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Mensagem por @BPMW20 4/2/2011, 16:09

Motociclista/motoqueiro morre porque quer‏! 9k=
Imagem forte, apenas para chamar sua anteção. Vale apena ler esse texto enviando pelo nosso amigo Muzkur.

De uns tempos pra cá me transformei naquilo que os jornalistas chamam de “fonte”, um sujeito que tem as respostas para determinadas perguntas. Minha especialidade com segurança de motociclista se tornou uma fonte para colegas da imprensa. Dias atrás recebi a ligação de uma jornalista de um grande veículo de comunicação (prefiro omitir nomes).
A pergunta veio em uma semana especialmente dramática para os paulistanos, porque foram dois acidentes fatais por dia, engrossando as estatísticas macabras. Ela perguntou:

- Por que morrem tantos motociclistas? (ou algo parecido com isso)

Antes de responder pensei naquelas centenas de vezes que discursei sobre a educação de trânsito, fiscalização, faixas segregadas, falta de formação, baixo nível de escolaridade das vítimas etc etc e mais etc!

Só que cansei de divagar sobre esse assunto e dei a resposta que sempre quis, mas nunca tive coragem:

- Morrem porque querem!

Diante do susto natural da jornalista, repeti a resposta e ela reforçou que seria uma matéria publicada, se eu não queria rever a resposta. Respondi que não, que poderia deixar inclusive entre parênteses, citando meu nome como fonte, tipo:

O jornalista e instrutor Geraldo Simões, 51 anos, afirmou à reportagem que os motociclistas de São Paulo morrem “porque querem”.

Bom, a matéria saiu sem a minha declaração... porque a coragem que tive para assumir aquilo que autoridades tentam disfarçar, a colega não teve para publicar. Assim, as argumentações foram todas aquelas que todo mundo sabe na ponta da língua, mas que são todas um enorme disfarce para a mais óbvia das realidades: estes motociclistas morrem porque querem e ponto final.

Claro que há os acidentes, que devem ser classificados como tal quando nenhum dos agentes envolvidos teve a intenção de provocar. Mas acidentes são raros em São Paulo. O mais comum é a mais elementar das causas: a negligência, associada à prepotência, atributos de personalidade que imperam nos motoristas e motociclistas de SP.
Se há negligência está clara a intenção por trás da ação.

Ah, mas o motorista mudou de faixa sem olhar! Sim, mas o motociclista estava rodando a 90 km/h no corredor com uma moto sem freio, com pneus carecas e de capacete desafivelado. Isto pode ser caracterizado como acidente? O choque talvez, mas a conseqüência não! O choque foi um acidente, mas o óbito foi causado por pura negligência.

Diariamente eu levo fechadas de motoristas nas mais criativas variações. Tem fechada pela esquerda, pela direita e até dos dois lados ao mesmo tempo. Só que rodo a uma velocidade compatível com os outros veículos, minha moto tem freios eficientes e pneus novos. Porque eu não quero me estabacar! E se cair meu capacete é novo, meu casaco é estruturado e uso calça com reforço.


Non ducor, duco

O lema da cidade de São Paulo expressa uma atitude tão tipicamente de motociclistas e motoristas paulistanos que soa como profecia. Não sou conduzido, conduzo! Ninguém me diz onde, nem como devo conduzir, mas conduzo à minha maneira, sem regras, sem sensatez, nem ordem. Minha lei é meu umbigo!

Com raríssimas exceções – mas bota raro nisso, tipo que precisa lente de aumento pra encontrar – a vítima fatal de um acidente de moto foi totalmente inocente. Casos como linha de pipa com cerol, caminhão sem freio na descida, bêbado que fura o semáforo são raros, mas adquirem muito destaque pelo dolo envolvido.

Só que os acidentes fatais que são contabilizados – e que vejo, porque estou diariamente nas ruas – são provocados por absoluta negligência do motociclista.
Daí meu desabafo do “morre porque quer!”. Porque quer rodar no corredor a 90 km/h. Porque quer rodar com pneu careca. Porque quer usar um capacete de R$ 50 desafivelado. Porque quer rodar na calçada a 50 km/h. Porque quer pular o canteiro central de uma grande avenida.

Resumindo, morrem porque querem!

Soma-se esta conduta ao triste fato de as vítimas fatais se encontrarem na maioria entre 18 e 25 anos e temos mais uma trágica coincidência estatística.
A adolescência, período que vai dos 12 aos 18 anos tem como característica a prepotência, comportamento que faz o indivíduo acreditar que as coisas ruins só acontecem com os outros. Como a maioria das vítimas são do sexo masculino e a adolescência do homem vai até os 25 anos (ou 50, segundo as mulheres!), isso explica boa parte destas vítimas.


Basta conferir qual a idade de alistamento militar para entender como o Estado pode aproveitar a prepotência a seu favor. Na faixa dos 18 aos 25 anos o soldado vai pro front achando que nada de ruim vai acontecer com ele, até um projétil .50 atravessar o cabeção.

Portanto, temos a fórmula ideal para que tudo de errado dê certo: sensação de prepotência + negligência = morte súbita!

Ou seja, morrem porque querem!

E querem saber? Não há a menor chance de esta situação melhorar. Pelo contrário, a tendência é piorar com a entrada cada vez maior de novos motociclistas.
Mas também não pense que esta situação é limitada aos motoboys ou fretista.

É bom esclarecer que existem os motoboys e existe o comportamento motoboy. O que os especialistas chamam de arquétipo, uma repetição do mesmo comportamento. Tem donos de motos esportivas, BMW caríssimas que agem da mesma forma e que depois de um acidente fatal é transformado em vítima.


Os rachas na estrada, os atalhos pela calçada, a alta velocidade nos corredores mostram que os “playboys” também morrem porque querem!

Responda sinceramente: se fosse chamado pelas forças armadas para defender seu país do front de batalha, de fuzil na mão você iria? Eu não! Não quero morrer tão cedo nem entrar no fogo cruzado! Por isso não existe exército de soldados quarentões. A gente sabe que as coisas ruins também acontecem conosco!




Texto por Geraldo Tite Simões

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Última edição por BPMW 20 em 4/2/2011, 19:50, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidad 4/2/2011, 16:38

E isso é a mais pura verdade.

Num lugar em que nem os próprios motoqueiros respeitam os motociclistas (sim, eu gosto de separar as coisas), esperamos o que???

Só sei que eu sou das dele: "E se cair meu capacete é novo, meu casaco é estruturado e uso calça com reforço."

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Mensagem por ANDERSON 4/2/2011, 18:46

é em São Paulo pode até ser mais tem muito motoqueiro que nao esta no meio da estatistica do qie esta no tópico ae parece meio que esta acusando a todos isso ai eu nao concordo eu axo que o titulo esta muito forte! será?
se for ver esse negócio de morre porque quer qualquer pessoa pode morrer tbm com qualquer veículo basta fazer caga....da
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Mensagem por muzkur 4/2/2011, 19:29

Sim Anderson, esse texto vale pra qualquer veículo de transporte, até pra bicicleta.
É que no caso o Tite é motociclista e focou nesse assunto, mas presta atenção como as pessoas são no trânsito: Egoístas, desatentas, confiantes em excesso. Quanto não, é o extremo oposto, tão preocupadas e medrosas que acabam também gerando acidentes.

Se as pessoas respeitassem as leis de trânsito e entendessem que sua liberdade acaba quando começa a do outro, o trânsito aqui funcionaria. Mas infelizmente, sabemos que o povo não tem mentalidade pra dirigir assim.


Última edição por BPMW 20 em 4/2/2011, 19:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Feito)
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Mensagem por Mandrade 4/2/2011, 21:40

Quando questionado se sou motoqueiro,digo que sou motociclista. Motociclista/motoqueiro morre porque quer‏! 324562
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Mensagem por Convidad 4/2/2011, 23:12

A imagem me chamou atenção prefiro não comentar! nada
Tenho muitos amigos que ja se foram por erro proprio e por erro de outros...
ate hoje mexe cmg essas coisas!

Nem sempre morrem por querer!

te+ ae
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Mensagem por Cassio 5/2/2011, 02:32

Concordo. Muitos acidentes poderiam ser evitados. Desacredito em certas atitudes tanto de motoqueiros, como de motoristas de carro, caminhão, topic, e até mesmo do pedestre que leva a pior mas não sabe esperar o sinal verde da faixa.

O brasileiro tem esse negócio de ser o esperto, mas esperto é quem respeita e vive.
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Mensagem por JADER 5/2/2011, 02:54

bom, tambem nao tenho muito a dizer e estou com o cupim, isso tbm mexe muito comigo ainda que perdi meu tio em um acidente, na epoca nao era obrigatorio o uso do capacete e ele era motoboy e um carro fecho ele e ele deu de cabeça no meio fiu, ele só bateu a cabeça e desnuco e morreu na hr, o corpo fico intacto, morreu com uma DT 180 que era a "Moto" na epoca
é qnem dizem, "No transito vc tem que cuidar de vc e dos outros" pq se vai cuidar só de vc os outros passam por cima...
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Mensagem por ANDERSON 5/2/2011, 10:46

é tem que tomar cuidado mesmo hoje eu fui fazer passar pele rotatória pra continua seguindo a avenida, tava cheio de carros nos dois lados eu estava seguindo sossegado pela esquerda quando veio um filodpt pela direita e resouveu faser a rotatória ai se eu nao acelero puts tinha pegado bem no meio da moto vix sorte que eu tava em segunda ai deu pra sair logo em seguida xinguei o desgrasssssssd um monte e buzinei pra ver se ele acordava pois era umas 6:07 ainda.
QUUUUAAAASSEE....
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Mensagem por adriano_ satelli 5/2/2011, 15:04

Pessoal concordo plenamente com o BPMW 20
pois apesar de poucos reconhecer fazemos muita caca no transito ja sofri um acidente com um carro tava a uns 30km/h tinha uma carreta na minha frente sinalizando que ia entrar a esquerda e veio um louco a uns 80km/h e bateu atras ainda acelerei forte pois ja tinha pista livre pois a carreta ja estava na pista da esquerda saindo da estrada e eu na minha pista livre mas nao tive tempo pra acelerar só consegui minimizar um pouco a pancada esse sim era um acidente que eu nao tinha como escapar mas mas se o motorista da carreta fizesse o certo que seria estacionar no acostamento da direita até ter pista livre pra atravessar eu teria passado se o carro que vinha atraz tivesse prestando atencao na manobra da carreta que estava sendo sinalizado teria visto que eu estava na mesma velocidade que ela e ele teria tido tempo de segurar
mas o veiculo da frente nao fez o certo com o motorista de traz nao prestando atencao e eu no meio dos 2 com o carro do pai da minha ex namorada resultado 5 conto o conserto o cara que bateu atraz levou uma multa gravissima por falta de atencao com acidente e ele tava a 3 meses na permicao
minha sorte foi que eu estava levando o dono do carro numa festa e ele viu tudo e nao gastei nada


isso sim é um acidente mas ja passei por sustos que mesmo eu estando certo poderia evitar tipo estou na preferencial nao preciso segurar nos crusamentos eu sempre seguro e ja tive que parrar no meio de rotatoria pra nao baterem em mim fica um alerta " sera que nao posso evitar a maior parte dos acidente se nao fizer algo perigoso?"


Última edição por adriano_ satelli em 7/2/2011, 12:49, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : eliminar mensagem sucessiva)
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Mensagem por Allex 6/2/2011, 10:23

CARACA, sinistro viu! Evil or Very Mad
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Mensagem por fps_teco 7/2/2011, 16:53

eu particularmente concordo com o Muzkur e BPMW20, se houvesse respeito as leis e ao próximo, independente de carro, moto, ou o que fosse, poderíamos ter um trânsito melhor, como citado acima, não se enquadra a todos os condutores, mas sim aqueles que preferem pensar que as "barberagens" que fazem por ai é o certo, ou por questão de esperteza, ou tempo. Ando de moto a muito tempo (desde os 14 anos), e desde que fui habilitado a conduzir motocicletas, procuro andar de forma correta, eu admito que algumas vezes me exponho a candidato para ser vítima ou provocar algum acidente, mas mais do que tudo evito e procuro andar como manda a lei, na minha faixa correta e com os acessórios de segurança que meu bolso permite que eu tenha. E agora que trabalho com socorro, pude ter um olhar mais minuncioso da coisa, e vejo o que o Muzkur fala, 99% dos motoqueiros que atendo em ocorrências, se ferr..am de graça ou infelizmente ferram alguém... concordo que motoqueiros morrem por que querem. Entendam que essa dura e fria afirmação e desabafo se aplica aos que sempre estão descumprindo a lei e desrespeitando os demais condutores e pedestres, e não a todos ok. 8)

Muzkur e BPMW20, peço autorização para imprimir esse texto e colocar no quadro de avisos do alojamento de onde trabalho, pois, tem muitos que possuem moto e gostaria de expôr seu texto. Posso?
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Mensagem por muzkur 7/2/2011, 19:11

Um exemplo de como, mesmo sem sinalização alguma nas ruas, o trânsito flue, graças ao bom senso, respeito e noção de perigo dos cidadão indianos. O trânsito parece um caos, mas apesar de tudo, não ocorre um mínimo acidente e todo mundo vai e vem sem problema algum.

https://www.youtube.com/watch?v=RjrEQaG5jPM

Fernando, fique a vontade para divulgar esse texto, ele foi escrito para concientizar o maior número de pessoas possíveis.
Só não esqueça de creditar o Tite, que é o autor do texto: http://motite.blogs.sapo.pt/
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Mensagem por @BPMW20 7/2/2011, 19:18

Claro... Como o Muzkur disse, de os creditos e concientize o maximo de pessoas possiveis.
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Mensagem por fps_teco 7/2/2011, 20:52

obg parceiros, esse é meu objetivo, consciência, e não se preocupe com relação aos créditos... no fim da impressão estará os créditos ok.
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Mensagem por Criztian 14/2/2011, 04:39

Concordo plenamente, a gente abusa, tem excesso de confiança, acha que é o bom, o tal. Mas as coisas tbm acontecem com a gente.
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Mensagem por fps_teco 14/2/2011, 14:48

vejam a imprudência, negligência, ironia do destino e sorte ao mesmo tempo. No sábado a tarde, nossa Unidade Avançada foi acionada para uma colisão carro x moto em uma das principais avenidas da cidade onde moro. Ao chegarmos no local, nos deparamos com o motoqueiro deitado no chão com muito sangue no rosto, ele não respondia a nada, tinha um ferimento aparentemente grave na região frontal do crânio, várias escoriações por todo o seu corpo, suspeita de trauma de tórax, sangrava bastante, fizemos o que deveria ser feito, todos os procedimentos e encaminhamos a vítima ao Hospital de Urgência e Emergência de Maceió. Relatos de testemunhas são de que o motoqueiro foi mudar de faixa(central para o acostamento) e perdeu o controle ao tocar o meio fio, desequilibrou, acertou um poste e caiu. Estava sob efeito de uma medicação ante depressiva que tinha que causava sonolência, e pra piorar, tinha ingerido bebida alcoólica. Como um indivíduo desses abre a boca pra dizer que sabe conduzir uma motocicleta??? . No meu ver, só reforça a frase do começo desses tópico, ... morre porque quer. Só quiz escrever isso como desabafo... era meu tio a vítima desse acidente!!!, e não começou a andar de moto ontem... tem mais de 20 anos que ele conduz motos. É triste ver situações em que motociclistas/motoqueiros se envolvem em acidentes, claro que nem sempre temos culpa, mas a imprudência e negligência ainda reinam na maioria dos que conduzem. Fica ai meu depoimento, meus amigos, vamos ter mais cautela, vamos respeitar as leis para tentar fazer com que nos respeitem. Espero que não tenha de pegar de novo nenhum familiar meu envolvido em situações como essa, nem como causador, nem como vítima. Que Deus nos abençoe todas as vezes que sairmos com nossas motocicletas.
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Mensagem por Criztian 14/2/2011, 15:33

É bucha isso fps_teco, lamento pelo seu tio, mas a imprudencia dos motoqueiros(motoqueiros, não motociclistas) é bárbara! neste sábado um filho duma boa mãe deu no meio do carro do meu pai, vamos ter de trocar paralamas, porta, vidro, retrovisor e desentortar a roda e caixa de ar. O cara veio a avenida toda colada no carro do velho e ao chegar na rótula onde meu pai viraria a esquerda, o cara quiz passar por ele pela esquerda e deu no meio, mas o velho tava com o pisca ligado a uns 30 metros já. A mesma coisa quase aconteceu ontem a noite. Tem gente que não quer perder um segundo e perde a vida toda!
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Mensagem por fps_teco 14/2/2011, 15:41

é criztian, agora, tento entender a pressa, o motociclista já tem a vantagem de não ficar preso em um engarrafamento como um carro, mas mesmo assim insiste em fazer besteiras...
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Mensagem por Criztian 15/2/2011, 04:10

exato meu amigo, tem gente irresponsável o suficiente pra não ser capaz de aguardar dois segundos pra achar uma "brecha" viável a se passar e faz uma cagada enorme, as vezes alem de acabar com a sua vida, deixa filhos, esposa e mais um monte de entes sofrendo e lamentando a sua partida, coisa que podia ser evitada com um mínimo de prudencia do individuo. hoje fui ver, e realmente marchamos com o negocio da batida no carro do meu velho. ele tava de chinelo(imprudencia) e nao quiz chamar a pm, o cara q bateu nele de moto, tava errado, mas eh um *** dum marginal e disse q nao vai ajudar a pagar um centavo sequer! fuuuuuuuuuuu! mas q nada, pelo menos meu velho nao se feriu e o estrago nao foi tao grande. tadinho do uno...
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Mensagem por bmx 15/2/2011, 12:48

poh, hj em dia niguem respeita ninguem no transito!!!
mas enquanto ninguem se concientizar ou o governo tomar uma providencia a tendencia é piorar mais e mais!!!
tem um colegameu bonbeiro em bh q ele fala q todo dia d serviço dle ele tem q ajudar uns 5 ou 6 motoqueiros e ainda q a maioria dos acidentes q ele pega é cara q machucou demais ou entao morreu ainda mais quando é no anel rodoviario d bh
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Mensagem por fps_teco 15/2/2011, 16:14

É bmx, já ouvi falar muito de acidentes nesse anel viário em BH, é triste essa estatística... principalmente a nível de Brasil
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Mensagem por Convidad 15/2/2011, 16:19

Belo texto.
Morrem pq querem é verdade,mas morrem motociclistas tbm pq sempre levam a pior mesmo em caso de imprudência de outros.
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Mensagem por Léo Factor 21/2/2011, 04:33

Não importa a situação para os olhos de muitas autoridades o motociclista sempre está errado, por mais que não seja isso, sabemos que temos controvérsias, vejam o caso desse garoto que ja comentei em outro topico, o cara estava normal, na sua mao e bem devagar, o onibus vira com tudo para a direita onde era a rua que o motociclista estava e pega ele em cheio de frente, rua estreita ta, nao tanto. E acho que o motorista do onibus queria fugir e nao conseguiu pq o corpo do garoto estava preso a ele e a moto travou a roda dai ele parou, o bom que o motociclista estava vivo ate o momento que sai e deixei ele no chão.
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Mensagem por BlindJr 21/2/2011, 09:03

Na minha humilde opiniao concordo em parte que motociclistas/motoqueiros "morrem porque querem". Geralmente motociclistas sao pessoas que não tem grana pra pagar por um transporte q ofereça maior segurança, na maioria das vezes sao jovens tirando o primeiro veículo pra nao andar nessas po#$rras de busao imundos. Confundem a sensação de "independência/liberdade" que a moto traz e acabam fazendo a m%#erda de se tornarem negligentes e imprudentes.

Mas nesse ponto motoristas de carro ou caminhão tbm erram. Se não fosse assim nao existiriam tantos acidentes de carro. Pedestres tbm são grandes responsáveis por acidentes, geralmente levando a pior.

Só pra citar, é absurdo o que motoristas e motociclistas fazem nas ruas, por exemplo: 1)Quantos ligam o pisca para trocar de faixa, ainda que no mesmo sentido?; 2) Quantos respeitam as 2 faixas dentro da rotatória (rótula), contornando corretamente pelo seu lado da faixa? (ou seja, quem entra na rótula pela faixa da direita deve fazer o trajeto por fora, ao inves de 'cortar' a faixa da esquerda); 3) Quantos olham no retrovisor ao trocar de faixa?.

Enfim, são só alguns exemplos entre tantos outros de situações que infelizmente acontecem. Só depende da conscientização de cada um.

E digo mais: o pior nao é o motorista ou o motociclista se matar. É levar um inocente junto. Penso nisso sempre que estou com a patroa na garupa.

tenso..
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Mensagem por abcdario 21/2/2011, 12:14

BlindJr

Disse tudo onde eu assino..
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Mensagem por Criztian 21/2/2011, 17:38

É verdade abcdario, assino com vc e concordo plenamente com o Blind. Meu último acidente ocorreu por negligência do cara que me cortou. Ele abriu pra direita e quando fui passar ele, ele ligou o pisca e entrou pra esquerda, pra entrar em uma garagem do outro lado da rua. O cara simplesmente não olhou no retrovisor. Imagina se eu tava de carro? Ou então um caminhao? Matava ele. Se eu estivesse com a patroa ou com uma criança, ou qualquer outro inocente junto na minha moto, poderia ter sido muito pior o acidente, pois passei por debaixo da moto do cara com a minha cabeça. Por uma sorte divina meu acidente não foi pior. Tudo por que o cara não pode olhar no retrovisor dois segundos antes de virar. O cara ta lá na loja dele trabalhando hoje. Eu estou aqui, todo ralado, sofrendo, perdendo trabalho, dinheiro, por causa de negligencia. As vezes peço que o mundo acabe mesmo em 2012. Só assim pras coisas serem consertadas, por que fazer o ser humano entender o que é bom e ruim e o que deve ou não ser feito é impossível.
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Mensagem por BlindJr 21/2/2011, 18:10

Na imagem da manchete que o bpmw postou, o magrão perdeu a cabeça ou é impressão minha? Imagem p*** forte meu.
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Mensagem por fps_teco 21/2/2011, 18:18

mas o objetivo é chocar mesmo BlindJr... falar só por falar as vezes não adianta...
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Mensagem por bmx 21/2/2011, 18:29

poh mas nao adianta chocar soh quem tem moto tem q ser todo mundo!
é igual eu jah citei acima no anel rodoviario lah alem do governo nao dar um jeito e arrumar o local por queé cheio d exesos d velocidade caretas d cortando por todos os lados niguem respeitando niguem e o pessoal d moto lah ultrapasa entre duas carretas ! tem motoqueiro q quer competir com carreta ou carro e nao tem como vai sari perdendo msm, ainda mais q quem tah no carro e principalmente caminhoneiro nao respeita moto
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