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Mensagem por cfm.junior 2/3/2010, 20:27

PILOTAGEM

Vários são os tópicos que podemos discutir nesta página, mas escolhemos alguns que consideramos mais importantes então vamos a eles:

FREADA

Frear deve ser sempre uma atitude de extremo cuidado não importa se você está lento ou rápido. O tipo de solo e a posição da moto (em pé ou inclinada) podem influenciar muito no resultado da freada. Frear um moto não é igual a frear uma bicicleta (freio traseiro), tenha sempre em mente que as leis da física estão presentes e que não adianta você lembrar dos seus tempos de criança quando lhe ensinaram a frear a bicicleta com a roda de trás! A moto é diferente, todo peso desloca para frente impulsionando a moto a permanecer em movimento (inércia dos corpos), portanto você deve frear 70% com a roda dianteira e 30% com a roda traseira, mas cuidado para não alicatar o freio (bloquear a roda) e freio deve ser gradual e continuo até a moto parar. Freie sempre em pé, evite frear em curva com a moto inclinada a chance de escorregar com a dianteira grande, se pensar na traseira, esqueça! O resultado é pior! A moto atravessará e chicoteará a traseira impulsionando você para cima (chimada) e o tombo é certo! Reduza se possível pelo motor (freio motor) ajudando com os dois freios suavemente, qualquer movimento brusco com o guidom também poderá derrubá-lo. Prefira sempre frear antes das curvas e não nelas! O freio que pára a moto é o dianteiro!

SINALIZAR A FREADA

Tenha sempre em mente que seu companheiro que vem atrás nunca sabe quando você vai frear até ver sua luz de freio acender, portanto facilite, sempre dê uma ou duas "beliscadas" no freio antes de frear propriamente, isso poderá evitar um acidente!

FAIXA DIVISÓRIA DE PISTA

Esta faixa que divide as pistas é sempre em alto relevo por ter uma camada de tinta mais grossa e andar sobre ela as vezes desgoverna a moto, portanto sempre segure firme seu guidom quando estiver sobre ela. Se a pista estiver molhada, o cuidado sobre esta faixa deve ser muito maior, pois esta tinta para brilhar a noite é feita com microesferas de vidro e o vidro molhado é altamente escorregadio, NUNCA TRACIONE! A moto sobre estas faixas de marcação de pista é possível que a moto dispare a rotação da roda traseira e quando passar a faixa ela certamente escorregará demais, causando uma queda!

FAROL NO ESPELHO

Quando você estiver por ultrapassar um veículo, sempre que possível coloque seu farol no espelho retrovisor dele para facilitar a visão do motorista. Na maioria das vezes quando ele lhe vê, dá uma "chegadinha" para a direita e facilita a ultrapassagem, senão for assim, pelo menos ele sabe que você está ali e que logo lhe ultrapassará.

MANCHAS NO ASFALTO

Tenha sempre atenção com manchas no asfalto, na maioria das vezes pode ser óleo ou consertos que podem estar desnivelados com a pista, em ambos os casos evite, pois a chance de escorregar é sempre grande. Esteja sempre atento a cheiros fortes, especialmente de combustíveis, o diesel é extremamente escorregadio e as vezes um caminhão pode estar vazando ou tenha tombado na pista, portanto cautela!

CABECEIRA DE PONTES:

Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte ou sair dela levante do banco, é normal o desnível e isso pode provocar um salto e o descontrole da moto, se você estiver em pé nas pedaleiras, o impacto será menor. Outra razão para fazer isso é sua coluna, o impacto que a suspensão não for capaz de absorver será repassado para seu corpo mais exatamente para a coluna e ao final de algumas horas de viajem você se lembrará desta dica!

BURACOS

Como enfrentá-los? Primeiro evite-os! Quando não for possível, freie o que puder antes dele, NUNCA FREIE NO BURACO! A roda dianteira poderá trancar e catapultá-lo, levante do banco e passe-o. Muitos buracos entortam o aro e quando for pneu sem câmara, poderá esvaziar rapidamente, portanto cuidado!

ESTERÇAR

Também chamado de contra-esterço. Muitos motociclistas não conhecem este termo ou seu resultado. Esterçar é dobrar o guidom ao contrário do sentido da curva. Parece loucura? Mas não é! Faça um teste: quando estiver andando em reta numa pista larga, empurre suave e lentamente o guidom para a esquerda, qual será o resultado? A princípio pensaremos que a moto irá para a esquerda, mas não! Ela irá para a direita! Este resultado deve-se, para não se alongar, ao deslocamento de centro de gravidade e superfície de contato do pneu no chão pelo efeito "giroscópio" (surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna maior conforme a velocidade, trata-se de um fenômeno físico criado pelo movimento das rodas da moto e que tende a mantê-la em pé e linha reta enquanto houver movimento e velocidade). Quando aplicamos isso em uma curva é uma delícia! A moto faz a curva com mais suavidade e leveza sem escapar de frente comum às motos pesadas.

O B S E R V A Ç Ã O

Quanto mais rápido você estiver, maior será o deslocamento, por isso faça com cuidado nas primeiras vezes. Para fazer isso em uma curva, ao começá-la torça suavemente o guidom no sentido contrário da curva e incline o corpo, normalmente como você sempre fez, verá que amoto inclinará mais facilmente para dentro da curva na medida que você esterçar mais, portanto você poderá regular o raio de ação de sua curva esterçando mais ou menos, Se você estiver na curva e quiser levantar a moto que está inclinada, basta diminuir o esterçar para você levantar. Experimente! Mas com cuidado! Sua pilotagem vai mudar radicalmente e para melhor!

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Mensagem por Mandrade 2/3/2010, 20:38

Muito bom.
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Mensagem por ajdelima 3/3/2010, 01:25

ese negocio de contra-esterço e legal pena que eu num entendi nada affs
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Mensagem por cfm.junior 3/3/2010, 12:02

Sinceramente, tbm não. :/
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Mensagem por Convidad 3/3/2010, 13:33

rapaz...

entender, eu até entendi como funciona !!

mas agora a pergunta que nao quer calar: vou ter coragem de virar o guidom para o lado contrario da curva??? mesmo que seja apenas um pouco !!! vai q nao da certo??? vou passar direto da curva...UAHauahauah

só de pensar...ja perco a curiosidade...deixa eu fazer minha curvas como eu sempre fiz !!

mas no demais...as dicas são muito boas...principalmente as de freio !!

abraços
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Mensagem por cfm.junior 3/3/2010, 13:35

Então, parece técnica de drift...
o.o
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Mensagem por Mandrade 3/3/2010, 15:40

Nunca tentei,tem gente q diz q às vezes fazemos sem qrer.prefiro ter amor a minha vida. :)
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Mensagem por cfm.junior 3/3/2010, 16:05

Galera, consegui fazer! Qdo estava numa reta, + ou - uns 50 km/h, empurrei um pouco guidom para a esquerda, E A MOTO FOI PRA DIREITA!! :shock:
Depois fiz pro outro lado e tbm funcionou!
Tentem fazer primeiro em retas, vão ver como dá certo. É física!
Agora vou treinar pra fazer em curvas.
(Que Deus me proteja).
:lol:
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Mensagem por Convidad 3/3/2010, 18:30

Boa Sorte Junior !!

alguma frase em especial para a sua lápide???


kkkkkk

mas gostei da ideia de drift !! auHAUAHuAHAU

abraços
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Mensagem por Convidad 4/3/2010, 07:16

hehe, Drift..

Ótimas dicas Junior...
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Mensagem por ajdelima 5/3/2010, 01:18

karaiuuu mto locoooooo vc vira pra direita e moto deita pra esquerda, to praticando e mto legal msmo,nunca tinha reparado, e a msma tecnica uada em corridas da uma observada nas imagens
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ou esa
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ou esa,reparem no pneu dianteiro
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e bom praticar em curvas de rotatoria que sao bem abertas,mas vc ve a diferenca nas curvas meio fechadas msmo,nao esas de esquina de bairro logico kkk tem que ser asim
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esa e otima pra se faser em velocidades maiores,se fiser ela em 40 ou 50 num vai conseguir reparar nd heim,
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Mensagem por cfm.junior 5/3/2010, 11:21

Boa lima, sua explicação agora ficou melhor. Eu tinha conseguido fazer em reta mas não sabia explicar direito como fiz... rsrs
Mas q é muito loko, isso é. 8)
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Mensagem por Mandrade 6/3/2010, 01:40

Eu sei q funciona,mas este negócio de vira a direita e vai para a esquerda,vira a esquerda vai para a direita é díficil de entrar na mente. :scratch:
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Mensagem por Convidad 6/3/2010, 06:38

Caraca, muito lokas as fotos, principalmente a segunda e a terceira Lima, da pra ver benzinho o roda virada pro lado oposta o curva...

affraid
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Mensagem por cfm.junior 7/3/2010, 11:10

mandrade, tenta fazer em reta primeiro. Numa reta larga e sem movimento, com asfalto bom tbm. Qdo estiver a uns 40 ou 50 km/h. Qdo vc empurra um pouquinho o guidom pra esquerda, faz tipo uma leve pressãozinha com a perna no tanque tbm, inclinando um pouco a moto pra direita, e o q lava a moto pro lado não é a direção do guidom mas sim a inclinação da moto.
Mas olha, não me responsabilizo.... rsrsrs
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Mensagem por Mandrade 7/3/2010, 12:19

Ah cara, quem sabe qualquer dia desses. :pale:
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Mensagem por Convidad 25/3/2010, 21:46

Adorei as dicas, principalmente sobre os freios.
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