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Quanto ao amaciamento do motor!!
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Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
Poder até pode, o problema é a velocidade...
No manual tem a medida correta, mas acredito que vc não deva exceder 70km/h até os 500km e 90km/h antes dos 1000.
E como é estrada é bem capaz de vc manter uma velocidade constante e sem muitas trocas de marcha, acho que dificultaria a acomodação de peças que demanda essa fase de amaciamento.
No manual tem a medida correta, mas acredito que vc não deva exceder 70km/h até os 500km e 90km/h antes dos 1000.
E como é estrada é bem capaz de vc manter uma velocidade constante e sem muitas trocas de marcha, acho que dificultaria a acomodação de peças que demanda essa fase de amaciamento.
Convidado- Convidado
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
O ideal é NÃO manter sempre a mesma velocidade, vc deve ficar variando a rotação do motor. Alternando sua velocidade entre 60 e 80 km/h, estando sozinho eu esticava até 90 as vezes, mas sem permanecer nessa velocidade.
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
Amigos,
A minha factor é um modelo 2012 e no meu manual do proprietário (pag. 5-5) não fala de velocidade máxima, mas sim sobre até onde você deve apertar o celerador em cada kilometragem rodada.
0 à 150 km = Evitar operação prolongada acima de 1/3 de volta do acelerador. Após cada hora desligar e esperar esfriar de 5 a 10 min.
150 à 500 km = Evitar aceleração prolongada acima de 1/2 de volta do
acelerador. Aumente a velocidade livremente mas não utilizae aceleração total em momento algum.
500 à 1000 km = Evitar aceleração prolongada acima de 3/4 de volta do
acelerador.
Acima de 1000 evite operação prologada com aceleração total e varie a velocidade do motor periodicamente.
Seguindo a risca isso a minha fazia até 500km: 1ª ate 15 km/h, 2ª de 15 a 25 km/h, a 3ª de 25 a 45 km/h, a
4ª de 45km/h a 70km/h e a 5ª de 70 a 100 km/h ate o momento.
Logicamente, quanto amior a quilometragem eu ia aumentando a aceleração.
Até agora ela tá uma seda!!!
A minha factor é um modelo 2012 e no meu manual do proprietário (pag. 5-5) não fala de velocidade máxima, mas sim sobre até onde você deve apertar o celerador em cada kilometragem rodada.
0 à 150 km = Evitar operação prolongada acima de 1/3 de volta do acelerador. Após cada hora desligar e esperar esfriar de 5 a 10 min.
150 à 500 km = Evitar aceleração prolongada acima de 1/2 de volta do
acelerador. Aumente a velocidade livremente mas não utilizae aceleração total em momento algum.
500 à 1000 km = Evitar aceleração prolongada acima de 3/4 de volta do
acelerador.
Acima de 1000 evite operação prologada com aceleração total e varie a velocidade do motor periodicamente.
Seguindo a risca isso a minha fazia até 500km: 1ª ate 15 km/h, 2ª de 15 a 25 km/h, a 3ª de 25 a 45 km/h, a
4ª de 45km/h a 70km/h e a 5ª de 70 a 100 km/h ate o momento.
Logicamente, quanto amior a quilometragem eu ia aumentando a aceleração.
Até agora ela tá uma seda!!!
kabeção- User
- Idade : 44
Data de inscrição : 15/09/2012
Localização : Paulista - PE
Mensagens : 20
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
Bruno escreveu:olha...não kero discordar, mas JA DISCORDANDO...ksdqpoaskdq
periodo de amaciamento não é para fika acelerando que nem louco, por isso chama AMACIAMENTO e não "PERIODO DE ENROLAR O CABO" KSPODQAKDQ
enfim...da uma olhada nessa matéria aki...que foi feita por um profissional...
aahh, e em questão de se vc não acelerar agora, pode fika sussegado que dpois de amaciada ela vai anda como as outras, a minha eu não fikei acelerando no periodo de amaciamento e ela anda muiitoo bemm
http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-amaciamento.html
página nao encontrada! to precisando me interar do assunto!
Martano- User
- Data de inscrição : 15/10/2012
Mensagens : 29
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
kabeção escreveu:Amigos,
A minha factor é um modelo 2012 e no meu manual do proprietário (pag. 5-5) não fala de velocidade máxima, mas sim sobre até onde você deve apertar o celerador em cada kilometragem rodada.
0 à 150 km = Evitar operação prolongada acima de 1/3 de volta do acelerador. Após cada hora desligar e esperar esfriar de 5 a 10 min.
150 à 500 km = Evitar aceleração prolongada acima de 1/2 de volta do
acelerador. Aumente a velocidade livremente mas não utilizae aceleração total em momento algum.
500 à 1000 km = Evitar aceleração prolongada acima de 3/4 de volta do
acelerador.
Acima de 1000 evite operação prologada com aceleração total e varie a velocidade do motor periodicamente.
Seguindo a risca isso a minha fazia até 500km: 1ª ate 15 km/h, 2ª de 15 a 25 km/h, a 3ª de 25 a 45 km/h, a
4ª de 45km/h a 70km/h e a 5ª de 70 a 100 km/h ate o momento.
Logicamente, quanto amior a quilometragem eu ia aumentando a aceleração.
Até agora ela tá uma seda!!!
*** QUE PARIU FIZ TUDO ERRADO kkkkk q m***
Martano- User
- Data de inscrição : 15/10/2012
Mensagens : 29
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
Galera sobre amaciamento eu tinha algumas dúvidas quando peguei a Factor, e como tenho pai mecânico, perguntei a ele como fazer da melhor forma o amaciamento, ele me disse o seguinte:
_motor amaciando não é para ser esgoelado, nem para ficar andando a 50km/h, você usa as marchas gradualmente para subir as rotações e ganhar velocidade e quando estiver de 5ª marcha, sem colar o acelerador, use a potência que o motor demonstrar ter sem que seja forçado, porque se andar acelerando de mais e bruscamente, desgastará prematuramente, mas se andar devagar demais, o motor não abrirá e sua moto terá pouca velocidade final, ficará frouxa mas sempre usando as marchas para ganhar velocidade ao invés de usar todo o curso do acelerador.
Resumindo, sinto que após mais de 72.000k rodados faltando um mês para completar 3 anos que estou com ela, minha negona tá andando bem, outro dia resolvi acelerar um pouco mais e ela deu na reta 130km/h, na descida vi o ponteiro lá no 140km/h, mas não abusei porque tem uma curva muito fechada nesta descida, a rodovia nem acostamento tem e não é duplicada, mas quando peguei novamente a reta ela deu 130 e depois em uma pequena descida com pouca inclinação chegou aos 135km/h com cano e pinhão originais, tá meia nervosinha a Alcione
_motor amaciando não é para ser esgoelado, nem para ficar andando a 50km/h, você usa as marchas gradualmente para subir as rotações e ganhar velocidade e quando estiver de 5ª marcha, sem colar o acelerador, use a potência que o motor demonstrar ter sem que seja forçado, porque se andar acelerando de mais e bruscamente, desgastará prematuramente, mas se andar devagar demais, o motor não abrirá e sua moto terá pouca velocidade final, ficará frouxa mas sempre usando as marchas para ganhar velocidade ao invés de usar todo o curso do acelerador.
Resumindo, sinto que após mais de 72.000k rodados faltando um mês para completar 3 anos que estou com ela, minha negona tá andando bem, outro dia resolvi acelerar um pouco mais e ela deu na reta 130km/h, na descida vi o ponteiro lá no 140km/h, mas não abusei porque tem uma curva muito fechada nesta descida, a rodovia nem acostamento tem e não é duplicada, mas quando peguei novamente a reta ela deu 130 e depois em uma pequena descida com pouca inclinação chegou aos 135km/h com cano e pinhão originais, tá meia nervosinha a Alcione
ricaardoverdao- User
- Idade : 51
Data de inscrição : 23/07/2011
Localização : Santana de Cataguases/MG
Mensagens : 63
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
eh... e realmente, li o que tá no manual, foi o que um usuário postou aqui... o lance é NAO usar cem por cento da aceleraçao antes dos 1000 km
Martano- User
- Data de inscrição : 15/10/2012
Mensagens : 29
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
é isso aí, a minha já está prestes a ir para a revisão de 3000 km e tá andando legal, mas claro que eu não esguelei ela em momento algum. só achei que o consumo de óleo é um pouco elevado.
DJ ALEXANDRE- Novato
- Idade : 39
Data de inscrição : 05/10/2012
Localização : Guadalupe/Rio de Janeiro
Mensagens : 5
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
Oi gente...
Agora começam as minhas dúvidas... hahahahaha...
Seguinte... vou tirar a moto acho que semana que vem e não tenho a mínima idéia de como "amaciar", pois vou buscar ela numa cidade vizinha e vou ter uns 25Km pra fazer até em casa.
Queria saber o que diz o manual do proprietário. Ando com ela no máximo a 80Km/h? Não vou ter tempo de ler o manual dela antes de pegar a estrada.
Já li todo o tópico, mas queria seguir conforme diz o manual... sou muito cagona pra tentar fazer de outro jeito hehehe.
Me ajudem, por favor.
Abraços
Agora começam as minhas dúvidas... hahahahaha...
Seguinte... vou tirar a moto acho que semana que vem e não tenho a mínima idéia de como "amaciar", pois vou buscar ela numa cidade vizinha e vou ter uns 25Km pra fazer até em casa.
Queria saber o que diz o manual do proprietário. Ando com ela no máximo a 80Km/h? Não vou ter tempo de ler o manual dela antes de pegar a estrada.
Já li todo o tópico, mas queria seguir conforme diz o manual... sou muito cagona pra tentar fazer de outro jeito hehehe.
Me ajudem, por favor.
Abraços
Stela- User
- Idade : 38
Data de inscrição : 11/11/2010
Localização : Rio Grande do Sul
Mensagens : 67
Re: Quanto ao amaciamento do motor!!
Stela, nao existe isso de limite de velocidade quando esta amaciando o motor, e sim o giro, ou como esta no manual, o tanto que vc enrola o acelerador, exemplo, vc perguntou se poderia andar a no maximo a 80, isso varia muito, pode ser que em um determinado trecho do seu caminha seja uma descida forte, e a moto vai dar 80 vc usando apensa 1/3 do acelerador, ja em uma reta, pra vc manter 80 km/h talvez tenha que usar 1/2 do acelerador, em uma subida, nem vai poder chegar a 80, porque ai vc vai estar acelerando muito, faz o seguinte, faz igual no manual, vem tranquila, vc mantendo a aceleraçao , na reta e descida a moto vai andar mais, ja na subida ela vai reduzir e consequentemente vc vai ter que descer marcha, escrevendo e meio dificil de entender, sobe na moto e anda sem esticar, so isso!
bruno berger- User
- Idade : 38
Data de inscrição : 22/11/2011
Localização : Contagem - MG
Mensagens : 342
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