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Quanto ao amaciamento do motor!!

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Quanto ao amaciamento do motor!! Empty Quanto ao amaciamento do motor!!

Mensagem por Luã Machado 1/6/2010, 23:56

Minha YBR Factor esta com quase 600 km rodados.
Geralmente trabalho mais a 4ª e a 5ª marcha. sendo q ja coloquei nela de 4ª 80km/h e de 5ª 120km/h...
Geralmente uso só pra saidas a 1ª q no max. vai ate 15 km/h, 2ª de 15 a 30 km/h, a 3ª de 30 a 50 km/h, a 4ª de 50km/h a 75km/h e a 5ª de 75 a 120 km/h ate o momento.
Mas acho q estou forçando.
Gostaria q me dessem umas dicas.
Abração..
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Mensagem por ajdelima 2/6/2010, 00:16

acho que deve andar normalmente pois seu motor esta justo demais ainda,nao deve forcar nem esticar de mail,senao depois dos 1000 vai ter um motor frouxo por desgaste ecessivo
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Mensagem por FACTOR_PVH 2/6/2010, 01:16

Eu tinha essa mesma duvida, mas agora já to mais tranquilo.
Veja vqui o meu post
Tem algumas dicas.
:face:
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Mensagem por Luã Machado 2/6/2010, 04:47

É acho q peco apenas no quesito de não manter uma rotação por longo tempo.
Geralmente passo em torno de 15 a 20 min na 5ª marcha com velocidade na media de 80km/h à 90km/h.
Vlw..
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Mensagem por @BPMW20 2/6/2010, 15:06

Da maneira q vc descrevel, esta forçando muito a 4ª e 5ª marcha.
Tenta o seguinte;

1ª de 0 a 20 ( as vezes eu deixo chegar a 30).
2ª 20 a 40
3ª 40 a 60
4ª 60 a 80 (e raramente se vc estiver numa subida, de 60 a 90).
5ª 80 a 100 (sem força o motor) mas pode passar de 100 se vc ñ trocou a relação.
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Mensagem por edvaldo 3/6/2010, 00:03

boa noite a minha não passa dos 110kmh esta com 3520km oque possso fazer para melhorar ,sera que foi mal amasiiado o motor me ajudem
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Mensagem por @BPMW20 3/6/2010, 13:13

Primeiro, com o cano original fica mas dificiu dar os 120 ou 130km/h. Troque-o! E ñ tenha pena da 5ª macha, ela é a q anda mais...

1 0 a 20
2 20 a 40
3 40 a 60
4 60 a 80 (se estiver em reta, deixa ir até 85, 90km/h).
5 80 a 120 ( a quinta macha sempre é a q anda mais).
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Mensagem por edvaldo 4/6/2010, 09:45

obrigado bpmw20 vou trocar o cano para ver se muda algo um abrç
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Mensagem por Convidad 15/6/2010, 00:33

to com 970 km de 500 pra k eu vacilei estiquei muito a 4 pra de 5 manda 120 mas naum fiz issu diretu só quando saia com pressa pah, como faço pra saber se amaciei corretamente?
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Mensagem por cfm.junior 15/6/2010, 01:46

Na revisão eles devem te falar. Aproveita e anota todas as suas dúvidas pra perguntar ao mecânico. Se o cara for de boa, dá pra aprender muito.
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Mensagem por @BPMW20 16/6/2010, 13:55

DICA: Quando vc sair, e ao chegar ao seu destino sua moto tiver, "fedendo a oleo queimado" vc devi se preoculpar e andar mesno, ou esticar melhor as machas.
O Junior já deu outra dica importante.
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Mensagem por Convidad 17/6/2010, 15:33

vlw
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Mensagem por Convidad 8/7/2010, 21:44

Caramba cara eu já cheguei a pegar 125 km/h e minha moto ainda nem passou dos 400km rodados(nao tenho muito tempo para andar ainda). Será que se eu continuar pegando essas velocidades vai dar problema no motor???
(logico que foi em 5°)
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Mensagem por Bruno 8/7/2010, 22:21

EO_Eliel escreveu:Caramba cara eu já cheguei a pegar 125 km/h e minha moto ainda nem passou dos 400km rodados(nao tenho muito tempo para andar ainda). Será que se eu continuar pegando essas velocidades vai dar problema no motor???
(logico que foi em 5°)


olha cara, é o seguinte... se sua moto nem passou dos 400km e vc fika andando a 125km/h com certeza ela vai ter um DESGASTE PREMATURO das peças, provavelmente não vai ser um problema de "quebra" de alguma peça, mas sim do desgaste...

pq no periodo de amaciamento, é um período que as peças estão se "encaixando", por isso que se chama AMACIAMENTO, pra vc "amaciar", para que o atrito correto nas peças possa fazer que elas se encaixem de modo correto....

é BASICAMENTE isso...lógico que o processo é mais complexo, mas se vc entender isso, seu motor AGRADECE! KSAOPDSDQKKP

os problemas que irão gerar se ela for mal amaciada, seria ; moto "fumando"...ou vc teria que trocar algumas peças mais cedo do que o esperado...etc..


tem mais coisas,, mas eu não sou mecânico então nao sei todas! ksdqopasdk

eh isso ae, espero ter ajudado, abraço!
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Mensagem por Convidad 9/7/2010, 00:55

É melhor maneirar então, mas cara eu pego uma rodovia enorme e em um horario que nao tem quase nada, é quase impossivel de se segurar para não correr... mas dá pra tentar...
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Mensagem por @BPMW20 9/7/2010, 13:03

EO_Eliel escreveu:Caramba cara eu já cheguei a pegar 125 km/h e minha moto ainda nem passou dos 400km rodados(nao tenho muito tempo para andar ainda). Será que se eu continuar pegando essas velocidades vai dar problema no motor???
(logico que foi em 5°)
Se vc sentir um odor de OLEO QUEIMADO, reduza a velocidade, e não estique as machas. Não é aconcelhavel 'a ninguem' anda acima dos 100km/h antes dos 1.000km/rodados.
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Mensagem por Convidad 9/7/2010, 22:38

vlw pela dica...eu nunca senti cheiro de oleo queimado...mas é melhor não abusar...Só mais uma duvida: se eu nao passar dos 100Km/h depois de passar o tempo de amaciamento ela não irá ter dificuldades de atingir uma velocidade mais alta?
(pergunto isso porque é minha primeira moto, nao entendo quase nada de motos)
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Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 22:46

EO_Eliel escreveu:vlw pela dica...eu nunca senti cheiro de oleo queimado...mas é melhor não abusar...Só mais uma duvida: se eu nao passar dos 100Km/h depois de passar o tempo de amaciamento ela não irá ter dificuldades de atingir uma velocidade mais alta?
(pergunto isso porque é minha primeira moto, nao entendo quase nada de motos)


http://www.clubeybrfactor.com/oleo-f40/em-busca-do-oleo-perfeito-t282.htm

Dá uma olhada nesse tópico e tira suas conclusões, pra mim amaciamento é dentro dos 1000Km, onde a moto tá nova e é hora do motor mostra folego, não digo regaça a moto, mas acelera bem, deixar o giro subir bem, reduzir pro giro subir, nada de cortar giro, cortar giro não é coisa que se faça em tempo algum.

Dá uma lida no tópico, e fica tranquilo, motor é pra ser usado, mas de forma consciente!

Abraços a todos.

Atenciosamente,
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Mensagem por Convidad 9/7/2010, 23:02

Vlw então, tenho uma duvida, nesse tempo de amaciamento é comum a moto gastar um pouco mais do que era para gastar de combustivel? ou ela vai sempre gastar o que está gastando agora?
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Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 23:08

EO_Eliel escreveu:Vlw então, tenho uma duvida, nesse tempo de amaciamento é comum a moto gastar um pouco mais do que era para gastar de combustivel? ou ela vai sempre gastar o que está gastando agora?

No inicio a moto sempre gasta mais, mas por que gastar mais?
Veja só, é nos primeiros 1000KM que a moto vai fazer a casa dos anéis no cilindro, então o motor vai tá esfregando os anéis um pouco mais do que o normal, mas depois fica leve e o consumo diminui consideravelmente, por isso é bom você fazer as trocas das marchas com um giro mais alto nesse tempo de amaciamento, pra que a casa dos anéis fiquem nas extremidades do cilindro, fazendo com que depois desses 1000KM o motor fique solto.
Note que na primeira troca de óleo, o óleo sai mais sujo do que nas demais, isso porque as fuligens da montagem do motor vai sair na primeira troca.


Abraços a todos.

Atenciosamente,
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Mensagem por Bruno 9/7/2010, 23:09

olha...não kero discordar, mas JA DISCORDANDO...ksdqpoaskdq

periodo de amaciamento não é para fika acelerando que nem louco, por isso chama AMACIAMENTO e não "PERIODO DE ENROLAR O CABO" KSPODQAKDQ

enfim...da uma olhada nessa matéria aki...que foi feita por um profissional...

aahh, e em questão de se vc não acelerar agora, pode fika sussegado que dpois de amaciada ela vai anda como as outras, a minha eu não fikei acelerando no periodo de amaciamento e ela anda muiitoo bemm

http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-amaciamento.html
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Mensagem por Costαlongα 9/7/2010, 23:18

Brn_YFactorED escreveu:olha...não kero discordar, mas JA DISCORDANDO...ksdqpoaskdq

periodo de amaciamento não é para fika acelerando que nem louco, por isso chama AMACIAMENTO e não "PERIODO DE ENROLAR O CABO" KSPODQAKDQ

enfim...da uma olhada nessa matéria aki...que foi feita por um profissional...

aahh, e em questão de se vc não acelerar agora, pode fika sussegado que dpois de amaciada ela vai anda como as outras, a minha eu não fikei acelerando no periodo de amaciamento e ela anda muiitoo bemm

http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-amaciamento.html

Tudo bem, note que não falei pra acelerar que nem um louco, tanto que disse pra não cortar giro, mas sim esticar as marchas.
Agora amaciar a moto de forma ir acelerando gradativamente funciona sim, mas os desgastes de peça com o passar do tempo vai ser maior, principalmente de anel e camisa do cilindro, pra quem não sabe, o óleo quando vem de fábrica vem com um aditivo para ser usado no desgaste correto da camisa, a fim de fazer o acasalamento (sem trocadilhos KKKKK) dos anéis no cilindro, por isso é bom esticar as marchas, mas não demais, esticar as marchas e reduzir também ajuda.

Outro detalhe, Profissional (Mecanico) quer ganhar dinheiro, pergunta um mecanico o que ele diz sobre Aditivo para óleo, ele odeia, porque reduz o desgaste do motor, e nisso reduz o lucro dele. Se você trocar o óleo dentro dos prazos, fazer todas as revisões pode acelera a vontade que o motor não dá problema, o que faz dá problema é falta de manutenção, ou seja, óleo, agua (que não é o caso da moto), alimentação mal regulada, bomba de óleo fraca, vela suja, dentre outros.

Abraços a todos.

Atenciosamente,
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Mensagem por Bruno 10/7/2010, 00:00

agora eu concordo com vc Costalonga, vc foi mais claro! rsrs

acelerando gradativamente está corretíssimo ..

o problema, que "estraga o motor" é da akelas arrancadas bruscas e reduzidas bruscas...isso sim causa dano em quanto o motor não ta amaciado...

mas é isso ae!

abraço!
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Mensagem por Costαlongα 10/7/2010, 00:07

Brn_YFactorED escreveu:agora eu concordo com vc Costalonga, vc foi mais claro! rsrs

acelerando gradativamente está corretíssimo ..

o problema, que "estraga o motor" é da akelas arrancadas bruscas e reduzidas bruscas...isso sim causa dano em quanto o motor não ta amaciado...

mas é isso ae!

abraço!

Eu já tive tanto moto, quanto carro 0KM e sempre fiz assim, nunca deu problema, ao contrario, teve tio meu que compro carro na mesma época e o motor deu um problema na bomba de óleo por causa disso, por falta de giro pra fazer o óleo girar no motor.

E sobre moto, no amaciamento, deve sim, andar com giro alto, vou te explicar o porque, o torque da Factor começa a partir de 6000RPM e a potencia (CV) começa com 8000RPM, ou seja, se você não amaciar com giro alto, quando ao longo do tempo começar a exigir mais o motor vai embora por conta do desgaste.
Arrancadas bruscas e reduzidas acabam mesmo com o motor, mas retomadas bruscas e reduzidas acima da 3ª marcha não faz nada ao motor, pois nessas marchas a relação delas não tem como afetar o balanceio do eixo do motor.

Abraços a todos.

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Mensagem por FACTOR_PVH 22/7/2010, 17:49

<object style="height: 344px; width: 425px"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/lWvvIG6mMFs"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowscriptAccess" value="always"><embed src="https://www.youtube.com/v/lWvvIG6mMFs" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowscriptAccess="always" width="425" height="344"></object>
Vejam o video para amenisar as duvidas.
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Mensagem por Convidad 1/9/2010, 15:15

rapaiz, a melhor maneira e vc acostumar a moto a vc. como?
1° de tudo não fique sempre na mesma velocidade, pois com velocidades constantes a moto fica abituada a aquela velocidade e rotação

2°utilize todas as marchas, procure sempre passar as marchas no tempo certo

3° não exceda a rotação deixando a cortar a gasolina, até mesmo pq ela n possui limitador de velocidade, portanto vá acostumando - a a vc,

4° faça pequenas viagens sem forçar muito o motor, andando sempre entre 90 e 120,pois quem diz que ela não dá tá mentindo ou n sabe botar pra andar(quem diz que ela n anda com cano original tá muito enganado, pelo contrario, o original da muito mais pressão do que os escapes esportivos, eles só dão torque a moto e nada mais).

com essas informações vc consegue um bom amaciamento do motor, um desgaste favoravel e uma boa vida util das peças.

eu mesmo tinha um ybr da antiga 2003, eu entreguei a bixa com 50 mil rodados sem nunca ter aberto o motor, apenas, revisões regulares, limpezas e trocas de filtro e óleo , trocando o oleo de 3 em 3mil e o filtro de 9 em 9 mil.
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Mensagem por @BPMW20 1/9/2010, 15:22

Discordo com a 4ª dica, pois com o escapamento esportivo a descarga é maior e o motor trabalha com menos presão no cilindro. O escapamento original, exige mas pressão para uma descarga boa, com isso, mas rotação.
Quanto ao amaciamento do motor!! 640773
Discorda dessa teoria?
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Mensagem por Junior_Factor 13/9/2010, 01:34

Tenho uma duvida galera, estou com minha factor ed 2010 é minha 1ª moto, comprei à uns 3 meses, rodo muito pouco com ela, faço cerca de 12 km/dia (trajeto casa / trabalho, casa/facul), semana passada fiz a 1ª revisão de 1000km e até hoje só tinha andado de boa, que nem diz o manual, tipo tiozão mesmo pois é o período de amaciamento. Só que acho que ela tá rendendo pouco com relação à velocidade final, é claro que estamos em uma 125cc eu sei, mas acho que ela deveria render um pouco mais ou talvez ainda esteja à tempo de amaciá-la corretamente.

Por exemplo hoje pela 1ª vez peguei uma br pra poder ver quanto fazia de final, fui andando de boa e esticando um pouco as marchas e apesar de pista livre e boa pra pilotar o máximo que consegui foi 100 km/h, custando, não passou nem 1 mm dos 100/h, vocês acham que de vez em quando eu posso dar umas esticadas e ir acostumando o motor a trabalhar em velocidades um pouco maiores já que ja passei o 1º período de amaciamento sem prejudicá-la?

Até ontem tinha andado só de boa, sem esticar marchas e nem tinha passado de 70, 80km/ porque na cidade é meio dificil, tem muito radar, ainda estou com a permissão e já tenho uma multa que tá pra chegar.

Muito bom este fórum, já tirei muitas dúvidas aqui, todos estão de parabéns!!!
Abraço
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Mensagem por -maxdrago8- 13/9/2010, 11:43

rapaz pode esticar as marcha ae q seu motor fica soutinho a factor e andadeira a minha mesmo toda original da oq marca nas ladeiras maius da ! hauhauhauhauhauhau
da uma olhada no topico trocas de marchas ! ae vai o link !

http://www.clubeybrfactor.com/dicas-de-pilotagem-f16/trocas-de-marcha-t97.htm
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Mensagem por @BPMW20 13/9/2010, 15:19

Junior_Factor, pode esticar sim! TODAS as machas, mas quando sentir um fedor de oleo queimado, diminia e espere esse odor pssar. Mas não tenha medo, é normal nas primeira esticadas.
1ª de 0 a 25 ou 30km/h
2ª 30 a 50
3ª 50 a 70
4ª 70 a 100
5ª, decendo um aladeirona, ou na BR de 100 a 130km/h, se a ladeira for longa, e vc tiver coragem.

A minha esta com mais de 40mil km rodados, e faço tranquilo os 110 na 4ª ou 40km/h na primeira.
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Quanto ao amaciamento do motor!! Empty Re: Quanto ao amaciamento do motor!!

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