrição : 21/02/2012
Localização : São Paulo/SP Zona Leste
Mensagens : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Corrente x Correia x Cardã Empty Re: Corrente x Correia x Cardã

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos