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Re: Kit relação
coloquei na minha um pinhão de 15 dentes, ficou um pouco sem arrancada mas de final melhorou bem , ela anda mais solta agora.
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
Mensagens : 1204
Re: Kit relação
1000grau eu troquei aquelas borrachas la pelo fato que minha moto estava dançando a trazeira como se a roda estivesse torta... mais assim... elas são muito baratas se quiser trocar é muito facil...!!!
Alissom- User
- Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2010
Localização : Foz do Iguaçu - Pr
Mensagens : 83
Re: Kit relação
edvaldo escreveu:coloquei na minha um pinhão de 15 dentes, ficou um pouco sem arrancada mas de final melhorou bem , ela anda mais solta agora.
hum e sua coroa quantos dentes tem !!! por que se for pra eu perder um pouco a arrancada nao vou trocar meu pião nao, qual seria uma relação boa pra arrancada !!?
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Kit relação
a minha com relação 14x48 a moto praticamante empinava com muita facilidade... agora com 14x43 continua boa de saida é claro ñ tenta levantar vôo mais de final ela grita auto...!!!!
Alissom- User
- Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2010
Localização : Foz do Iguaçu - Pr
Mensagens : 83
Re: Kit relação
hum eu n lembro bem, mais eu axo que a minha ralação ta assim tbm 14x48 vou dar uma olhada mais tarde rsrs
eu axo essa relação boa por que vc tem uma pouco de tudo, quanto de arrancada quanto de final ,quando eu quero andar de cabo enrrolado eu praticamente nem coloko a 5 macha xego ate á 115km de de quarta macha n vou mais por que a pista termina !! os hondeiros fik P*** quando eles taum do meu lada esquelado e eu pra tirar onda largo a 5 macha so pra eles saberen que ainda tenho outra rsrs
eu axo essa relação boa por que vc tem uma pouco de tudo, quanto de arrancada quanto de final ,quando eu quero andar de cabo enrrolado eu praticamente nem coloko a 5 macha xego ate á 115km de de quarta macha n vou mais por que a pista termina !! os hondeiros fik P*** quando eles taum do meu lada esquelado e eu pra tirar onda largo a 5 macha so pra eles saberen que ainda tenho outra rsrs
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Kit relação
Humm legal galera.
vo passa a relação que coloquei na minha Factor
pinhão original (14) e coroa da rd 37 dentes. a moto fico show de bola.
na 1° marcha ela pega 60 km/h 2° 90 km/h 3° 110 km/h 4° jah cheguei aos 140 km/h na ladera e em 5 nao sei ainda fala quanto da de final. mas claro que p/ essa relação vcs vão precisar de pelo menos 1 comando bravo. e pra fika legal mesmo com os duto do cabeçote aberto. valeu
vo passa a relação que coloquei na minha Factor
pinhão original (14) e coroa da rd 37 dentes. a moto fico show de bola.
na 1° marcha ela pega 60 km/h 2° 90 km/h 3° 110 km/h 4° jah cheguei aos 140 km/h na ladera e em 5 nao sei ainda fala quanto da de final. mas claro que p/ essa relação vcs vão precisar de pelo menos 1 comando bravo. e pra fika legal mesmo com os duto do cabeçote aberto. valeu
fernandinho- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 24/03/2011
Localização : Toledo PR
Mensagens : 58
Re: Kit relação
É, pra usar uma relação 37x14 não basta só trocar comando e mexer no coletor, até porque essa relação é mais longa que a usada na CB300R, pra se ter uma ideia a TW é 37x13 mais curta que essa relação, e a CB300R usa a mesma relação da TW, sendo que a CB tem 50cc a mais, só que como é uma caixa de 5 marchas ela se torna longa, e sempre anda de motor cheio.
A Factor usando uma relação 37x14 anda bem, concordo, fica mais longa, mas por outro lado o motor não vai aguentar, pois ela vai sempre andar com o giro abaixo da faixa de torque, e isso é prejudicial para o motor, mesmo que você troque comando e rebaixe o cabeçote ele num tem pressão pra isso, e outra, a caixa da Factor não é igual uma de CB que tem rolamentos grandes e próprio pra velocidade, sem dizer nas engrenagens da Factor que são minusculas em relação as da CB.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
A Factor usando uma relação 37x14 anda bem, concordo, fica mais longa, mas por outro lado o motor não vai aguentar, pois ela vai sempre andar com o giro abaixo da faixa de torque, e isso é prejudicial para o motor, mesmo que você troque comando e rebaixe o cabeçote ele num tem pressão pra isso, e outra, a caixa da Factor não é igual uma de CB que tem rolamentos grandes e próprio pra velocidade, sem dizer nas engrenagens da Factor que são minusculas em relação as da CB.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
putz coroa com 37 dentes..... é no final deve deixa muitos comendo poeira...!!! mais como vc mesmo disse tem que fazer umas modificaçãozinhas.... ae o consumo deve aumentar né...
Alissom- User
- Idade : 42
Data de inscrição : 08/12/2010
Localização : Foz do Iguaçu - Pr
Mensagens : 83
Re: Kit relação
pois é esse é um risco para quem gosta de 1 pouco mais de velocidade tem que correr 8)
PS: alissom aumenta o consumo sim mais nen tanto p/ min valeu a pena.
as 150cc ficam comendo poeira
PS: alissom aumenta o consumo sim mais nen tanto p/ min valeu a pena.
as 150cc ficam comendo poeira
Última edição por BPMW 20 em 24/3/2011, 15:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Eliminando FLOOD)
fernandinho- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 24/03/2011
Localização : Toledo PR
Mensagens : 58
Re: Kit relação
O consumo não aumenta, até porque você vai estar sempre utilizando uma faixa de giro minima, o que acaba com o motor logo logo.
O motor tem sempre que trabalhar em um regime de giro acima do torque, ou seja, acima dos 6.000RPM, claro, como ela não tem conta-giros é complicado de saber, mas é uma faixa de giro que ela não fiquei pedindo marcha abaixo, que ela mantem sempre a velocidade sem precisar reduzir.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
O motor tem sempre que trabalhar em um regime de giro acima do torque, ou seja, acima dos 6.000RPM, claro, como ela não tem conta-giros é complicado de saber, mas é uma faixa de giro que ela não fiquei pedindo marcha abaixo, que ela mantem sempre a velocidade sem precisar reduzir.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
costalonga bem colocado..oconsumo sobre a relação nao aumenta e sim pelo fato de eu ter trocado o comando e aberto os duto do cabeçote. e quanto o motor fundir mais cedo disso eu tenho consciencia. e ando numa faixa de giro maior. não acelero no maximo a moto.acelero ela na metade e quando sinto que esta em um bom RPM troco de marcha.
Galera essa mudança de relação é complicada e acaba com o motor mais cedo.
mas pra quem gosta que a factor ande na frente e um risco que corremos =D
Galera essa mudança de relação é complicada e acaba com o motor mais cedo.
mas pra quem gosta que a factor ande na frente e um risco que corremos =D
fernandinho- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 24/03/2011
Localização : Toledo PR
Mensagens : 58
Re: Kit relação
Então essa velocidade toda que vc diz ter colocado não é fruto somente dessa relação que vc colocou 37x14, e mais pelo fato de vc ter mexido no motor da moto, certo?
Nosso amigo André poderia nos dizer o quanto o motor da moto sofrerá com esse tipo de pilotagem... (esticando tanto as marchas)
Nosso amigo André poderia nos dizer o quanto o motor da moto sofrerá com esse tipo de pilotagem... (esticando tanto as marchas)
Re: Kit relação
Giliard, o motor da moto num vai sofrer muito por conta do giro alto, e sim por conta do giro baixo demais, vamo colocar como exemplo uma reta nivelada, com a Factor Original você coloca 100Km/H, e isso com motor cheio, não todo mas uma boa parte dele tá cheio, com uma pressão boa pra poder fazer uma subida sem ter de reduzir, mas ai com essa realação 37x14 a 100Km/H nessa mesma reta o motor num vai tá cheio e sim abaixo da faixa de giro de torque ai qualquer subida irá fazer com que você reduz, e desse jeito o motor num tá puxando a moto e sim a caixa que tá impurrando o motor e isso reduz bastante a vida util do mesmo. E claro, ela num guentando andar de 5ª a 100Km/H você irá reduzir e ficará forçando a caixa a um regime fora do comum pra ela.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
.Costαlongα escreveu:e sim a caixa que tá impurrando o motor e isso
reduz bastante a vida util do mesmo. E claro, ela num guentando andar
de 5ª a 100Km/H você irá reduzir e ficará forçando a caixa a um regime
fora do comum pra ela.
só não entendi direito essa parte
E que dizer que o cara colocar 90km/h de 2 marcha não prejudica o motor?
Re: Kit relação
Com a relação longa prejudica pouco entende, mas também tem que ver que o motor dele é mexido, então o giro aumenta, ai o motor num sofre demais esticando, agora a caixa sofre e demais, as engrenagens trabalha em um giro muito diferente do normal, ai se alguma tranca o motor vai imbora com toda certeza.
Mas um motor comum, original com uma relação dessa sofre sim, e muito, ai sofre o motor e a caixa, os dois junto.
Esclareci melhor agora?
Abração, qualquer coisa é só perguntar.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Mas um motor comum, original com uma relação dessa sofre sim, e muito, ai sofre o motor e a caixa, os dois junto.
Esclareci melhor agora?
Abração, qualquer coisa é só perguntar.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
costalonga, vi que voc entende bem disso
qual kit relação voc recomendaria pra minha motoka intaum, lembrando que ela ta fuçadinha =D
qual kit relação voc recomendaria pra minha motoka intaum, lembrando que ela ta fuçadinha =D
fernandinho- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 24/03/2011
Localização : Toledo PR
Mensagens : 58
Re: Kit relação
costalonga e essa relação que esta a minha oque vç acha dela 48/15, será que vai dar problema futuro na transmissão.
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
Localização : araras sp
Mensagens : 1204
Re: Kit relação
Fernandinho, eu vejo isso da seguinte maneira, você mexeu no motor da moto, mas não sabe ao certo quanto de potencia o motor melhorou certo?
Se for isso mesmo eu recomendaria a você usar por uma semana a relação original da Factor, a 45x14 pra ver qual vai ser o comportamento da moto, diante disso, você compara o rendimento dela com as demais originais e vê qual relação ficaria mais certa.
Pelo menos esse é o meu ponto de vista, pois assim você irá tá fazendo algo certo, sem prejudicar a moto tendo um rendimento satisfatorio.
Edvaldo meu amigo, tudo certo contigo?
A sua relação tá muito próxima da original, nem dá pra sentir diferença não, a relação original é 3,214:1 a sua tá 3,200:1, ou seja muito próximo mesmo, então creio eu que num tenha problema não.
Lembrando que sempre que for alongar a moto, mexa na coroa e não no pinhão, mexendo no pinhão você corre um risco de empenar o eixo da caixa.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Se for isso mesmo eu recomendaria a você usar por uma semana a relação original da Factor, a 45x14 pra ver qual vai ser o comportamento da moto, diante disso, você compara o rendimento dela com as demais originais e vê qual relação ficaria mais certa.
Pelo menos esse é o meu ponto de vista, pois assim você irá tá fazendo algo certo, sem prejudicar a moto tendo um rendimento satisfatorio.
Edvaldo meu amigo, tudo certo contigo?
A sua relação tá muito próxima da original, nem dá pra sentir diferença não, a relação original é 3,214:1 a sua tá 3,200:1, ou seja muito próximo mesmo, então creio eu que num tenha problema não.
Lembrando que sempre que for alongar a moto, mexa na coroa e não no pinhão, mexendo no pinhão você corre um risco de empenar o eixo da caixa.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
é André taum todos aki tirando uma caskinha de vc! e eu n ou fik de fora!! :[kikikiki]: me de a sua opinião! a minha factor é modelo 2010 tem 23 mil kms rodados ja esta com o motor bastante macio! eu queria saber qual o tamanho da coroa e do pião vc me recomenda pra ter um melhor desempenho dela! sem ter que mexer no motor pra ela poder andar mais forte !! desde ja agradeço
eu n entendir quando vc diz alongar o motor
Lembrando que sempre que for alongar a moto, mexa na coroa e não no pinhão, mexendo no pinhão você corre um risco de empenar o eixo da caixa.
eu n entendir quando vc diz alongar o motor
Lembrando que sempre que for alongar a moto, mexa na coroa e não no pinhão, mexendo no pinhão você corre um risco de empenar o eixo da caixa.
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Kit relação
Leandro16 fique a vontade pra perguntar, é por isso que o nome disso é Fórum.
Vamo lá, você quer velocidade, e também uma arrancada boa.
Nesse caso eu lhe aconselho a 43x14 é das YBR mesmo, você deve encontrar fácil nas lojas de peças. A tua moto vai ficar um pouco mais longa e sem perder arrancada.
Sobre alongar a moto é sobre isso, trocar a relação original por uma mais longa, qeu deixe a moto solta.
E sobre não trocar o pinhão por um maior é por conta disso:
Note que o Eixo é o mesmo para os dois pinhão, o pinhão menor fica mais perto do eixo, evitando o empeno do eixo, pois imagine você vindo a 80Km/H e ter de reduzir para a 3ª para parar, o esforço que o pinhão faz em cima do eixo é grande demais, e se for um pinhão maior onde os dentes fique longe do centro do eixo pode vir a ocasionar o empeno do eixo.
Entendeu?
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Vamo lá, você quer velocidade, e também uma arrancada boa.
Nesse caso eu lhe aconselho a 43x14 é das YBR mesmo, você deve encontrar fácil nas lojas de peças. A tua moto vai ficar um pouco mais longa e sem perder arrancada.
Sobre alongar a moto é sobre isso, trocar a relação original por uma mais longa, qeu deixe a moto solta.
E sobre não trocar o pinhão por um maior é por conta disso:
Note que o Eixo é o mesmo para os dois pinhão, o pinhão menor fica mais perto do eixo, evitando o empeno do eixo, pois imagine você vindo a 80Km/H e ter de reduzir para a 3ª para parar, o esforço que o pinhão faz em cima do eixo é grande demais, e se for um pinhão maior onde os dentes fique longe do centro do eixo pode vir a ocasionar o empeno do eixo.
Entendeu?
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
hum entendir Andre! e no caso da mudança da coroa tbm tem algum problema em relação ah empeno !? agora vc falou isso de empenar o eixo e no caso das motos 250! que tem um pião maior?? o eixo tbm é maior ou n?
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Kit relação
A Coroa num afeta em nada não.
Sobre as 250cc o eixo é maior sim, é como um diferencial, o diferencial de uma caminhonete as bengalas são finas, agora as bengalas de uma Scania já são mais que o triplo da bengala da caminhonete.
Pra cada força exercida a um calculo e uma transmissão a ser usada.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Sobre as 250cc o eixo é maior sim, é como um diferencial, o diferencial de uma caminhonete as bengalas são finas, agora as bengalas de uma Scania já são mais que o triplo da bengala da caminhonete.
Pra cada força exercida a um calculo e uma transmissão a ser usada.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
Obrigado costalonga
edvaldo- PARCEIRO MASTER
- Data de inscrição : 26/05/2010
Localização : araras sp
Mensagens : 1204
Re: Kit relação
hum entendir Andre!! agora outra pergunta pra terminar !!!
meu pião é original 14 dentes , eu queria saber em relacão a mudança de coroa qual me daria mais desempenho, uma maior ou uma menor? e quais serião??
e um muito obrigado por todas a respostas!!!
meu pião é original 14 dentes , eu queria saber em relacão a mudança de coroa qual me daria mais desempenho, uma maior ou uma menor? e quais serião??
e um muito obrigado por todas a respostas!!!
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Kit relação
Leandro, coroa menor = mais velocidade, coroa maior = mais força, no caso como o próprio Costalonga falou, uma boa seria a de 43 dentes, q no caso deixaria a relação 14x43, original das antigas YBR.
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: Kit relação
hum, valeu Edward !!
agora entendir como nosso amigo Ande falou que no alongamento do pião ponde enpenar então é melhor mudar a coroa !! eu axo que aminha tem mais de 43 dentes a arrancada é meio fraca mais consegui se sair bem depois muitas vezes eu nem uso a 5ª macha!! a minha da 115 de 4ª tou pensando em colokar uma coroa menor so pra testar como ela se comporta!! muito obrigado aê!
agora entendir como nosso amigo Ande falou que no alongamento do pião ponde enpenar então é melhor mudar a coroa !! eu axo que aminha tem mais de 43 dentes a arrancada é meio fraca mais consegui se sair bem depois muitas vezes eu nem uso a 5ª macha!! a minha da 115 de 4ª tou pensando em colokar uma coroa menor so pra testar como ela se comporta!! muito obrigado aê!
leandro16- User
- Idade : 34
Data de inscrição : 20/10/2010
Localização : BA. Feira de Santana
Mensagens : 272
Re: Kit relação
Se a relação da sua moto for a original a coroa tem 45 dentes!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
Re: Kit relação
Ao meu ver se for trocar o certo seria a 43x14, fica uma relação boa.
Eu num tenho uma Factor ainda, mas quando eu pegar a minha eu vou colocar logo desde 0Km uma relação 47x14 ou 48x14 pra no começo ela andar sempre com o motor cheio e assim amaciar de uma forma mais uniforme, porque na hora de arrancar eu num vo precisar ficar forçando e na 4ª marcha ela vai andar de motor cheio numa velocidade boa, o que faz o motor amaciar melhor.
E depois de amaciada [8.000KM] eu coloco a 43x14 pra ela ter uma velocidade boa e um consumo pequeno.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Eu num tenho uma Factor ainda, mas quando eu pegar a minha eu vou colocar logo desde 0Km uma relação 47x14 ou 48x14 pra no começo ela andar sempre com o motor cheio e assim amaciar de uma forma mais uniforme, porque na hora de arrancar eu num vo precisar ficar forçando e na 4ª marcha ela vai andar de motor cheio numa velocidade boa, o que faz o motor amaciar melhor.
E depois de amaciada [8.000KM] eu coloco a 43x14 pra ela ter uma velocidade boa e um consumo pequeno.
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Re: Kit relação
A minha relacao, o mecanico disse que tem que trocar qdo foi apertar a corrente, durou qse 17 mil km.
Logo agora que a coisa ta preta pro meu lado, putz! :S
Vou por 14x43, com certeza aquelas borrachas dentro da coroa vao ter que ser trocadas, ne?
Vamos ver da onde eu tiro $$ e qdo trocar pra relacao da YBR antiga eu posto os resultados! (peso 90kilos e ela faz no maaax 110 (geralmente 105) na reta de 0º.
E sobre limpeza, eu sempre limpo por fora mesmo, mas uma boa limpeza, aquela chave original e um c* pra desapertar a roda, tenho que comprar outra que eh no min 20$ -.-
PS: Meu pneu eh maior, 120-80-18, sera que tenho que colocar a relacao diferente dessa 14x43? :S
Logo agora que a coisa ta preta pro meu lado, putz! :S
Vou por 14x43, com certeza aquelas borrachas dentro da coroa vao ter que ser trocadas, ne?
Vamos ver da onde eu tiro $$ e qdo trocar pra relacao da YBR antiga eu posto os resultados! (peso 90kilos e ela faz no maaax 110 (geralmente 105) na reta de 0º.
E sobre limpeza, eu sempre limpo por fora mesmo, mas uma boa limpeza, aquela chave original e um c* pra desapertar a roda, tenho que comprar outra que eh no min 20$ -.-
PS: Meu pneu eh maior, 120-80-18, sera que tenho que colocar a relacao diferente dessa 14x43? :S
WestElement- User
- Idade : 35
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : Belo Horizonte
Mensagens : 351
Re: Kit relação
West como sua moto já está mais pesada por causa desse pneu 120/80 acho q não seria uma boa vc colocar a 14/43 não. Vai ficar ruim pra sair, sem força!
Nesse caso nem sei te aconselhar qual seria melhor pra equilibrar a relação com o pneu! O Costalonga ou outro mais experiente logo posta a melhor relação ai!
Nesse caso nem sei te aconselhar qual seria melhor pra equilibrar a relação com o pneu! O Costalonga ou outro mais experiente logo posta a melhor relação ai!
Edward Rott- FIEL
- Idade : 35
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : PdF City / TabuNort - RN/CE
Mensagens : 581
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