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Corrente! Usa-se graxa ou oleo?

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Mensagem por ybr2006 22/3/2014, 17:23

Boa tarde FEITOSA87 a minha esta semana fechou 30mil e ainda continua com a relacao original vaz, a minha mulher tem uma factor 2009 e ja tive q trocar a relacao 2 vezes se nao me engano marca racing , a moto tem apenas 16mil rodados e tenho os mesmos cuidados q tenho com a minha, pelo q dizem a vaz e muito superior as outras, pena q nao e mais fabricada.

Um abraco

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Mensagem por Convidado 23/3/2014, 14:08

Tem quem diga que a graxa é melhor, porem ela so impede a oxidação, pois não consegue penetrar entre os elos da corrente.
o recomendado é o óleo, quanto mais fino mais vai penetrar nos elos, porém vai sair com mais facilidade e melar mais a roda, um óleo mais grosso vai demorar mais a sair, porém vai ter um pouco mais de dificuldade de penetrar entre os elos (ainda assim, é muito melhor que a graxa)
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Mensagem por Marcelo Lima 1990 23/3/2014, 20:19

Em época de chuva: utilizo Graxa Branca, pois não sai tão facilmente como o óleo.

Em época mais seca: utilizo óleo Jerod, mais grosso que o óleo do motor, boa viscosidade e mantém bem lubrificada a relação por um bom tempo.
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Mensagem por Convidado 23/3/2014, 20:38

O óleo que eu uso é de diferencial de trator, caixa de marcha de caminhão.

óleo SAE 140
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Corrente! Usa-se graxa ou oleo? - Página 6 Empty Re: Corrente! Usa-se graxa ou oleo?

Mensagem por Orlando Cupim 24/3/2014, 15:02

é bom aplicar o sae 90 .
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Mensagem por Orlando Cupim 24/3/2014, 15:03

humberto_209 escreveu:O óleo que eu uso é de diferencial de trator, caixa de marcha de caminhão.

óleo SAE 140
vou testar esse danado :O
tem tambem que ... lavar a corrente a cada 15 dias .
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Mensagem por FEITOSA87 25/3/2014, 04:05

ybr2006 escreveu:Boa tarde FEITOSA87 a minha esta semana fechou 30mil e ainda continua com a relacao original vaz, a minha mulher tem uma factor 2009 e ja tive q trocar a relacao 2 vezes se nao me engano marca racing , a moto tem apenas 16mil rodados e tenho os mesmos cuidados q tenho com a minha, pelo q dizem a vaz e muito superior as outras, pena q nao e mais fabricada.

Um abraco
caraca 2 veses com 16 mil puts que marca de bosta essa racing ein a minha ainda esta com a relação original tbm, aqui em bsb ainda se encontra a corrente da vaz eu acho com retentor um amigo meu que anda muito ele vira esses seus 30 mil em dois tempos aqui em brasilia (tudo é longe nesse lugar), bem ele  usa corrente vaz com retentor eu acho que dura nessa faixa que vc falou 30 mil e ele usa graxa ele que me disse que pra usar a graxa tem de lavar a corrente constantemente mesmo que no fim de semana nao se queira lavar a moto pq só pegou uma poeirinha ou coisa do tipo a corrente vc tem de lavar ai fui pegando as manha e ta ai 12 mil e apenas uma regulagem. moto ou melhor qualquer equipamento que receba atrito por mais que o dono diga que faz as manutenções certinhas vai de cada um, as vezes o que esta lavado pra mim não esta lavado para você e assim sucessivamente, assim como no meu carro que para mim a constatação da necessidade de troca de óleo do motor é feita de duas formas diferentes, a 1º por kilometragem no mais tardar 5 mil km e troco sempre filtro e óleo nada de aguenta duas trocas, ou 2º o oleo começou a escurecer na vareta independente de kilometragem ficou escuro ta na hora da troca pois como aqui ta ficando uma m*** o transito as veses as rodas nao giraram 5 mil km mas o motor ja trabalhou por esses 5 mil km, ja para meu pai ele troca apenas por kilometragem ai ja viu a cor que fica o óleo do motor do carro dele, ai como eu disse cada um segue criterios diferentes eu estou aprendendo sobre motos agóra por isso estou sempre aberto a sujestões, por enquanto estou usando graxa mas estou pensando em testar o óleo ja que o manual diz para usar óleo, vou esperar chegar a hora do segundo passe na corrente ai vou ver quanto foi rodado, e fazer o uso do óleo e ver qual me da menos trabalho na hora da limpeza e quanto ela vai demorar para dar os 2 outros passes na corrente. 

valeu cada dia adiquirindo mais conhecimento neste novo caminho sobre 2 rodas
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Corrente! Usa-se graxa ou oleo? - Página 6 Empty Re: Corrente! Usa-se graxa ou oleo?

Mensagem por ricaardoverdao 4/4/2014, 18:43

O problema da graxa é que com o tempo vai acumulando sujeira como areia, pó e tudo mais fazendo até com que entrem no retentor do rolamento da roda danificando-o mais rapidamente então apesar de sujar a roda e dar raiva eu uso o óleo.

Houve uma época quando eu morava no Rio de Janeiro e possuía uma RD135, encontrei em uma casa de moto peças um lubrificante da marca Tork próprio para correntes de transmissão mas do qual não me lembro do nome e que vinha em aerosol como o desengripante mas só que tinha uma grande vantagem: ele formava em volta dos elos da corrente uma película que aderia mesmo a eles e não saía com qualquer água de chuva ou lavagem além de não sujar em nada a roda justamente por aderir à superfície dos elos, pena que comprei apenas uma embalagem, vendi a RD135 e fiquei uns 3 anos sem moto e nunca mais encontrei o tal lubrificante, mas foi a melhor solução que já cheguei a encontrar em matéria de lubrificação de corrente.
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Corrente! Usa-se graxa ou oleo? - Página 6 Empty Lubrificação da Corrente ideal.

Mensagem por CLOERCIO LEÃO 19/5/2014, 15:36

Lubrificação da Corrente:


Este é o item mais polemico do estudo, os motociclistas sempre querem saber especificamente qual marca de produto deve ser utilizada. Infelizmente uma resposta direta dessa forma não existe, acredito que nenhum mecânico, engenheiro, ou especialista, tenha um estudo técnico completo e detalhado do resultado da utilização de cada produto existe no mercado, que leve em conta a durabilidade do sistema de transmissão secundário para cada um desses produtos. Dessa forma optei por fazer citações do que acredito que se deve, e o que não se deve usar.
1) Partindo-se do principio que usamos nossas motos para trabalho ou lazer, podemos concluir que os produtos utilizados para competições, normalmente esses produtos só funcionam em altas temperaturas com exigência máxima dos materiais, portanto não serão os mais indicados para as motos "normais", pois eles buscam privilegiar o desempenho e não a conservação do sistema de transmissão secundário.

2) Não se deve também utilizar o óleo "sujo" retirado do motor da motocicleta, primeiro porque o mesmo é "muito fino" (Sae 20) e segundo porque por ele estar usado, já perdeu toda sua viscosidade, não mantendo mais suas características lubrificantes, e também porque a mesmo encontra-se contaminado com resíduos sólidos.

3) Não se deve usar óleo em spray para lubrificação geral, que são vendidos em lojas de ferragens, esses óleos normalmente são "finos" e não são indicados para lubrificação de correntes.

4) Não se deve usar também a famosa graxa com grafite, pois a grafite alem de agir como abrasivo, ela ira se acumular entre a corrente e coroa ou pinhão e com o atrito ira formar "calos" na coroa e no pinhão, causando um desgaste irregular, desses componentes.

5) Não se deve também utilizar produtos que secam rapidamente e não mantenham suas características lubrificantes, pois com o passar do tempo eles se parecem mais com uma "cola" e o pó e a sujeira "grudam" fácil neles, por experiência, percebi que com o passar do tempo os mesmos ainda deixam os elos "travados" e os conjuntos da corrente com pouca flexibilidade.


6) Nenhum engenheiro mecânico aconselha também o uso de graxas em geral em correntes, seja qual for à qualidade da graxa, porque segundo esses especialistas elas são "grossas" e não penetram no interior dos elos da corrente. Tem se observado na pratica que os "moto-boys" por rodarem muito, e não conseguirem lubrificar com frequência a corrente, acabam optando por lubrificar com graxa e assim conseguem um resultado melhor do que deixar o conjunto sem nenhuma lubrificação.

7) Na realidade o produto ideal é o óleo, nesse item é importante observar que os fabricantes de motocicletas em geral indicam o uso de óleo grosso, podem ser: (Sae 90 / Sae 140 ou Sae 250) para a lubrificação de corrente de motocicletas. A ESPESSURA DA VISCOSIDADE É MAIS GROSSO DE ACORDO OM A NUMERAÇÃO DO ÓLEO.

8) Algumas "graxas brancas" encontradas no mercado, segundo informam os fabricantes, são na realidade óleo hidrogenado, e após sua aplicação com o calor gerado pelo atrito do sistema de transmissão o óleo ira "derreter" e então cumprir adequadamente sua função de lubrificar.


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Corrente! Usa-se graxa ou oleo? - Página 6 Empty Graxa em spray especial para corrente de motos

Mensagem por CLOERCIO LEÃO 19/5/2014, 16:10

Itens que Compõe a Manutenção da Corrente:


Quando se fala em manutenção da corrente, instintivamente os motociclistas pensam em "lubrificar a corrente" ou "passar graxa na corrente". Primeiramente é importante observar qual é uso que fazemos de nossa motocicleta, ou seja, em via de regra os motociclistas em geral utilizam suas motocicletas para trabalho ou lazer, e não em competições. Devemos também ter sempre em mente que o objetivo final é o de prolongar a vida útil do conjunto de transmissão secundário. Na realidade o assunto é muito mais complexo e exige que sejam observados todos os itens abaixo:
Qualidade e Modelo do Conjunto de Transmissão Secundário:



Antes de qualquer instrução sobre a manutenção da corrente, é preciso observar a qualidade do Conjunto de Transmissão, ou "Relação" como os motoqueiros chamam. Esse é o primeiro vértice da historia, pois ou compramos um conjunto de boa qualidade, onde iremos pagar mais, consequentemente a duração também será maior, ou compramos um conjunto mais "barato" que consequentemente ira durar menos, ou seja, o famoso custo / beneficio. Outro fator importante a ser observado é a troca do conjunto "original" por outro de relação diferente, pois muitos querem que a moto "ande" mais, mas não querem que a corrente se desgaste rapidamente, isso é uma utopia. Portanto qualidade e originalidade do sistema vão garantir com certeza que consigamos rodar muitos mais quilômetros.


Forma de Condução:



Sem duvida alguma esse é um dos itens mais importantes na conservação do conjunto de transmissão, como falamos antes levamos em conta que usamos a moto para trabalho ou lazer, e pilotamos de maneira correta e segura. Se por exemplo, sempre fazermos nossas arrancadas de maneira esportiva, é obvio que de nada adiantara todas as demais orientações. Sem falar também que todos os demais componentes como embreagem, freios, pneus, etc. terão sua vida útil reduzida.
Regulagem da tensão da corrente:



A regulagem da tensão da corrente, conhecido entre os motociclistas como "esticar a corrente", é o primeiro fator a ser abordado para a conservação de todo o conjunto de transmissão secundaria (Pinhão, Corrente e Coroa). Deve-se sempre utilizar a folga própria de cada moto especificada pelo fabricante da motocicleta. Como todos sabem cada tipo de moto tem sua folga característica, como exemplo pode-se citar as motos "off-road" que tem a folga maior que as motos "esportivas". Manter a corrente com sua folga devidamente controlada, alem de ser importante na conservação do conjunto de transmissão, é responsável também pela melhor eficiência na transferência da força motriz para a roda. A inspeção da tensão da folga da corrente deve ser feita com a maior freqüência possível, fabricantes e mecânicos falam em algo em torno de cada 250 a 350 km dependendo do tipo da motocicleta.


Alinhamento da Corrente:


Outro item muito importante é o alinhamento da corrente entre o pinhão e a coroa. O desalinhamento ocorre quando ao trocar o pneu traseiro ou regular a folga da corrente deixam-se medidas diferentes nos esticadores laterais de corrente. Quando a Coroa e o Pinhão não se encontram alinhados, ira ocorrer uma torção na corrente que consequentemente iniciara um processo de desgaste excessivo na corrente coroa e pinhão.


Exame individual de cada componente:


Há alguns anos atrás, não existia o habito de se trocar de uma vez todo o conjunto de transmissão, ou kit de relação. Era comum o mecânico examinar individualmente: pinhão, corrente e coroa e fazer a troca apenas de um deles, hoje se fala em trocar tudo de uma vez caso contrario a peça velha estraga a nova. Na realidade esse é um ponto de vista discutível. Imagine que você faz a troca de uma só vez de todos componentes, mas os componentes não têm a mesma qualidade entre si, então, por exemplo, o pinhão se desgasta mais que a corrente e a coroa. Nesse caso podemos trocar o pinhão (que é o mais barato) e conseguir uma quilometragem um pouco maior dos outros dois componentes. Portanto passe a criar o habito de examinar, e também pedir para seu mecânico examine, individualmente cada componente do conjunto de transmissão.
Limpeza da Corrente:



Este item é muito polemico, alguns motociclistas e mecânicos acreditam que a corrente não deve ser lavada. Na realidade a corrente deve ser lavada, e deve-se retirar todo o excesso de lubrificação anterior. Esse item é primordial, alguns mecânicos e engenheiros ressaltam que antes de lubrificar a corrente, toda "lubrificação suja" deve ser retirada. Os produtos utilizados para lubrificar a corrente favorecem o acumulo de areia, pó e sedimentos que irão funcionar como "abrasivos" que provocam o desgaste por "usinagem" do conjunto. Portanto somente a lavagem pode contornar esse problema. A polemica é gerada principalmente por conta dos produtos utilizados para a lavagem da corrente. Não devemos nunca utilizar desengraxastes pesados tipo "Solupam" eles prejudicam diretamente o metal da corrente. Nem usar gasolina pura que resseca os anéis de borracha das correntes mais modernas. Quem é partidário do pensamento contrario a lavagem, acreditam que produtos como o "querosene" ou "óleo diesel" também ressecam esse anéis de borracha, e "em tese" retiram toda a lubrificação deixando a corrente "ressecada", esse problema pode ser contornado acrescentando-se sabão liquido ao "querosene" ou "óleo diesel". Deve-se evitar lavar em água com alta pressão, pois a sujeira tende a penetrar entre o pino e o rolete da corrente provocando aumento do desgaste da mesma quando em uso. A freqüência de lavagem da corrente esta relacionada ao tipo de lubrificação e ao local de uso da motocicleta. Quanto mais "grudento" for o produto utilizado para a lubrificação e quanto mais "terra" a moto rodar maior deve ser freqüência de lavagem.


Lubrificação da Corrente:
Este é o item mais polemico do estudo, os motociclistas sempre querem saber especificamente qual marca de produto deve ser utilizada. Infelizmente uma resposta direta dessa forma não existe, acredito que nenhum mecânico, engenheiro, ou especialista, tenha um estudo técnico completo e detalhado do resultado da utilização de cada produto existe no mercado, que leve em conta a durabilidade do sistema de transmissão secundário para cada um desses produtos. Dessa forma optei por fazer citações do que acredito que se deve, e o que não se deve usar.



1) Partindo-se do principio que usamos nossas motos para trabalho ou lazer, podemos concluir que os produtos utilizados para competições, normalmente esses produtos só funcionam em altas temperaturas com exigência máxima dos materiais, portanto não serão os mais indicados para as motos "normais", pois eles buscam privilegiar o desempenho e não a conservação do sistema de transmissão secundário.


2) Não se deve também utilizar o óleo "sujo" retirado do motor da motocicleta, primeiro porque o mesmo é "muito fino" (Sae 20) e segundo porque por ele estar usado, já perdeu toda sua viscosidade, não mantendo mais suas características lubrificantes, e também porque a mesmo encontra-se contaminado com resíduos sólidos.


3) Não se deve usar óleo em spray para lubrificação geral, que são vendidos em lojas de ferragens, esses óleos normalmente são "finos" e não são indicados para lubrificação de correntes.
4) Não se deve usar também a famosa graxa com grafite, pois a grafite alem de agir como abrasivo, ela ira se acumular entre a corrente e coroa ou pinhão e com o atrito ira formar "calos" na coroa e no pinhão, causando um desgaste irregular, desses componentes.

5) Não se deve também utilizar produtos que secam rapidamente e não mantenham suas características lubrificantes, pois com o passar do tempo eles se parecem mais com uma "cola" e o pó e a sujeira "grudam" fácil neles, por experiência, percebi que com o passar do tempo os mesmos ainda deixam os elos "travados" e os conjuntos da corrente com pouca flexibilidade.



6) Nenhum engenheiro mecânico aconselha também o uso de graxas em geral em correntes, seja qual for à qualidade da graxa, porque segundo esses especialistas elas são "grossas" e não penetram no interior dos elos da corrente. Tem se observado na pratica que os "moto-boys" por rodarem muito, e não conseguirem lubrificar com freqüência a corrente, acabam optando por lubrificar com graxa e assim conseguem um resultado melhor do que deixar o conjunto sem nenhuma lubrificação.
7) Na realidade o produto ideal é o óleo, nesse item é importante observar que os fabricantes de motocicletas em geral indicam o uso de óleo grosso (Sae 90) para a lubrificação de corrente de motocicletas.



8) Algumas "graxas brancas" encontradas no mercado, segundo informam os fabricantes, são na realidade óleo hidrogenado, e após sua aplicação com o calor gerado pelo atrito do sistema de transmissão o óleo ira "derreter" e então cumprir adequadamente sua função de lubrificar.
Dicas importantes:



1) O que usar: Sempre que um motociclista recebe a confirmação que o produto adequado é o óleo, o mesmo imediatamente reclama que o óleo não para na corrente e por conseqüência tem que se lubrificar muitas vezes a corrente, não se tornando, portanto, muito pratico o uso de óleo na lubrificação da corrente. Minha sugestão, baseada na minha experiência pessoal que já faço a muitos anos, que não tem nenhuma confirmação técnica, mas já vi também muitos bons mecânicos aconselharem essa técnica, é acrescentar um pouco de graxa no óleo grosso (sae 90) deixando-o mais consistente.


2) Quando Lubrificar: Essa é uma das maiores duvidas encontrada pelos motociclistas em geral, em minhas pesquisas em sites, fóruns, etc. tenho visto muitos números, a maioria fala em algo em torno de 250 a 500 km, sendo que os fabricantes em geral recomendam a cada 400 km. Mas acredito que a kilometragem não deve ser o principal fator a se considerar, deve-se observar outros fatores como: Tipo de uso: só estrada, só cidade, etc. Clima dos últimos dias: Muito calor, muito frio, chuva, etc. O tipo de local utilizado: Asfalto, Terra, etc. E principalmente qual o produto que foi utilizado. Em viagens longas é sempre muito bom reforçar a lubrificação, mas lembrando que se a pista for de terra, e se não for possível lavar a corrente antes de lubrificar, é preferível então não lubrificá-la.
3) Aprendendo a "Ler" a corrente: O mais importante é aprender verificar a necessidade de lubrificação com um exame da corrente, que deve ser visual e pelo tato. Primeiramente no exame visual deve verificar se a corrente apresenta uma coloração de aspecto "úmido" e brilhante, não devendo estar sem brilho ou opaca. No exame de tato inicialmente deve-se sentir e confirmar se a corrente esta mesmo úmida, não devendo estar ressecada. A seguir deve-se colocar a mão no centro da área livre da corrente e verificar se a corrente movimenta-se livremente para cima e para baixo, não devendo estar "travada" ou com a movimentação pesada, ou seja, os conjuntos de elos e laterais devem movimentar-se normalmente, a seguir deve-se verificar se os elos estão girando facilmente nos seus eixos.



4) Como Lubrificar: Antes de qualquer coisa é muito importante ressaltar que a lubrificação da corrente deve ser feita de maneira planejada, acima de tudo deve-se prever um tempo de pelo menos quinze minutos para realizar essa tarefa, deve-se estar preparado com roupas adequadas, nunca se deve fazer sem planejamento e "correndo" pois esses serão os únicos fatores que irão conferir a lubrificação correta e adequada da corrente. Novamente cito minha experiência adquirida na lavagem, lembrando que corrente não deve estar muito suja, ou seja, com muito acumulo de lubrificação antiga, devendo estar razoavelmente limpa, caso contrario, a nova lubrificação não conseguira atingir a partes internas dos elos da corrente. O ideal é manter a mistura de Óleo e Graxa em uma lata com tampa, que quando aberta mantenha as bordas livres. Então se deve sentar ou deitar no chão, não tem jeito de fazer de outra forma, principalmente nas motos sem cavalete e com corrente escondida atrás do escapamento, lembrando que você vai aplicar na parte da corrente que fica abaixo do braço da balança traseira, a seguir com a ponta de uma escova de dente retire uma pequena quantidade da mistura, e espalhe levemente do lado superior corrente, da entrada do pinhão até as proximidades da coroa, após espalhar a mistura, comece a passar a escova com mais pressão, para todos os lados, acima e abaixo da corrente para que a mistura se espalhe da maneira homogenia em toda a área que se esta lubrificando. Para as motos que tem cavalete central basta girar pouco a pouco a roda traseira para que uma nova parte da corrente ainda não lubrificada apareça, e você repete todo o processo, normalmente repetem-se quatro ou cinco vezes até completar toda a corrente. Nas motos sem cavalete central (esportivas) a cada parte aplicada, deve-se levantar do chão, inclinar a moto sobre o corpo, girar a roda traseira e colocar no local adequado uma nova área da corrente a ser lubrificada. Nas motos custons, com corrente, ou motos muito pesadas, não tem jeito, deve-se a cada etapa andar com a moto para frente até que uma nova parte a ser lubrificada apareça.


5) Pouco, mas sempre: Os motociclistas fanáticos pela conservação da corrente acreditam que colocando um volume grande de óleo ou graxa na corrente ela já estará protegida. Muitos pegam a bisnaga de graxa e aplicam uma grande quantidade sobre a corrente de qualquer maneira sem espalhar e sem fazê-la penetrar nas partes internas da corrente. Esse procedimento, além de não servir para conservar a corrente, ira fazer com que o excesso de lubrificação vá para a banda de rodagem do pneu, fazendo o motociclista correr o risco de levar um belo de um chão. Alem do mais vai sujar toda a roda, motor e quadro. Se quisermos realmente conservar a corrente temos que lubrificá-la com pouco lubrificante, de maneira adequada, com bastante frequência.


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